Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

tampo maciço faz diferença?

Autor Mensagem
YOUDA
Veterano
# mar/09

Bom dia pessoal,
me digam uma coisa...tem muita diferença entre um tampo maciço ou normal? e qual seria essa diferença?

wppereira
Veterano
# mar/09
· votar

YOUDA
Grande parte do som de um violão provém da capacidade de ressonância do seu tampo e a ressonância é beeeem maior nos violões de tampo maciço. Isso faz com que o som tenha um volume maior, comparado aos de tampo laminado. Além disso, o tampo maciço, com o tempo, vai "abrindo" mais o som com a maturação da madeira, o que tb não acontece com o laminado que mantém as mesmas características sonoras do instrumento independente do tempo que passar.

Bom, espero ter ajudado mermão! Abs!

YOUDA
Veterano
# mar/09
· votar

valew...mas como eu faço pra saber se o tampo é maciço ou não? esse violões de tampo maciço geralmente são mais caros?

wppereira
Veterano
# mar/09
· votar

YOUDA
São sim! A madeira maciça encarece bastante o produto. O jeito mais seguro de saber é pesquisar as especificações dos violões nos sites dos fabricantes. Outro jeito é testar mesmo o violão. Normalmente os tampos maciços são mais grossos que os laminados e o som tem um volume mais alto.

YOUDA
Veterano
# mar/09
· votar

conhece os violões strinberg?
poderia me dizer se esse daki é maciço ou bom se nao for?

wppereira
Veterano
# mar/09
· votar

YOUDA
Esse qual?

MMJr
Veterano
# mar/09 · Editado por: MMJr
· votar

Youda...

Nas especificacoes do violao tem que estar escrito macico...
se nao estiver escrito e porque e laminado...
Por Exemplo...
Tampo: Spruce. ( significa madeira laminada)
Tampo: Spruce Macico. ( significa que e realmente macico)...

Tampo: Cedar. ( madeira laminada)
Tampo: Cedar Macico. ( madeira macica)...

Laterais e fundo em mogno. ( sifnifica madeira laminada)...
Laterais e fundo em mogno macico ( madeira macica)...

E assim por diante...

Sacou????
Se nao estiver escrito "macico" e porque e laminado...

Valeu...

erico.ascencao
Veterano
# mai/09
· votar

Ressucitando o tópico...

Alguém que manje de violões com tampo maciço e violões maciços por inteiro, me reponda uma pergunta: qual seria uma estimativa (em %, digamos) para a contribuição das faixas lateriais e do fundo de um violão maciços na sonoridade do violão?

Pedro_Borges
Veterano
# mai/09 · Editado por: Pedro_Borges
· votar

erico.ascencao

Tenho ouvido de luthiers que as laterais e o fundo respondem por 20% do som do violão. Portanto, se essas peças forem maciças, e esse fato representar melhora de 50%, que é o que eu acredito, então (0,20 x0,50 = 0,10) vai representar uma melhora de 10% no som como um todo. Obviamente, considerando que o tampo seja maciço.

Por outro, lado, ao longo dos anos esse "conjunto" maciço vai representar um crescimento de qualidade equilibrado, pois, esse tipo de violão é como vinho. Melhora com o passar dos anos.

Espero ter te ajudado.

marcusvcoelh
Veterano
# jun/11
· votar

qual a diferença entre tampo sólido e maciço?

slow134
Veterano
# jun/11
· votar

marcusvcoelh
Não tem diferença, é so o modo de se pronunciar que muda.
inte

MMJr
Veterano
# jun/11
· votar

marcusvcoelh

Nesse caso solido e macico querem dizer a mesma coisa, ou seja: Nao e laminado nem compensado....

Valeu...

slow134
Veterano
# jul/11
· votar

pessoal, uma coisa q sempre tive duvida foi a construçao dos tampos sólidos e laminados.
o solido é todo solido mesmo, e o laminado?
são mais camadas de madeira?

qew
Veterano
# jul/11
· votar

Possivelmente a diferença maior causada, é na arvore, a qual foi tirada a madeira pro tampo...

MMJr
Veterano
# jul/11
· votar

o solido é todo solido mesmo, e o laminado?
são mais camadas de madeira?

slow134

Isso mesmo...
O tampo solido ou macico e feito apartir de uma unica lamina de madeira na expessura ideal para o tampo....

O laminado sao varias laminas coladas ate atingir a expessura ideal...Geralmente 3 laminas de madeira prensadas e coladas umas as outras...Conhecido tambem por compensado...

Valeu...

slow134
Veterano
# jul/11
· votar

Vlw gente, sempre soube q os violões em tampo maçico tem relmente um som melhor, mas não tinha parado pra pensar nisso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   

Tópicos relacionados a tampo maciço faz diferença?

288.579 tópicos 7.532.774 posts
Fórum Cifra Club © 2001-2014 Studio Sol Comunicação Digital