Voce acha que os músicos dos grandes artistas deve aparecer mais?

Autor Mensagem
Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08 · Editado por: Prof. Grosélio


Eu já toquei para um monte de gente famosa, e prá provar isso, quase sempre tenho que mostrar as fotos e videos, (Tenho um video legal, quando toquei para o Jessé, vou pedir permissão a familia dele e vou colocar aqui, anos 80, muito bom) "velho" o músico passa uma vida treinando, depois vai tocar, os cantores pedem pra voce vestir um roupa preta, aí voce fica lá no fundinho, e ninguém nem sabe o seu nome. Um dos unicos que quase sempre apresenta a banda é o Jair Rodrigues, os outros raramente. Mas a grana sempre recebí, hoje eu vejo que o dinheiro não é o mais importante.
Um abraço

leviribeiro
Veterano
# jul/08
· votar


é a indústria da música né.

qqr um sabe que quem faz o som de verdade não é o chimbinha, mas a banda de apoio deles.

a mesma coisa acontece com tantas outras duplas sertanejas, que seguem um carreira mais "solo", onde o foco são os cantores, e a banda é só um pessoalzinho mais ou menos que faz o barulho.

ainda digo mais, uma coisa pra ser pensada aqui...

geralmente, em duplas sertanejas, um cantor se destaca MAIS, ou té mesmo muiiito mais, como no caso do bruno e marrone, aí, pro outro nao ficar ali com cara de pateta, ele toca violão..

mas um cara que humilha na guitarra é daquela dupla.. se não me engano é rick e renner, o cara tem até um cd solo...


mas enfim, isso é uma realidade... alguns, tem somente o dom de cantar, e precisam de uma banda contratada...

outros, juntam amigos e formam uma banda de verdade...

ainda outros, nao tem talento, mas por imagem ou amizade, continuam sendo frontmans.

é isso aí

apenha
Veterano
# jul/08
· votar


Se voce ve hoje que o dinheiro naum eh o mais importante devia ter investido pra ser artista e naum musico acompanhante, as vezes nem sempre kerer eh poder nessa profissaum.

Se a banda pagou seu salario entaum estah tudo certo. Axo que musiko assim tem que se colocar no lugar dele, eh assaliriado como qualquer outro trabalhador no brasil, tem que cumprir as ordens da casa e ponto.

leviribeiro
Veterano
# jul/08
· votar


o apenha tá certo.

Diino
Veterano
# jul/08
· votar


sim, apesar de achar q "carreira solo" é uma frescura

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


apenha
[i][i]Se voce ve hoje que o dinheiro naum eh o mais importante devia ter investido pra ser artista e naum musico acompanhante, as vezes nem sempre kerer eh poder nessa profissaum.


Hoje dou aulas de música, tenho uma escola com mais de 300 alunos. Acho que foi o melhor investimento.

leviribeiro
Veterano
# jul/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
voce não se decide hein cara?

Mas a grana sempre recebí, hoje eu vejo que o dinheiro não é o mais importante.


primeiro dá a entender que você queria aparecer mais, que a imagem é o importante.


Hoje dou aulas de música, tenho uma escola com mais de 300 alunos. Acho que foi o melhor investimento.

agora o dinheiro é oq importa. haha

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


leviribeiro
agora o dinheiro é oq importa. haha

Hoje tenho familia, 03 filhos para cuidar, o papo é outro, hoje o que importa é o dinheiro, eu digo que antes devería ter importado menos com o dinheiro e aproveitado o momento, só isso.
Hoje só trabalho pelo dinheiro, esse papo que "adoro o que faço" isso é pra boi dormir, apesar de não detestar o que o faço.

BaNdAiD
Veterano
# jul/08
· votar


Voce acha que os músicos dos grandes artistas deve aparecer mais?

Não! porque? Porque não é a função deles.

Eu acho muuuito bacana quando um desses ai apresenta a banda, porém vc foi contratado sabendo o seu papel, que é fazer o som para o cara q tem o nome no outdoor...

Normalmente, os musicos contratados são muito melhores que os musicos principais, mas novamente a imagem explorada é a dos musicos principais, então...

