tampo maciço faz diferença?

Autor Mensagem
YOUDA
Veterano
# mar/09


Bom dia pessoal,
me digam uma coisa...tem muita diferença entre um tampo maciço ou normal? e qual seria essa diferença?

wppereira
Veterano
# mar/09
· votar


YOUDA
Grande parte do som de um violão provém da capacidade de ressonância do seu tampo e a ressonância é beeeem maior nos violões de tampo maciço. Isso faz com que o som tenha um volume maior, comparado aos de tampo laminado. Além disso, o tampo maciço, com o tempo, vai "abrindo" mais o som com a maturação da madeira, o que tb não acontece com o laminado que mantém as mesmas características sonoras do instrumento independente do tempo que passar.

Bom, espero ter ajudado mermão! Abs!

YOUDA
Veterano
# mar/09
· votar


valew...mas como eu faço pra saber se o tampo é maciço ou não? esse violões de tampo maciço geralmente são mais caros?

wppereira
Veterano
# mar/09
· votar


YOUDA
São sim! A madeira maciça encarece bastante o produto. O jeito mais seguro de saber é pesquisar as especificações dos violões nos sites dos fabricantes. Outro jeito é testar mesmo o violão. Normalmente os tampos maciços são mais grossos que os laminados e o som tem um volume mais alto.

YOUDA
Veterano
# mar/09
· votar


conhece os violões strinberg?
poderia me dizer se esse daki é maciço ou bom se nao for?

wppereira
Veterano
# mar/09
· votar


YOUDA
Esse qual?

MMJr
Veterano
# mar/09 · Editado por: MMJr
· votar


Youda...

Nas especificacoes do violao tem que estar escrito macico...
se nao estiver escrito e porque e laminado...
Por Exemplo...
Tampo: Spruce. ( significa madeira laminada)
Tampo: Spruce Macico. ( significa que e realmente macico)...

Tampo: Cedar. ( madeira laminada)
Tampo: Cedar Macico. ( madeira macica)...

Laterais e fundo em mogno. ( sifnifica madeira laminada)...
Laterais e fundo em mogno macico ( madeira macica)...

E assim por diante...

Sacou????
Se nao estiver escrito "macico" e porque e laminado...

Valeu...

erico.ascencao
Veterano
# mai/09
· votar


Ressucitando o tópico...

Alguém que manje de violões com tampo maciço e violões maciços por inteiro, me reponda uma pergunta: qual seria uma estimativa (em %, digamos) para a contribuição das faixas lateriais e do fundo de um violão maciços na sonoridade do violão?

Pedro_Borges
Veterano
# mai/09 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


erico.ascencao


Tenho ouvido de luthiers que as laterais e o fundo respondem por 20% do som do violão. Portanto, se essas peças forem maciças, e esse fato representar melhora de 50%, que é o que eu acredito, então (0,20 x0,50 = 0,10) vai representar uma melhora de 10% no som como um todo. Obviamente, considerando que o tampo seja maciço.

Por outro, lado, ao longo dos anos esse "conjunto" maciço vai representar um crescimento de qualidade equilibrado, pois, esse tipo de violão é como vinho. Melhora com o passar dos anos.

Espero ter te ajudado.

marcusvcoelh
Veterano
# jun/11
· votar


qual a diferença entre tampo sólido e maciço?

slow134
Veterano
# jun/11
· votar


marcusvcoelh
Não tem diferença, é so o modo de se pronunciar que muda.
inte

MMJr
Veterano
# jun/11
· votar


marcusvcoelh

Nesse caso solido e macico querem dizer a mesma coisa, ou seja: Nao e laminado nem compensado....

Valeu...

slow134
Veterano
# jul/11
· votar


pessoal, uma coisa q sempre tive duvida foi a construçao dos tampos sólidos e laminados.
o solido é todo solido mesmo, e o laminado?
são mais camadas de madeira?

qew
Veterano
# jul/11
· votar


Possivelmente a diferença maior causada, é na arvore, a qual foi tirada a madeira pro tampo...

MMJr
Veterano
# jul/11
· votar


o solido é todo solido mesmo, e o laminado?
são mais camadas de madeira?


slow134

Isso mesmo...
O tampo solido ou macico e feito apartir de uma unica lamina de madeira na expessura ideal para o tampo....

O laminado sao varias laminas coladas ate atingir a expessura ideal...Geralmente 3 laminas de madeira prensadas e coladas umas as outras...Conhecido tambem por compensado...

Valeu...

slow134
Veterano
# jul/11
· votar


Vlw gente, sempre soube q os violões em tampo maçico tem relmente um som melhor, mas não tinha parado pra pensar nisso.

El_Cabong
Veterano
# ago/15
· votar


Uma dúvida.
Alguns violões, depois de um tempo, o tampo fica abaulado pra fora, naquela parte logo atrás da ponte, devido a tração das cordas.

Isso ocorre mais nos violões de tampo laminado ??
Nos violões de tampo sólido isso não acontece ??

RenanT
Membro Novato
# ago/15
· votar


Amigo, acredito eu que nem um, nem outro... A avaria da madeira se deve a material ruim, geralmente violões mais baratos, feitos sem nenhum tipo de cuidado com qualidade!

Consequentemente acontece nos violões de tampo laminado...

Abraço

MMI
Veterano
# ago/15
· votar


El_Cabong

Não é para acontecer, cara...

