Que exercicios faço para executar a PESTANA no volão?

    Autor Mensagem
    César_violão
    Veterano
    # mai/09


    Estou começando a aprender a tocar violão com uns amigos, eles me passaram algumas notas para eu ir treinando mais estou tendo problemas com as notas:
    F (fá), G (sol), B (si), Cm (Dó menor), Fm (Fá Menor), Gm (Sol Menor), oque há de comum entre elas é que todas usam pestana e não consegui fazer isto, quero alguns exercicios para o violão e para "meus dedos" para facilitar a execução da pestana!

    dom de Deus
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    César_violão


    faz uns 5 messes q começei pega o violão e o treino que faço é fazendo a pestana só com o indicador e ñ usando os outros dedos.
    ai de vez enquanto coloco os outros dedos pra ver como tou me saindo, estou tendo resultado positivo de pouco em pouco chego lá.
    o segredo é percistencia e paciencia valeu até +

    axleWs
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    César_violão
    infelizmente, não tem treinamento, é ficar fazendo os acordes, sinceramente, tem 5 anos que toco violão e até hoje tem hora que me atrapalho em pestana...

    tinhuturossi
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Assim... um exercicio... vai tocando tentando executar elas... tenta deixar o teu dedo no meio do braço do violão e treinar cara... verificar sempre se estão saindo todas as notas do acorde...
    abraçoo....

    DarkMakerX
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    César_violão
    O acorde G dá pra fazer sem pestana.
    Mas vai trinando que você consegue.
    Se quiser, coloque o dedo médio em cima do indicador para dar uma força enquanto você ainda não consegue.

    Outra coisa é arrumar o dedo certo sobre as cordas, para sair um som limpo. Tente não deixar as dobras sobre uma corda.

    .DuFF.
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Treinando cara... vai pegando algumas musicas que tenham um ou 2 acordes com pestana... e ai vai aumentando a dificuldade...
    Uma que me ajudou bastante foi "Don't look back in anger" do Oasis, que tem só 2 acordes com pestana, F e Fm. Aos poucos vc vai perceber que a lateral do seu indicador vai calejar um pouco, assim como as pontas dos dedos calejam, ai fica mais facil. O indicador do meu professor parece um capotrasto de tão calejado hauhauha

    axleWs
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    .DuFF.
    creep do radiohead (acústica) tem só B e Cm, e minha mão dói, sempre, pra tocar...

    Dss
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    César_violão
    No caso o exercício é o treinamento e prática mesmo como falaram aqui!
    Quando eu estava aprendendo eu também tinha muitas dificuldades com pestana, como a maioria tem!
    Mais com tempo você vai aprendendo naturalmente e quando vê já está fazendo a pestana certinha!
    Vlww!

    .DuFF.
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    axleWs
    creep do radiohead (acústica) tem só B e Cm, e minha mão dói, sempre, pra tocar...

    o Cm é facil... mas esse B ai eu me atrapalho até hoje pra fazer pois exige uma abertura mto grande entre o indicador e o dedo medio.

    Eu recomendei a do Oasis pq tem 2 acordes com pestana relativamente faceis q são o F e o Fm.

    willy_
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    César_violão
    Você ta treinando pouco em!
    A pestana no começo dói um pouco porque suas mãos não esta acustumada, tem que treinar mesmo, a unica coisa que você pode fazer pra ajudar, é apertar as cordas bem a frente da casa, pertinho dos trastes, mas não vai encostar, e colocar o polegar no meio do braço, e fica tranquilo que é rapido de aprender!

    axleWs
    Você não toca com frequencia né?

    DarkMakerX

    Todos os acordes podem ser feitos sem pestana, porém dependendo da musica não fica muito bom!

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    César_violão
    (sol
    (Dó menor

    Não há necessidade de colocar isso. Coloque só as cifras porque aqui todos sabem ler cifra. Eu acho.


    dom de Deus
    a pestana só com o indicador e ñ usando os outros dedos.

    Faça isso uns 10 dias, mais que isso já atrapalha.

    axleWs
    tem 5 anos que toco violão e até hoje tem hora que me atrapalho em pestana...

