milton nascimento - violonista!

Autor Mensagem
kiki
Moderador
# abr/08


olá caros amigos do fcc
venho compartilhar uma descoberta interessante

estava assistindo este video no youtube, a fim de tirar a musica "cio da terra", do milton com o chico.



eu sabia que o milton era, além de grande cantor e ocmpositor, multiinstrumentista. mas nunca tinha visto ele tocando violão.
me surpreendi ao ver ele tocando, muito bom o violão.

mas a surpresa mesmo foi na passagem do verso "...desejos da terra" para "cio da terra..." (2:25). tinha um bordão em fá, que eu não sabia de onde vinha. ouvi, tirei de ouvido, mas a mão dele não saía do lugar.
eis que, para a minha surpresa, ele faz o bordão com o dedão!
achei genial. pena que minha mão não chega.

quem quiser a cifra, tá mais ou menos certa, depois se eu tiver tempo eu faço uma tab dela.
http://www.cifraclub.com.br/cifras/chico-buarque/o-cio-da-terra-sjws .html

até

Private Pyle
Veterano
# abr/08
· votar


kiki

eis que, para a minha surpresa, ele faz o bordão com o dedão!


Isso não é tão incomum.
Jã tinha visto o próprio fazendo.
Toca legal mesmo, mas canta muito melhor.

Ps: Narração ridícula. yhahahah

Koisa
Veterano
# abr/08
· votar


O que seria um bordão?
[/membro novato]

Private Pyle
Veterano
# abr/08
· votar


As três cordas mais graves do violão.
No caso, a nota mais grave do acorde.

Koisa
Veterano
# abr/08
· votar


No caso, a nota mais grave do acorde.

A tonica?

kiki
Moderador
# mai/08
· votar


Private Pyle
Toca legal mesmo, mas canta muito melhor.
é... mas além de bom cantor, é bom compositor, e não é mau violonista... o cara é foda.

Ps: Narração ridícula. yhahahah
podicrê. além disso cobre a musica...

Koisa
A tonica?
pode ser. o normal é o bordão ser a tônica, mas pode haver troca de bordão. é a chamada inversão. por exemplo: dó com a terça no bordão C/E.

é a nota que encabeça o acorde.

[/membro novato]
tamos todos aqui pra aprender!

kiki
Moderador
# abr/10
· votar


po, tiraram o video...

esse tambem dá pra ver, no 0:56



Will Bejar
Veterano
# fev/13
· votar


UPEI pq ouvi esse som hoje e repeti ele umas 10 vezes (sem exageros)... muito foda...

kiki
Moderador
# fev/13
· votar


Will Bejar
hahahaha

um dos meus tópicos de menor movimento [/foreveralone]

essa musica é do cara***
(caramba)

Will Bejar
Veterano
# fev/13
· votar


kiki
O título deveria ser "Slash tocando cio da terra!"

makumbator
Moderador
# fev/13
· votar


kiki

Não sei se você sabe, mas o Milton é apaixonado por baixo ( e toca o instrumento bem). Já dei aula para um afilhado dele, que mora em Juiz de Fora. Foi o próprio Milton que deu o baixo e amp para o garoto começar. Ele é bem simpático.


Aqui um projeto em que ele está envolvido há muitos anos, e com grandes frutos, mas que deve ser desconhecido para muita gente do eixo Rio-SP:

http://www.bituca.org.br/

waltercruz
Veterano
# fev/13
· votar


Uma época no começo da carreira, o Milton chegou a tocar baixo acústico num trio. E ele toca baixo tb no Pietá em uma faixa.

makumbator
Moderador
# fev/13
· votar


waltercruz

É, ele mesmo costuma dizer que o baixo é seu instrumento favorito.

Will Bejar
Veterano
# fev/13
· votar


makumbator
waltercruz
Olha só!!! Dessa eu não sabia!!! Será que aquele baixão todo requebrado do O Cio da Terra original é ele quem toca??? Parece que é o cara da banda do Chico Buarque (o timbre e estilo lembram bem as músicas do Chico)...

kiki
Moderador
# fev/13
· votar


Will Bejar
O título deveria ser "Slash tocando cio da terra!"
boa sugestão, vou editar!

makumbator
caraca, não sabia não!
voiu dar uma olhada nesse projeto, bem legal!

Eu não conheço muito sobre ele (meu pai curte muito, eu ouço assim por tabela), e conhecia sua fama como cantor (afinal, né?).

Já tinha tomado um susto lendo num LP do meu pai que ele tocava piano (era uma música instrumental, e eu me perguntando kiki isso tá fazendo nesse disco?).

Aí tomei outro susto com esse vídeo dele no violão.

Agora mais essa do baixo... vou caçar!
(Algum vídeo bacana dele no baixo? recomendações?)

waltercruz
Legal! Vou procurar.

Will Bejar
Slash é rápido e raso. Milton é lento, mas com densidade!

kiki
Moderador
# fev/13
· votar


makumbator
Aqui um projeto em que ele está envolvido há muitos anos, e com grandes frutos, mas que deve ser desconhecido para muita gente do eixo Rio-SP:
Eu nunca tinha ouvido falar! (ok, nem sou do meio, quem é musico deve conhecer).

Deu uma vontade de conhecer! Sabe que eu me inscrevi pra um concurso público em São João Del-Rei? Deu vontade de ir pra lá e ficar fazendo bate-volta em Barbacena pra estudar baixo (pela primeira vez seriamente).
Mas acho que nem vou conseguir ir prestar o concurso...

py2ps
Veterano
# fev/13
· votar


kiki
Só pra constar Milton Nascimento também toca sanfona ( acordeon ou gaita depende do estado)

makumbator
Moderador
# fev/13
· votar


kiki
Eu nunca tinha ouvido falar! (ok, nem sou do meio, quem é musico deve conhecer).

