Como fazer harmonicos?

    Autor Mensagem
    Acoustico
    Veterano
    # jan/09


    Eu vi aqueles videos de uns cara fazendo harmonico na guitarra e a guita parecia que tava berrando.
    Dai eu queria fazer no violão mais ai eu to com duvida pq uns falam pra aperta a corda de leve e toca, otros falam pra aperta no traste, etc...
    E eu queria sabe como que faz o harmonico exatamente.
    Vlw!

    Penta_Blues
    Moderador
    # jan/09
    · votar


    Boa noite!!!

    Acoustico
    Cara, no violão vc não vai conseguir aquilo nem por decreto...rs
    Primeiro porque é outra "praia", apesar da técnica ser basicamente a mesma.
    Segundo porque a guitarra é, digamos, a irmã "sarada" do violão.
    E terceiro porque além de ser "sarada" ela toma umas "bombas" chamadas captador, amplificador e distorção...
    Quanto à técnica de se fazer o Harmônico, dá uma procurada com a ferramenta de BUSCA daqui do Fórum que vc acha muita coisa legal.
    Valeu!!!

    Acoustico
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Penta_Blues
    Entom cara, mais n da pra faze mesmo num violão com captação ativa e amp?
    E tem certeza q num da pra faze num violão acustico basicão sem nada? se num da entom ja era pra mim...
    Vo procura vlw!!!

    Van_Lorien
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Até dá pra fazer harmônicos artificiais no violão, não fica aquele "grito", fica só um estalinho esquisito.

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Vai sair soh um peidinho, serio hehe

    Nycolas
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    dá pra fzer uns harmonicos bem leves... no meu violao sai na 5ª, 7ª e 12ª casas...

    Slash_1989
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Nycolas
    isso armonico natural...

    artificil no violao só sai peidinho mmo. a menos q vc ligue o violão de nylon num pedal de distorção. no meio da chiadera from hell vc escutará uns "gritos" q sao os harmonicos artificiais queimando no fogo da dist.

    MatheusFarage
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    harmonicos artificiais queimando no fogo da dist
    QUEEIMAA

    Eduardo Cad
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Eduardo Cad
    · votar


    No violão os naturais sabem de boa e são bem legais se bem colocados, é só apertar de leve em cima do traste, tenta na 12 que é mais fácil, depois 7 e 5 e vai tentando nas outras. Na guitarra os artificiais são aqueles que a guitarra "grita" e são mais chatinhos de fazer, tentando que "raspar" o dedo depois que palheta. Pra mim foi complicado no começo mas agora eles saem sempre que eu quero!

    Edit: Pro artficial sair legal tem que ter ganho!

    Guitar_RdS
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Eduardo Cad
    Eu tive q estudar uma semana somente os harmônicos artificiais pra poder fazê-los. Ainda não saem à torto e à direita, mas é só treino. Mas agora estou apanhando já que estou querendo abaixar o ganho do amp pra ter um solo mais limpo. Aí complica tirar os harmônicos.
    Mas como já disse é só estudar.

    Penta_Blues
    Moderador
    # jan/09
    · votar


    Bom dia!!!

    Eduardo Cad
    é só apertar de leve em cima do traste, tenta na 12 que é mais fácil, depois 7 e 5 e vai tentando nas outras.
    Isso são Harmônicos Artificiais...
    Valeu!!!

    Nelton88
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    violão ñ é pra isso...violão é base..para isso compre uma guitarra

    Eduardo Cad
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Penta_Blues

    Harmonico natural


    Artificial


    Guitar_RdS
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Eduardo Cad
    O companheiro Penta_Blues está certo.
    Pôr o dedo em cima do traste é um harmônico artificial também. (isso pode ser confirmado por muitos outros. É um engano comum)
    Naturais são os harmônicos gerados juntos com a onda fundamental produzida pela nota. (acho q é essa a definição correta...)

    Eduardo Cad
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Ah bom ^^ fica aí um aprendizado pra mim também

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Acoustico
    sim, você consegue e a técnica é a mesma da guitarra. até num violão desligado ele sai, porém fica fraquinho.
    Eu sou um adepto do harmonico de indicador na região da captação, um tanto quanto incomum mas eu acho que o som sai mais limpo e no violão é o que apresenta melhor resultado porém o de abafada com palheta sai também.
    Se você ligar o violão num amp e utilizar um compressor vai sair harmonico que é uma beleza, mas o efeito do grito que você deve estar se referindo (que até onde eu sei foi popularizado pelo mestre Joe Satriani) você só vai conseguir com uma alavanca

    Guitar_RdS
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Eduardo Cad
    Q bom q eu consegui ajudar.