    Já é muito tempo. O seu som de pestana já era para estar perfeito.

    .DuFF.
    Treinando cara... vai pegando algumas musicas que tenham um ou 2 acordes com pestana... e ai vai aumentando a dificuldade...

    Boa dica.

    Treinar, treinar e treinar. É só isso.

    Um abraço

    .DuFF.
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: .DuFF.
    · votar


    Prof. Rosélio Araujo
    Boa dica.

    Treinar, treinar e treinar. É só isso.

    Um abraço


    Obrigado! hehe
    Depois de um tempo fica tranquilo fazer acordes com pestana, as minhas saem bem certinhas, sem abafamentos nem nada...
    Ainda tenho um pouco de dificuldade em montar acordes tipo o B:

    E - 2
    B - 4
    G - 4
    D - 4
    A - 2
    E - X

    mas tenho treinado e estou percebendo melhorias ja! =)

    kiki
    Moderador
    # mai/09
    · votar


    César_violão
    é isso que o pessoal falou, treino, treino e mais treino. sem pressa. leva um bom tempo.

    existem sim diversas maneiras de se evitar a pestana, mas isso é coisa pra se fazer depois que aprende a fazer, e não pra fugir.

    algumas dicas:
    - faça bem perto do traste, mas sem encostar nele. isso vale sempre, nao apenas pra pestana.
    - voce não precisa fazer a pestana completa em todos os acordes. No caso do B voce pode aliviar um pouco as cordas do meio.
    - as pestanas na 1a casa (como o F) são mais duras.
    - tente fazer sem muita força, vai ser dificil no começo, mas depois voce tem que conseguir sem ficar pressionando demais.
    - treine bastante os acordes sem pestana tambem.
    - treine bastante mudança de acorde.
    - treine bastante 1 2 3 4 (escala cromatica), sabe como é? um dedo em casa casa, toca uma corda de cada vez, bem devagar e com o som bem limpo e preciso.

    se alguma coisa ficou confuso pode perguntar.
    é isso. espero que ajude.

    dom de Deus
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Prof. Rosélio Araujo
    conserteza vou seguir a recomendação; e para de fica brincando de fazer pesta e leva a coisa a serio.
    abraço


    César_violão
    nesse link aqui tem um vidio bem embaixo no site que da uma dica de toca com pesta uma musiquinha bem facil, ``pra não dizer que ñ falei das flores´´ no vidio é ensinado a toca usando duas pestana. ssó clika playr e alegria. valeu té+

    http://www.clubedigiorgio.com.br/video_aula.php?a=06

    DarkMakerX
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    willy_gingaê
    sim, mas o sol é mais comum sem pestana

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    willy_gingaê
    Todos os acordes podem ser feitos sem pestana, porém dependendo da musica não fica muito bom!

    Voce está brincando, né?

    willy_
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Prof. Rosélio Araujo
    Não?

    axleWs
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Prof. Rosélio Araujo
    e soam perfeitos, eu disse que uma vez ou outra que engasgam...
    sim, é bastante tempo, mas quem disse que o tempo é linear para todos?

    Theus..
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Theus..
    · votar


    Primeiro suporte a dor da pestana, pq no inicio dói. A próxima dificuldade é trocar de um acorde sem pestana pra uma pestana, ou seja, a velocidade. Meu professor me passou uma sequencia que me ajudou na troca, treinava uma hora por dia nisso e tive ótimos resultados em poucos dias: C - G - Em - Bm - A e volta, assim por uma hora.

    Ah sim: a pestana B é a mais chata, uma dica é fazer o A com os dedos 2, 3 e 4.

    Abraço e bons estudos

    MMJr
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: MMJr
    · votar


    E esse video....alguem ja viu???

    O primeiro video da segunda fileira ou fileira do meio...

    http://www.violaopro.com.br/

    Valeu,,,

    willy_
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Prof. Rosélio Araujo
    Se puder citar um exemplo...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Que exercicios faço para executar a PESTANA no volão?