Cordas de guitarra em violão folk

    Autor Mensagem
    Johnny Favorite
    Veterano
    # set/08 · Editado por: Johnny Favorite


    Procurei na busca mas cada um diz uma coisa diferente. Gostaria de saber dos luthiers que passam por aqui se há algum problema em colocar cordas de guitarra em violão.

    Hj estou afinando o violão folk um tom abaixo e ainda assim a tensão das cordas (D´Addario 0.10) é maior que na guitarra (elixir 0.10). Gostaria que o violão fosse macio como a guitarra e que o encordoamento tivesse a mesma durabilidade (elixir nano protection). Para diminuir a ação das cordas é só lixar o rastilho? como se afina as oitavas? Virando o tensor em sentido horário eu deixo o braço concavo e em sentido anti-horário convexo? Obrigado.

    atari
    Veterano
    # set/08
    · votar


    nao teria sentido isso...
    o modo que sao feitas as cordas de violão ou guitarra sao diferentes.

    já tive vontade de colocar uma corda de guitarra no violão quando a minha quebrou e o som realmente ficou estranho e baixo.

    kiki
    Moderador
    # set/08
    · votar


    Johnny Favorite
    sobre o tensor use a busca, que há inumeros topicos explicando como funciona.

    sobre as cordas, o problema é o seguinte:
    quanto mais tensa a corda, mais dura de tocar. mas tambem faz mais som.
    a corda do violão aço é mais dura pra dar mais som. a guitarra nao precisa, ela é amplificada.
    se voce botar corda de guitarra vai ficar com pouco som, com pouco sustain. seu som vai ficar pobre.
    outro problema: o braço vai curvar pra tras, por causa da tensao menor. daria pra regular o tensor pra tensao mais baixa da corda.

    na minha opiniao, nao vale a pena. acho que voce deve se acostumar com a tensao diferente mesmo (transitar pelas diferentes tensoes do violão aço).
    violão é violao, guitarra é guitarra. são instrumentos diferentes.

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # set/08
    · votar


    Johnny Favorite

    qt a regulagem das oitavas era pro seu violao ter vindo regulado! nao da pra ser feito a nao ser que vc mude o buraco no cavalete de lugar mas ai axo q nao rola!

    a acao das cordas da pra ajusta no tensor

    Johnny Favorite
    Veterano
    # set/08
    · votar


    japaubatuba
    qt a regulagem das oitavas era pro seu violao ter vindo regulado! nao da pra ser feito a nao ser que vc mude o buraco no cavalete de lugar mas ai axo q nao rola!

    a acao das cordas da pra ajusta no tensor


    Não, ele veio. Mas eu perguntei no caso de mudar de cordas e tensão no braço.

    kiki
    atari
    japaubatuba

    Certo, mas seria errado eu mudar a altura do rastilho para ter as cordas mais perto do braço?
    E seria errado tambem eu afinar um tom abaixo e usar um capotraste no braço?

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # set/08
    · votar


    Johnny Favorite

    ah tah foi mals

    qt vc mudar as cordas nao mexe na afinacao fica tranquilo jah fiz isso!
    o q vai acontecer e ficar com o som xoxo por conta disso nao coloco mais!

    Certo, mas seria errado eu mudar a altura do rastilho para ter as cordas mais perto do braço?
    E seria errado tambem eu afinar um tom abaixo e usar um capotraste no braço?


    nao nos dois casos so que se vc mexer no rastilho corre o risco de errar nas lixadas e acabar passando do ponto( o que aconteceu com um amigo que tinha um di giorgio pq nao tinha tensor!) e ficar trastejando mas....
    se vc quer tanto deixar as cordas do violao lambendo os trastes o q vc falow dah pra fazer sim mas soh toma cuidado com o rastilho!

    Johnny Favorite
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Então, comprei a Elixir 0.10 para violão folk mesmo, ela é lisinha e a tensão já é um pouco menor que a D´adario. Acontece que eu mesmo lixei o rastilho. Adivinhem o que aconteceu?

    kiki
    Moderador
    # set/08
    · votar


    Johnny Favorite
    trastejou?

    Johnny Favorite
    Veterano
    # set/08
    · votar


    kiki
    hahaha, não, ficou perfeito! A corda mais baixa tbém diminue im pouco a tensão, ficou agora como se eu estivesse afinando um tom abaixo com as outras cordas e ação alta. Detalhe, as oitavas continuaram perfeitas! yeahhh ahahha

    obs, eu lixe cerca de 1,2mm de rastilho.

    atari
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Johnny Favorite

    eu tenho vontade de fazer isso,
    mas estou feliz com ele assim...

    mas sobre a elixir,
    ela é tão boa assim mesmo? pow, sempre usei augustine e não dura tanto.

    Johnny Favorite
    Veterano
    # set/08
    · votar


    atari
    pois é, mas é que eu o meu estava coma s cordas muitíssimo altas e deu pra ver que não ia trastejar. Quanto as elixir, são caras pra kct, paguei R$43,00. Mas valem cada centavo, duram muitíssimo e são muito agradáveis de tocar. Eu não compro outra.

