Voce acha que os músicos dos grandes artistas deve aparecer mais?

Autor Mensagem
Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


Penta_Blues
Ao pensar no que lhe responder, uma coisa me veio à cabeça:
A questão aqui é ser competente ou querer aparecer?


A questão é, se quando voce tiver 60 anos de idade voce vai conseguir ter uma vida digna, sem precisar ser sacoleiro de supermercado, e cá entre nós, isso já vem acontecendo, eu acho tem hora que voce tem que parar e rever seus conceitos sobre o que voce faz, (falando de músicos) e hoje a música, como todas as outras coisa evoluiram muito e vão continuar assim, hoje vc tem muita informação etc... Os músicos mais velhos já estão começando a sobrar, e nenhum de nós vai ficar prá semente. Na música, esse negócio de 30 anos de experiencia, já não está contando mais. Tocar prá cantor famoso é bom, mas temos que contar o depois de amanhã também, não só o amanhã.
Vamos continuar com o assunto, não sei se vai chegar a algum lugar, mas é uma boa troca de idéias.
Um abraço

BaNdAiD
Veterano
# jul/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo

Cara, mas qual é o ponto? Ficar "rico e famoso" como musico de apoio pra gente famosa? Pq se for, vc sabe por experiencia própria que isso não acontece....
Acho q a questão é bem mais complexa, e abrange a própria cultura brasileira em relação a música e ao músico...
O cara vai num show, gasta 100 reais em bebida mas não compra o cd do artista por 15 reais....pense nisso!

lemingue
Veterano
# jul/08 · Editado por: lemingue
· votar


Lendo os posts anteriores, tive vontade de deixar um "relato". Desculpas pelo tamanho...

Viver de música num "estado de arte", meio transcendental não existe. Ninguém faz arte por arte, ainda mais com música. Tem instrumento que dá despesa só para mantê-lo funcionando. Não vou nem falar aqui de quanto um guitarrista, por exemplo, precisa gastar para ter um equipamento digamos "top".

Mesmo muitos famosos não podem encostar o burro na sombra. Não chegam a passar fome, mas, no final, venden-se da mesma forma que os musicos de apoio. Isso ocorre de várias formas, repitindo-se (musicalmente falando), programas de auditório, e etc. Quem disse que eles só tocam o que gostam?(incluindo suas própras músicas).

Durante um tempo vivi de tocar na noite, não muito tempo, mas o suficiente para ver que se continuasse com isso não gostaria mais de tocar guitarra, não sei nem se conseguiria me manter...

Acompanho esse cenário a uns 10 anos, vejo ótimos músicos tendo que te ralar em outros empregos para poder se manter, outros que mergulharam de cabeça na música, venderam empresa e etc e levaram pau. Vejo os músicos mais velhos, aqueles que fizeram a cabeça da gurizada nas baladas de 15, 20, 30 anos atrás, decadentes, e, como já citaram, trabalhando em sub-empregos, pois passaram a vida toda na música e não construiram uma carreira sólida em outra área, às vezes, tirando um troco num barzinho como bico. Tem outros que, de certa forma, ficam no ramo, ensinando, em estúdios, sonorizando, consertando ou vendendo instrumentos/audio. Enfim, como o Prof. Rosélio falou, dinheiro é tudo, tire ele e veja o que fica nessa "arte".

Não me arrempendo nem um pouco de ter largado a vida de músico profissional, de ter que economizar o dinheiro do mês pra pagar a carteirinha da OMB, de tocar "tudo que sai na rádio", de ver todo tipo de equipamento e não poder comprar nenhum, de ver os metidinhos com seus PAItrocínios tocando uma porcaria, com equipamento top, com dois técnicos por músico, caminhão e escambau, música na rádio direto, e tocando nos mesmos lugares que eu tocava. Tá certo, se eu fosse muito bom isso nada disso seria problema, mas se mesmo para os "talentosos" já é difícil...

Trilhei outro caminho pra mim, tive que me afastar da música por um tempo, mas hoje tenho tempo suficiente para tocar/estudar, ter uma "bandinha", tocar só o que gosto e ter o equipamento que quiser. Posso não tocar nos mesmos lugares badalados de outrora, mas também não dependo mais disso e não tenho que ficar três, quatro horas tocando até acabar o último barril de chope do bar.

