Anular no dedilhado

    Autor Mensagem
    Strondell
    Veterano
    # nov/08


    Oláa
    Eu tenho noção sobre dedilhado, tipo, q o polegar toca as cordas d cima (os baixos), q a maioria das pessoas naum usa o mindinho, e eu tb naum tenho costume d usar. Minha maior dúvida eh qnto ao i,m,a:
    Numa música cmo Romance de Amor, eh facil o dedilhado pq ele eh sempre o mesmo, do começo ao fim. Mas numa música como Greensleves, na qual naum há um dedilhado "padrão", fica + complicado. Eu ouvi flar q a gnt começa geralmente pelo indicador e dpois usa o médio, e soh vai alternando entre i,m e usa o polegar nos baixos enquanto isso. Se eu fosse usar o anular seria somente na mizinha, certo?
    Na Greensleves, eu naum usaria anular, soh ficaria alternando entre i,m? E como eu sei se eh ou naum eh pra usar o anular? Há uma regra sobre isso?

    Obrigadooo

    Strondell
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Ah, me expliquei mal em uma outra coisa: se vou tocar a mizinha, naum sei se eh para eu usar o anular ou continur com o esquema d soh ficar no i,m, ou seja, tocar a corda E com i ou m.
    xD

    Fuinhosila
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Fuinhosila
    · votar


    Strondell
    cara, se voce usar somente o indicador e medio, voce vai perder muita agilidade, mesmo que agora voce nao perceba isso.
    Use sim o anular sempre que possivel, mas em geral ele é usado na 1ª corda, embora isso nao quer dizer que ele nao possa ser usado em outra, e nem que outro dedo nao possa ser usado no lugar dele.

    Bem vindo ao FCC
    Edit:Bem vindo ao FCCV =]

    kiki
    Moderador
    # nov/08
    · votar


    Strondell
    olá, seja bem vindo!

    eu recomendo a leitura do topico de batidas (fui eu que escrevi a primeira parte =p), lá tem um pouquinho sobre dedilhado.

    algumas musicas, como é o caso da romance de amor, tem um dedilhado fechado, voce nao tem muita escolha.

    mas a greensleeves é mais simples, é possivel alternar mais os dedos.
    até por que esta musica é mais velha que o violão, o que significa que não foi composta especificamente para ele, ao contrario da outra musica.
    ela só tem duas vozes, o arranjo permite improvisar e mudar o dedilhado. faça como achar melhor. eu recomendo testar todas as possibilidades, sempre.

    kiki
    Moderador
    # nov/08
    · votar


    Strondell
    ah, outra coisa, meio besta: o nome do dedo eu acho que é anelar, de anel. é o dedo que vai a aliança no casamento.

    anular é outra coisa...

    Fuinhosila
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    kiki
    anular


    Conjugar
    de nulo


    v. tr.,
    tornar nulo;
    invalidar;
    eliminar;
    rescindir.
    do Lat. annulare por annulariu


    adj. 2 gén.,
    em forma de anel.
    dedo -: o quarto dedo da mão.


    tanto faz
    ele tava certo
    ^^

    kiki
    Moderador
    # nov/08
    · votar


    Fuinhosila
    uia! valeu!
    bom, eu disse "eu acho", pelo visto eu estava errado!

    lawzinho
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    kiki
    anular é outra coisa...

    ouuuuuu kiiiiiiki! ahauahauahauhaaua

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # nov/08
    · votar


    anular essa tb nao sabia!

    entrei pra tirar onda mas passo a bola pro kiki

    aushuahsuhau

    Strondell
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Aaaa anular, anelar, eh quase igual xP
    Ow, o correto eh quase nunca repetir os dedos certo?
    Pq agora eu comecei a tirar Bourré, do Bach, no violão, e pelo q eu sei a gnt naum usa o anular nessa música, soh i,m,p a música toda. Mas eu sempre me perco entre indicador e médio, e acabo sem querer repetindo o dedo ou me esquecendo do dedo que usei por último. Eh normal isso? E como resolver?

    Abraçãoooo pro povo!

    kiki
    Moderador
    # nov/08
    · votar


    Strondell
    pra musica erudita geralmente vem sugerido um dedihado na partitura. eles escrevem tanto os dedos da mão direita quanto da esquerda. procure seguir o que está escrito.

    Dr.Pacheco
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Strondell

    Olha recomendo vc procurar o "metodo" do Henrique Pinto e baixar os dois volumes (se vc realmente quiser aqui tem www.4shared.com).

    P.S: Coloquei o metodo entre aspas pq realmente não pode ser considerado um metodo,mais todo mundo o chama assim.

    Falo isso pq ele tem algumas explicações de coisas bem basicas e depois so música.

    Essas duvidas que vc tem pode ser "retiradas" no livro,mais se vc realmente quer estudar alguma coisa voltada para o classico acho indispensavel um BOM professor.

    espero ter ajudado.

    Strondell
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Strondell
    · votar


    Aee obrigado.
    Eu realmente to procurando algum bom professor aki em sampaaa
    Vo tenta ver se entro num Conservatório Tom Jobim ou algum outro ano q vem
    Ow, mas há partituras que naum sugerem o dedilhado, daí eu tenho q adivinhar o melhor dedilhado. Nessas situaçãoes eu fico meio confuso... Outra coisa q me confunde eh: se existe um jeito correto de dedihlar tal musica, e eu sem querer errar uma posição e repetir um dedo, eu posso me perder ateh o final da música soh por causa d um errinho cmo um dedo no lugar errado. To flando besteira?

    Ah eh, naum deu pra baixar o método =/
    as vlw

    Dr.Pacheco
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Strondell

    Essa questão de repetir dedo é muito discutida e se tem poucas conclusões,os que não ligam e os que ligam de se repetir dedos.

    Jeito correto não,existe o seu jeito,leia e baixe o livro do Henrique Pinto que vou postar aqui e depois de estuda-lo poste suas dúvidas e vc vera que elas diminuiram bastante.

    No mais se vc quiser me manda a partitura que quando eu tiver tempo posso colocar digitação pra vc.

    Aqui vai o link http://www.4shared.com/file/44154021/e810310a/Mtodo_Henrique_Pinto_-_I niciao_ao_Violo_Vol_I.html?s=1

    Pardal
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Strondell

    O dedo anelar (ou anular, que seja) é usado em geral em dedilhados onde três cordas diferentes e em seqüência são tocadas uma após a outra. É usado também quando se passa de uma corda mais grave para outra mais aguda, numa seqüência rápida. É também usado em plaquets, diretos ou alternados.

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Uma vez vi um cara tocando no Sr. Brasi, da Cultura, com o mindinho, Só que o cara tinha a mesma agilidade com o mindinho que a minha agilidade com o indicador, PQP!!

    Strondell
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Auhuhauhauh meu mindinho num serve nem pra tirar caquinha do nariz direito! xD
    Agora deu pra baixar o livro Dr Pacheco, vlww

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Anular no dedilhado