Encordoamento extra leve para meu violão, sugestões?

Autor Mensagem
Bagre_Ensaboado
Veterano
# fev/09


Boa tarde galera, é o seguinte possuo um Eagle GL 36 BKb, gostaria da vossa ajuda para aquisição de um encordoamento que seja bem "leve", porém que propocione um som cristalino para dedilhados e arranjos, mas também um timbre "encorpado" para acompanhamentos.

Atualmente to usando uma série da D'dario 010, possui belo timbre, todavia é "pesado" e seco para dedilhados e afins.

Desde já grato pelo atenção, abraços.

DarkMakerX
Veterano
# fev/09
· votar


Bagre_Ensaboado
Nao entendi muito esse "leve"
Talvez seja o calibre que voce esta falando. Um calibre menor deixa o timbre com menos sustain, mas nele talvez voce encontre essa leveza

Bagre_Ensaboado
Veterano
# fev/09
· votar


DarkMakerX

Nao entendi muito esse "leve"
Talvez seja o calibre que voce esta falando. Um calibre menor deixa o timbre com menos sustain, mas nele talvez voce encontre essa leveza


Cara entendo pouco de teoria, mas creio que seria a tensão, e ela responsável pela "maciez" das cordas? Tipo se tu vai fazer pestanas não precisando exercer muita força para pressionar as cordas saca?

Tem alguma sugestão? Usar 009 seria uma opção? Mas o timbre tende a perder volume certo?

leviribeiro
Veterano
# fev/09
· votar


Bagre_Ensaboado
de um encordoamento que seja bem "leve",


mas também um timbre "encorpado"


daí fica dificil, cara.

com cordas leves, vc nao tem um timbre muito encorpado
com cordas mais pesadas vc tem um timbre mais encorpado.

oO

Kamus23
Veterano
# fev/09
· votar


Bagre_Ensaboado

Funciona assim, tem encordoamento 0.09 para violão, é leve e talz...

Só que, para o meu violão uso 0.12, timbre encorpado, pesadão mesmo, ainda mais que é um folk

Mas vai do gosto, mas vale você usar 0.11, pois você tocando e treinando, uma hora pega o jeito com o encordoamento e não perde o timbre...

MMJr
Veterano
# fev/09 · Editado por: MMJr
· votar


Bagre,,,,

As vezes pode ser falta de uma regulagem....
Observe se as cordas nao estao muito altas...ou seja: se as cordas nao estao muito afastadas do braco do violao.....Isso, com certeza, dificulta bastante na hora de tocar o violao....

Esse violao que voce tem deve ser modelo folk, nao e???
As "melhores" cordas para este estilo de violao sao as .011 ou .012....
Cordas 0.009 e 0.010 sao mais "macias" mas a perda de som e grande.....muita gente vai falar que 9 e 10 sao boas.....mas na verdade e porque a pessoa acaba acostumando com o timbre....Mas se um dia elas trocarem por 0.011 ou 0.012 vao ver o quanto estavam perdendo em materia de timbre e sustentacao do som....
Outras pessoas escolhem cordas mais leves por terem dedos muito "delicados"... nao fazem questao do timbre e sustentacao do som....
Eu sempre procuro manter a mesma tensao das cordas originais...mudando apenas a marca....
Valeu....

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# fev/09
· votar


Bagre_Ensaboado


leve e encorpado?

sem chances
ou vc tem um ou tem outro o som encorpado se consegue com cordas de tensao mais pesada juntamente com o volume!

erico.ascencao
Veterano
# fev/09
· votar


Bagre_Ensaboado
Os guitarristas usam predominantemente de 0,09 a 0,11. Os superstrateiros curtem 0,09 e os metaleiros que afinam a guitarra abaixo da afinação standard preferem 0,11 (ou até 0,12).

Para violão, os mais tradicionais são 0,10 e 0,11. 0,12 é para aplicações mais "encorpadas". Já cheguei a usar 0,09 num violão folk, mas é um pecado fazer uma coisa destas. Encordamento 0,09 tira uns 70% do timbre encorpado do violão folk.

Para o que você procura, recomendo um encordamento 0,10 e uma boa regulagem num luthier, para que ele deixe as cordas na ação mais baixa possível.