Ou seja, se vc quiser ser reconhecido para o grande público, (infelizmente) tem q colocar seu nome....

Abraços amigo, e nunca é tarde pra começar!

Claudio Natureza
Veterano
# jul/08 · Editado por: Claudio Natureza
· votar


a questão é que a música no Brasil está em segundo plano quando se trata de grana.

primeiro o jabá, o "conceito", o investidor, a gravadora, etc, depois a música.

É por isso que os músicos brasileiros, que são respeitados em todo o mundo por serem músicos com muito ritmo, muito "suingue", talvez pela mistura que aqui existe, ficam sempre em segundo plano.

o que seria dos artistas famosos sem os músicos de apoio?

o que seria do Caetano, Roberto Carlos, Gilberto Gil, Marisa Monte, sem os Arthur Maias, Carlos Balas, Jorginhos Gomes, Marcelo Martins, Paulinho Guitarras da vida?

e os produtores então? que são na sua maioria grandes músicos como foi o Tom Capone, é o Liminha, o Mairton Baia ?

quanta coisa fraca chegou na mão desses caras e se tornou um grande sucesso?

enfim, é preocupante quando numa determinada arte quem vem em primeiro lugar não é aquele que melhor a exerce, e sim quem tem mais grana para o jabá.

abçs

BaNdAiD
Veterano
# jul/08
· votar


Hoje só trabalho pelo dinheiro, esse papo que "adoro o que faço" isso é pra boi dormir, apesar de não detestar o que o faço.

Honestamente, acho q trabalhar somente com o que se gosta é uma coisa muuito dificil...mas ver um dono de uma escola com mais de 300 alunos falando desse jeito dá uma tristeza...

erico.ascencao
Veterano
# jul/08
· votar


leviribeiro
A dupla é Edson e Hudson. O Hudson é que tem CD solo, chama Turbination, recomendo aos guitar-heros-shreders do meu Brasil.

erico.ascencao
Veterano
# jul/08
· votar


Voltando ao assunto do tópico, realmente dá dó destes músicos de apoio. Muitas vezes eu vejo DVDs por aí para vê-los, e nem dou muita bola pros "artistas".

Exemplo: Cídia e Dan (dupla que saiu do Fama, são muito bons, e têm músicos de apoio excelentes).

TioAle
Veterano
# jul/08
· votar


Axo que musiko assim tem que se colocar no lugar dele, eh assaliriado como qualquer outro trabalhador no brasil, tem que cumprir as ordens da casa e ponto.

músico contratado é profissional pago para tal e ponto final. Claro que qdo acompanhei alguém "famoso" dá vontade de mostrar pra todomundo e aparecer e dizer que eu sou bom.

mas qdo vc reforma sua casa, não é o pedreiro que levantou a parede perfeitamente que leva a fama. é o dono da parede.
isso é injustiça? ou mérito do dono da parede que soube escolher o melhor pedreiro?

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


BaNdAiD
Honestamente, acho q trabalhar somente com o que se gosta é uma coisa muuito dificil...mas ver um dono de uma escola com mais de 300 alunos falando desse jeito dá uma tristeza...

Dá tristeza mesmo... ter que tocar quase sempre as mesmas músicas, por pura falta de opção, enquanto atráz da maioría dos artistas denominados "grandes" ter um monte de músicos que podem mostrar seu trabalho, e não o fazem por pura falta de oportunidade, tudo bem, não é função deles, mas quando um destes músicos quer seguir uma carreira solo, só vai aparecer depois de uns 10 anos, quem vive no mundo da música sabe disso. Eu tenho em casa vários CDs de bandas novas, de cantores novos, (Da melhor qualidade) eu tento fazer alguma coisa, indico à empresários, toco lá no meu programinha da radio comunitária,mas não dá pra fazer mais nada. Acabei de conversar com um cara que estuda na faculdade de Ouro Preto, MG, ele esteve aquí em casa, e eu perguntei o que ele estava pensando em fazer, já que vai se formar em música este ano, sabe o que ele disse: Não sei. Aqui mesmo entre nós, deve ter músicos fera, e aí?
Vamos levar essa discussão...ela vai render bons assuntos.
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


erico.ascencao

leviribeiro
A dupla é Edson e Hudson. O Hudson é que tem CD solo, chama Turbination, recomendo aos guitar-heros-shreders do meu Brasil.


