Qual o perigo de aprender tocar violão sozinho?

Autor Mensagem
Xx Juninho xX
Veterano
# dez/08 · Editado por: Xx Juninho xX


Galera eu to com uma duvida que talvez pareça meio BOBA. Mas pra mim vai ser bem legal se vcs me ajudarem....
Eu ja vi em vários tópicos que não é aconselhado aprender sozinho, porque vc pode deselvonver alguns vicios que vão ser difíceis de serem corrigidos depois...
Aqui onde eu moro a prefeitura disponibiliza aulas musicais, entre outras, e uma delas eh de violão. Eh um curso meia boca, mas pelo que ja ouvi falar até que o professor eh um bom professor.
A minha dúvida eh a seguinte: Teria algum perigo,ou eu teria algo a perder, se eu fizesse um curso desse pra não deselvolver os VICIOS, e depois aprender sozinho??
Ai claro, depois de uma certa idade, quando eu tiver condições, eu pago um professor BOM......

guschard
Veterano
# dez/08
· votar


no começo um professor eh bem aconselhável... dps d um tempo, c vc for bem disciplinado, vc consegue aprender bastante teoria sozinho
faz esse curso por pelos menos 1 ou 2 anos, dai dps pode i sozinho

Xx Juninho xX
Veterano
# dez/08 · Editado por: Xx Juninho xX
· votar


Esse curso é 1 ano....
Teve um amigo meu que fez 6 meses de curso com esse professor e aprendeu legal a tocar algumas musicas ( Sei que tocar algumas musicas não é saber tocar VIOLÃO)

O que eu queria saber se o único perigo de aprender sozinho, além de demorar mais eh claro, eh o risco de adiquirir vicios... PQ se for só isso ..... Eu faço esse curso de um ano msm..

MauricioBahia
Moderador
# dez/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Xx Juninho xX
Eu me dou bem com vídeo aulas. Acho que o professor ajuda, mas com a internet e a difusão do Youtube a coisa mudou muito. Aliás, no Youtube tem muitas vídeo aulas legais, ensinando o básico nos moldes corretos para não "pegar" vícios. Um bom livro sobre harmonia na cabeceira ajuda também, mesmo com professor, pois é sua consulta a toda hora.
Eu tentaria aprender desta forma.
Abs

Xx Juninho xX
Veterano
# dez/08
· votar


Brigadão Mauricio.....

+ Alguém pra dar opinião???

kiki
Moderador
# dez/08
· votar


Xx Juninho xX
eu acho que se a aula é de graça e voce pode fazer, faça.

eu aprendi sozinho, só pegando toques com amigos que fizeram aula.
acho que sei tocar relativamente bem, mas até hoje não sei se desenvolvi algum desses vicios, mas se tenho acho que já não perco mais...
=/

enfim, de graça até injeção na testa!

gabi_wanderley
Veterano
# dez/08
· votar


Olhe, eu toco violão há 4 anos e tudo que sei, aprendi sozinha. Mas eu me inscrevi pro conservatório e se tudo der certo, em agosto de 2009 eu começo minhas aulas de violão.
Acho que "perigo" em aprender sozinho não tem, mas é aquela coisa, com um professor, vc pode ter uma orientação melhor, aprender mais rápido e evitar esses vícios. Acho que vale a pena sim fazer aula.

Xx Juninho xX
Veterano
# dez/08
· votar


Vlw galera... Esse fórum eh a melhor coisa que ja fizeram pra quem quer aprender a tocar violão....

Vlw a todos que responderam e ao FCC ............

Vinny182
Veterano
# dez/08
· votar


O fato é que existem muitas coisas boas na net e muitas ruins. Tem muita gente que acaba ensinando de forma errada, e isto acaba gerando um vício que as vezes pode ser simples de ser corrigido e algumas vezes até mais "trabalhosa".

Mad Dock
Veterano
# dez/08
· votar


Com professor as coisas caminham mais rápido!!! falo por experiencia própria, nunca fiz aulas, sou autodidata e qualquer cara com dois anos de estudo com professor me põe embaixo do braço!!! em tecnica, conhecimento e qualquer outra coisa relacionada ao instrumento heheheh se vc tem oportunidade de aprender com alguém que saiba aproveite!!!
O mais barato é o profs Youtube, funciona tb....mas vc têm que fazer um peneiramento e eleger os caras que conhecem e não os curiosos...para não desvirtuar seu aprendizado...

thiago_guitar_men
Veterano
# dez/08
· votar


Xx Juninho xX

cara,o perigo é aprende as coisa errada!!!!Pega e começa a ter aula msm pq auto-didata~é bem foda msm!!!!o q vc poderia aprender em 1 ano de aula vc pega em 2 ou 3 anos sozinho!!!!

