Preciso de orientação pedagógica

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: erico.ascencao


    Bem, nas últimas semanas voltei a me empolgar a tocar violão. Costumava pegar umas músicas bem com cara de acústico e fazer versões instrumentais tentando cobrir ao máximo a melodia, a harmonia e o baixo da música. Já fiz isso com Você é Linda (vejam o vídeo), Tears in Heaven, Love of my Life e na última semana fiz este arranjo pra Sapato Velho, do Roupa Nova, e fiquei empolgado porque há mais de um ano vinha tentando aprender aquela sequência de acordes fdp e não conseguia.



    Desde então comecei a pensar em extender este projeto de violão instrumental. Meus próximos desafios são passar a usar mais violões com cordas de aço em músicas com esta característica e tentar trabalhar em versões de músicas que não tenham tanto a cara de acústico (a primeira delas seria Your Latest Trick, do Dire Straits). Dentro destas pretensões, gostaria de dar um upgrade nos meus conhecimentos, para que possa fazer estes arranjos com mais criatividade. Segue uma lista das coisas que eu queria desenvolver:
    - harmonia e formação de acordes
    - escalas
    - técnicas para violão com cordas de aço (velocidade, um pouco de tapping, arpejos, escalas)
    - técnicas de violão erudito (e quem sabe até violão de sete cordas)

    Gostaria que vocês me indicassem tópicos que porventura eu não citei e também indicassem como posso tentar me virar sozinho pra adquirir estes conhecimentos (a volta às aulas só será possível daqui dois anos, quando me formar...).

    qew
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    erico.ascencao
    formação de acordes

    Espero que ajude! =)

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    qew
    Valeu!!

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    upando discretamente...

    Alguns exemplos do que pretendo fazer:





    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Upando discretamente - estas idéias voltaram à minha cabeça ontem...

    RMafe
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Cara , eu n posso te orientar muito naum. A unica coisa q posso dizer é pra vc estudar teoria , harmia e tal. A outra, é vc procurar coisas relacionadas mas q n sejam tao intrincadas, pq aí da pra vc analisar bem. pegue uma dessas musicas e analise a linha do baixo, a melodia e os acordes, e boa sorte.

    Com alguns conhecimentos e um bom tempo gasto ja da pra vc fazer alguma coisa.

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # nov/09
    · votar


    erico.ascencao

    cara acho que nao tem segredo nao,
    vc ta no caminho certo mas acho que pra te ajudar a fazer cada vez mais arranjos mais legais
    vc deve saber ler partitura e usar um programa tipo guitar pro e produdiz cada voz independentemente ai tipo primeiro os acordes depois a linha de baixo depois a melodia apos feito isso vc da umas sacrificada na linha de baixo qd for imposivel de executar! e ache uma posicao do acorde favoravel para execucao da melodia (invente se necessario)

    fica legal a hora que vc comecar a swingar mais o baixo!

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    japaubatuba
    Eu até sei ler partitura, o que falta é aquela manha de ler uma partitura nova e sair tocando, que só vem com a prática. Escrever eu também sei.

    Talvez o Guitar Pro ajude a sistematizar o processo, que por enquanto é muito "artesanal". Estes arranjos saem depois de eu ter muito bem sedimentada a harmonia da música, aí a melodia vem mais fácil e o desafio fica por conta da junção. Por enquanto os baixos estão bem simples, o que trás dificuldades para músicas mais "alegres", ou seja, que necessitam de uma maior malemolência.

    Andrelocrio
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Olá Brother!!
    Música é uma arte e não uma ciência exata...
    Desde de já quero parabeniza-lo pelo seu video...
    Continue deixando a música te buscar...
    Te indico na área teorica,você estudar Harmonia Foncional e ouvir bastante musica classica que la vai ter variações de baixo e o trabalho com melodia...
    E no mais é deixar Deus que é nosso maestro te usar...
    Abraçoss Reii..Deuss abençõee!!

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Achei uma definição para o estilo que eu procuro: fingerstyle. No caso de guitarra, este termo é usado para a técnica de tocar com os dedos simplesmente - o mais famoso é o Mark Knopfler, do Dire Straits. No meio violonístico, o fingerstyle é um estilo no qual o violão exerce um papel semelhante ao piano solo, tentando executar melodias, baixos e harmonias.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Preciso de orientação pedagógica