Violão e bateria eletrônica (máquina de ritmo)

    Autor Mensagem
    franklinjcr
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: franklinjcr


    Gostaria de saber se os amigos têm conhecimento de alguma máquina de ritmo que, conectada ao violão, faça acompanhamento automático tal qual um teclado arranjador?

    kiki
    Moderador
    # dez/08
    · votar


    conectada ao violão
    ?!?!?!??!?!

    como?

    alguma máquina de ritmo
    faça acompanhamento automático tal qual um teclado arranjador?
    não pode ser um teclado?
    possivelmente um sampler
    ou um laptop
    sempre conectado a uma mesa ou ampli, nao ao violão...

    erico.ascencao
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    franklinjcr
    Tem pedaleiras de violão que oferecem o recurso de bateria eletrônica. Só que você tem que plugar o violão na pedaleira e a pedaleira num amplificador, e no amplificador sairá o som do violão e da bateria.

    Qualquer coisa, pergunta aí!

    franklinjcr
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    kiki

    erico.ascencao


    Acho que me expressei mal! É o violão conectado à bateria, seja conectado com plug p10 ou até conexão midi.

    Comprei a 1 ano a máquina de ritmo Dr-3 da boss e em alguns estilos de acompanhamento existe tambem o acompanhamento do baixo pré-gravado, mas infelizmente a linha de baixo não acompanha as mudanças de acordes do violão ou não estou sabendo programá-lo para tal coisa!

    MontanhaSong
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: MontanhaSong
    · votar


    franklinjcr

    Vamos por partes...

    Há sim, como conectar um violão ou guitarra a um teclado arranjador ( ou a um módulo arranjador) e obter os acompanhamentos automáticos de acordo com o acorde que vc faz no violão/guitarra... para isso vc precisa de um captador midi ( tipo gk-3 da roland) e uma interface midi que faça a comunicação do captador midi com o teclado...no caso, o Roland VG-99 faz o papel dessa interface através de um modo denominado "guitar to midi"....com esse modo vc pode não só utilizar o acompanhamento automático como pode também tocar qualquer dos sons do teclado, por exemplo, como sax, piano, flauta e até a bateria.... o inconveniente....o VG-99 custa R$3.500,00 e o GK-3 R$350,00....não conheço outra forma a não ser esta...

    Por outro lado....há máquinas de rítmo que possuem entrada para violão/guitarra, até com recursos de efeitos...há ainda pedaleiras que possuem bateria eletrônica, como foi dito....no seu caso, não conheço a Dr-3....conheço a acima dela , a Dr-880....a Dr-880 possui embutida os recursos da GT-6 da Boss, e há alguns recursos que vc pode usar com violão, outros com guitarra e até com contrabaixo....a Dr-880 possui, além da bateria, a linha de baixo, como a Dr-3 que vc menciona....no caso, a linha do baixo é programável de acordo com o rítmo...vc pode mudá-la, editá-la, acrescentar notas, tudo conforme vc queira, no compasso que quiser, fazer viradas de bateria etc, etc,etc....agora....para dominar qualquer equipamento....tem que ler o manual né meu chapa...com certeza lá explica direitinho como é que vc faz para programar as linhas de baixo da sua bateria...Se não tiver o manual....entre em http://www.roland.com.br e baixe o manual em português....e bons estudos...

    Abraços...

    franklinjcr
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    MontanhaSong

    O que estou pretentendo, e não sei se já é possível, é não precisar levar o teclado ou o computador. É diminuir o volume de "coisas" para carregar e ter o mesmos recursos de acompanhamento automático em tempo real. Eu tenho o manual do Dr-3 e lá não diz que o equipamento tem tal recurso. Sei que é possível programar as linhas de baixo, mas não fazê-las seguir a mudança de acordes do violão.

    Comprar os equipamentos que você mencionou torna-se inviável pelo elevado valor dos mesmos, além de ser mais parafernália pra carregar.

    Imaginei que já existisse uma bateria que tivesse o recurso de aconhamento automático semelhante a um teclado arranjador. Se tiver notícia, favor me dê um toque.

    Obrigado pela dica!

    Abraço.

