tecnicas nivel intermediario para violão

Autor Mensagem
defenderBR
Veterano
# nov/08


ola pessoal acabo de criar este topico,para que alquem possa me ajudar com qualquer tecnica ou metodo qualquer coisa de violão nivel intermediario bem eu ja sei tocar legalzinhu conheco notas e uma noção realmente muito fraca em escalas gostaria muito de saber umas tecnicas para solar,improvisar,dedilhados + complexos bem que seja estou aberto a qualquer dica
desde ja agradeço

defenderBR
Veterano
# nov/08
· votar


aew pessoal me ajudem ai da uma moral?

C. Nascimento
Veterano
# nov/08
· votar


Boa iniciativa do tópico, estou querendo também algo parecido, então reforço o pedido do amigo ai, com o meu também.

Abraços!

defenderBR
Veterano
# nov/08
· votar


o0o0 é isso ai estamos entao esperando por resposta de alquem
nos ajudem ai rsrrsrs....

Diego Vermelho
Veterano
# nov/08
· votar


bom, nao sei qual seu grau de instruçao mas...
conheçe bem o campo harmonico??
devia começa por ai
pega bastante noça de arpejo tbm, pra violao é otimo
pra improvisa, começa estuda intervalo de escalas e pega as pentatonicas primeiro...
pra melhora o dedilhado, tira algumas musicas q nao tem padrao certo d dedilhado como greensleaves, the bard's song,
acho q é por ai....
abçs...

defenderBR
Veterano
# nov/08
· votar


Diego Vermelho

ai mano é isto mesmo que venho procurando arpejos,escalas pentatonicas,improviso,blues, dedilhados + complexos qualquer coisa assim do tipo porém quando acho alguma coisa assim tipo no youtube é meio mal explicado cortado nao da pra entender direito gostaria que se vc souber me desse uma moral me explicasse + ou - como é o campo harmonico e as escalas

Kamus23
Veterano
# nov/08
· votar


defenderBR

Revista...

Comprei hoje 2 Revistas Acustico - A arte de tocar Violão

É uma boa...

defenderBR
Veterano
# nov/08
· votar


kamus
hum... é sim uma boa ideia so que ja tentei
aki perto da minha casa tem umas bancas com umas revistas porem nada boas vou procurar a que vc falou mas teria como vc me passar alguma coisa que tem nesta revista de interessante??

Kamus23
Veterano
# nov/08
· votar


Comprei 2 hoje...

Uma com o titulo: Tudo Sobre Campo Harmonico, não tive tempo de ler, mas parece muito bem explicado...

E a outra é: Não Durma no Ponto - Aprenda Alguns exercicios que ajudarão você a manter a tecnica durante seu descanso...

Muito boa tambem...Vou adquirir mais revistas dessas, porque são boas...

Alem de tudo, toda a revista ensina algo novo de Blues no violão de Aço, algo de Violão Erudito, Violão Flamenco e Violão Brasileiro...

Então quer dizer que alem de você estudar o que esta proposto na revista, vai poder estudar sempre 4 estilos diferentes para se tocar no violão...

A revista me assustou de tanta informação boa, fora as 4 transcrições de músicas que são feras...

Abraços

defenderBR
Veterano
# nov/08
· votar


o00oo00o que isso ein cara que blzz muito bom mesmo

ai vo procurar mesmo estas revistas mas aki me da uma moral

nao tem vc me ensinar alguma coisa que tem nestas revistas

qualquer coisa como usar uma escala adequadamente para solar

qualquer coisa do tipo me passa ai

abraços

kiki
Moderador
# nov/08
· votar


estude harmonia, campo harmonico, formação de acordes, escalas, etc.

defenderBR
Veterano
# nov/08
· votar


[b][/b]Kiki
oi tudo bem,ai manu devo estudar isto neh mas nao tem vc me passar uma ideia do que é o campo harmonico??das escalas de como formar um acorde me passa um ideia do que é??

erico.ascencao
Veterano
# nov/08
· votar


defenderBR
Sabe ler partitura? Se sim: www.delcamp.net. Baixa os primeiros níveis de partitura e divirta-se!

defenderBR
Veterano
# nov/08
· votar


aew vlw cara tenhu uma noçao sim de partitura é disso que preciso vlw cara vlw mesmo se souber outro site que ensine...
qualquer coisa um pouco + avançadas por favor me passe
abraçus

Diego Vermelho
Veterano
# nov/08
· votar


defenderBR

da uma olhada nos cursos e tutorias do cifraclub
tem muita coisa interessante lá

http://ww.cifraclub.com.br/aprenda/todas/12-violao/w-curso-de-violao-g uitarra-p0.html

http://www.cifraclub.com.br/contrib/tutoriais/apostiladeviolao.doc

kiki
Moderador
# nov/08
· votar


defenderBR
use a busca do fórum
use o google

e evite ficar upando tópicos não relacionados ao tema

Pardal
Veterano
# nov/08
· votar


defenderBR

Bem-vindo ao FCC!!!