É só pensar,como vc faz para passar no vestibular????Estuda sozinho ou faz cursinho??????Se estuda cursinho vai te dá uma GRANDE ajuda cara!(nao que seja impossivel sem aulas)

Slash_1989
Veterano
# dez/08
· votar


vc pode ficar com pelo na mão!!

naum ha perigo nenhum... o professor vai fazer vc tocar igual a todos, se vc aprender sozinho vc corre o risco de aprender a tocar de uma maneira diferenciada, inovadora e totalmente nova, pq ninguem nunca te ensinou o "certo"

Pardal
Veterano
# dez/08
· votar


Eu acho que o maior perigo de não ter professor na hora de começar é que sua auto-apreciaçãoé péssima. As pessoas que começam a tocar em geral não conseguem perceber erros grosseiros. Com o tempo, isso melhora, mas com professor isso dá saltos gigantescos, você consegue se perceber muito mais, fica mais exigente consigo mesmo, e acaba estudando mais e com mais qualidade.

Auto-percepção é a chave para uma boa execução, mas a auto-apreciação só melhora quando alguém te leva a ter o "clique" de que aquilo pode e precisa ser melhorado, e pode sê-lo, dessa ou daquela forma. Acho que o maoir perigo de não ter professor é isso: tocar mal sem se tocar disso.

Alvaro Henrique
Veterano
# dez/08
· votar


A educação musical contínua tem cerca de mil e quinhentos anos. Se considerarmos os textos dos gregos que chegaram até nós e influenciaram a educação musical do passado, mais de cinco mil anos.

Quando você tem a orientação de um bom professor, você está aproveitando tudo o de bom que apareceu nesses 1.500 anos prontinho, de bandeija, pra você. Você vai aprender mais rápido, com maior entusiasmo, e progredindo "em linha reta".

Ao estudar sozinho, você está na mesma condição que uma pessoa da Idade Média. Depende apenas do seu talento e vai gastar anos reinventado coisas que já existem há séculos e você poderia aprender em minutos.

O ensino musical é predominantemente por via oral. Por isso que, na música erudita, é tão importante a "linhagem" do professor (A, aluno de B, aluno de C, aluno de D que foi aluno de Liszt) e, pelo mesmo motivo, na música popular é tão importante o "tocou com fulano". Muita coisa só pode ser aprendida com base na imitação mesmo. Além disso, uma "aula" mesmo tem três etapas: avaliação do estágio do aluno, tarefa com objetivo claro, capaz de levar ao crescimento do aluno e "feedback" da tarefa anterior. Vídeo-aulas, livros, e etc. só podem fornecem uma dessas três etapas, logo a mais fácil de conseguir por aí: blocos de tarefas. Mas o que determina o progresso é alguém que te diga que tarefa fazer, como, e avalie depois se ela foi bem-feita ou não.

Sharper
Veterano
# dez/08
· votar


Xx Juninho xX
Qual o perigo de aprender tocar violão sozinho?

Seria vc cair com ele por cima de vc e não conseguir se levantar. O risco é maior se vc for uma tartaruga.

ByddU
Veterano
# dez/08
· votar


Sharper
Seria vc cair com ele por cima de vc e não conseguir se levantar. O risco é maior se vc for uma tartaruga.

eu me divirto kkkkkkkkkk

Gabriel Messias
Veterano
# dez/08
· votar


Sharper
Boa resposta!

Xx Juninho xX
São vicios , depois que voce acostuma com vicio é bem foda de tirar, soh parei de ter aula com 3 anos de violão mas eu tava aprendendo classico, mas em 6 meses eh foda conseguir sair tocando bem alguma coisa soh se tiver mta mta facilidade .

Carina K
Veterano
# dez/08
· votar


Qual o perigo de aprender tocar violão sozinho?
aprender a tocar...

eu aprendi tudo sozinha... quer dizer, com a net... mas se vc fizer 1 ano de violão vc vai saber o seu rumo de estudo melhor.

Xx Juninho xX
Veterano
# dez/08
· votar


Obrigado pela ajuda....

Mas uma coisinha: Esses vicios vcs poderiam me citar alguns? Ou cada um desenvolve um diferente??

Outra pergunta: O correto seria segurar o violão sobre qual perna? Direita ou Esquerda?? Eu me sinto melhor segurando ele apoiado na perna esquerda ( mesmo sendo destro)... ?Qual seria o correto ( se eh que existe ) ?

Gabriel Messias
Veterano
# dez/08
· votar


Certo num existe o negocio é o seguinte no clássico usa-se perna esquerda ( pra quem é destro) por questão de postura, mas par de gente toca na direita eu toco na perna direita mesmo tocando uns choros e clássicos. Mas axo melhor voce coloca naquela que voce se adapta melhor, mas se for começar tocando clássico melhor ser na esquerda.

raphaelfarofa
Veterano
# dez/08
· votar


Xx Juninho xX
Qual o perigo de aprender tocar violão sozinho?

