Deixar o violão sem algumas cordas.

    Autor Mensagem
    J. Luiz
    Veterano
    # mai/08


    Por falta de grana, estou sem condições de poder trocar o encordoamento de imediato, e a 1ª e 2ª cordas estouraram. O que devo fazer para não afetar o braço (com tensor):
    1- Afrouxar as demais cordas?
    2- Manter as cordas afinadas?
    3- Manter as cordas afinadas num tom mais baixo?
    Abraços.

    Diego_Serafim
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    J. Luiz
    Eu Acho que isso é mito. Já aconteceu comigo muitas vezes isso e deixei como tava a afinação e nunca afetou em nada.
    Espere alguem por dentro de Lutheria vim da opinião q eles vão flar melhor sobre isso.

    kiki
    Moderador
    # mai/08
    · votar


    J. Luiz
    que tipo de violao?
    de aço? ou de nylon?

    se for aço deve ser mais perigoso, por que é mais forte a tensão.
    como estouraram as duas mais agudas, pode dar alguma diferença sim, eu acho.

    PFOA
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Criou-se um mito bastante acentuado em relação aos braços de violões e guitarras, qualquer coisa empena e tal, Fulano afinou seu violão em DADGAD sem regular o tensor o braço vai empenar para atrás, enfim, creio que isso seja um exagero, para isso acontecer, somente a longo prazo, a curto prazo(uma semana, duas) creio eu, o braço não vai empenar.
    Agora quando trata-se de passar para um encordamento mais pesado, acho extremamente necessário uma boa regulagem no tensor feita por um luthier.
    E tem a questão do valor do instrumento, se for um Martin por exemplo, esses pequenos detalhes devem ser considerados.

    kiki
    Moderador
    # mai/08
    · votar


    PFOA
    concordo.

    o problema é que, se for violao corda de aço, a tensão é bem alta. mais alta que violao nylon ou guitarra.
    não sei dizer se é realmente necessario soltar as outras cordas.

    mas como ele disse que o violao esta sem duas cordas, acho que é uma tensão consideravel. se pensarmos que as duas cordas mais pesadas estao na outra extremidade do braço, ha o risco de o braço empenar lateralmente, o que não é possivel consertar pelo tensor.
    isso acontece em baixos, motivo pelo qual alguns tem dois tensores.

    por via das duvidas, se for passar mais de uma semana assim, eu afrouxaria pelo menos as duas ultimas cordas...

    PFOA
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Realmente kiki, acho que ele deveria abaixor meio tom abaixo o bordão e a 5°, para evitar o risco de torção no braço.

    J. Luiz
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    kiki

    que tipo de violao?
    de aço? ou de nylon?


    Tagima Dallas Aço 010


    PFOA

    acho que ele deveria abaixor meio tom abaixo o bordão e a 5°, para evitar o risco de torção no braço.

    Valeu pela dica!

    Abraços.

    TG Aoshi
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Depende de quanto tempo vc pretende deixar desse jeito...

    J. Luiz
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    TG Aoshi

    Depende de quanto tempo vc pretende deixar desse jeito...

    Já está assim a algumas semanas, e pelo que parece vai continuar assim por algum tempo.
    Abraços.

    TG Aoshi
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    J. Luiz
    Bom, eu não tenho o mínimo de experiência pra falar com quanto tempo, e de que jeito o braço de um violão de aço pode empenar ou torcer, mas como parece que o seu violão já está nessa situação faz quase 1 mês, e ainda pode ficar mais um bom tempo, acho bom tomar um certo cuidado.

    Como as tensões de um encordoamento de aço podem variar bastante, dependendo do tipo que vc usa, é bom vc tomar um cuidado maior se for um jogo com a tensão mais alta.
    Pela lógica, o ideal é fazer o que o kiki sugeriu: afrouxe as 6ª e a 5ª (mas solta tudo MESMO!), e deixe as centrais afinadas.
    Ao contrário do que disseram aí, no aço, geralmente as tensões mais altas são a das duas cordas centrais, enquanto que a tensão das extremidades é mais ou menos equivalente (É um pouca coisa maior no lado dos bordões e tende a valores mais próximos quanto maior for a tensão do jogo de cordas).

    J. Luiz
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    TG Aoshi

    Valeu cara!
    Abraços a todos.

    kiki
    Moderador
    # mai/08
    · votar


    TG Aoshi
    é, eu não verifiquei as tensões reais na capinha do encordoamento.
    mas as vezes é por isso mesmo que eles fazem assim, pra evitar empenamentos laterais.

    Nilton Rafael
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Nilton Rafael
    · votar


    Aeee vou ressuscitar esse tópico, mais meu problema e bem parecido com o do cara =(.
    Galera meu violão estourou a corda Si e amanhã vou a praia e só volto outra semana, tem problema deixa-lo sem a cordas uma semana?
    Meu violão é um Hofma HMF 250 e eu uso cordas daddario 010.
    Ps: No momento não tenho condições de colocar outra corda =(

    osmar85
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Se você vai levar o violão ao viajar e for tocá-lo, a corda si faz falta. principalmente num solo, agora se você vai deixá-lo guardado eu não vejo problema se o violão ficar sem uma corda, mas quando você puder substituir as cordas, substitua todas.

    Felipecolen
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Sem querer ressuscitar o tópico,tem um violão que é meu xodó e rebentou a mizinha,viajarei por um mês,tem algum risco de danificar o instrumento se eu deixá-lo sem a mizinha por 1 mês?

    Buja
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Felipecolen
    Sem a mizinha só nao acredito que va danificar nao mesmo proque é pouco tempo.

    Mas pra evitar essa duvida, nao rola comprar uma mizinha separada na papelaria do bairro e colocar nao?

    Felipecolen
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Sim,acho que farei isso,depois que chegar troco o cordoamento todo,valeu cara,abraço

    ejames
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Felipecolen
    Instrumento não é de isopor não. Coisas como variação de temperatura e umidade são bem mais relevantes do que a falta de uma corda, então apenas tome cuidado de guardar seu violão num local seguro dos dois.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Instrumento não é de isopor não. Coisas como variação de temperatura e umidade são bem mais relevantes do que a falta de uma corda, então apenas tome cuidado de guardar seu violão num local seguro dos dois.

    ejames

    Disse tudo... o violão pode até ficar um mês ou mais tempo sem corda nenhuma, mas deve ficar protegido das variações climáticas que agridem mais.

    Felipecolen
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Entendi,costumo sempre deixá-lo no case quando não estou tocando

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Deixar o violão sem algumas cordas.