Bom, quanto a campo harmônico, escalas, etc... o recomendado é que você tenha um bom professor pra te ensinar isso. Mas enquanto isso não acontece, pode usar a busca, que essa sua dúvida já surgiu várias vezes, e daí você pode achar sua resposta em algum tópico anterior. Se não, aí sim venha com dúvidas.

Escala: escala é uma forma-fôrma- de organizar os sons. Você escolhe uma fôrma de organização (tipo fôrma de bolo mesmo), escolhe uma nota e, usando essa fôrma sobre a nota (e sobre as seguintes), você obtém uma escala do tom daquela nota que você pegou na fôrma que você usou. Por exemplo: se você pegar a nota lá, e usar a fôrma de escala maior, obterá a escala de Lá maior. Se pegar a nota Fá e usar a fôrma de escala cigana, terá a escala cigana de Fá.

Você pode fazer uma escala a partir de qualquer nota, em qualquer instrumento, com qualquer fôrma. Isso porque uma escala, em geral, consideramos ter apenas uma oitava. Escala é uma estrutura básica que nos permite visualizar as notas que serão usadas na música. Claro que numa música, pode-se exceder uma oitava, ou mesmo usar notas fora da escala, mas isso não precisa ser explicado agora, calma...

Temos diversas fôrmas, mas basicamente são: a escala maior (natural), escala menor (natural e harmônica), as pentatônicas maior e menor. Claro, existem muitas outras fôrmas, mas com essas é mais fácil começar, são as mais comuns.

A fôrma da escala maior é a seguinte: T T sT T T T sT. Que quer dizer tudo isso? Bom, temos que T quer dizer Tom, e sT semi-Tom. Essas letras portanto indicam diferencas de altura. Peguemos uma nota qualquer e apliquemos a fôrma maior, para termos uma idéia melhor. Pronto, escolhi a nota Dó. à partir de Dó, temos um T, isto é, um tom acima. um tom acima de Dó é Ré. Temos então Dó e Ré na nossa escala até agora. Depois, temos outro T a cumprir... A um tom acima do Ré está o Mi. Temos Dó, Ré e Mi. Acima de Mi, temos um semi-tom, que é o Fá. Dó, Ré, Mi, Fá! Um tom acima de Fá, teremos o Sol. Dó, Ré, Mi, Fá, Sol. Um tom acima de Sol, e teremos o Lá, e nossa escala fica assim até agora: Dó, Ré, Mi, Fá, sol, Lá. Mais um tom acima e temos o Si. Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si! Falta apenas o semi-tom restante para subir, que de Si achamos o Dó denovo. Pronto, acabamos a escala:

^T^^T^Mi_sT_^T^Sol^T^^T^Si_sT_

Agora, aplique a mesma fôrma a outras notas como exercício!

joaosayeg
Veterano
# nov/08
· votar


mestre kiki, fazedor de telecaster's, huashusahuashuashusau
um dia eu ainda vou fazer uma, pode escrever!

defenderBR
Veterano
# nov/08
· votar


Pardal
aew cara muito obrigado pelo que vc postou mas isto eu ja sabia afinal de contas isso é o basico do basico,primeira noção de escalas,gostaria de saber coisas + avançadas tipo as escalas pentatônicas e aki eu ja usei a busca e o que eu encontro são informações cortadas e mal explicadas intao abri este topico pra ve se alquem poderia me dar uma moral

Kamus23
Veterano
# nov/08
· votar


defenderBR

Só pra comentar de novo...

Ontem fui lá e adquiri mais 4 revistas (Acustico - A arte de tocar violão)...

Agora estou com 8, e estou aprendendo desde campo harmonico, até modos gregos, passando por treino pratico, e até Lutheria...

Carina K
Veterano
# nov/08
· votar


Kamus23
Onde vc arranja essas revistas? quanto custam em média?

Pardal
Veterano
# nov/08
· votar


defenderBR

Ok, então eu fui redundante, que bom! Se você domina bem as escalas maior e menor, então vamos às pentatônicas!

Basicamente, as pentatônicas são escalas diatonais em que se retira duas notas, diminuindo a tensão da escala, facilitando os solos. A escala pentatônica é mais consonante que a diatônica pois não possui nenhum intervalo de semitom.

Escala Pentatônica maior

É a escala maior, normal, sem os graus 4 e 7. Em dó maior, fica:

Dó - Ré - Mi - Sol - Lá

Basicamente, é isso aí mesmo.

Escala pentatônica menor

Basicamente segue a mesma regra. Existem mais escalas pentatônicas, que seguem outras regras, mas a maioria não poeria ser executada no violão, pois os trastes no nosso instrumento impossibilitam certos sons.

Lá menor pentatônica:

Lá - Dó - Ré - Mi - Sol

OBS: As escalas pentatônicas são escalas modais e, para piorar, com pouca tensão, dificultando assim o estabelecimento de uma tônica (Não não existe tônica, na verdade). Assim, a execução de um solo em uma escala pentatônica depende de uma harmonia para estabelecer bem as relações entre os sons.

ricre
Veterano
# nov/08
· votar


Revista violãopro.