Isso meu velho...E isso que vamos ter que fazer! É amigo seu, não é, mas o cara é bom, indica prá alguém, tem que ter uma hora em músicos que levam uma "vida" acompanhando os outros , terem uma oportunidade, nem que seja em um espaço pequeno. O "brabo" é que nós mesmos, não nos ajudamos. Como eu quería poder fazer alguma coisa, sério mesmo!!!

TioAle
Veterano
# jul/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
imagina minha situação... sou de Santos, litoral de SP, aqui é considerada a cidade com maior número de bandas por metro quadrado do país, não é uma cidade pequena, não é metrópole tbm.. mas po, como é difícil aqui conseguir espaços para tocar.

mas estamos na batalha, acho q por isso muitos músicos bons que temos acabam na mesma situação que a minha, não que eu seja o músico bom.. rs.. mas a situação é a mesma..

sou músico por diversão, tenho bandas, demos gravadas, estou sempre em alguma casa, ou barzinho tocando, mas é hobby não é pelo dinheiro, fama, é pq eu quero e gosto.

porém não toco de graça, nem por pouco ou exploração.. pra mim é hobby e diversão, mas com seriedade e responsabilidade.

erico.ascencao
Veterano
# jul/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Não sou enfiado no meio da música como você, apenas tenho uma banda que toca covers e tals... mas já senti uma pitadinha do que é não conseguir entrar pro "mercado".

Deixe-me explicar: há dois anos toco com meu cunhado e com uns amigos covers variados de Classic Rock. Com o tempo a banda foi tomando corpo, fomos expandindo o repertório e começamos a nos inspirar em bandas parecidas conosco, que tocam covers variados em bares maiores em SP.

Depois de um ano e meio de banda gravamos uma demo ao vivo no EM&T, pra poder divulgar em bares "médios" (pelo menos maiores do que os que agente costumava tocar). Deixei num 5 ou 6 bares, só um deu retorno. E agente às vezes se iludia pensando que agente tinha condições de tocar em lugares super legais que agente freqüentava, mas os caras que tocam lá são MÚSICOS, com anos de experiência. E olha que estes são a ralé da ralé da música brasileira - pra eles, tocar covers na noite deve ser uma bosta, mas é o jeito de viver.

jimmy vandrake
Veterano
# jul/08
· votar


Eu acho que existe o músico e o compositor. Se vc toca apenas executando a obra alheia, acho que tem que ficar a mercê do reconhecimento do artista. Se ele lhe apresentar beleza, se não o que importa é receber o combinado.
Fica difícil oferecer carona no carro dos outros.

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


TioAle
mas estamos na batalha, acho q por isso muitos músicos bons que temos acabam na mesma situação que a minha, não que eu seja o músico bom.. rs.. mas a situação é a mesma..

Meu irmão em todos lugares é assim, O ano passado eu conseguí que a "Dona Jandira" (voces vão ouvir muito este nome) gravasse o CD dela, com patrocinio, divulgação e tudo, mas a Senhora já tem 68 anos, e canta desde os 15 anos, eu tento ajudar o máximo que eu posso, já paguei passagem de músicos porque não tinham dinheiro para pagar a passagem de onibus, outros, os contratantes deram o cano, não pagaram, lá no tópico que falo sobre a carteira de músico é exatamente por esse motivo, pra eu poder ter como cobrar de uma "cambada" de pilantras. Eu não sou o salvador da patria, mas juro que estou fazendo o que posso, hoje conseguí emprego para um baterista em uma banda muito boa aquí de Minas, com carteira assinada e tudo, fiquei feliz.
Não perca o contato, a gente pode se ajudar.
Um abraço.

Hansen
Veterano
# jul/08 · Editado por: Hansen
· votar


Prof. Rosélio Araujo

Meu ponto de vista:

Carreira musical é um termo bem amplo, mas é entendido que a pessoa precisa ter talento.

