Começamdo a tocar uma música em vários tons.

    Autor Mensagem
    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Prof. Grosélio


    Se voce está começando a tocar violão, vai aí uma dica legal pra voce tocar em todos os tons naturais.
    1. Fazer uma sequencia harmônica simples,dividida em grupos.

    1= C 1=D 1=E 1=F 1=G 1=A 1=B
    2=G 2=A 2=B 2=C 2=D 2=E 2=F#
    3=F 3=G 3=A 3=Bb 3=C 3=D 3=E

    Supondo que voce saiba as cifras: A=la B=Si C=Dó D=Ré E=Mi F=fa G=Sol

    Vamos começar com "Asa branca" mas voce pode colocar em qualquer música com 03 acordes, depois vou passar com os acordes relativos etc...

    Obs: 1/7 é igual ao primeiro acorde do grupo com sétima. Ex: C7, D7 etc...

    1 1/7 3
    Quando olhei a terra ardendo,
    1 2 1
    qual fogueira de São João,
    1 1/7 3
    eu perguntei a Deus do céu,ai
    2 1
    porque tamanha judiação,
    1 1/7 3 2 1
    eu perguntei a Deus do céu aí, porque tamanha judiação.

    É isso mesmo que voce está vendo, olhe a sequencia dos acordes acima e substitua as letras correspondentes aos acordes por numeros. E manda vê... Lembrando que o mesmo pode ser usado para teclado etc...etc...etc...

    Um abraço, se for útil, poste seu comentário, valeu?

    Rosélio Araujo

    Schiavon0
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    primeiro !!!
    aé num pode mais =(

    mais cara hoje em dia os sites de cifras ja vem com ferramentas pra mudança de tom, sem falar q uma musica mesmo tendo 3 acordes pode ter outras progressoes Ex.: C-D-E, o que deixaria seu metodo meio furado,mais legal o topico

    Raven_Heart
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    C-D-E
    Up the Irons!

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # jun/08
    · votar


    Schiavon0
    mais cara hoje em dia os sites de cifras ja vem com ferramentas pra mudança de tom, sem falar q uma musica mesmo tendo 3 acordes pode ter outras progressoes Ex.: C-D-E, o que deixaria seu metodo meio furado,mais legal o topico

    cara isso eh muito util sim se vc esta com uma revistinha como tu vai fazer a transposicao? sem computador eh um bom metodo sim
    EX.:CDE o q isso deixaria o metodo furado? nao entendi!
    de acordo com esse metodo ficaria assim por ex aumentando um tom D-E-F# o q tem de de furado?

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # jun/08
    · votar


    isso da pra fazer com com qts acordes quiser so vai dar trabalho montar a tabelinha

    Schiavon0
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    japaubatuba
    meu "furado" ficou meio q errado
    oq eu quis dizer foi que ele poderia ter explicado melhor porque tal nota estava ali, explicado o que ele tinha feito para que chegasse tal nota. Porque eu entendi, você entendeu, mas e se chegar um iniciante e ler isso, provavelmente ele vai tomar ela como padrão e toda musica q for em dó, mesmo q C-D-E (não, não up the irons, foi a q eu lembrei primeiro) ele vai pensar q em ré ficaria D-A-G, ou se confundiria mais ainda

    me desculpe se entendi errado, ou me expressei errado

    o/

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # jun/08
    · votar


    Schiavon0

    C-D-E (não, não up the irons, foi a q eu lembrei primeiro) ele vai pensar q em ré ficaria D-A-G, ou se confundiria mais ainda

    nesse caso a tabela seria diferente(apesar de dar pra usar a msm)

    TioAle
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Schiavon0
    japaubatuba

    na minha humilde opinião, existem várias "cadeias" de acordes para uma harmonia harmonioza.. hahahahahahhahaha

    a que o japa passou é uma bem bacana.. de fácil interpretação e ótima para iniciantes.

    veja uma sequencia típica de blues, vc faz um show inteiro assim

    I / IV / V

    exemplos:
    A / D / E
    E / A / B

    tonica, quarta e quinta.

    paz,
    abs.

    Schiavon0
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    TioAle
    harmonia harmonioza
    mais tem que ser uma harmonia harmonioza que soe harmonicamente

    TioAle
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    harmonia harmonioza que soe harmonicamente

    hiuahiauhaiuhaiuhauihaiuahiuahia

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Prof. Grosélio
    · votar


    Deixa eu colocar as sequencias em ordem. (1=C- 2=G- 3=F) (1=D - 2=A - 3=G) (1=E - 2=B - 3=A) ( 1=F - 2=C - 3=Bb) (1=G - 2=D - 3=C) (1=A - 2=E - 3=D) (1=B - 2=F# - 3=A) .

    Vai a cifra.
    1 ---------- --------------- 3 ---------------1-----2 --------1-------
    Quando olhei a terra ardendo, qual fogueira de São João, eu
    -------------------------3 ----------------------2-----------1
    perguntei a Deus do céu, ai, porque tamanha judiação.

    Siga o ex: 1=C 2= G 3= F faça isso com as outras.
    Isso não é nada mais do que um exercicio de transferencia de acordes, eu sei que voce pode tirar "nos sites" a música no tom que voce quizer, mas a prática de qualquer instrumento não pode se limitar a uma determinada música, voce tem que saber tocar o instrumento, não a música, e esse exercicio é extamente para iniciantes. (Não esqueça que a sequencia, são os acordes que estão entre parenteses) é prática pura, esqueça a teoría, intervalos etc e tal.... É uma "decoreba" mesmo.

    Um abraço

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Prof. Grosélio
    · votar


    A transferencia comum de uma música que só pede 03 acordes sería basicamente isso aí. (sería não, é!) Se voce quizer pode conferir em qualquer música que não tem modulação, que estes acordes vão estar lá, não necessariamente na mesma ordem.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Depois vou enviar uma sequencia com sete (07) acordes pra quem quizer cifrar alguma música que não está encontrando a cifra em lugar nenhum, fica meio "grosso" mas é a base...

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Na verdade estes exercicios tem a finalidade, não de fazer transposição de acordes, e sim da pessoa gravar e conseguir trocar de acordes com mais facilidade e rapidez, visto que só estão aí os acordes naturais.
    Abraço.

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # jun/08
    · votar


    Prof. Rosélio Araujo

    achei interessante o metodo!
    o dia em que eu tiver uns alunos tb vou usar!
    por enquanto soh informalmente!

    guitar djow
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Não curto essa tabelinhas...acho que o cara tem que saber oq esta fazendo e porque esta fazendo.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Começamdo a tocar uma música em vários tons.