    MontanhaSong
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    franklinjcr

    Não há outro modo de fazer o que vc quer....ou melhor....eu não conheço outro modo...
    Quanto a Dr-3 ...ela realmente não faz o que vc quer...vc quer transformá-la em uma máquina de acompanhamento automático e isso ela não faz...o que ela faz é programar a linha de baixo através de sequência de acordes...ou seja...o violão tem que seguir o baixo...e não o contrário...
    Recurso de teclado arranjador sem ser em teclados, só se for em algum módulo arranjador...não sei te indicar nenhum.... e mesmo assim vc continuará precisando de uma interface midi para fazer a comunicação entre o violão ( através de um captador midi) e o módulo...portanto...o que vc quer ainda não está disponível no mercado...ao menos que eu não conheça....
    Mas prá ser sincero...se vc tem a Dr-3...não precisa de nada disso....programe-a....e vc fará misérias....eu faço isso com a Dr-880....e eu a comprei justamente para não ter que ficar carregando teclado para fazer playback...com o baixo e a bateria da Dr-880 mais violão ou guitarra, toco de tudo...e fica bastante agradável...além de tudo a Dr-880 ( a Dr-3 eu não sei se tem isso) possui interface midi através da USB....quer dizer....plugada no note, ela tocará através do programa que vc escolher as partes de baixo e bateria de qualquer arquivo midi...ou seja....nem programá-la vc precisa se fizer isso....mas enfim....estude as possibilidades de sua bateria...

    Abraços....

    Santo Cristo
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    MontanhaSong
    Saudações!
    Um dos motivos que me levaram a comprar a DR 880, foram suas postagens... Estou afastado da musica ha mais de 15 anos e só agora, morando em Pirenópolis resovli voltar e montar um bom equipamento, para depois de alguns meses de bastante ensaio, voltar a fazer o que mais gostava, ou seja, tocar pela cidade. Comprei duas caixas Staner TDA 210 com pedestal, uma mesa Behringer XENIX1024FX e o DR 880... Nunca tinha usado uma coisa destas e estou mais perdido que cego em tiroteio. Estou lendo o manual, mas está meio complicado para mim. Tem como eu lançar os MIDs das musicas que toco, para dentro do DR? Pode me dar algumas dicas e macetes a respeito desta máquina? Se não armazena minhas MIDs, o que compro? Um Laptop ou um outro aparelho que toque e possa enviar mid para a DR?
    Agradeço desde já a atenção.

    Pedro_Borges
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Santo Cristo
    Em primeiro lugar, seja bem vindo ao fórum. Pirenópolis é uma cidade que respira cultura e sua arquitetura nos convida sempre para um sarau. Vai fundo. Depois quero assistir uma apresentação sua. Ando sempre por essas bandas.

    Santo Cristo
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Pedro_Borges

    Salve meu irmão!
    Muito obrigado e considere-se convidado quando vier por estas bandas. To meio enferrujado, mas aos poucos eu volto ao pique... To levando uma surra aqui da DR 800, pois não saco nada de batera e muito menos de baixo. Imagine tudo socado nestes botões (rs) Agora depois desta grana toda tenho que me virar pra usar é claro rs

    joao pedro m.
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    http://www.baixaki.com.br/download/hydrogen.htm

    Rlopes
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    franklinjcr
    Salve Franklin!
    Li os seus comentários e dicas. São realmente interessantes. Depois de seus comentários, baixei o manual e dei uma lida.
    Na página 130 o texto "Gravando o que é tocado em aparelho MIDI externo no DR-880" é esclarecedor mas restou uma dúvida: É possível gravar e tocar a partir de um teclado externo e também poder ter o acompanhamento de baixo simultaneamente? Guitarra/Violão tocando + [teclados+bateria+baixo] via DR880?
    Abraço!
    Ricardo

    carro765
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Olá preciso de ajuda, não sei se estou no fórum certo mas estou precisando de uma bateria eletrônica virtual simples para tocar ao vivo em bares junto com violão, algo parecido com a Alesis SR16, estive pensando na FPC do Fruity Loops mas não achei uma forma de fazer viradas nela, alguém conhece alguma outra Bateria eletrônica para usar em um Lap Top e tocar ao vivo? Aguardo a ajuda de vocês!!! Grande abraço!!!

    erico.ascencao
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    carro765
    Cara, para o que você está precisando eu acho que o mais recomendado é preparar playbacks para o seu repertório e rodar estes playbacks num notebook. Pra montar os playbacks de bateria, qualquer VST de bateria e software de aúdio que sirva como "hospedeiro" do VST servem. Eu particularmente gostei bastante do Addictive Drums quando mexia com estas coisas.

    clayton.serpa
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    ola amigos alguem ai conhece o boss dr 880 preciso de ajuda urgente

    clayton.serpa
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    preciso que ele faça os mesmo acordes que eu faço no teclado

    clayton.serpa
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    no manual ensina mas nao estou conseguindo configurar essa funçao

    Ismah
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Teoricamente vc precisa de um arranjador...

    cbaj
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    Módulo BK-7M da Roland + pedaleira GR-55 da Roland, juntos acoplado ao violão, faz o mesmo que um teclado arranjador. Só é salgado o preço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão e bateria eletrônica (máquina de ritmo)