Duvida sobre pestana

    Autor Mensagem
    Juca bmx
    Veterano
    # abr/08


    galera eu toco violao a 3 anos, e nunca consegui uma pestana, nunca estudei, pois acho o som baixo e abafado quando vejo alguem tocar
    tava tentando umas, mas é muito complicado
    eu toco minhas musicas só com acordes naturais, C, D, A, G, Am, Dm, Em, E...etc
    mas nada de pestana, tem algum problema se eu mudar por exemplo uma pestana pra uma outra casa do braço onde eu não precise fazer pestana?

    eu faço isso a um tempo, tento trocar as notas, pra ficar mais facil
    na verdade eu gosto mesmo de solar então não sei se compensa aprender

    opinem ai

    Pardal
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Juca bmx

    Bom cara, substituir um acordepor outro sem pestana não é problema. Tocar a três anos sem conseguir fazer é que é. Já deu uma reguilada no seu violão? Às vezes ele está muito pesado e fica difícil. Também há exercícios para fazer a pestana e dicas boas.

    A primeira que eu te dou é fazer o ré (D) com meia-pestana segurando as três primeiras cordas e o dedo dois ou três sefurando o ré na segunda corda. Uma hora ou outra você terá de usar a pestana, por mais que se você insistir em substituir será ótimo também, vai conseguir dominar o braço do violão mas rapidamente, sabendo aonde estão as notas de cada acorde.

    Quanto ao som sair abafado, isso é só com você. Minha pestana não soa abafada, visto que eu já treinei fazê-la por muito tempo. Talvez, pra você que nunca insistiu, realmente ela soe abafada, mas não é comum para alguém que pratique. A idéiade você praticar é justamente fazeruma pestanaque não dê som abafado, ese você conseguir isso ótimo, a pestana vai ser mais um recurso para você usar quando for montar acorde.

    qew
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    na guitarra, pra nao cansar eu faço assim:

    por ex F:

    e------------------------------------------------------
    B------------------------------------------------------
    G------------------------------------------------------
    D--3----------------------------------------------------
    A--3----------------------------------------------------
    E--1----------------------------------------------------


    qdo eu aprendi, o prof disse q se chama "acorde fechado"
    mas acho q pod ser chamado de "power-chords" (alguém por favor me corrija)

    essa tecnica pod ser usada, pra vc nao precisar ficar montando acordes... mas como eh excluida a nota q define se o acorde eh maior ou menor, soh pode "bater" nas cordas q vc esta "prendendo".

    Juca bmx
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: Juca bmx
    · votar


    issso seria o que? a pestana sem a "pestana" em si
    seria apenas as notas, sem a pestana certo
    sem tocar nas outras cordas

    é isso?

    kohler1000
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Juca bmx

    Sim... Só usa os tres primeiros dedos =)

    Schiavon0
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: Schiavon0
    · votar


    Edit: falei agua

    K.e.k.A
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    "galera eu toco violao a 3 anos, e nunca consegui uma pestana, nunca estudei, pois acho o som baixo e abafado quando vejo alguem tocar"

    Noooossa! 3 anos no violão e não sabe pestana ¬¬"
    Eu tou começando agora, td que eu queria era fugir da pestana, achar músicas com acordes mais fáceis e naturais..
    Não adianta ficar fugindo, e pra aprender eu sei que tem que praticar msm =/
    O som ainda sai baixo e abafado, mas logo logo melhora.

    é melhor vc começar a praticar, um dia vai sair legal ;D

    rsf
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: rsf
    · votar


    Juca bmx

    cara, na boa...não sei qual é a sua intenção com a música...mas se for algo maior do q tocar meia duzia de acordes...acho que vc está três anos atrasado...Te liga, e vai lá fazer doer teus dedos...se te serve como consolo, demorei mais de seis meses tocando todos os dias, ao menos uma hora por dia, para passar de um acorde sem pestana para um acorde com pestana, ou vice-versa....Numa dessas vc tem muito mais facilidade do que eu e conseguirá em muito menos tempo...eu não consegui e confesso que quase desisti, encontrei grande dificuldade com a pestana....mas, finalmente, depois de seis longos meses...comecei a consegui passar de um acorde para outro com pestana sem dar um nó nos dedos..Tem gente que talvez tenha superado as pestanas em tempo muito menor...mas cada um, cada um..o que importa é vc não desistir...em matéria de pestana, quanto antes vc começar a sofrer, antes vc deixará de sofrer...hehehhe..
    Hoje, pra mim, uma pestana é praticamente como um outro acorde qualquer....te liga, e vai treinar....

    kiki
    Moderador
    # abr/08
    · votar


    Juca bmx
    issso seria o que? a pestana sem a "pestana" em si
    seria apenas as notas, sem a pestana certo
    sem tocar nas outras cordas

    é isso?


    não, não é.

    se voce simplesmente tirar a pestana e tocar o resto, vai ficar uma porcaria.