ELgraudo
Veterano
# fev/09
· votar


As vezes pode ser falta de uma regulagem....

realmente se o tensor estiver desregulado(o braço empenado) ou se o rastilo traseiro estiver muito alto, isso faz com q o violão fike mais "pesado" ao se tocar
dá uma observada nisso ai kra, talvez resolva

sobre as cordas, .009 e .010 dão menos sustentação do q as com calibre "maior"

eu indicaria vc colocar uma .011 e ajustar o braço do seu violão
boa sorte

Bagre_Ensaboado
Veterano
# fev/09
· votar


leviribeiro
daí fica dificil, cara.

com cordas leves, vc nao tem um timbre muito encorpado
com cordas mais pesadas vc tem um timbre mais encorpado.

oO


Beleza, obrigado cara, eu estava crente que seria difícil encontrar esse equilíbrio mesmo.

Bagre_Ensaboado
Veterano
# fev/09
· votar


Kamus23
Funciona assim, tem encordoamento 0.09 para violão, é leve e talz...

Só que, para o meu violão uso 0.12, timbre encorpado, pesadão mesmo, ainda mais que é um folk

Mas vai do gosto, mas vale você usar 0.11, pois você tocando e treinando, uma hora pega o jeito com o encordoamento e não perde o timbre...


Kra eu atualmente to usando 010 D'dário, confesso que gosto da sororidade, porém para pestanas, dedilhados, se eu não pressionar ostensivamente as cordas no braço, o som as vezes abafa, e olha que ja tenho a poda dos dedos bem calejada.
Mas valeu pela dica, derrepente eu uso a 011 ou 10, porém troco de marca.

Bagre_Ensaboado
Veterano
# fev/09
· votar


MMJr
Bagre,,,,

As vezes pode ser falta de uma regulagem....
Observe se as cordas nao estao muito altas...ou seja: se as cordas nao estao muito afastadas do braco do violao.....Isso, com certeza, dificulta bastante na hora de tocar o violao....

Esse violao que voce tem deve ser modelo folk, nao e???
As "melhores" cordas para este estilo de violao sao as .011 ou .012....
Cordas 0.009 e 0.010 sao mais "macias" mas a perda de som e grande.....muita gente vai falar que 9 e 10 sao boas.....mas na verdade e porque a pessoa acaba acostumando com o timbre....Mas se um dia elas trocarem por 0.011 ou 0.012 vao ver o quanto estavam perdendo em materia de timbre e sustentacao do som....
Outras pessoas escolhem cordas mais leves por terem dedos muito "delicados"... nao fazem questao do timbre e sustentacao do som....
Eu sempre procuro manter a mesma tensao das cordas originais...mudando apenas a marca....
Valeu....


Parceiro, o meu violão é jumbo mesmo, é esse Violão Eagle GL 36 BKB.

Então eu já usei encordoamento 011, mas tem muito tempo, para falar a verdade nem me recordo da perfomance, já que na epoca eu fazia muito poucos arpejos, atualmente uso 010 da marca D'dário, e estou com esse problema, o encordoamento original dele, lembro que era tambem D'dario, mas existem varias series de encordomentos certo? Talvez aí esteja o problema.
Olha, também pensei que pode ser a altura das cordas em relação ao braço, analise, no ponto em que o braço encontra o corpo, as cordas distam uns 7mm do traste, está uma distância boa?

Muito grato pela ajuda.

Bagre_Ensaboado
Veterano
# fev/09
· votar


japaubatuba
leve e encorpado?

sem chances
ou vc tem um ou tem outro o som encorpado se consegue com cordas de tensao mais pesada juntamente com o volume!


Putz q pena, mas valeu velho.

Bagre_Ensaboado
Veterano
# fev/09 · Editado por: Bagre_Ensaboado
· votar


erico.ascencao
Os guitarristas usam predominantemente de 0,09 a 0,11. Os superstrateiros curtem 0,09 e os metaleiros que afinam a guitarra abaixo da afinação standard preferem 0,11 (ou até 0,12).