Vc aprender!!!!!! só isso....

lembre-se q os maoires musicos aprenderam seus intrumentos sozinhos...

um abraço e
feliz Natal

Pardal
Veterano
# dez/08
· votar


Xx Juninho xX

Esses vicios vcs poderiam me citar alguns?

Vícios mais comuns:

1-Usar força descomunal e desnecessária na hora de apertar as cordas. Basta que você use os músculos de todo o braço, não só dos dedos, apertar mais perto do traste em que a corda será limitada, e não deixar o dedo perpendicular ao espelho, assim você não gasta força desnecessária. O mínimo de força necessário para fazer o som sair limpo é o suficiente, não precisa de mais que isso.

2-Colocar o polegar da mão esquerda aparecendo sobre o braço. Isso dificulta resolver o vício 1, além de dificultar a movimentação da mão. Fica difícil fazer aberturas grandes também. E é impossível fazer pestana com o polegar acima do braço. Não faz sentido você ter uma posição de polegar pra tocar pestana e outra pra tocar normalmente, sem pestana.

3-Movimentar o pulso da mão direita. Em dedilhados, fica horrível, o timbre fica inconstante, os dedos nem sempre acertam. Com palheta não fica exatamente melhor, apenas que com palheta você treina mais e acaba acertando mais por ter mair treino. O correto é fixar bem o antebraço direito no violão, empurrando este para baixo, mantendo assim a mão direita menos tensa e na mesma posição, dando mais mobilidade, relaxamento e precisão ao dedilhado.

Ou cada um desenvolve um diferente??

Na verdade, não conheci, até hoje, nenhum auto-didata que não tenho nenhum destes três problemas juntos. São sempre os três, pelo menos. Resolvidos estes, em geral poucos outros irão aparecer.

raphaelfarofa

lembre-se q os maoires musicos aprenderam seus intrumentos sozinhos...

Só pra lembrar...

John Williams, Juliam Bream, Fábio Zanon, Paco de Lucia, Toquinho, Villa-Lobos, Turíbio Santos, Andrès Segóvia, Tárrega, só pra citar os melhores violonistas do último século e atuais. Nenhum deles aprendeu a tocar sozinho.

Gabriel Messias
Veterano
# dez/08
· votar


Pardal
Disse tudo , ainda tem o vicio mais comum que um par de nego comete é fazer pestana e apoiar de medio no indicador pra da mais força!

Vc aprender!!!!!! só isso....

lembre-se q os maoires musicos aprenderam seus intrumentos sozinhos...


Discordo plenamente , pode aprender mas adquirindo vicios que podem ser um problema no futuro.

John Williams, Juliam Bream, Fábio Zanon, Paco de Lucia, Toquinho, Villa-Lobos, Turíbio Santos, Andrès Segóvia, Tárrega, só pra citar os melhores violonistas do último século e atuais. Nenhum deles aprendeu a tocar sozinho. (2)

baby__blues
Veterano
# jan/09
· votar


corre o risco de fica bom

froggy
Veterano
# jan/09
· votar


Qual o perigo de aprender tocar violão sozinho?
aprender errado.

Tivertimailaif
Veterano
# jan/09
· votar


levar um tiro............

MauricioBahia
Moderador
# jan/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Xx Juninho xX
Se a grana tá curta no momento, lembre que ter um professor não é o quesito fundamental para aprender a tocar violão. De fato, é possível aprender sozinho. O aprendizado depende muito mais de você do que de um professor.
Abs

PanthFinder
Veterano
# jan/09
· votar


Gabriel Messias
Disse tudo , ainda tem o vicio mais comum que um par de nego comete é fazer pestana e apoiar de medio no indicador pra da mais força!

É errado?

Pardal
Veterano
# jan/09
· votar


PanthFinder

Não que seja errado, mas é desnecessário. Quem faz isso gasta muita força pra fazer pestana, mais que o necessário. Exceto quando o violão está mal-regulado.

edu ROCK
Veterano
# jan/09
· votar


Xx Juninho xX

Se você pode fazer aulas, eu aconselho que faça.Depois que você pegar uma boa base, poderá até ser auto-didata, mas logo assim de início tentar aprender sozinho pode ser meio complicado.
Outra coisa importante:existe muito material disponível para estudo na Internet?
É claro que sim.Porém, assim como existe material bom, existe material ruim.Se você não possui noção nenhuma de música, como vai poder distinguir um do outro?
Pense nisso e boa sorte.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual o perigo de aprender tocar violão sozinho?