Respondendo a pergunta do tópico:

Voce acha que os músicos dos grandes artistas deve aparecer mais?
Acho que eles devem fazer o papel deles. Se forem pagos pra ficar na penumbra, que fiquem. Ninguém é obrigado a fazer isso. Se não quiser, recuse e outro fará no seu lugar. Quem vende ingresso, CD e etc é o músico principal, ele é o foco, ali é que está o investimento. Sem essa de querer botar o nome de todos os peões de obra na placa de inauguração, isso é facultativo ao frontman. É triste, injusto? Não sei, mas é assim que as coisas são. Sempre haverá outros músicos menos conhecidos, mesmo que todos os de acompanhamento apareçam mais. Não sei por que isso de achar que qualquer coisa que sobe num palco e faz barulho tem que ser que nem os Beatles, que todo mundo sabia o nome deles. Nos vivemos em sociedade, cada um desempenha um papel nela..., mas isso já é papo muito cabeça..., melhor ficar por aqui...

Abraços!

erico.ascencao
Veterano
# jul/08
· votar


Acho que o conceito de fama também é subjetivo. Imagino que fama não é só aquela que agente imagina, de subir no palco com a guitarra no pescoço, botar pra fuder e quebrá-la no final. Tem também a fama de músico de estúdio, aquele cara que vira arranjador famoso, que vira músico requisitado em gravações, enfim.

No fim das contas, cabe aos admiradores de música admirar quem é bom músico ou não. Tanto para músicos profissionais quanto para amadores que tocam em pequenas bandas, é uma merda tocar pra quem "não é do ramo".

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


Sharper
Tá loco!?!? O bicho não tá nem cantando! Que que ele faz?
- É que aquele ali é o compositor.


Eu já disse antes, os compositores tem o ECAD que faz arrecadação de direitos autorais, e eu ainda não ví compositor reclamar que não tenha recebido o que lhe é de direito. Voce não acha que os músicos que acompanham o grande cantor, devería ser mais valorizado? Como em uma empresa, que o cara tem possibilidades de crescer, porque o músico cresce a cada dia, ele está sempre aprendendo e colocando isso a disposição do cantor ... A pouco tempo veio um Sr. fazer uma apresentação de piano aquí na cidade, até hoje ninguém sabe me falar o nome do cara, e ele levou mais de 2000 pessoas lá na praça, as pessoas só sabem que ele é músico do Roberto Carlos. E a identidade do cara? Ele tem que morrer assim? Esta é a proposta dessa discursão.
Vamos falando, cada um fala o que acha, se não chegarmos em um consenso, terá valído a pena a rezenha.
Um abraço.

erico.ascencao
Veterano
# jul/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Tem uns músicos por aí que têm um puta de um renome mesmo sendo músicos de apoio. O Sr. Schiavon (banda do Faustão), o Celso Pixinga (já foi músico de apoio, hoje é endorser da Condor e da Meteoro), e por aí vai. Deve ter também um pouco de marketing pessoal na jogada.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Cara, não é só em música que isso acontece, mas em todas as profissões. Sou luthier e músico amador, mas minha profissão principal é professor universitário (estudo até hoje para isso, e tenho títulos das maiores universidades do Brasil), também em minha carreira isso ocorre. Acontece que, como vc eu sou pai-de-família, e não tenho mais 20 anos, assim, minha preocupação básica é fazer bem o meu trabalho e ganhar honestamente meu salário, se puder e a sorte decidir d'eu "assumir a ponta", estou preparado.
Abç

DENNYSRENGIER
Veterano
# jul/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Bem não sou contra que, de certa forma haja uma valorização do sideman no Brasil, inclusive conheço muitos que nasceram para ser sideman; estão realizados, e como sabem que um dia não serão mais úteis (como em qualquer profissão) ele já deposita uma parte dos ganhos para aposentadoria, tem poupança etc.

A questão na música é o prazer, tenho grandes amigos que hoje "desencanaram" em ser músicos profissionais e partiram para o hobby, eles relatam que hoje sabem o que é ser feliz ao empunhar um instrumento! Não tem a "ganânçia" de gravar, de aparecer na TV, ter um disco assinado por um artista famoso ou coisas do tipo. Atualmente tem suas profissões, suas rendas, mas tem a música como "xodó" uma paixão.