Deu uma vontade de conhecer!


Eu conheço não apenas a escola como muitos alunos e ex-alunos (de canto, bateria, baixo e produção em estúdio). É realmente muito boa! Professores ótimos, estrutura top (só o estúdio já vale a pena, muito equipamento de primeira). É quase inacreditável...hsahsah!

Sabe que eu me inscrevi pra um concurso público em São João Del-Rei? Deu vontade de ir pra lá e ficar fazendo bate-volta em Barbacena pra estudar baixo

Bem, se você passar no concurso e for chamado, faça a inscrição para o teste de admissão da escola que vale a pena. Sem dúvida vc não vai se arrepender (algumas aulas são semanais e outras quinzenais, então dá para gente de fora de Barbacena fazer).

kiki
Moderador
# fev/13
· votar


py2ps
ah, isso eu já tinha visto, bem lembrado!
esse cara é foda né? como que pode...

makumbator
Eu conheço não apenas a escola como muitos alunos e ex-alunos
é bem perto daí, né? deve ter gente circulando o tempo todo.

(algumas aulas são semanais e outras quinzenais, então dá para gente de fora de Barbacena fazer).
pois é, tava tentando entender como funciona no site, mas só li rápido. seria um esquema possivel!
mas to achando que vai ser dificil esse concurso. nao so de passar, mas de assumir se for chamado.. é duro largar tudo aqui, tem trabalhos em andamento, propostas...

makumbator
Moderador
# fev/13
· votar


kiki
é bem perto daí, né? deve ter gente circulando o tempo todo.

Sim, é rapidinho de carro ou ônibus. Muitos alunos são daqui.

mas to achando que vai ser dificil esse concurso. nao so de passar, mas de assumir se for chamado.. é duro largar tudo aqui, tem trabalhos em andamento, propostas...

É, tem muitas outras coisas a se considerar. Mas se no fim das contas você for mesmo para São João Del-Rei não se esqueça da possibilidade da Bituca!

kiki
Moderador
# fev/13
· votar


makumbator
esquecer não esquecerei, já até me imaginei virando baixista "de verdade" =p

o melhor que eu achei até agora:


como de costume, baixo acustico em video de youtube = quase nao se ouve, mas dá pra sentir a pegada.

Lelo Mig
Membro
# fev/13
· votar


Grande músico, grande compositor.

Gosto refinado, fez excelentes canções.

Darkjazz
Veterano
# fev/13
· votar


Admiro o Milton principalmente pela "qualidade" dos sentimentos que ele bota nas músicas, se eh que me entendem. Quem conhece sua historia sabe que isso vem da infância, o estilo de vida que levou me causa boa inveja.

waltercruz
Veterano
# fev/13
· votar


Admiro o Milton principalmente pela "qualidade" dos sentimentos que ele bota nas músicas, se eh que me entendem. Quem conhece sua historia sabe que isso vem da infância, o estilo de vida que levou me causa boa inveja.

Eu sou arriscado de dizer, pois sou fã do bicho. Mesmo ele não estando em uma boa onda criativa há um bom tempo, os discos Minas, Geraes, Clube da Esquina 1 e Clube da Esquina 2, além do disco Milton são um impacto absurdo sobre minha pessoa. :)

Ah, o Milton faz também os acordes pés de galinha mais bonitos que eu já ouvi! Ouçam o final da música Cais, ou por exemplo, a música 'Que bom amigo' - que é basicamente a mesma harmonia de Cais transposta para um tom maior.

Curiosidades: Quando o Weather Report veio fazer shows no Brasil, na mesma época que o Milton estava divulgando o show do Clube da Esquina, os caras encerravam o show deles um pouco mais cedo para dar tempo de ir lá curtir um pouco do show do Milton.

Enfim né, sou fã.. hehehehehhee

Will Bejar
Veterano
# fev/13
· votar


Eu conheço pouco o trabalho do cara... vou procurar um pouco mais além do "The Very Best"... hehehehehe

Muito bom o video do baixo acústico!!!

kiki
Moderador
# fev/13
· votar


makumbator
nao vai ser dessa vez que vou estudar no bituca...

Lelo Mig
Membro
# fev/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


py2ps
makumbator
kiki

Aqui ele e o Gil....tocando sanfona/gaita de ponto



kiki
Moderador
# fev/13
· votar


Lelo Mig
bem legal!

mas o gil é mais sanfoneiro mesmo né (foi o primeiro instrumento dele...)? ele leva na sanfona grande a musica toda, com baixos e tudo mais.
o milton tá só na de oito e só faz solos as vezes, e nao vi ele usar os baixos, só a mao direita.
mas de qualquer forma impressiona a versatilidade dele.
e os dois cantando juntos é de matar!

kiki
Moderador
# fev/13 · Editado por: kiki
· votar


Lelo Mig
caraca, esse show é muito legal!


tem um baixista aí que manda ver! vi mais duas (sebastian e fé cega, numa versao quase fusion), altos slaps!

nos outros os dois ficam no violao. nem precisava, com essa mega banda de apoio, mas acho que é pra compor o visual do palco tambem.

Lelo Mig
Membro
# fev/13
· votar


kiki

Estes caras da MPB, temos que respeitar, nem vou dizer que eles tocam muito "tecnicamente" falando, mas eles têm uma musicalidade absurda.

O Gil toca qualquer instrumento que botarem na mão dele, é phoda, e tanto ele, como Caetano, João Bosco, Djavan, Chico Buarque e etc, tocam violão prá caramba.

Alguns nomes, nem demonstram muito em seu trabalho o quanto tocam, caso do Guilherme Arantes, por exemplo, que toca piano prá K7... e assim, vários outros dessa geração da MPB.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a milton nascimento - violonista!