Aço para Nylon - Empena?

    Autor Mensagem
    Big John
    Veterano
    # jan/09


    Bem galera, eu usei a busca e não achei nada parecido então to postando a dúvida aqui.

    É o seguinte, tenho um violão Memphis com cordas de aço e como tô iniciando me recomendaram trocar o encordamento para um de Nylon pelo fato de ser mais macio e "fácil" de tocar. Mas eu procurei na internet e achei algumas pessoas falando que uma vez que o violão foi feito para cordas de aço, ele só aceita cordas de aço, caso contrário, devido a tensão do Nylon que é menor, o instrumento acaba empenando. Outros falavam que não tinham nada a ver. No meu ver faz sentido isso dele empenar, mas sei lá. Que que vocês acham?

    raphaelfarofa
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    blz amigo!!

    certamente ele vai empenar!!!

    violão feito para cordas de aço tem o braço ajustado para suportar a tensao de cordas de aço, q é maior q as de nylon, assim o braço vai estar recebendo menos pressão do q devia e vai empenar com certeza...

    Soulface
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Big John
    O braço do seu violão não vai empenar só pq vc trocou as cordas não. Pode ficar tranquilo.
    Agora, uma regulagem legal, ele vai precisar. É necessário ajustar o tensor para a tensão das cordas de nylon.
    Mas de qualquer forma, eu não recomendo muito essa troca não. PQ, apesar de ser adaptável, violões de cordas de aço tema estrutura m pouco diferente dos violões de cordas de nylon.
    Nõa é impossível, e não estraga o violão. Mas vc vai precisar fazer algumas adaptações.

    PS: Colocar cordas de aço em violão com cordas de nylon já é mais perigoso.

    raphaelfarofa
    Cara, não me leve a mal... Mas de onde vc tirou isso?
    Ql é o seu conhecimento em lutheria pra afirmar isso?
    Ou será q vc falou isso apenas no "achômetro"?!
    Sério... Se vc não sabe ou não tem absoluta certeza sobre determinado assunto, é melhor nõa falar cara. Tem gente q acaba acreditando.
    Tanto violões com cordas de aço quanto violões com cordas de nylon tem os braços feitos em madeira, com um ensor dentro. Iguaizinhos!
    Basta uma boa regulagem para q, teoricamente, um possa receber o ouro tipo de encordamento.
    Agora, como eu fali, são estruturas e construções diferentes.
    Aguentar, aguenta. Mas não é recomendável devido à necessidade de adaptações.

    GuitarUser
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    nao vale a pena cara.. mete o dedo nessa porra de aço e que se dane :D

    Penta_Blues
    Moderador
    # jan/09
    · votar


    Bom dia!!!

    Big John
    É o seguinte, tenho um violão Memphis com cordas de aço e como tô iniciando me recomendaram trocar o encordamento para um de Nylon pelo fato de ser mais macio e "fácil" de tocar.
    Bom, vamos a algumas considerações:
    Esse negócio de recomendaram trocar as cordas é coisa de quem não entende ou não tem o que fazer. Vc acha que alguém que está começando a tocar guitarra precisa trocar as cordas por nylon pra ficar mais fácil aprender?...
    Violão para Nylon é diferente de violão para aço, e não é só na questão do reforço do braço. O rastilho é reforçado, as traves são mais grossas, as tarrachas são diferentes e tudo isso influencia nas características do instrumento.
    Se vc não está acostumado ou não se adaptou ao aço, troque de violão, não de encordoamento.
    Finalmente, use a BUSCA antes de abrir um tópico, pois esse assunto já foi muito debatido e esclarecido em outras ocasiões.
    Valeu!!!

    raphaelfarofa
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Soulface
    será q vc falou isso apenas no "achômetro"?!

    não, foi na base de estudos mesmo, pois se o violão dele naum vier tensor, q parece ser o caso, o braço IRÀ empenar sim!!
    logico q isso naum acontece da noite pro dia e sim com tempo!!
    se calibre de cordas diferentes pode empenar o braço de um violão, imagina essa ocasião intaum...

    Venal
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Big John

    1. Cara, deixa aço mesmo e aprende nele. Eu aprendi tocar num violão de aço com braço empenado! Sem dúvidas no começo você vai sofrer um pouco mas depois de um mês seu dedo já calejou tanto que você já nem sente.

    2. Imagino que seu violão seja Folk, e imagino também o quão horrível vai ficar o som dele com cordas de nylon. Acho que empenar não vai, pois a tensão do aço é bem maior que o nylon, e obviamente uma tensão abaixo da suportada pelo braço não vai faze-lo empenar!

    Conclusão: Não deixe seu violão uma bosta por viadagem!

    MMJr
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: MMJr
    · votar


    Concordo com os colegas....
    Nao vale a pena mexer nao....
    Se voce nao esta se acertando com cordas de aco a melhor coisa seria trocar de violao e nao apenas as cordas....

    Em pouco tempo voce se acostuma...
    Tenha paciencia e seja persistente.....

    Valeu.....

    Benva
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    É o seguinte, tenho um violão Memphis com cordas de aço e como tô iniciando me recomendaram trocar o encordamento para um de Nylon pelo fato de ser mais macio e "fácil" de tocar.


    Cara, vai no aço msm... nao e tantaaaa diferença assim. Quando tava começando, fui com o de cordas de aço e no fim acabei acostumando.

    Moral da historia: hoje odeio violao de nylon :P

    Isso vai de pessoa pra pessoa, cada um tem uma preferencia, testa um violao de cada tipo e ve com qual voce se da melhor.

    Big John
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Valeu pelas respostas galera, eu acho que vo acabar mantendo o encordamento mesmo, meu violão tem o tensor sim, mas sei lá, não deve valer a pena arriscar mesmo. Fora que o som do aço eu também acho melhor que o do Nylon. Valeu o/

    Finalmente, use a BUSCA antes de abrir um tópico, pois esse assunto já foi muito debatido e esclarecido em outras ocasiões.

    Eu usei, mas só achei sobre trocar Nylon por Aço. n_n'

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aço para Nylon - Empena?