Perseguí durante muitos anos ser sideman, tive oportunidade, toquei em contrato de "freelancer" durante 3 anos, mas ví que aquela "maré" era passageira, instável, procurei me resguardar, voltei a minha antiga profissão, me atualizei, só para garantir, no fim das contas percebí que minha antiga profissão seria mais rentável e estável, fiquei muito chateado em parar com a música de forma profissional, cancelar meus compromissos e as viagens, mas hoje tô mais feliz em ter ela como um hobby e um "extra" de final de semana! Percebí hoje que meus maiores fâns e apoiadores além de mim mesmo era minha esposa e minha filha... quer tiêtagem melhor que esta???
Abraços de um músico realizado!!!

Bog
Veterano
# jul/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Enquanto as pessoas se conformarem em ser "os sombras" eles vão continuar sendo.

Pois é, mas quando você assina um contrato no qual aceita essa posição, você não pode reclamar.

O meu ponto é que, como outros também disseram ali, isso não é uma coisa sobre "músicos de apoio", e sim algo que vale para toda e qualquer profissão. O mundo não é feito apenas de Newtons, Lulas, William Bonners, Robertos Carlos, Ronaldinhos, Eikes Batistas e outros "holofoteados". Pelo contrário, para cada um desses, tem uns 100 que nunca vão ficar em evidência. E todos eles precisam ralar, todos podem ganhar dinheiro agora e passar por dificuldades aos 60 anos. Infelizmente, é assim que o mundo é. =/

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


erico.ascencao
[i]O Sr. Schiavon (banda do Faustão),

Schiavon, nunca foi músico de apoio, ele é o maestro da banda do Faustão e no tempo de RPM, ele era dono da banda.

Gattuso
Veterano
# jul/08
· votar


Tipo, acho que é legal do cara pelo menos apresentar a banda



Tem muitos músicos de seção/estúdios que tem sorte e conseguem destaque... Alguns dos melhores baixistas/bateristas/tecladistas são... Um cara que é considerado por muitos o melhor baixista da história era músico de estúdio... James Jamerson... E olha que muitas vezes nem botavam o nome dele nos créditos

Mas tipo, vc nunca tentou montar uma banda sua? Se fosse eu, tentaria alternar o emprego de freelancer com uma banda própria


E parabéns pelo seu trabalho aí na sua cidade

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


DENNYSRENGIER
mas ví que aquela "maré" era passageira, instável, procurei me resguardar, voltei a minha antiga profissão.

Isso já resume uma grande parte da conversa, ter que voltar a antiga profissão, eu tive que fazer a mesma coisa. Saí da música, quase que totalmente, trabalhei até me aposentar, e retornei à música as uns 4 anos, e hoje eu vejo que a situação não mudou nada, continua a mesma coisa.

erico.ascencao
[i]Acho que o conceito de fama também é subjetivo.


Não estou querendo falar de fama, quero falar de valorização do profissional, neste caso o músico, fama já é outro papo, "velho" a maioria dos músicos que são os "sombras" nem um plano de previdencia eles tem, como vão viver na velhice? Vão se aposentar como? Por idade? Ganhar um salário minimo? Os Artistas "famosos" que recebem a bolada, não estão nem aí prá isso ( lembrando que toda regra tem excessão) se não te serve mais, chama outro, vai pagar menos e etc....
Um abraço

BaNdAiD
Veterano
# jul/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo

Cara, outro fator importante é que niguem no público geral está nem aí pra quem ta tocando com o zeze de camargo e luciano! Eles nem sabem a diferença entre uma guitarra e um baixo...

O sideman aparece justamente quando ele "não aparece". Quando ele cumpre seu papel muito bem, pode ter certeza que as portas começam a se abrir e as pessoas passam a referenciar cada vez mais o seu trabalho, que é de sideman.

Agora, se vc quer ter o holofote, tem que montar um projeto seu...não tem jeito!!

Se o sideman, merece mais respeito:SIM!
Se merece mais holofotes: NÃO!

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


Gattuso
Mas tipo, vc nunca tentou montar uma banda sua? Se fosse eu, tentaria alternar o emprego de freelancer com uma banda própria

Eu tenho uma escola de música e dou emprego para um monte de gente, fora os que fazem estágio aquí (E são remunerados por isso, coisa que poucas escolas fazem ou nenhuma). De certa forma eu estou comprando briga dos outros, mas eu quería trazer este assunto à discussão, prá ver se o ponto de vista está correto, ou eu estou totalmente por fora, tenho visto tanta injustiça, que.... deixa prá lá.
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


BaNdAiD
Se merece mais holofotes: NÃO!

Também acho que não, mas merece respeito.

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


BaNdAiD
Se o sideman, merece mais respeito:SIM!

