Simulações acústicas da Variax 300/600/700

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # dez/08


    E aí pessoal! Gostaria de saber o que vocês acham das simulações acústicas da Variax 300/600/700 (as guitarras Variax). Já tentei usar as Zoom A2 e A2.1 e tive resultados legais para os padrões violões em linha, mas estas Variax superaram muito minhas espectativas.

    Como estou sofrendo um ataque de GAS pra pegar uma segunda guitarra e me apaixonei pela Variax, gostaria de saber o que vocês acham destas simulações, que pra mim são um fator importantíssimo na minha decisão - se elas forem boas mesmo eu vendo a A2.1 pra ajudar na compra da Variax.

    Segue o vídeo:


    Bog
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Bog
    · votar


    erico.ascencao

    Acho que o tipo de simulação da Variax é bem diferente daquele da A2.

    A Variax como violão até que engana, e ao vivo ou no meio de um mix barulhento, pode passar despercebida. Numa gravação estilo "voz e violão", algumas simulações não convenceriam - em especial, aquelas de violões mais tradicionais. Mesmo assim, exceto pelas de 12 cordas (todas fedem), ainda acho melhor que o som de um captador piezo "puro", que é bem feioso. A propósito, a simulação de banjo é muito legal, apesar de não ter tanta utilidade assim na prática para a maioria das pessoas, heheh.

    Já a A2 não conseguiu soar nem um pouco convincente com NENHUMA guitarra que eu tentei usar com ela. Por outro lado, funcionou muito bem para suavizar a captação piezo de um violão meu, e para dar variedade de sons a um outro violão com captação boa. Claro, tem seus altos (ex: a de Ovation) e baixos (ex: a de nylon), mas no geral, acho que se você usa a A2 com guitarra, a Variax vai soar melhor; e se você usa a A2 para suavizar o som de pato de um violão com captação piezo, a Variax vai ficar atrás.

    PS - O vídeo é do castelidis, hahaha. Ele ainda anda por aqui?

    ogaitnas
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Bog

    faz tempo que não vejo posts do cara...

    erico.ascencao
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Bog
    Olha cara, a A2 suaviza muito bem a captação piezo, mas não dá a sensação de ambiência que a Variax dá - estou acreditando que o cara que gravou este vídeo usou o som da Variax bem cru. Cheguei a tentar testar a A2 com guitarra, mas ficou uma bosta e nem insisti muito.

    Concordo com você que a melhor simulação da A2 é a de Ovation, pois o Ovation é um violão mais piezo do que acústico, se é que você me entende. A simulação de nylon é uma merda, aliás este é o maior desafio no campo das simulações. A simulação de 12 cordas da A2 é muito parecida com um chorus, fica legal com a simulação de Ovation (apesar de não parecer nem um pouco com um 12 cordas, neste ponto a Variax ganha).

    erico.ascencao
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    ogaitnas
    Eu ressucitei um tópico sobre as Variax e ele apareceu... hauhauhauhaa

    Bog
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    erico.ascencao

    Eu conseguia resultados bem interessantes com a A2 e um violão com captação piezo, bem melhores do que os sons "puros" da Variax simulando violão. Até um troço parecido com cavaquinho eu consegui fazer. Ainda acho que, usando deste jeito, a combianção A2+violão ganha, em qualidade e variedade. Em especial, a forma com que a Variax reage não é igual à de um violão, e dependendo do jeito que você toca, isso fica bem evidente - eu normalmente toco violão sem palheta, e usando muito o tampo do instrumento e a mão, não apenas as unhas.

    As simulações de 12 cordas da A2 e da Variax me soam a mesma coisa - som de pitch shifter da Zoom, hahaha.

    Como exatamente você costuma usar a A2?

    erico.ascencao
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    Bog
    Bem, tenho um Hofma "mini-jumbo" com cordas de aço e um Di Giorgio flat com cordas de nylon. Para os padrões piezo, gosto dos resultados com o violão de aço. As simulações de folks, jumbos e Ovation (principalmente a do Ovation), junto com a simulação de microfone, ajudam bastante no "amaciamento" do som do piezo, mas ainda fica um som meio abafado, e com os resquícios da captação piezo (um som ainda metalizado). Costumava timbrar a pedaleira com uns monitores de estúdio que tenho aqui.

    Para o violão de nylon, nunca cheguei a conseguir um som legal. Falta muito grave, mesmo colocando +12 nas faixas mais graves do EQ fica faltando grave. E qualquer mexidinha nos médios e agudos, bam! Aaparece o estalado do piezo, que no violão de nylon fica particularmente feio.

    Cheguei a fazer um patch "Love of my Life", com simulação Ovation e detune. Neste caso, ficou legalzinho, pois aquele violão que o Brian May usa nos shows ao vivo tem um som extremamente peculiar (pra não dizer artificial). Porém, para outros casos, estava até considerando pegar um 12 cordas.

