Di Giorgio N 18 - verdade ou mito?

    Autor Mensagem
    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # dez/08


    ouvi por ai uma história de que os di giorgio fabricados em 2004 foram montados com o braço de ou outro violão que não me recordo o modelo. Alguem sabe algo sobre essa história?

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    UP

    MMJr
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Por que voce nao faz esta pergunta diretamente para a Di Giorgio???

    Abra o site da DiGiorgio abaixo...
    Basta voce clicar em CONTATO e registrar a sua duvida...
    Vai ser muito melhor que ficar no tal disse nao-disse...

    http://www.digiorgio.com.br/new/1280.html

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    vou fazer isso, mas queria saber se mais alguem sabia disso, algumas coisas não sao divulgadas

    Juliguitar
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    nao sei, só sei que curto muito meu di giorgio nº 18 2001

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    é um violão bom, não deixa ninguem na mao, inclusive tem um amigo meu querendo o meu estudante pra me dar um classico 38 por ele (ou o classico 38E, não tenho certeza). Dentre os dois prefiro o meu

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    SpectrosGuitarman

    Tem 4 aqui na Escola.

    erico.ascencao
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    SpectrosGuitarman
    Caracas, esse 38 tem tampo maciço... troca agora com seu amigo!

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    erico.ascencao
    a cara, mas eu sei la esse violão dele... ta meio cabuloso

    erico.ascencao
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    SpectrosGuitarman
    Então não troca. Só pega se estiver conservado, aí sim vale a pena.

    MMJr
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    SpectrosGuitaman,

    Por favor,,,,nos avise quando voce tiver alguma resposta por parte da Di Giorgio....

    Valeu....

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    MMJr
    ok, só vou confirmar o modelo do violão que supostamente teria cedido os braços para os estudante 80, se não me engano é estudio alguma coisa

    Leo-RJ
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    SpectrosGuitarman

    Se o cara quer trocar o seu 18 pelo 38, conforme o Erico disse, faz isso agora meu amigo. Meu primeiro violão foi um 18, comprado zero em 2006. Fiz algumas modificações nele (os tópicos estão neste Fórum), como cordas D'addário Pro-Arte tensão média, nut e rastilho de osso em substituição ao de plástico. Ficou como uma sonoridade muito melhor e eu jamais reclamei dele.

    Troquei-o apenas para pegar um Crafter Fx550. Mas adorova o Di Giorgio 18.

    Entranto, eventualmente uso um DiGiorgio 38 de um amigo e a diferença - pelo menos eu acho - é muito grande a favor deste. O 38 tem tampo maciço e melhor acabamento. Se esse do seu amigo for antigo, então não tem nem o que pensar. Troca logo.

    Abraços.

    Pardal
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    SpectrosGuitarman

    Di giorgio Studio III, talvez. Só vi um em toda a minha vida, maravilhoso, apesar de mal conservado por culpa da dona, é um violão que qualquer luthier quer ter associado a seu nome. Simplesmente maravilhoso. Eu pago R$ 2.000 num desses sem dó (e sem trocadilhos com nomes de nota também).

    Se é o caso, eles estão dando pérolas aos porcos. Um Estudante 18, por melhor que seja, não merece um braço daquele. Mas é bom que a Di Giorgio volte a dar melhor construão a seus instrumentos.

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    vou mandar um e mail pra di giorgio hoje

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Mensagem: Bom dia equipe da Di Giorgio, Primeiro gostaria de parabeniza-los pelos produtos produzidos, que vem atendendo as expectativas do mercado com maestria. Gostaria de tirar uma dúvida a respeito de meu violão. Possuo um Di Giorgio modelo Estudante Nº18 ano 2004 e recentemente me foi dito que esse violão teria sido montado com o braço de um outro violão (não me recordo o modelo, acredito que seja studio III). Esta informação procede? Desde já agradeço a atenção, muito obrigado e boas festas a todos da Di Giorgio

    ---------------------------------------------------------------------- ----------

    João, obrigada por entrar em contato e por utilizar um de nossos violões.
    O modelo Studio III, é da década de 80 e o braço tem o mesmo desenho que
    o violão Estudante 18, até hoje. Ou seja, não é que foi montado com outro braço, o desenho do braço é o mesmo; o que muda é a madeira da caixa acústica e a classificação das mesmas. Aproveitando a oportunidade, seguem aqui "dicas" importantes para uma boa conservação:
    Nunca deixe seu violão dentro do porta-malas do carro. Evite SOL e UMIDADE. Se você transpirar nas mãos, seque as cordas com um pano macio depois de usar (as cordas duram mais); aconselhamos o uso de um encordoamento de média tensão (nylon), você encontrará várias marcas como por exemplo a "Original Di Giorgio". Para a limpeza, você poderá usar lustra-móveis a base
    de silicone. Passe o lustra-móveis, deixe secar aproximadamente uns 5 minutos. Lustre com uma flanela macia. Se você for guardar por um período muito longo, afrouxe as cordas e retire da capa de vez em quando para que
    ele possa ventilar. Qualquer dúvida, escreva.
    Atenciosamente
    Rita Proetti
    Violões Di Giorgio
    100 Anos : 1908 / 2008


    portanto:
    meio mito

    com relação a afrouxar as cordas: pelo menos na guitarra isso não é o procedimento correto, alias, isso ferraria com toda sua regulagem e com o braço da guitarra. Num violão sem tensor, esse procedimento esta correto?

