Escalas x Campo Harmônico

    Autor Mensagem
    Sanio
    Veterano
    # nov/08


    Boa tarde!

    Como sou fraco para descubrir qual o próximo acorde a ser tocado, pergunto.
    Qual a diferença entre escala e campo harmônico?
    Na escala menor todas as notas são menores?

    desde já agradeço pela ajuda.

    Danborn
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    A escala é formada pela sequencia de 7 tons, que estão agrupados em tom e semi-tom. A estrutura da escala de Dó será a pafrão para as escalas maiores. Veja a figura de um teclado, ou piano e perceba que a primeira tecla branca ao lado esquerdo do grupo de duas pretas é o Dó, depois ré, mi... As pretas são os semi tons. Daí a estrutura da escala de Dó será: De Dó para Ré 1 tom ( repare a preta entre as duas ) de Ré para Mi: 1 tom, de Mi para Fá meio tom, pois não há teclas pretas entre elas. Assim, tom, tom, semitom, tom, tom, tom, semitom formam a estrutura das escalas maiores, se considerarmos Dó o primeiro grau, ré o segundo, mi o terceiro..... podemos dizer que as escalas menores usarão a mesma estrutura do sexto grau (lá), diga-se: tom, semitom,tom, tom,semitom, tom, tom,tom - veja no desenho de um teclado. As escalas menores usam os mesmos acordes das maiores, elas apenas começam pelo sexto grau de uma maior. Por isso são chamadas de relativas.

    Danborn
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Em relação ao campo harmônico, se vc fizer um acorde de Dó no teclado usando só as brancas , vc terá: dó, mi, sol ( 1,3,5) se fizer esse (1,3,5) a partir do ré vc terá ré, fá, lá, ou seja, ré menor, se começar por mi, mi menor.... então temos num campo harmônico a estrutura: acorde maior , menor, menor, maior, maior, menor, e meio diminuta. Na escala de Dó maior temos: Dó maior, ré menor, mi menor, fá maior, sol maior, lá menor e si meio diminuta: M,m,m,M,.M,m,mdim aqui está a estrutura dos campos harmônicos maiores.

    mjcmello
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Respostas:

    Como sou fraco para descubrir qual o próximo acorde a ser tocado, pergunto.

    Treinando o ouvido. Não existe uma sequência certa. Existem alguns clichês que, se você tiver treinado bastante, você é capaz de reconhecer. Cada caso é um caso.


    Qual a diferença entre escala e campo harmônico?



    Escala é o encadeamento das notas que mantêm uma relação entre si. Por exemplo, a escala maior (tom, tom, semitom, tom, tom, tom, semitom). Os acordes que se formam a partir destas notas geram o campo harmônico.



    Na escala menor todas as notas são menores?

    Não existe classificação para notas como maiores e menores. O que chamamos de maiores e menores são os acordes de acordo com a terça que utilizamos. Agora a resposta, na escala menor nem todos os acordes são menores.

    Penta_Blues
    Moderador
    # nov/08
    · votar


    Boa tarde!!!

    Sanio
    Como são instrumentos semelhantes, muitas de suas regras harmônicas são comuns. portanto, use a BUSCA não só no Fórum de Violão, mas também no de Guitarra.
    Estou certo que vc encontrará muitas respostas para suas dúvidas sobre escalas e Campo Harmônico.
    Valeu!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escalas x Campo Harmônico