Andei vendo uns violões de mais de 50 anos, perfeitos. Sólidos, claro. Os laminados teoricamente seriam até mais reforçados quanto a isso. Se acontece, é que tem algo errado. "Deu ruim"... rs

El_Cabong
Veterano
# ago/15 · Editado por: El_Cabong
· votar


Pois é.
Um amigo meu tem um Takamine (tampo laminado) que quando se olha o tampo de perfil se vê um certo abaulamento nessa parte de trás da ponte. Ainda bem (pra ele) que a afinação do violão permaneceu perfeita mesmo depois disso, mas é uma coisa meio estranha de se ver.

Entre as madeiras (Spruce / Sapele / mogno / ...)
Será que há uma madeira que seja mais resistente a deformações para ser usada em tampos de violões?

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar


El_Cabong

Tem que ver que alguns são assim! Meu vocalista tem um Guild que tem o tampo abaulado!

MMI
Veterano
# ago/15
· votar


El_Cabong

Entre as madeiras (Spruce / Sapele / mogno / ...)
Será que há uma madeira que seja mais resistente a deformações para ser usada em tampos de violões?

Não, um bom instrumento é construído para durar. Seja spruce, cedar ou o que for, tem que ser bem feito, com o bracing bem feito e não entortar. Tem a questão da umidade também.

As madeiras, como o spruce por exemplo, variam de qualidade. Falando de spruce, as melhores peças, de árvores de mais de 400 anos, tem algumas características. Uma das primeiras que olham é que o spruce forma pequenas figurações transversais aos veios, como pequenas linhas. Também graduam o spruce de acordo as linhas (veios) por polegada. Um mais simples pode ter 5 veios por polegada, enquanto outros mais compactos podem chegar a mais de 30 veios. Os Martin consagrados, "pre-war", algo entre 15 a 22 veios. Claro que quanto maior o número, mais forte ele será. Por outro lado, alguns com veios mais abertos podem dar bons instrumentos, podem ser trabalhados e darem muito certo. De toda forma, a rigidez dos que tem maior densidade de veios é maior, sem dúvida.

marcelosz
Membro Novato
# ago/15
· votar


El_Cabong
Uma dúvida.
Alguns violões, depois de um tempo, o tampo fica abaulado pra fora, naquela parte logo atrás da ponte, devido a tração das cordas.

Isso ocorre mais nos violões de tampo laminado ??
Nos violões de tampo sólido isso não acontece ??


Tinha a mesma dúvida algum tempo atrás. Segundo o meu luthier de confiança , e também diversas fontes na internet, isso é normal. Mesmo nos violões de tampo sólido. Mas claro que existe um limite (máximo ~5mm de elevação acima da parte flat do tampo), e desde que não venha acompanhado do descolamento da ponte.

VioloesGarrido
Membro Novato
# ago/15
· votar


Sim, é normal abaular um pouco devido a constante tensão das cordas.

El_Cabong
Veterano
# ago/15 · Editado por: El_Cabong
· votar


Pois é. Já que este abaulamento acontece. Porque será que os fabricantes já não fazem um reforço interno nos violões capaz de eliminar isso?
Ou então façam um tampo mais espesso.
Puxa! É um troço feio de se ver!

marcelosz
Membro Novato
# ago/15
· votar


El_Cabong
Por incrível que pareça, esse reforço interno a mais pode impactar no timbre/sustain. Quanto mais "preso" o tampo, menor a possibilidade de vibração da madeira do tampo.... O grande lance é o luthier encontrar um meio termo entre resistência X sonoridade.
Nas minhas pesquisas descobri também que não é só a tensão das cordas que causa isso. Ambientes muito secos também (e é o meu caso, DF é quase um deserto kkk...).
Existem aqueles umidificadores. Eu até comprei um e estou usando, só que acho difícil ele reverter um abaulamento. Mesmo sendo normal, concordo que é um troço que assusta!

El_Cabong
Veterano
# ago/15
· votar


tem umas pessoas que usam um tipo de suporte metálico "segurando" a Ponte que faz um esforço contrário ao esforço das cordas. Aquilo é para evitar o abaulamento do tampo né?

VioloesGarrido
Membro Novato
# ago/15
· votar


Se deixar o tampo muito espesso prejudica o timbre, volume, equilíbrio e projeção, então o ideal é buscar a melhor sonoridade possível mantendo uma boa resistência no tampo.

O nome do suporte é cordal.

carllocarlos
Membro Novato
# ago/19
· votar


Vou polemizar: tampo maciço, tampo laminado... Eu já tive centenas de violões (eu compro e vendo). E falo com autoridade no assunto: essa diferença é quase imperceptível NA PRÁTICA! Falar a verdade, já peguei violões de tampo laminado com som excelente, encorpado, que não perdiam em nada para violão de tampo maciço!

Na minha experiência de quem já tocou centenas de violões, chego a conclusão que é mais um fetiche de instrumentista.

Se partimos então para violão ELÉTRICO xiiiiii, aí que tampo macicço não vai fazer diferença NENHUMA! Cara você captou o som, jogou no amp, na mesa, botou compressor! Acabou "tampo maciço" "tampo laminado"!

Quem puder gastar dinheiro por fetiche, tudo bem! Pra mim que vendo é legal, pois vendo mais caro por ter tampo sólido. (aí bota o captador piezo e vai tocar elétrico kkkkk).


POSTEI E SAÍ CORRENDO rsrs

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# ago/19
· votar


Ahahaha, nego adora armar uma treta, rsrsrs...

Melhor que essa só falar de madeira do corpo de guitarra sólida rsrsrs...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a tampo maciço faz diferença?