Para violão, os mais tradicionais são 0,10 e 0,11. 0,12 é para aplicações mais "encorpadas". Já cheguei a usar 0,09 num violão folk, mas é um pecado fazer uma coisa destas. Encordamento 0,09 tira uns 70% do timbre encorpado do violão folk.

Para o que você procura, recomendo um encordamento 0,10 e uma boa regulagem num luthier, para que ele deixe as cordas na ação mais baixa possível.


Então cara, mas creio que meu violão não e folk, a não ser que eu esteja errado.
Mas ta aí, boa dica essa do lutiher, pena que eu queria manter ele original, que marca e modelo de cordas você usa?
Muito obrigado.

Bagre_Ensaboado
Veterano
# fev/09
· votar


ELgraudo
realmente se o tensor estiver desregulado(o braço empenado) ou se o rastilo traseiro estiver muito alto, isso faz com q o violão fike mais "pesado" ao se tocar
dá uma observada nisso ai kra, talvez resolva

sobre as cordas, .009 e .010 dão menos sustentação do q as com calibre "maior"

eu indicaria vc colocar uma .011 e ajustar o braço do seu violão
boa sorte


Cara em relação ao braço, ta ok, será que pode ser o cavalete alto? A distância entre cordas e braço, é uns 7 a 9mm no ponto em que o braço encontra o corpo. Ta boa essa distância?

MMJr
Veterano
# fev/09 · Editado por: MMJr
· votar


Cara em relação ao braço, ta ok, será que pode ser o cavalete alto? A distância entre cordas e braço, é uns 7 a 9mm no ponto em que o braço encontra o corpo. Ta boa essa distância?

Caaaaaaaara....
Este e o problema....esta extremamente alta...

A altura das cordas varia de pessoa pra pessoa...porem uma altura que satisfaz a maioria das pessoas e....

Medindo do decimo segundo traste:

A corda 6 - a mais grossa - a altura deve ser 3 milimetros do topo do decimo segundo traste ate a parte "de baixo" da corda.....

A corda 1 - a mais fina - a altura deve ser 2 milimetros do topo do decimo segundo traste ate a parte "de baixo" da corda...

ELgraudo
Veterano
# fev/09
· votar


exatamente isso q o MMJr falou!
mas de qualker forma, ao trocar as cordas, para um calibre maior, vc vai precisar ajustar o tensor

boa sorte

McHertt
Veterano
# fev/09 · Editado por: McHertt
· votar


concordordo com a grande maioria...
o meu violão é folk...passei a usar 0.11 e nunca mais volto para as 0.10...o timbre encorpou, sustain dobrou e tudo mais...mais tive de regular o tensor, fiz a regulagem, não está trastejando, nem empenado...mas uma coisa que comecei a notar faz um bom tempo, são os detalhes das séries e a marca e principalmente o violão....

no meu violão D'Adario nem pensar...martin a série que usei, axei meio xoxa msm nova, ernie ball a série earthwood pra mim soou country...uso elixir phosphor bronze...as vezes pego meio pesado, gosto de tirar som com uma pegada mais forte...e nesta questão a 0.11 tbm é melhor...a espessura em mm é maior...maior a resistência...então eu creio de que cada corda em cada violão vai soar diferente...por menores que sejam as diferenças...no violão de um amigo meo adario ficou ótimo...e me custou ter que aceitar isso...(naum gosto de adario)...
entaum ainda tem a questão de altura das cordas regulagem, empenamento...mas se está tudo Ok...procure por outras marcas...teste...eu sinto a corda que uso..mil vezes mais macia doque outras que já usei...
espero ter ajudado...(se estiver errado por favor me corrijam)...

vlw

erico.ascencao
Veterano
# fev/09
· votar


Bagre_Ensaboado
O seu não é folk, nem jumbo, nem "auditorium" - termo usado pela Crafter ou pela Takamine, não lembro qual delas, pra nomear um violão jumbo reduzido tanto no tamanho do tampo quanto na espessura da caixa acústica (um bom exemplo é este, que inclusive é o meu: http://www.eagleinstrumentos.com.br/2008/int_produto_detalhe.asp?txtID =86).