Sucesso na música depende muito mais de coisas que não tem nada a ver com talento. Bunda, simpatia, conhecer um influente e sorte valem muito mais. Claro que se tiver talento, melhor ainda. Mas ainda terá que se vender ao sistema, usar o talento para muitas vezes fazer o que não gosta, ou simplismente não fazer nada com o talento.

Não concordo com esse sistema, mas infelizmente é o que enxergo no mercado musical mundial.

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


erico.ascencao
Depois de um ano e meio de banda gravamos uma demo ao vivo no EM&T, pra poder divulgar em bares "médios" (pelo menos maiores do que os que agente costumava tocar). Deixei num 5 ou 6 bares, só um deu retorno. E agente às vezes se iludia pensando que agente tinha condições de tocar em lugares super legais que agente freqüentava, mas os caras que tocam lá são MÚSICOS, com anos de experiência. E olha que estes são a ralé da ralé da música brasileira - pra eles, tocar covers na noite deve ser uma bosta, mas é o jeito de viver.

Seu caso não é o unico, nem o primeiro, nem vai ser o ultimo, mas confie no que voce faz, continue fazendo com carinho, esteja preparado, porque a sua hora pode chegar, ou não. Infelizmente é assim. E talvez voce já tenha visto bandas piores que a sua entrando no mercado. As vezes chega material aqui prá gente, que o pessoal nem abre pra olhar, esta semana eu disse: Vai ter que mudar isso, e vai ter que mudar mesmo, não vou ficar mais olhando o tempo passar e as pessoas lutarem por um "ideal" por nada. Me aguardem...

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


Hansen
conhecer um influente

Essa está sendo a regra numero 1, mas haja paciencia....

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


jimmt vandrake
Eu acho que existe o músico e o compositor

Esse caso já é totalmente diferente, o compositor tem o ECAD, que faz a arrecadação de direito autoral, e faz muito bem, nenhum compositor deixa de receber o que lhe é de direito, todos que eu conheço, e não são poucos, recebem. Estamos falando de músicos que são sugados até o "talo" e nunca são reconhecidos.

Um abraço

Bog
Veterano
# jul/08 · Editado por: Bog
· votar


Prof. Rosélio Araujo

Concordo com o BaNdAiD. A partir do momento que você concorda em ser uma sombra no fundo do palco, você não pode reclamar.

Mas diz aí, você sabe quem foram os pedreiros, carpinteiros, eletricistas, mestres de obras e mesmo engenheiros responsáveis pela construção de Brasília? Ou só sabe o nome de 1 ou 2 arquitetos?

Pegue um bom livro. Você saberia dizer o nome do diagramador, do designer da capa, do revisor, das pessoas que operaram as máquinas que imprimiram o livro?

Mesmo na música... você vai ouvir uma sinfonia de Beethoven e sabe o nome de mais aluguém? Talvez do maestro, de um solista, ou de um ou outro amigo teu... mas e o resto? Pior, com o passar dos anos, só mesmo o nome do próprio Beethoven se manteve. Quem foram os músicos que executaram a 9a sinfonia na sua primeira apresentação, você saberia dizer?

Tem noção de quantas teses de doutorado foram construídas a partir das idéias de Einstein? Saberia listar as pessoas que realizaram os experimentos e medições que comprovaram as hipóteses?

Infelizmente, é assim que as coisas costumam ser. Músico de apoio é como o pedreiro que construiu Brasília, como o diagramador do livro, como aquele carinha que tocou um dos violinos na 1a apresentação da 9a sinfonia, como o cientista que fez no seu doutorado experimentos para confirmar as teorias de Einstein. No final, essa gente fica esquecida sob a obra, e para a posteridade só ficam o Niemeyer, o Machado de Assis, o Beethoven e o Einstein.

Paciência...

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


Bog
Mas diz aí, você sabe quem foram os pedreiros, carpinteiros, eletricistas, mestres de obras e mesmo engenheiros responsáveis pela construção de Brasília? Ou só sabe o nome de 1 ou 2 arquitetos?

