como ensiar ritimo para iniciantes

    Autor Mensagem
    Marcelo R.
    Veterano
    # set/08


    Eu do dando aula e não to sabendo ensinar ritmos..como posso fazer?? mais pop mesmo...
    abraços

    Koisa
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Na base das setinhas..

    .|
    \/

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # set/08
    · votar


    Marcelo R.
    na base da cetinha e mostrando com com o seu violao lentamente a batida passo a passo para que o aluno decore a sequencia e apos isso vc deve passar o ritmo tocando os dois ao msm tempo lentamente!

    Marcelo R.
    Veterano
    # set/08
    · votar


    uhmmmmmmm...boa boa..legal...........vou tentar isso
    mais alguma dica??

    Pardal
    Veterano
    # set/08 · Editado por: Pardal
    · votar


    Marcelo R.

    Tenta bater palmas com ele. Essa deficiência rítmica, em geral, não é exclusivamente violonística.

    Experimente, deixá-lo cantar enquanto você o acompanha, também.

    Pode bater um pulso e desafiá-lo a bater o pulso junto, depois dividindo pela metade, por três (é uma excelente forma de introduzir com certa facilidade as quiálteras, mas isso não agora, de cara)...

    Faça dois ritmos e peça para ele identificar qual estava mais rápido, qual mais lento, qual tinha mais batidas, etc...

    Tem várias formas de trabalahr isso, cara. Uma dica: trabalhe mais elementos musicais de uma só vez. uma boa atividae segue aí:

    Brincadeira do "chefe":

    Proponha ao aluno (dane-se se ele tem 40 anos; faça isso e outras coisas parecidas para desenvolver nele prontidão automatismo de notas, ritmo, etc...) que vocês irão falar, uma após a outra, as notas da escala.

    Enquanto vocês cantam (devagar, ok?), devem bater palma quando for falada a nota "chefe", escolhida por você ou pelo aluno.

    É uma forma de introduzir certa desenvoltura com a seqU6ência de notas, que será usada para depois construir escalas.

    Depois de algum tempo num mesmo tom, mude o "chefe", ou coloque dois, três, só os que tem vogal "o", ou "a", enfim, invente.

    Acaba que essa brincadeira introduz o ritmo real, livre, pois as notas são sete, então fica sem quadratura. Muito boa, e não precisa de nenhum material. E você pode adaptar para ser feita no violão, tipo: Toda vez que falar a nota chefe, ela deve ser tocada no violão.

    fulanno
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Marcelo R.
    pode começar escrevendo corretamente. hehehe

    Pardal
    Veterano
    # set/08
    · votar


    fulanno

    Lembre-se: só poste se puder ajudar ou enriquecer o tópico. Obrigado!

    fulanno
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Pardal
    Lembre-se: só poste se puder ajudar ou enriquecer o tópico. Obrigado!
    mas eu to dando uma força pro cara saber se expressar.

    Marcelo R.
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Pardal
    Pocha otima idéia...vou tentar trabalhar mais elementos juntos.
    O negocio complicado mesmo é vc conseguir que o aluno pegue a mecanica da coisa...o suing....a manhã do negocio..é com tempo....
    mas quero dar as dicas certas entende?
    eu nem lembro como fiz..era tao fominha que aprendi rapido, mas como tem pessoas mais preguiçosas que outras tem que variar o metodo....

    Pardal
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Marcelo R.

    O negocio complicado mesmo é vc conseguir que o aluno pegue a mecanica da coisa...o suing....a manhã do negocio..é com tempo

    Sim, isso demora, você tem de trabalhar várias vezes os mesmos exercícios, ser criativo e inventar vários também.


    eu nem lembro como fiz..era tao fominha que aprendi rapido, mas como tem pessoas mais preguiçosas que outras tem que variar o metodo....

    Não é só preguiça, às vezes é dificuldade mesmo. E pra você que já sabe, fica a impressão que o cara está demorando demais.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como ensiar ritimo para iniciantes