Até que o titulo que conseguiram para os caras é legal, imponente.
"SIDEMAN" é... já é alguma coisa.

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# jul/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo

tenho visto todas e respostas q o pessoal aqui tem dado e tem bastante coisa q o pessoal fala q concordo!
esse papo de musico nao ser reconhecido ou acabar num buraco eh tao comum qt em outras profissoes
qd tava decidindo o q eu ia fazer da vida, se tornar musico era uma das coisas q queria, no entanto nao acho q ser musico ia ter uma vida estavel, entao optei por se tornar professor q tb nao grande coisa mas eh uma coisa q eu tb gosto, no caso matematica e fisica ,qt a nao ser reconhecido o q eh pior q professor de escola publica?
vc ainda tem sorte q qd se tem uma escola de musica procura quem quer e vc tem o devido respeito!
qt ao meu caso q tenho q aturar aluno q nao tah afim da aula e o aluno tb q tem q ficar ali me aturando sem ter interesse nenhum isso eh um porre nao eh?
mas faz parte da profissao escolhi isso e nao me arrependo tem seus dias ruins mas tem vezes q eh recompensador!
acho q qd se escolhe ser musico acho q tem q ter em mente um tipo de balanca onde de um lado vc poe os pros e do outro os contras ai vc ve pra qual lado pesa mais se valer a pena vai em frente! lembrando sempre de estar preparado para a ma sorte pro tombo nao ser grande!
gosto de musica pretendo estudar mais um tempo pra ser capaz de dar aulas(de musica) um dia. meu objetivo sempre foi esse! nao sonho em aparecer na tv ou tocar com qlqr artista famoso
como vc jah tem essas coisas de certa forma vc esta num lugar onde muitos aqui do cifraclub gostariam de estar!

qt a pergunta q vc fez no comeco acredito q tem ocasioes para isso
nao dah pra apresentar uma orquestra com mais de 50 integrantes por exemplo mas se o artista trabalha com poucos musicos pq nao?

tenho visto tanta injustiça, que.... deixa prá lá
con certeza eh uma coisa q ocorre em todo lugar e varia de cultura para cultura!
vc conseguindo ajudar um amigo jah eh um passo pra virar o jogo

quero mudar a situacao do ensino faco o q dah!

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


japaubatuba
nao dah pra apresentar uma orquestra com mais de 50 integrantes por exemplo mas se o artista trabalha com poucos musicos pq nao?

Não dá para comparar um músico de orquestra sinfonica, com músico de banda de cantor(a). O músico de orquetra sinfonica, já entra com o seu objetivo definido, e o salário compensa, tanto que para entrar em uma orquestra sinfonica, é quase impossível. Eu concordo com muita coisa que foi dita, outras eu aceito, porque é a realidade. Mas voce ver músico, empacotador de supermercado, é o cumulo, ( nada contra os empacotadores). Este mes um baterista da banda "Swing de palha" me pediu emprego, o cara é muito bom baterista, pagou altos cursos, se profissionalizou mesmo, e tá desempregado. Vou ver o que posso fazer por ele, e o pior que é a unica coisa que sabe fazer,"tocar batería". Tem que rir.
Um abraço
Obs. Quando eu digo músico, é músico mesmo, não estou falando de tocador de violão, sanfona e etc.. e etc...Esses aí fazem só prá passar tempo.

Penta_Blues
Moderador
# jul/08
· votar


Boa tarde!!!

Prof. Rosélio Araujo
Na música, esse negócio de 30 anos de experiencia, já não está contando mais. Tocar prá cantor famoso é bom, mas temos que contar o depois de amanhã também, não só o amanhã.
É um bom argumento o seu, mas como bem lembrou nosso camarada Mauricio Luiz Bertola não é só na sua profissão que isso acontece.
Nada substitui ou paga o conhecimento. Quem é bom sempre será e tenderá a melhorar com o tempo. A não ser que "pare no tempo"...
Quando vc não puder ou não quiser mais encarar estrada, noites e mais noites acordado, longe da família e de casa, vc pode optar por inúmeras atividades ligadas à sua profissão. Ser músico de Estúdio, ser professor particular, ser colaborador de revitas especializadas, ser consultor, ser escritor, gravar video-aulas, dar acessoria em lojas especializadas são apenas alguns exemplos do vasto campo a ser explorado quando não se quiser mais encarar os palcos...
A grana certamente virá. A diferença é que não haverá mais os holofotes, o que, como eu disse anteriormente, acaba caindo na questão do ser competente ou querer aparecer.
Valeu!!!