    Quem diria, quando entrei no fórum há uns 5 meses eu não sabia de nada e agora até ajudo os outros. XD

    Guitar_RdS
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    SpectrosGuitarman
    Como é q se faz esse harmônico de indicador na região da captação?

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Guitar_RdS
    gravo um videozinho em casa e te mando

    Penta_Blues
    Moderador
    # jan/09
    · votar


    Boa tarde!!!

    Eduardo Cad
    É muito comum este tipo de confusão, mas em resumo o importante é saber que qualquer forma de deixar um Harmônico mais evidente que a Fundamental, ou em outras palavras "mutar" a Fundamental e deixar soar outros Harmônicos chama-se Harmônico Artificial.
    Os Naturais como o próprio nome diz, e o nosso camarada Guitar RdS bem lembrou, são aqueles soados naturalmente com a Fundamental, que em conjunto dão o timbre do instrumento.

    Guitar_RdS
    Obrigado pela ajuda!

    Valeu!!!

    Penta_Blues
    Moderador
    # jan/09
    · votar


    Boa tarde!!!

    SpectrosGuitarman
    Eu sou um adepto do harmonico de indicador na região da captação, um tanto quanto incomum mas eu acho que o som sai mais limpo
    Na minha opinião, não se trata de preferência já que no caso de Harmônicos Artificiais existem pontos específicos a serem tocados, o que proporciona resultados diferentes para cada um deles. Dessa forma, não há lugar melhor ou pior, pois todos devem ser treinados.
    Valeu!!!

    Guitar_RdS
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    SpectrosGuitarman
    Vou aguardar. Obrigado.

    Penta_Blues
    Estamos aí pra isso.
    A propósito eu deixei um recado pra vc. Teria como responder?
    Abç!

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Penta_Blues
    sim, não falo dos locais, falo de como atingi-los. O "ponto-harmonico" é qualquer lugar onde a divisão distancia da ponte até casa e da ponte até local onde foi tocado da um numero inteiro. Quanto maior o número maior é o volume do harmonico. O mais comum é deixar uma "sobra" do dedão pra poder abafar a corda. Eu faço esse tipo de harmonico mas prefiro segurar a palheta com o dedo médio e o polegar e abafar a corda com o dedo indicador no "ponto-harmonico"

    Penta_Blues
    Moderador
    # jan/09
    · votar


    Boa tarde!!!

    SpectrosGuitarman
    Eu faço esse tipo de harmonico mas prefiro segurar a palheta com o dedo médio e o polegar e abafar a corda com o dedo indicador no "ponto-harmonico"
    Muito interessante essa forma de tocar Harmônicos Artificiais na guitarra. Ela é mais comum entre os violonistas.
    Só uma observação: o "ponto-harmonico" chama-se Ponto Nodal.
    Valeu!!!

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Penta_Blues
    valeu, eu achava esse nome "ponto harmonico" muito escroto

    Guitar_RdS
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    SpectrosGuitarman
    Tu toca a nota e depois vc atinge o ponto nodal com o dedo indicador?

    Spike good
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Spike good
    · votar


    Na 19ª casa também dá para tirar o Harmônico, além das outras que já foram ditas...

    Mas o interesante é que o som do harmonico da 19ª casa
    me parece ser exatamente igual a da 7ª casa.
    Ou é só impressão minha, mas que parece, parece.

    Guitar_RdS
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Spike good
    Não é impressão não.
    A casa 19 está uma oitava acima da casa 7.
    Logo elas tem o mesmo som no harmônico.
    Experimenta dar um harmônico na casa 2 corda3 e agora raspando o dedo no mesmo lugar mas na casa 14 da mesma corda.
    Vai ter o mesmo som.
    Abç!

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Guitar_RdS
    cara, não esqueci de você, é que minha cam ta em natal com minha irma, rs

    Guitar_RdS
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    SpectrosGuitarman
    Blz, não se preocupe não.
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como fazer harmonicos?