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # set/08
    · votar


    Johnny Favorite

    tava tao alto assim?

    vc pressionando o bordao na primeira casa e na ultima casa do violao ao msm tempo qt de altura (distancia entre a corda e o traste) tem no oitavo traste? passa de 2 mm?

    Johnny Favorite
    Veterano
    # set/08
    · votar


    japaubatuba

    olha, antes a curvatura do braço estava ok, tinha 1mm essa distância. Depois que eu lixei o rastilho e do ajuste que eu fiz está igual, 1mm. Mas o problema é que as cordas estavam com mais de 1cm de altura entende, não tem como tocar nada assim a não ser que vc fique socando acordes apenas. Agora as cordas soltas ficam cerca de ficam 3mm na oitava casa no bordão e 2mm na oitava casa na primeira corda. Quando aperto a ultima e a primeira casa ficam cerca de 1mm. E nenhuma casa está trastejando. Inclusive antes a afinação de oitavas não era correta para corda lá, que variava cerca de 10%. Agora simplesmente está correta em todas as partes do braço todo. As que mais variam mudam no máximo 3% a afinação. Eu considero que não poderia ter feito coisa melhor no meu violão. Mesmo sabendo que foi um grande risco ter eu mesmo feito isso sozinho ao invés de ter levado num luthier. Acontece que cansei de levar instrumentos em luthier e voltar pior do que estava. Agora eu mesmo ando regulando meus instrumentos. Regulei meu baixo que compri a pouco tempo tbém.

    axleWs
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Johnny Favorite
    acho que é muito importante o músico saber regular seu próprio instrumento, as vezes o luthier não consegue entender exatamente o que o músico quer. parabéns pelas modificações, foram bem feitas e bem pensadas, abraços

    LUCAFE
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Procure um luthie e peça para regular o tensor para cordas 0.09 coloque corda 0.09 para violão folk bronze d'adário ou da DARCO da Martin (que acho melhor). Ele verificará a necessidade de altura do rastilho. Ficará mais suave e não precisará fazer grandes modificações. Não regule o tensor se não souber o que está fazendo. As cordas não são para sempre...Passe uma flanela depois que tocar "enxugando" as e elas durarão mais... Não confie em afinadores para "calibrar" as notas na escala. Existem réguas e todo violão decente que é "temperado" já vem com as medidas de fábrica. Isso deve ser verificado na compra do instrumento.

    MMJr
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: MMJr
    · votar


    Ai galera...o ultimo artigo do link abaixo ta explicando com regular o instrumento....
    Parabens ao Soulface pelo trabalho....

    E bem simples.. porem so faca depois que voce entender o mecanismo do tensor.....

    A "acao" da corda nao e regulada apenas mexendo no tensor ..
    O tensor regula a curvatura do braco....
    O rastilho e o nut ( pestana) sim, regulam a altura das cordas....

    A regulagem final e um ajuste das tres coisas..Tensor , pestana e rastilho...

    A regulagem da altura das cordas e uma escolha pessoal e esta ligada a maneira que a pessoa toca...Pra quem usa batidas mais fortes vai precisar de cordas mais altas evitando assim um trastejamento... quem toca com batiodas mais suaves pode usar as cordas mais baixas...tudo e uma questao de gosto....
    mao existe uma medida padrao.....

    No caso da entonacao ( as oitavas) Pode ser um pequeno erro no angulo em que a corda se apoia em cima -no topo- do rastilho....Corrigir as oitavas e trabalho para luthier e dos bons...nao e pra qualquer um...E dificil encontrar um violao que as oitavas conferem perfeitamente..... todos os dias...sem variacoes...
    As vezes se a diferenca for muito grande pode ate ser um erro na posicao do rastilho em relacao aos buracos como ja foi citado acima....

    Confiram o artigo...
    http://soulfaceguitars.blogspot.com/

    Quanto usar cordas de guitarra e o seguinte...se a curiosidade for muito grande ...vai ter que pagar pra ver...compre as cordas e faca o teste....caso contrario use cordas para violao mesmo...Cordas de guitarra nao vao causar nenhum problema na estrutura do violao...porem uma regulagem, a maioria das vezes, sera necessaria....

    kiki
    Moderador
    # mai/15
    · votar


    ===================
    RESSUCITANDO 2015!
    ===================

    Galerinha do fórum, vejam se alguém já fez essa gambi e pode me ajudar:
    já usaram corda de guitarra no violão folk?

    eu vou fazer esse teste, gostaria de saber se alguém já tentou.
    eu tenho usado cordas bronze no violão (martin ou daddario), e colocarei cordas elixir (sei lá do que é, niquel? não diz na embalagem).
    essa mudança na composição deve dar alguma diferença no timbre.

    além disso, vi que as espessuras são diferentes (a de violão começa .011 e termina .052 e a de guitarra é .011 - .049).
    emfim, se alguem puder dar alguma luz agradeço!

    (ps.: é engraçado ler respostas antigas da gente mesmo)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cordas de guitarra em violão folk