Qual a melhor forma de microfonar um violão clássico

    Autor Mensagem
    sabaraboroubarovadoda
    Veterano
    # set/08 · Editado por: sabaraboroubarovadoda


    Tenho um DiGiorgio 38 que todo mundo adora o som, queria microfonar ele pra fazer umas gravações, mas claro, sem ter que furar o bichinho.

    O que vocês recomendam? Um daqueles mics tipo de lapela? Ou um mic num pedestal?

    Eu já experimentei usar um mic Le Son (mic pra voz) que eu tenho e ficou lamentável, além de ser baixo, o timbre foi todo embora (além da microfonia).

    Iluminem-me com sua sabedoria.

    Há braços!

    kiki
    Moderador
    # set/08
    · votar


    sabaraboroubarovadoda
    cara, da uma busca em microfonação de violão, tem alguns topicos que falam disso.

    pra entender de microfonação, tem que estudar um pouco sobre tipos de microfone.

    pesquise microfones dinâmicos e microfones condensador (ou capacitor), que são os dois tipos principais.

    o fato de ser lapela ou pedestal influi só modo de deixar ele parado. poderia até ser segurado na mão. o idela é no pedestal por que fica mais estático.

    existem tambem captadores de contato pra violao. e de rastilho tambem. mas pra violao erudito o melhor é microfone mesmo.

    Iluminem-me com sua sabedoria.
    sábios já escreveram sobre isso, pesquise aqui no forum!

    até!

    mauropsouza
    Veterano
    # set/08
    · votar


    É Preciso entender que o som que sai do violão é captado no corpo do violão e não naquela boca redonda da frente. O ideal é usar um mic tipo condenser á frente do tampão, um pouco longe da boca e outro no braço para captar os agudos das cordas e "ruídos" caracterpisticos da execução ao vivo, batidas, percussivos, arrastos, coisas assim, não sei se fui claro...

    mauropsouza
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Se der microfonia pode-se tentar tampar a boca com "tapador" prórpio...não sei neme técnico daquilo. Se for algo mais simples, caseiro acho que só um B1 ou B2 da Behringer resolveria, eu tenho um leson também e é terrível, fraquinho mesmo...voce tem que aumentar muito na mesa ai termina saindo muito ruído, só dá prá voz....por que voce encosta bem nele ai capta legal. Esses microfones mais de estúdio meso já vem com "low cut" ou seja corte de ruídos baixos tipo um pezinho batndo, uma respiração etc. Tentei aqui com um lesom sm-58, mas fica difícil mesmo....

    sabaraboroubarovadoda
    Veterano
    # set/08
    · votar


    mauropsouza

    É fodz mey, esse mic da leson é favela legal.
    Mas eu estou querendo amplificar não é nem pra tocar clássico, mas o violão é clássico, e eu queria ter como manter o timbre e a dinêmica dele, mesmo pra tocar pop.

    É meio osso de explicar, mas eu vou upar um video no youtube que o Pat Metheny tá fazendo mais ou menos o que eu quero, aí queria ver se dá pra reconhecer qual tipo de equipamento ele tá usando. É numa música que ele usa um violão nylon com efeito, fica muito bom.

    sabaraboroubarovadoda
    Veterano
    # set/08
    · votar


    O que será que o Pat tá usando aqui? Tá certo que não é um violão clássico, mas é um nylon com certeza: http://www.youtube.com/watch?v=ODvbrvRyR3E&feature=related

    NEI SA
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    sabaraboroubarovadoda

    Pode comprar sem dúvida: Microfone de Lapela Audio Technica Pro 70 (condensador cardióide). Ele já vem com um clip para violão (AT8444) e outro para se usar na lapela. Este microfone é simplesmente sensacional. Vc apenas clipa ele na boca do violão (o clipe é muito bom, já vem com feltros para proteger o verniz). Pode acreditar, é o som puro do violão. Pode usar de Rosini a Herman Hauser, ele vai reproduzir com muita fidelidade o som do violão! Ele já vem com uma caixa que é um phatom power, onde vc usa uma pilha AA alcalina. Vai precisar somente de um cabo XLR (canon)/P10. Eu comprei na Foxtrot aqui em Salvador, por R$727,00 de 6X. Melhor do que ele somente um Microfone AKG C414 que custa R$4000,00. Pode comprar sem susto, vc vai me agradecer. Agora, use um amplificador para violão, nada de caixinhas amplificadas multiuso! A que eu comprei é uma ONERR BLOCK 20MT, (repito, para violão). E uso tb um pedal da Boss o Equalizer GE-7, vc corta os graves, us o volume um pouco acima de 50% e aumenta um pouquinho as frequencias 3,2k e 6,4k, no amp fecha grave, médio e agudo. E vai ficar o som do seu violão exatamente! Vale cada centavo investido!

    NEI SA
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    http://pro-audio.musiciansfriend.com/product/AudioTechnica-PRO-70-Card ioid-Condenser-Lavaliere-Instrument-Microphone?sku=270618


    Dê uma olhada.

    NEI SA
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    sabaraboroubarovadoda

    Conheça melhor este pequeno grande microfone.

    http://pro-audio.musiciansfriend.com/product/AudioTechnica-PRO-70-Card ioid-Condenser-Lavaliere-Instrument-Microphone?sku=270618

    NEI SA
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    http://www.musiciansfriend.com/document?cpd=0OEY&doc_id=99371&base_pid =270618&index=1

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual a melhor forma de microfonar um violão clássico