Essa revista tem tudo que vc e o amigo procura.:)

Pardal
Veterano
# nov/08
· votar


Existem também os modos, gregos e gregorianos. Existe uma confusão muito comum, que é dizer que são a mesma coisa, mas não são. Modos gregos são oito, e eram usados na Grécia antiga. Modos Gregorianos são os modos que a Igreja Católica usava em suas músicas durante a Idade Média.

Basicamente, os modos da música da Idade Média são os mais conhecidos e divulgados dentre os modos. Existem várias formas de se entender os modos, mas a mais didática talvez seja a de entender a fôrma e sua transferência de relações. Vou explicar.

Tomemos por base a escala maior. A fôrma é T-T-sT-T-T-T-sT. Esse é o modo jônio, que não admite acidentes, modulações, etc. A escala maior natural é basicamente o modo jônio, sendo que será, novamente, a harmonia que determinará se estamos no mundo tonal ou modal. Se quisermos outro modo, como o dórico, teremos que transferir a primeira relação da fôrma para o final da fila.

Imagine uma escala de dó, só que você começa na nota ré, fazendo todas as notas da escala de dó, terminando em ré. Ficaria assim:

Ré - Mi - Fá - Sol - Lá - Si - Dó - Ré

Esse é o modo Dórico. A relação intervalar (Fôrma) é T-sT-T-T-T-sT-T. Pegamos o primeiro "T" da fôrma do modo Jônio e passamos ele para o final da fôrma, obtendo o modo Dórico. O modo Dórico, de trás para frente, é igual a ele mesmo.

Para obtermos o modo Frígio, seguimos da mesma forma. O modo Frígio é como uma escala de dó, mas começando na nota mi e terminando, assim como fizemos com o ré:

Mi - Fá - Sol - Lá - Si - Dó - Ré - Mi

A fôrma também é passar o primeiro "T" do Dórico e deixá-lo no final. Fica assim: sT-T-T-T-sT-T-T. Essa fôrma, lida de trás para frente, é a fôrma da escala maior.

O modo seguinte é o Lídio. Ele é como a escala de Fá maior, só que com o 4º grau aumentado: ao invés de Sib, ele tem o Si natural. Pegando como base o modo Frígio, sua fôrma é: T-T-T-sT-T-T-sT.

Então vem o modo Mixolídio. Ele é basicamente uma escala maior, mas com o sétimo grau menor, isto é, ao invés de ter meio tom de distância da tônica, guarda um tom inteiro de diferença. Ele fica assim: T-T-sT-T-T-sT-T. Ele é a escala menor ao contrário, se formos olhar a fôrma da escala menor.

O modo Eólio, É de onde vem a escala menor. Sua fôrma é: T-sT-T-T-sT-T-T. Tanto pode-se pensar em passar o primeiro termo da fôrma do Mixolídio como em colocá-la no espelho... (rsrsrsrs).

Temos, por fim, a escala do modo Lócrio. Era o modo menos usado, pois seu trítono acontecia muito mais facilmente, quando se colocava o bordão. Trítono quer dizer três tons; é a distância entre as notas Si e Fá. Claro, essas duas notas também estavam presentes nos outros modos, mas nos outros modos, como era de costume, deixava-se uma nota como pedal, a nota do modo. No modo Dórico, por exemplo, colocava-se a nota Ré, e tocava-se as demais como melodia enquanto se mantinha o Ré como bordão. A nota que faz trítono com o Ré é Sol#, nota que não está presente no modo de Ré. Por outro lado, no caso do modo de Si, o trítono de Si está presente. E o trítono era visto como o diabolis na música e era proibido. Voltando ao que interessa, a fôrma do modo de Si é: sT-T-T-sT-T-T-T. Essa f^roma é exatamente o oposto da fôrma do modo Lídio.

Carina K
Veterano
# nov/08
· votar


ricre
ond vende? bancas de revista e jornais?

Billy The Kid
Veterano
# nov/08
· votar


Pardal
valew,mas credo...quanta coisa...Kamus23
E a outra é: Não Durma no Ponto - Aprenda Alguns exercicios que ajudarão você a manter a tecnica durante seu descanso...
po cara,tem como tu me passar isso?

Carina K
Veterano
# nov/08
· votar


Billy The Kid
eu tbm queria ^^

ricre
Veterano
# nov/08
· votar


Carina K
ricre
ond vende? bancas de revista e jornais?

Yes.
no meu ver é a revista mais completa mesmo.abs

Carina K
Veterano
# nov/08
· votar


ricre
vlw pela dica! vou procurar ^^

ricre
Veterano
# nov/08
· votar


Lembrando a todos! que um fórum de violão, é só um complemento a mais de como tirar certas duvidas .

Quer mais experiência? procure um professor .:)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a tecnicas nivel intermediario para violão