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


Penta_Blues
Valeu!!!

Valeu!!!

Renan Russo
Veterano
# jul/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo

A música brasileira atualmente é pobre, veja as bandas novas que estão fazendo sucesso, Strokes (ñ sei se tá escrito certo ok?), Nx Zero, CPM 22, e sem contar os solos, Mc Creu e tal. Eu ñ tenho nada contra eles, mas eu acho eles músicos comuns. Eu fico muito triste em ver que a música brasileira está tão decadente, e que os verdadeiros músicos, ñ tem espaço na mídia, que p'ra mim é a verdadeira fonte de propaganda p/ a evolução de uma carreira de um artista. Eu tenho certeza que no Brasil possuimos músicos incriveis tais como Steve Vai, Satriani, Petrucci, Mike Portnoy... Mas que ñ são valorizados e reconhecidos. Será que terei que ouvir Nx zero pelo resto da minha vida???

CREUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU em semifusa!

erico.ascencao
Veterano
# jul/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
[OFF] Tu é professor universitário? Dá aula em que curso? Mais especificamente: que matérias você dá aula e em que assunto você é especializado?

erico.ascencao
Veterano
# jul/08
· votar


Voltando ao assunto: muita gente aqui compara a profissão de músico com as suas respectivas, mas há uma diferença significativa: a mídia.

Bom, eu, por exemplo, faço faculdade de Engenharia. Quando eu ser Engenheiro, se eu for o super-mega-fodão da empresa vou ficar feliz, mas na verdade nem tenho a noção da realidade mundial. Ou seja, pode ser que tenha um outro Engenheiro na Siemens que seja muito melhor que eu. Mas eu não estou nem aí, ou melhor, nem percebo o que acontece um pouco mais longe do meu umbigo. Agora o músico tem a mídia, e é ela que dá o reconhecimento profissional. Infelizmente é assim.

Penta_Blues
Moderador
# jul/08
· votar


Bom dia!!!

erico.ascencao
Bom, eu, por exemplo, faço faculdade de Engenharia. Quando eu ser Engenheiro, se eu for o super-mega-fodão da empresa vou ficar feliz,
Se vc quiser ser, quando vc for Engenheiro, é bom tomar cuidado com certos deslizes que fatalmente não o colocarão no status de "super-mega-fodão"...
Com relação à Mídia, discordo totalmente de vc.
Primeiro porque existem inúmeros profissionais que possuem relação direta com a Mídia e que fazem sucesso sem aparecer na mesma, ou seja, este quesito não é exclusividade da profissão de músico, portanto, a diferença entre as profissões não é significativa na minha opinião.
E segundo porque existe uma enorme diferença em ser um profissional de sucesso e aparecer na mídia, pois frequentar as manchetes do jornal não significa ser ou ter sucesso...
Valeu!!!

erico.ascencao
Veterano
# jul/08
· votar


Penta_Blues
Bom, devo ter confundido mídia com sucesso. Mas acho que música é uma coisa muito mais relacionada à sucesso do que outras profissões como medicina, engenharia, direito - pelo menos as pessoas que trabalham nesta profissão têm muito mais em mente o sucesso do que médicos, engenheiros e advogados.

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


erico.ascencao
Tu é professor universitário? Dá aula em que curso?

Eu tenho uma Escola de música . Na escola dou aulas de 12 instrumentos diferentes. Mas não acho que isso seja algo fora do normal, não me considero melhor que ninguém ( Nem pior) Já ralei mais que o normal, isso sim, as pessoas que trabalham comigo são respeitadas, este ano 02 professores abriram suas próprias escolas (em cidades diferentes, é claro) e até aonde eu sei, estão indo bem. E se outros quizerem fazer isso, vou dar meu apoio.Tento ser Justo, porque ser bom é facil, o dificil é ser justo.
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


Penta_Blues
Primeiro porque existem inúmeros profissionais que possuem relação direta com a Mídia e que fazem sucesso sem aparecer na mesma, ou seja, este quesito não é exclusividade da profissão de músico, portanto, a diferença entre as profissões não é significativa na minha opinião.
E segundo porque existe uma enorme diferença em ser um profissional de sucesso e aparecer na mídia, pois frequentar as manchetes do jornal não significa ser ou ter sucesso...
Valeu!!!