    Quanto ao jeito de tocar, eu toco na unha. Isso veio desde o princípio de violão erudito que eu tive nas minhas aulas, e me acostumei tanto que eu toco tudo com as unhas, desde violão nylon até violão aço, guitarra e baixo.

    Meu principal objetivo com a A2 é gravação mesmo, tanto violões em meio a guitarra e baixo quanto tentativas de acústico - tipo "acústico MTV", seria difícil gravar coisas violão e voz ou violão solo pois falta voz pra cantar e equipamento mais decente pra gravar violão solo.

    E o que você acha de uma Variax com a A2? Vai dar na mesma que Variax sem nada?

    Bog
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Bog
    · votar


    erico.ascencao

    Então, eu não venderia a A2 ANTES de comprar a Variax. Nunca usei as duas ao mesmo tempo, mas vale a pena testar. Só que tem aquilo que eu falei: a resposta da Variax simplesmente não é a mesma de um violão. Não faz o mesmo barulho quando você desliza os dedos pelas cordas ou encosta no tampo. A dinâmica quase que desaparece - não tem as mesmas variações de timbre de acordo com a força que você toca.

    Mesmo o John Ulhoa, que ama tanto a Variax que gosta mais da simulação de Les Paul dela do que da própria Gibson Les Paul, quando veio tocar no show da Fernanda Takai, preferiu pegar emprestado um violão do que usar a Variax como violão. Em suma, a Variax pode até ser um ótimo simulador de guitarras, mas ainda assim não é um violão... Pode convencer no meio de um mix barulhento, numa apresentação com banda, se você tocar solando, ou pelo menos se usar uma palheta.

    erico.ascencao
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Bog
    Vou esperar ela aparecer numa loja e vou tentar testar com o máximo de cuidado possível. Mesmo assim, a priori, acho que não dá em nada usar as simulações de violão da Variax com a A2, pois a A2 só acrescentaria EQ e os efeitos. Pra mim o recurso mais útil da A2 são as simulações de violões.

    catselidis
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: catselidis
    · votar


    Amigão, o Bog tem razão em tudo o que está falando.

    Pra tocar violão na Variax sem palheta, a gravação dá mais trabalho. Esse vídeo que você postou eu gravei sem palheta e "cru" mesmo, sem maquiagem.

    Outra coisa que você precisa considerar (e que eu considerei) é a construção da Variax 300 - parece que é um instrumento mais "grosseiro" - o Bog já falou sobre isso também - apesar do som ser o mesmo.

    vou te passar um link com mais gravações da Variax com simulação violão que eu fiz, ok? Nesses já com maquiagem, etc.

    abração!

    http://www.4shared.com/file/23632233/a86718c4/poro.html
    http://www.4shared.com/file/23142581/ff75a0e/variax_acoustic.html
    http://www.4shared.com/file/25814525/5b21c2c3/MIX.html
    http://www.4shared.com/file/44685830/d536f209/Jesus_glorificado_BT.htm l
    http://www.4shared.com/file/63902729/65dec48f/Salmo_51.html
    http://www.4shared.com/file/26477325/84733ed9/Todos_os_sons_da_Variax. html





    erico.ascencao
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    catselidis
    A gravação do violão dá trabalho em que sentido (se for gravado com palheta)? Pode-se considerar que eu toco com palhetas, pois o som que eu tiro com as unhas é bem parecido.

    catselidis
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    erico.ascencao
    não é bem isso... palheta ou unha, mas o lance da dinâmica da pegada, abafadas, batidas, etc.

    se você for fazer uma base rasgada, batida com palheta, fica nota 10. Agora, se você for tocar uma bossa ou mesmo uma balada tipo more than words do extreme, por exemplo, você tem que "suar" muito pra conseguir resultados satisfatórios. Um bom exemplo de um resultado assim que eu consegui está no 1º link que eu te passei, com abafadas e batidas secas - mas deu trabalho pra tocar (exige se acostumar com tocar violão em uma guitarra) e depois caprichar na eq e no compressor...

    Agora, eu recomendo a compra, principalmente se você fizer gravações em casa. Cara, não tem ruído - o som é sempre limpíssimo sem interferências magnéticas!!! As simulações são muito boas (algumas nem tanto...) e a guitarra (eu tenho uma 600) é muito boa, agora toque a 300 antes de comprar pra ver se você se acostuma e gosta...

    abração!
    espero ter ajudado!

    erico.ascencao
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    catselidis
    Ouvi a "Porção" e gostei pra caramba. O que eu mais gosto das simulações de violão é a ambiência natural que elas têm - claro que nesta gravação rolou um reverb, mas mesmo assim é um resultado muito bom perto de violões em linha.

    Quanto á pegada que você fala, acho que eu entendi. Se você não tivesse falado nada antes, não iria perceber que você teve trabalho pra editar esta gravação. Mas como você falou, o violão me pareceu meio comprimido ou limitado (limitado pelo limiter...). Ele dificulta variações dinâmicas de intensidade da batida, certo? Este problema não ocorre com as guitarras?

