Review "Ovations": Strinberg, Groovin e Stagg

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/08


    Hoje fui passear pela Teodoro em procura de violões de fundo de fibra ao estilo Ovation. Eis um pequeno review dos modelos de três marcas que encontrei.

    Não tenho informações muito precisas sobre estes produtos pois eles mal são achados nos sites. O site da Groovin (na verdade, a página da Groovin dentro do site da Equipo) é um lixo, mal tem fotos dos violões. No da Stagg não achei este modelo. E tanto no site da Strinberg quanto no da Sonotec (distribuidora da Strinberg no Brasil), este modelo não está catalogado.

    De modo geral, essa lenda de que "o som acústico é um lixo" não é bem assim não, todos os modelos apresentaram boa acústica. Eles só não têm a mega projeção sonora de um folk. Todos têm 24 trastes, só que o acesso ao 23º e 24º é mais dificultado devido ao formato do corpo.

    Strinberg AP100
    Preço: R$480
    Captação: ativa com três bandas de EQ e afinador
    Este eu testei na Playtech, só desplugado. Era bem o que eu esperava: timbre "seco", um pouco estalado. Voltando a este modelo, a construção é muito bem feita, o acabamento das "folhas" (o equivalente à roseta nestes modelos) é muito bem feito. O braço é envernizado, facilitando o deslize.

    Stagg (não sei o modelo)
    Preço: R$500
    Captação: ativa com três bandas de EQ
    Este eu testei na mesma loja e lado a lado ao Groovin. O acabamento é o ponto forte deste modelo. As folhas têm os desenhos dos "veios", coisa muito caprichada. A marcação é tipo "cruz-de-malta" (aquele símbolo da camisa do Vasco, só que com umas seis pontas). O braço também é envernizado. O logotipo parece um medalhãozinho, também é outro detalhe muito legal. Mas o que mais chamou atenção no visual é a pintura, preta, deixa o violão muito destacado. Ele também foi o mais pesado dos três. Quanto ao som, testei tanto plugado quanto desplugado, e adorei o resultado. Desplugado foi bem semelhante ao Strinberg, e plugado deu pra perceber bem suas características sonoras (seco e estalado). Eu, particularmente, estou em dúvidas entre o Strinberg e o Stagg.

    Groovin GOV (não sei que número)
    Preço: R$320
    Captação: ativa com três bandas de EQ
    Este violão tem como ponto forte o preço. Porém, o acabamento não é tão caprichado como o Stagg e como o Strinberg. Um detalhe que me chamou atenção foi o headstock, meio exótico (eu achei bonito). O braço também é envernizado. E este foi o que aparentou ser mais leve dos três. Quanto ao som, ele puxou um pouco mais pro grave, o que deu pra perceber mais quando plugado.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    PS.: Já havia testado o Stagg e o Groovin lado a lado, e tinha preferido o Groovin - o que me parece é que o Groovin mudou, não o Stagg. Tudo pode ser questão de achar um que tenha o som que você procura.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Review "Ovations": Strinberg, Groovin e Stagg