    "tirar" as pestanas é substituir por acordes equivalentes, ou que supram o necessário pra cada musica.
    pra saber como fazer isso, é necessário estudar formação de acordes. ou voce estuda isso mais a fundo, ou aprende pestana. ou so dois.

    mas nada de pestana, tem algum problema se eu mudar por exemplo uma pestana pra uma outra casa do braço onde eu não precise fazer pestana?
    se conseguir fazer isso tudo bem, mas não é possivel na maioria dos casos.

    eu faço isso a um tempo, tento trocar as notas, pra ficar mais facil
    sim, essa é a ideia de "sumir" com a pestana. facilitar.
    mas acho que é valido fazer isso quando voce sabe fazer a pestana, e quer evita-la por questão de gosto, conforto, etc. fugir por medo é pros iniciantes.

    na verdade eu gosto mesmo de solar então não sei se compensa aprender
    solar sem saber fazer base é bastante esquisito. na minha visão, nunca será um grande solista se não entender a harmonia.

    na boa, 3 anos era pra voce estar fazendo pestana de ponta cabeça com um pé nas costas. pare de enrolação e treine um pouco todo dia, até sair um som limpo. em alguns meses de treino diário dá pra ficar ótimo.

    qew
    qdo eu aprendi, o prof disse q se chama "acorde fechado"
    mas acho q pod ser chamado de "power-chords" (alguém por favor me corrija)

    sim, isso chama power chord. mas eu não acho um bom substituto pra pestanas.

    na guitarra funciona um pouco melhor, mas no violão fica um pouco vazio.
    no violão é importante tocar mais cordas pra dar um som mais cheio. e também é importante o som das cordas agudas, elas fazem a diferença.

    eu uso essas variações para o fá:

    e-x----1-----8----5----------------------------------------
    B-1----1-----10---6-----------------------------------------
    G-2----2-----10---5-----------------------------------------
    D-3----3-----10---3-----------------------------------------
    A-3----x-----x----x----------------------------------------
    E-x----x-----x----x----------------------------------------


    e por ai vai.

    M.Batalha
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Está acontecendo o mesmo comigo. Só agora depois de 6 meses treinando todos os dias pelo menos 1 horinha que minhas pestanas estão saindo com um som legal. Tem que fazer doer mesmo. Nada é fácil quando se está começando. O que vai fazer diferença é a seu interesse em querer tocar cada dia melhor. No início eu também fugia das músicas com pestana e ficava trocando por acordes naturais. Mas depois de um tempo vc sente que está decepando a música. O melhor que vc tem a fazer é ter paciência que uma hora o som da pestana começa a sair legal. Depois treinar a velocidade da montagem da pestana. E depois ficar trocando a pestana com acordes fáceis. Essa é a dica que te dou. Abraços.

    eyck
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Eu estou aprendendo a tocar a 2 meses tenho um giannini de nyllon, olha eu ja faço pestana a algum tempo, acho que na primeira semana que comecei a aprender eu ja fazia pestana o

    que demorou mais para eu conseguir fazer foi a mudança de acorde que eu sempre demorava, hoje eu toco umas 8 musicas completas e ficam razoaveis.

    Ao inves de fugir das pestanas eu procurei só procurei musicas que tinham pestanas aprendi bem rapido. e pestana nao é esse bicho de sete cabeças não é so treinar.

    eyck
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Pega a versao simplificada da musica vc nao sabe o que é amor de luan santana e tenta tocar ate ficar bom, particularmente nao gosto da musica mas ela é toda com pestanas foi com ela que desenvolvi bem minhas pestanas

    stefanov
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Pestanas são necessárias pra evoluir no violão. E claro um violão bem regulado!