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    up pra galera

    MMJr
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: MMJr
    · votar


    Legal...pelo menos ficou mais esclarecido pra quem tinha essa curiosidade....

    Agora... comparar o procedimento com o braco de um violao desses com o braco de uma guitarra nao faz sentido algum....

    Aconselho entrar em contato com o fabricante da guitarra pra ver o que eles recomendam....

    Quanto ao Violao em questao o fabricante recomenda que: Em caso de guardar o Violao por muito tempo (sem usa-lo) deve-se afrouxar as cordas....

    Um grande abraco e obrigado pelo update...

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    MMJr
    com relação da guitarra, voce não pode deixar ela desafinada, existe uma relação de tensão com cordas/tensor
    As cordas puxam o braço para frente, o tensor puxa o braço para tras, uma anula a outra e então o braço permanece estável na posição em que ele foi regulado para estar.
    Isso é fato.

    O violão folk, por se tratar de um instrumento com cordas de aço e possuir tensor no braço, a relação "pode ser comparada" (pelo menos eu comparo e nunca tive problemas com o meu até então, eu regulei o tensor dele e tudo que fiz até hoje foram ajustes mínimos).

    Eu acreditava até então que o violão com cordas de nylon funcionava da mesma maneira, existe uma tensão puxando o braço também, e não existe um tensor puxando para tras, até faz sentido deixar as cordas destencionadas mas fica a pergunta, o braço não é projetado para suportar essa tensão? Se você colocasse cordas de aço em um violão de nylon, acredito que ai talvez sim, manter ele com as cordas frouxas seria melhor, mas cordas de nylon????

    nunca ouvi falar disso cara, tenho um tranquillo giannini de 1970 (ou por ai, preciso descobrir) e desde que botei a mão nele a 10 anos atras eu mantive ele afinado.

    MMJr
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: MMJr
    · votar


    Certo
    Eu estava me referindo a guitarra em relacao oa violao DiGiorgio 18...os Folks ja sao outra categoria de violoa...e com o tensor no braco a mecanica e igual ao braco da guitarra...e claro que cada um com seu ajuste particular.....Tem muita gente que quando vai trocar as cordas, troca uma corda de cada vez pra nao perder o "ponto" entre a tensao das cordas e a tensao do braco....Outros porem, que ja conhecem o instrumento que tem e sabem que a madeira ja esta "estabilizada" trocam todas as cordas de uma vez so....

    Como o velho Einstein js dizia "Tudo e Relativo"....

    Eu na verdade nunca tive um Violao de Nylon...porem fica facil de imaginar que sem tensor, o braco deve ser projetado com uma forma de compensacao no sentido contrario a tensao das cordas....A diferenca de tensao das de nylon em relacao as de aco e enorme....Usar aco num violao nylon vai causar um problema nao so no braco com no cavalete tambem.....Pela logica o que voce esta pensando esta certo...
    Mas...... a madeira de violao e um "ser esquisito".... a madeira de violao "se mexe".... ...Ai entao a logica perde o sentido...

    Voce sabe quantos quilos corresonde a pressao que as cordas exercem num violao???..sendo nylon ou aco...
    Eu ja vi uma vez.. algum tempo atras...vou ver se acho e ponho aqui...


    Valeu....


    Valeu....

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Voce sabe quantos quilos corresonde a pressao que as cordas exercem num violao???..sendo nylon ou aco...
    Eu ja vi uma vez.. algum tempo atras...vou ver se acho e ponho aqui...


    se vc achar mesmo não esquece de por ai cara, isso é interessante

    MMJr
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Encontrei uma tabela...

    Cordas de aco Light 010 - 050 ( 010 - 014 - 020 - 028 - 040 -050)

    E = 10.77 Kg
    A = 11.99 Kg
    D = 11.07 Kg
    G = 11.27 Kg
    B = 8.10 Kg
    E = 7.49 Kg

    Total de 60.69 Kg....

    Acredito que as cordas de nylon sejam metade desse valor...
    e as cordas de aco medias chegam ou utrapassam 80 Kg...

    Valeu ....

    Pardal
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    A tensão das cordas de aço realmente é superior. Mas há também outro fator envolvido para que o violão de nylon não precise ser regulado...

    Bons violões de nylon são feitos com maedira forte no braço, além de um reforço de jacarandá. O Ébano na escala ajuda mais ainda. Assim, o braço permanece na mesma posição e tensão em que foi feito, independente da força da corda, e não varia de acordo com a temperatura também, garantindo que qualquer encordoamento no instrumento não afete a tocabilidade. Isso em violões bons de nylon, feitos por luthiers competentes ou fábricas como a espanhola Alhambra.

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    por isso que eu falo e ninguem me escuta, violão e guitarra são dois instrumentos totalmente diferentes. Podem até ser da mesma familia, mas são diferentes. A começar pelo nome.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Di Giorgio N 18 - verdade ou mito?