Enquanto as pessoas se conformarem em ser "os sombras" eles vão continuar sendo. Hoje o cara pode estar com 25 anos de idade, tá tudo bem, estou falando isso, é porque eu tenho um amigo que não vía à muitos anos, ele tem o apelido de "poeta" e eu o encontrei essa semana, e ele é um dos melhores violonistas de 07 cordas que eu conheço, tocamos juntos há uns vinte anos atráz, e eu o encontrei e ele estava com uma roupa velha, chinelos de dedo, com uma fisionomía que eu desconhecía, e ele me disse que estava passando por uma situação muito difícil, mas há muitos anos atráz eu tinha falado com ele: Sai desse negócio de ficar só tocando prá cantor "famoso" porque no final ele continua e voce sobra, não deu outra, e ele me falou de mais uns amigos que estavam mais ou menos na mesma situação, por isso resolví escrever isso. Talvez sirva para alguma coisa.
Um abraço.
Ha...Eu conseguí um espaço pra ele (Poeta) tocar 03 fins de semana, não é muito, mas vai ajuda-lo, se não finaceiramente, a auto-estima vai melhorar com certeza.

Obs: Ele foi músico do Barrerito, trio parada dura, Gino e Geno, Eduardo Araujo e mais um "renca"

Penta_Blues
Moderador
# jul/08
· votar


Bom dia!!!

Prof. Rosélio Araujo
Ao pensar no que lhe responder, uma coisa me veio à cabeça:
A questão aqui é ser competente ou querer aparecer?
Se a idéia é querer se mostrar, não acho que um sideman deve aparecer mais que o artista principal, já que é este e não aquele quem mai atrai o público.
Se a idéia é mostrar competência, o fato de ser chamado para tocar ao lado de um artista consagrado já é, por si só, a realização profissional do músico e, portanto, ele não necessita de "holofotes".
Em todo lugar é necessário que exista um "frontman" e acho que isso independe da sua função. Vc, como músico, sabe que numa orquestra o maestro se sobressai, mas ele não seria nada sem cada um dos músicos que integram a orquestra. Por outro lado, sem uma direção dada por um maestro, músico nenhum é capaz de trabalhar em conjunto e chegar a executar uma composição.
Todos são importantes, independente do quanto aparecem e, portanto, na minha opinião, existe muito mais com que se preocupar do que se deve aparecer mais ou não do que o artista principal. Afinal, ele é o principal...
Valeu!!!

Sharper
Veterano
# jul/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Estamos falando de músicos que são sugados até o "talo" e nunca são reconhecidos.

Engraçado, ser sugado até o talo sempre foi uma das minhas principais motivações p/ ser um rock star. E se pudesse não ser reconhecido depois, seria melhor ainda.

Sharper
Veterano
# jul/08
· votar


Bog x2 em tudo o que disse.

Tem uma historinha que ilustra isso muito bem:

Sujeito entra na pet shop pra comprar um canarinho. Tinham 2 em exposição.

O primeiro cantava lindamente, com timbre limpo e brilhoso, de 6l6.

Segue o diálogo entre o cliente e o vendedor:
- Nossa, que canto lindo. Quanto custa esse canário?
- 600 reais.
- 600 reais!?!? Um canário? Ele tem o canto mais bonito que já ouvi, mas não vale isso. E aquele outro ali que tá quietinho, tá quanto?
- 4mil e oitocentos.
- Tá loco!?!? O bicho não tá nem cantando! Que que ele faz?
- É que aquele ali é o compositor.

Moral da história: pra reproduzir sons, um vitrola é melhor que qualquer músico. O grande valor do músico está em criar.

BaNdAiD
Veterano
# jul/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo

Cara, a situação do musico no brasil é triste mesmo!! Nos EUA, por exemplo, o musico consegue viver até de banda, se ele se dedicar...Mesmo sem ser um sucesso internacional, vários artistas americanos vivem da musica pq as condições daquele país assim permitem....

No brasil, porém, a realidade é inversa. Por melhor musico que a pessoa seja, e tenha tocado com os maiores, ainda sim passam dificuldades financeiras.

Isso não acontece somente com o artista, mas também com o intelectual....

Abraços...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Voce acha que os músicos dos grandes artistas deve aparecer mais?