Eu sempre usei D'Addario 0,10 nos meus violões, pois eram os encordamentos que vinham de fábrica. Quando troquei, coloquei 0,09 num antigo Lauren folk e não gostei, e coloquei 0,10 da NIG neste meu atual Hofma e me soou a mesma coisa que o D'Addario. Pretendo experimentar Elixir 0,10, mais pela sua durabilidade do que por qualquer outra coisa.

ELgraudo
Veterano
# fev/09
· votar


Kra, eu trabalhei em loja de instrumentos por um bom tempo, a gente aprende algumas coisas.
a Liga do metal q as cordas são feitas influencia muito no som
pra kem curte violão Folk ou jumbo eu idicaria Aço Fosforoso e um calibre de no minimo .011
a SG fabrica cordas de aço fosforoso, akelas com capinha vermelha, a Giannini é a linha "cobra" se não me engano, a d'addario tbm tem uma linha, mas agora eu não lembro o nome.
as elixir tem aço fosforoso na liga, mas não é a mesma kuantidade das outras.
gosto muito do timbre das elixir, e principalmente da durabilidade, uso e recomendo!
A ernie ball q vc usou é de bronze 85/15 se bem me lembro, num é muito pra folk não mas dá um timbre realmente mais country!

MMJr
Veterano
# fev/09
· votar


pra kem curte violão Folk ou jumbo eu idicaria Aço Fosforoso e um calibre de no minimo .011 (2)

Bagre_Ensaboado
Veterano
# fev/09 · Editado por: Bagre_Ensaboado
· votar


MMJr
Caaaaaaaara....
Este e o problema....esta extremamente alta...

A altura das cordas varia de pessoa pra pessoa...porem uma altura que satisfaz a maioria das pessoas e....

Medindo do decimo segundo traste:

A corda 6 - a mais grossa - a altura deve ser 3 milimetros do topo do decimo segundo traste ate a parte "de baixo" da corda.....

A corda 1 - a mais fina - a altura deve ser 2 milimetros do topo do decimo segundo traste ate a parte "de baixo" da corda...


Pow parceiro, então este deve ser o problema, mas me expressei mal, essa distância que eu postei, e praticamente nos ultimos trastes, creio que no 12, deve distar uns 5mm, que ainda está alta, vou procurar resolver o problema.
Muito obrigado, vida longa ao FCC

Bagre_Ensaboado
Veterano
# fev/09
· votar


ELgraudo
exatamente isso q o MMJr falou!
mas de qualker forma, ao trocar as cordas, para um calibre maior, vc vai precisar ajustar o tensor

boa sorte


mas provavelmente vou ficar com o calibre 010, porém mudarei a marca ou o modelo, atualmente uso D'Dario, serie bronze, senão me engano. Meu violão é modelo Cutway.

Obrigado parceiro.

Bagre_Ensaboado
Veterano
# fev/09
· votar


McHertt
concordordo com a grande maioria...
o meu violão é folk...passei a usar 0.11 e nunca mais volto para as 0.10...o timbre encorpou, sustain dobrou e tudo mais...mais tive de regular o tensor, fiz a regulagem, não está trastejando, nem empenado...mas uma coisa que comecei a notar faz um bom tempo, são os detalhes das séries e a marca e principalmente o violão....

no meu violão D'Adario nem pensar...martin a série que usei, axei meio xoxa msm nova, ernie ball a série earthwood pra mim soou country...uso elixir phosphor bronze...as vezes pego meio pesado, gosto de tirar som com uma pegada mais forte...e nesta questão a 0.11 tbm é melhor...a espessura em mm é maior...maior a resistência...então eu creio de que cada corda em cada violão vai soar diferente...por menores que sejam as diferenças...no violão de um amigo meo adario ficou ótimo...e me custou ter que aceitar isso...(naum gosto de adario)...
entaum ainda tem a questão de altura das cordas regulagem, empenamento...mas se está tudo Ok...procure por outras marcas...teste...eu sinto a corda que uso..mil vezes mais macia doque outras que já usei...
espero ter ajudado...(se estiver errado por favor me corrijam)...

vlw


Beleza velho, mas como disse acima o meu não é folk, mas interessante tuas sugestões de marcas e modelos de encordoamento, vou analisar.