    Sobre a construção em geral, tenho quase certeza que seu eu pegar uma Variax será a 300, pois ela será uma alternativa à minha Cort X6 que tem Floyd Rose e tal. Você acha que vale a pena eu pegar a 600 por causa da construção? São R$1000 a mais. Eu particularmente não acho que vale a pena mas tenho visto maus comentários sobre a construção da 300, tanto que dá até a impressão que ela tem a construção meio porca como a de uma guitarra de iniciante. Fui hoje na Teodoro e conversei com um vendedor da Made in Brazil e obviamente ele tentou me convencer a levar a 700 que tinha lá, mas por R$5000 não rola.

    Só pra terminar, um off topic: qual o setup que você usa nessas gravações? Placa de som, software (Guitar Rig, Amplitube), ...? Gostei muito da qualidade.

    Valeu pelas dicas cara!!

    catselidis
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: catselidis
    · votar


    erico.ascencao
    qual o setup que você usa nessas gravações?
    aqui tem uma lista do meu equipo e mais gravações: http://www.esnips.com/web/catselidis

    abraço!

    erico.ascencao
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    catselidis
    Você usa a POD em linha, via USB...? Andei gravando umas coisas com a Zoom G9 via USB e ainda achei ruim, vou ter que apelar pro Guitar Rig 3.

    erico.ascencao
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    catselidis
    catselidis
    Você usa a POD em linha, via USB...? Andei gravando umas coisas com a Zoom G9 via USB e ainda achei ruim, vou ter que apelar pro Guitar Rig 3.

    erico.ascencao
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    post duplo...

    catselidis
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    erico.ascencao
    Você usa a POD em linha, via USB...?
    sim. gravação fica perfeita, ainda mais com a VARIAX.

    erico.ascencao
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    catselidis
    Fiquei decepcionado com o som da minha Zoom via USB. Esperava muito mais.

    erico.ascencao
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    catselidis
    Vi um tópico seu sobre compras nos EUA. Tenho uns amigos lá e pensei em me aproveitar da estadia deles pra trazer este brinquedo. Porém não acho a 300, só a 600 por US$800 (chutando o balde com US$1 = R$2,50 dá R$2000, ou seja, mais barato que a 300 aqui no Brasil). A cota máxima pra não pagar imposto é US$500? Não paga nada de imposto, imposto R$0 mesmo? Se for eu caço uma gringa que me arranje a 300.

    erico.ascencao
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    catselidis
    Que bosta! Mandei um e-mail pra Guitar Center perguntando sobre a Variax 300, e eles responderam que ela não é mais fabricada pela Line6. Provavelmente no começo do ano que vem os vendedores daqui do Brasil vão "descobrir" isso.

    E se a informação for verdade, vou ter que ir me preparando pra Variax 600... que merda!!

    catselidis
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    erico.ascencao
    cara, é o seguinte: se vc tem quem possa te trazer uma guitarra dos EUA, não compra nada agora, pq a Lune6 vai lançar uma nova variax...

    abraço!

    Victorblues
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    catselidis

    Essa nova variax terá muito mais simulações ou vão melhorar as já existentes?? ( por exemplo: melhorar os timbres dos instrumentos de 12cordas)

    erico.ascencao
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    catselidis
    Agora tô vendo de trazer uma POD X3 Live. Fiquei puto porque as gravações que eu fiz com a G9 ficaram ruins e também fiquei na mão com o Guitar Rig. Você usa a X3 Live pra baixo e guitarra, certo? Você tem alguma gravação bem crua com a sua Cort Viva e a X3 Live?

    erico.ascencao
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    catselidis
    Achei um vídeo seu com o que eu queria. Este aqui:

    Foi gravado cruzão mesmo, via USB?

    catselidis
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    erico.ascencao
    Foi gravado cruzão mesmo, via USB?
    sim. gravado via USB.
    abraço!

    erico.ascencao
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    catselidis
    Aaaahhhhh GAS pela X3 Live!!! Nos EUA tá US$500 certinho, tenho que ver alguém que não vá trazer nada...

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    catselidis
    Dexa eu perguntar uma coisa: você tem opinião formada sobre a XT Live? Ouvi muitas reclamações bore a X3 Live, acabei achando que não vale a pena gastar uma boa grana num produto que oferece muitas dúvidas.

    Pesquisando sobre XTL descobri que ela tem expansão com amps e caixas para baixo. Pra mim ela deve completar o setup, pois com ela daria pra gravar guitarra, baixo e violão (violão com a Variax). Será que a XTL tem a mesma qualidade pra gravação via USB? Sei que ela roda em 24 bits, menor que os 32 bits da X3L, porém maior que os 16 bits da minha Zoom G9. Além disso, não há relatos tão frequentes questionando a qualidade da XTL, tanto com relação a hardware quanto com relação a software.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Simulações acústicas da Variax 300/600/700