Em termos financeiros não há tanta necessidade da mídia, mas sim em termos de popularidade. As vezes o profissional mais popular não é o mais bem remunerado. Em se tratando de música, o profissional depende mais da mídia do que as demais profissões.
O que acontece muito no nosso meio é que um músico tem sua agenda, e já tem 40 apresentações para o mes de "Janeiro" e alguém quer um show , e se sua agenda não cabe mais, ele descarta, mas não indica um cara que as vezes é até "chegado" dele para poder fazer. Já tentei entender isso, mas não consigo.

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


Renan Russo
A música brasileira atualmente é pobre, veja as bandas novas que estão fazendo sucesso, Strokes (ñ sei se tá escrito certo ok?), Nx Zero, CPM 22, e sem contar os solos, Mc Creu e tal

Se voce quer, ou está pensando em entrar no mundo da música, vou dizer talvez um absurdo, mas é a realidade. Se voce não tiver dinheiro, não entre, as grandes gravadoras quase não existem mais, hoje se não tiver "jaba" não vai. Um segmento da música que ainda (ainda) voce pode entrar sem tanta necessidade de investimento é a de ensinar, (dar aulas) mas até quando? O unico investimento é em voce mesmo, estudar, se praparar prá isso. Mas aí vem a vocação. Nem todos que estudam, ou são músicos, não sabem, não querem ou não gostam de ensinar.É normal. Hoje se alguém chegar pra mim e perguntar: Rosélio, quero fazer faculdade de música. Sabe a minha resposta? Faz não, faz outra coisa. O retorno é lento e só com muito sacrificio. Agora se tiver dinheiro para investir, a conversa é outra.
Chega né.rsrsrsrrs
prometo escrever menos da próxima vez.
Mas voces vão concordar comigo, conversa de músico, não acaba nunca.
Um abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Às vezes penso em dar os mesmo conselhos que vc deu acima para meus alunos. Mas daí penso que não tenho esse direito pois o ensino também tem uma função social, de "resgate" do aluno da sua condição social.
Conheço musicos profissionais que não tiveram formação acadêmica e que depois foram "fazê-la" atá mesmo para prestar concurso público e garantir sua sobrevivência material.
Quanto ao "retorno".... Bem, se eu tivesse contado com isso no meio dos anos 80, quando entrei para a Universidade, eu teria desistido, até porque, só recentemente, depois de altos e baixos (muitos "baixos"), com 45 anos e uma filha para criar é que consegui uma certa estabilidade profissional e financeira, e esta é a realidade para 90% das pessoas do nosso país.
Por isso é que insisto para que meus alunos ( e todos a quem conheço), aprofundem-se na cultura, estudem, leiam, leiam, leiam, pois é isso o que faz a diferença.
Abçs

Penta_Blues
Moderador
# jul/08
· votar


Boa noite!!!

erico.ascencao
Cara, só lhe peço que não considere meus posts rudes, ok?
Não tenho nenhuma intenção de lhe desmerecer, ou quem quer que seja.
Quanto à sua colocação, acho o seguinte:
Mas acho que música é uma coisa muito mais relacionada à sucesso do que outras profissões como medicina, engenharia, direito - pelo menos as pessoas que trabalham nesta profissão têm muito mais em mente o sucesso do que médicos, engenheiros e advogados.
A Música não precisa necessariamente estar vinculada à Mídia.
O músico de sucesso não é necessariamente aquele que aparece na TV. Não vejo o Mozart Melo na TV e o cara inegavelmente é um músico de sucesso, né?
Na minha opinião, todos os profissionais têm em mente o sucesso, sejam eles músicos, médicos, engenheiros ou advogados e cada um à sua maneira, até mesmo porque a medida do que é ser bem sucedido é extremamente subjetiva...

Prof. Rosélio Araujo
Em termos financeiros não há tanta necessidade da mídia, mas sim em termos de popularidade.
Aí é que está meu ponto-de-vista...
Sucesso e popularidade são coisas completamente diferentes e uma não está necessariamente relacionada à outra.
Vou acabar sendo chato, mas...rs: A questão aqui é ser competente ou querer aparecer?
Ou seja: vc quer ser bem sucedido ou ser popular?
E qual é a medida ideal de popularidade para "rotular" um músico como sendo um profissional de sucesso?
Será que um professor de Música não pode ser considerado como um profissional de sucesso se considerarmos quantos alunos bem formados ele "produziu" ao invés de quantas vezes ele apareceu no "Domingão do Faustão"?
Valeu!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Voce acha que os músicos dos grandes artistas deve aparecer mais?