Professores Irresponsáveis

Autor Mensagem
supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# set/08
· votar


CheshireCat

Cara, quanto à música popular, não generalize.

Presta atenção: Alguns conservatórios ...

Olha o advérbio: Geralmente, são cursos de curta duração,...

Não disse: "Sempre são cursos de curta duração,...

Eu faço piano erudito, mas na minha escola tem piano, violão e outros instrumentos populares, e os professores dão aula com base teórica, não é tipo livre ou uma aula "nas coxas"(sem muito planejamento).

Curso livre não é sinônimo de "aula nas coxas" ou sem planejamento.

Eu faço piano erudito

Já que você tá puxando o saco da "sua escola" (que não te dá aula de graça), porque você não passa para piano popular ou teclado, já que o curso não é livre e não é "nas coxas"?

A Unicamp tem um curso de música popular também. (Um curso mesmo, não um complementar)

Pega o conteúdo programático do curso de violão popular deles e compara com o de violão erudito... E outra coisa, lá os professores são de primeira.

nomenclaturas "cursos populares" ou "cursos complementares", ao invés de cursos livres.

Talvez você não saiba ou eles não te digam (até prá não queimar o filme), mas é assim que a maioria das escolas e conservatórios encaram esses cursos, e isso não quer dizer que não tenham base teórica ou que sejam ruins (isso vai depender muito do professor que você pegar ou da filosofia da escola).

Há muitos cursos e professores bons destes instrumentos, mas você também tem que ter muita sorte. Até dentro de uma escola conceituada e que cobra caro, há professores ótimos e professores meia-boca, que só enrolam o aluno... Esse é o perigo do curso popular...

Abs.

Jabijirous
Veterano
# set/08
· votar


Mas e a partir do ponto em que o aluno se dedique a tal ponto do professor se surpreender com ele e ficar com medo de ele se tornar superior do que ele??

mas "todo" professor quer exatamente isso ( eu pelo menos)!!! como eu disse, o professor ganha nome em cima do aluno!! se o aluno passa o professor nego vai querer ter aula com quem?

um grande exemplo disso é o mozart mello, ja viu a fila que tem pra ter aula com ele??

CheshireCat
Veterano
# set/08
· votar


supermulti
Curso livre não é sinônimo de "aula nas coxas" ou sem planejamento.
A parte da "aula nas coxas" eu tirei disto que você falou: A metodologia para esses instrumentos, geralmente, é meio intuitiva, "qualquer coisa". Não há uma metodologia uniforme, cada um ensina o que acha melhor...
Posso ter entendido errado, mas eu interpretei como sendo uma aula bagunçada, sabe? Mas como você não generalizou mesmo, tá ok. My mistake.

Já que você tá puxando o saco da "sua escola"
Não tô puxando o saco da "minha" escola, tipo "Oh, minha escola é foda! Não é que nem esses lugares meia boca ae!", eu falei dela por conhecimento de causa. Porque lá eu conheço os professores e tenho uma noção de como são as aulas. Não vou falar das escolas ou dos professores que eu não conheço.

porque você não passa para piano popular ou teclado, já que o curso não é livre e não é "nas coxas"?
Ahn... Por que eu faria piano popular se quero tocar música erudita? O_o


Jabijirous
Concordo.

Owl
Veterano
# set/08
· votar


é, realmente uma falta de irresponsabilidade desses professores..
mais tipo assim, você 'contrata' o cara, vai pagar pra ele e ele ainda fica tendo essas atitudes... vai pra pqp.... ninguem aqui é nenhum palhaço, fala pra ele, algo do tipo: 'voce vai me ensinar, ou vai continuar o que voce ta fazendo, porque se vc for continuar o que tiver fazendo eu vou embora e não volto mais...'
tem gente que gosta de fazer os outros de trouxa..

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# set/08
· votar


CheshireCat

Uma vez, conversando com um excelente professor de uma conceituada escola de guitarra, daqui de São Paulo, ele me disse o seguinte:

"Bicho, no dia em que você conseguir criar um método que aborde o repertório voltado para a guitarra desde os anos 50, passando por todas as décadas, por todos os estilos de rock e por todos os principais guitarristas, até os dias de hoje, de forma coerente, você será o pioneiro no Brasil, pois não existe aqui uma uniformidade quanto à metodologia da Guitarra Rock, principalmente, em termos de repertório."

Sacou?

Por isso, eu acho que o cara deveria fazer pelo menos uns 2 aninhos de algum instrumento clássico, para ralar bastante teoria, leitura de partitura e postura.

Depois, aí sim, passar para o popular, é um pulinho, já que o cara teve um bom alicerce e poderá aprender qualquer coisa depois.