Grato, abraços

Bagre_Ensaboado
Veterano
# fev/09
· votar


erico.ascencao
O seu não é folk, nem jumbo, nem "auditorium" - termo usado pela Crafter ou pela Takamine, não lembro qual delas, pra nomear um violão jumbo reduzido tanto no tamanho do tampo quanto na espessura da caixa acústica (um bom exemplo é este, que inclusive é o meu: http://www.eagleinstrumentos.com.br/2008/int_produto_detalhe.asp?txtID =86).

Eu sempre usei D'Addario 0,10 nos meus violões, pois eram os encordamentos que vinham de fábrica. Quando troquei, coloquei 0,09 num antigo Lauren folk e não gostei, e coloquei 0,10 da NIG neste meu atual Hofma e me soou a mesma coisa que o D'Addario. Pretendo experimentar Elixir 0,10, mais pela sua durabilidade do que por qualquer outra coisa.


Cara, tenho quase certeza que o meu é modelo Cutway, encontrei este termo numa loja pela net, mas não recordo onde.
Então já usei Nig, e gostei também, eu recentemente usei D'Dario pois é a marca do encordoamento original dele, porém devo ter errado no modelo e calibre, atualmente uso a série bronze 010, e estou com problemas.

Muito grato pelas dicas, estou de olho nesse tal de elixir, o diferencial dele é a durabilidade mesmo né? Mas em termos de timbre?

Abraços.

Bagre_Ensaboado
Veterano
# fev/09
· votar


ELgraudo
Kra, eu trabalhei em loja de instrumentos por um bom tempo, a gente aprende algumas coisas.
a Liga do metal q as cordas são feitas influencia muito no som
pra kem curte violão Folk ou jumbo eu idicaria Aço Fosforoso e um calibre de no minimo .011
a SG fabrica cordas de aço fosforoso, akelas com capinha vermelha, a Giannini é a linha "cobra" se não me engano, a d'addario tbm tem uma linha, mas agora eu não lembro o nome.
as elixir tem aço fosforoso na liga, mas não é a mesma kuantidade das outras.
gosto muito do timbre das elixir, e principalmente da durabilidade, uso e recomendo!
A ernie ball q vc usou é de bronze 85/15 se bem me lembro, num é muito pra folk não mas dá um timbre realmente mais country!


Ta aí, outras boas dicas, e para um violão cutway elétrico/acústico (salvo o erro), o que recomendas parceiro?

Valeu, abraços.

erico.ascencao
Veterano
# fev/09 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Bagre_Ensaboado
Cutaway não é propriamente um nome de modelo de violão. Cutaway é o corte na caixa acústica que facilita o acesso às últimas casas. Logo, se um violão é cutaway, ele tem o corte.

Os tipos mais conhecidos de violão são:
- Folk: caixa mais quadradona
- Jumbo: caixa com uma "cintura"

Bagre_Ensaboado
Veterano
# fev/09
· votar


erico.ascencao
Cutaway não é propriamente um nome de modelo de violão. Cutaway é o corte na caixa acústica que facilita o acesso às últimas casas. Logo, se um violão é cutaway, ele tem o corte.

Os tipos mais conhecidos de violão são:
- Folk: caixa mais quadradona
- Jumbo: caixa com uma "cintura"


Hehe agora estou confuso, bom vendo as especificações do meu encontrei isso, eletroacústico, cap. ativa. eq, cutway.

erico.ascencao
Veterano
# fev/09
· votar


Bagre_Ensaboado
O seu não tem uma denominação muito clara. Só isso. Mas a espessura da caixa acústica se assemelha muito com a de um folk e de um jumbo. O formato do corpo está mais pra jumbo do que pra folk.

Toraum
Membro Novato
# nov/13
· votar


meuuu... vai se danar compra o que o seu dinheiro der, compra a mais cara que vai ser melhor, aiiii vai do jeito que voce usa o violao, eu ja comprei alguns encordamentos caros mas minhas maos transpiram demais, achei a Elixer Nanoweb 0.10, ela tem uma capa revestindo todas as cordas para nao enferrujar tao rapido, nao aguentou tanto tempooo como eu esperava, mas foi a melhor que eu ja adquiri! d dario nao aguenta nada!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Encordoamento extra leve para meu violão, sugestões?