Mas, vai de cada um...

Por que eu faria piano popular se quero tocar música erudita?

No seu caso, se mais para a frente quiser tocar música popular, será bem mais fácil - é só estudar harmonia ou, então, arrumar a partitura da música que você quiser...

A metodologia para esses instrumentos, geralmente, é meio intuitiva, "qualquer coisa". Não há uma metodologia uniforme, cada um ensina o que acha melhor...

Às vezes, isso nem é culpa do professor, até porque ele tem que sobreviver e não pode ficar abrindo mão de quaisquer alunos...

É mais complicada a parte do repertório...muitas vezes, a culpa é do próprio aluno, que quer mandar na aula e não quer aprender o repertório que o professor está sugerindo (este é outro problema do instrumento popular - o repertório é subjetivo).

Abs.

Pardal
Veterano
# set/08
· votar


Duas coisas que um bom professor sabe na primeira aula que vai dar pro aluno:

1-O professor não sabe o que o aluno quer aprender, e no que ele vai se desenvolver mais e ter mais dificuldade;

2-O aluno também não sabe o que quer aprender, e no que ele vai se desenvolver mais e ter mais dificuldade;

As primeiras aulas envolvem o desdobramento dessa falta de conhecimento. Aos poucos, eles vão descobrindo, primeiro o professor, para instruir o aluno. O problema é quando o aluno tem dificuldade com disciplina, motivação, ou insubordinação àquele que ele está pagando justamente para conduzi-lo. Pagar professor de violão e achar que não "rola" de acatar suas instruções é contradição.

Koisa
Veterano
# dez/08
· votar


Muleque desgraçado, eu ia tocar na apresentação da escola, agora por causa de um filho da puta desse sem responsabilidade, vou só ficar assistindo e pagando pal pros outros..

Lucas_fms
Veterano
# dez/08
· votar


"Bicho, no dia em que você conseguir criar um método que aborde o repertório voltado para a guitarra desde os anos 50, passando por todas as décadas, por todos os estilos de rock e por todos os principais guitarristas, até os dias de hoje, de forma coerente, você será o pioneiro no Brasil, pois não existe aqui uma uniformidade quanto à metodologia da Guitarra Rock, principalmente, em termos de repertório."

Realmente, até porque as abordagens são muitas e os estilos são extremamente diferentes tanto em termos técnicos quanto teóricos. E além disso o rock e consequentemente a guitarra rock são muito ramificados. Seria impossivel estipular um método com um repertório "padrão" ou até mesmo "sugerido" pra guitarra rock. Nas aulas de guitarra, normalmente, o repertório fica mesmo por conta do aluno e do seu interesse por determinado estilo. Mas não acho isso errado!

Por isso, eu acho que o cara deveria fazer pelo menos uns 2 aninhos de algum instrumento clássico, para ralar bastante teoria, leitura de partitura e postura.


Isso geraria um ENORME numero de desistências.

Prof. Grosélio
Veterano
# dez/08
· votar


Koisa
Ja é o meu 3º professor de violão esse ano..

Procure uma escola de música. Essa "coisa" de professor "particular" de violão, ou qualquer instrumento, não da certo. Aliás nunca deu.
O cara pode me pagar R$500,00 por aula, para ir na casa dele ensinar, que eu não vou. Sem hipocrisia.
Um abraço

Alvaro Henrique
Veterano
# dez/08
· votar


Praticamente todos os bons professores de qualquer instrumento dão aulas particulares. As escolas de música particulares costumam pagar muito mal, e as públicas (incluso faculdades) não pagam o suficiente.

Mas não vão na casa do aluno, o aluno é que vai pra casa ou estúdio do professor.

Fernando de almeida
Veterano
# dez/08
· votar


GALERA,

Leiam no link abaixo ó item que fala de "Falta de pedagogia" ...

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/184912/


Falow.

Koisa
Veterano
# dez/08
· votar


Rapaz, ontem foi a audição que era pra mim tocar e eu não toquei, foi no teatro, a gente acabou com a presentração.. Quando os emo foi toca, a gente fica injuriando, aí o emo ficou nervoso e no fim da musica gritou,

PEGA O EMO AQUI!!

Aí os meus colegas imitando gay:

Olha que eu pego hein!!

Prof. Grosélio
Veterano
# dez/08
· votar


Alvaro Henrique
Mas não vão na casa do aluno, o aluno é que vai pra casa ou estúdio do professor.

É mais ou menos por aí.

Batata_BHZ
Veterano
# dez/08
· votar


Koisa, qts anos? 14?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Professores Irresponsáveis