    Eu gosto das pestanas, mas ultimamente tenho preferido trocar por acordes ressonantes e abertos, dão a impressão de serem mais "cheios" no violão.

    Ex: tocar C#m, F#m, A9 sem pestana, só o power chord com as cordas soltas.

    Um exemplo destes acordes "abertos" seria Fátima, versão acústica do Capital Inicial.

    eyck
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    stefanov
    Um exemplo destes acordes "abertos" seria Fátima, versão acústica do Capital Inicial.


    Poderia me passar a batida que usa em Fatima do Capital

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    A técnica de tocar pestana como um alicate é perigosa. Tensiona todos os dedos da mão esquerda, e gera dor.

    Um princípio básico da boa técnica de qualquer instrumento é "quando precisar de força, utilize grandes grupos musculares". Um exemplo: quando um pianista precisa tocar mais forte, ele não desce o cacete só com o músculo dos dedos, ele levanta as mãos e usa todos os músculo do braço, o ombro, o peso do corpo, e cai em cima das teclas. Os músculos dos dedos nem se mexem, apenas estão com a tensão mínima suficiente pra não ficar com as articulações molengas.

    Ao tocar pestana, precisamos de força, então devemos empregar o mesmo princípio. E dá.

    Imagine que você está em pé, num ônibus ou vagão de metrô / trem, e precisa se segurar na barra de metal próxima ao teto. Você fixa sua mão da posição certa e puxa pra baixo com os músculos do braço e do ombro. Se você apenas apertar a barra como um alicate vai ficar balançando pra lá e pra cá.

    É esse mesmo movimento que vamos fazer: você estica o dedo 1, faz o mínimo de força necessária pra articulação não ficar mole (é pouco mesmo), e puxa a mão pra trás com o músculo do braço e do ombro. Não precisa escontar o polegar no braço. Aliás, pra começar a aprender esse movimento, é bom praticar tocar a pestana sem escontar o polegar.

    E, claro, o lugar em que é preciso menos força pra apertar as cordas sem trastejar é cerca de 1mm à esquerda do traste. Se em cima do traste, o som fica abafado, e quanto mais distante do traste, mais força é necessária.

    kiki
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    Alvaro Henrique
    É esse mesmo movimento que vamos fazer: você estica o dedo 1, faz o mínimo de força necessária pra articulação não ficar mole (é pouco mesmo), e puxa a mão pra trás com o músculo do braço e do ombro. Não precisa escontar o polegar no braço. Aliás, pra começar a aprender esse movimento, é bom praticar tocar a pestana sem escontar o polegar.

    deixa eu ver se entendi: é como se puxasse o braço do violão pra cima de voce, contra o corpo?

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    É isso mesmo. O violão não vai girar porque o próprio peso do braço direito impede do instrumento sair do lugar. Mas é pra puxar o braço pra cima de você mesmo.

    Random_Rampager
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Juca bmx
    Tem alguns conselhos bons aqui neste tópico, outros nem tanto. O negócio não é fugir da pestana. Senão passa o tempo, vc vai ter 5, 10, 20 anos de violão e não vai tocar 20% das músicas que gosta, ou vai tocar gambiarrado e vai ser uma bosta.

    Eu pastei 3 meses pra conseguir tirar um som decente da pestana, mais uns 2 pra ter agilidade pra trocar os acordes. Mas depois vale a pena, porque pra você fazer uma pestana fica a mesma facilidade do que, por exemplo, um lá maior.

    Enfim, dói a mão, doem os dedos, não sai som e é chato pra caramba esse meio tempo, mas depois vc aprende a fazer. Aí quando vc menos perceber já está tocando sequências tipo Fá-Sol só na pestana, e aquele Mi bemol no meio da música que você quer tocar é só mais um acorde...

    papillon
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    cara não tem misterio!!
    eh assim mesmo
    no começo sai o som morto, baixo, abafado...
    mas vc consegue!
    eh so treinar!
    dps fica facinho facinho...
    como qlquer outro acorde aberto!!
    3 anos de violao ja era pra ta dominando a pestana hein? entao nao perde mais tempo e pratica, nao tem nenhum bixo de seter cabeças nao!
    abraçooo

    chr
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    se ele não desistiu agora são 5 anos de violão , será que ele ja aprendeu fazer pestana ? AHSAUShaSuASHUSh

    M.Batalha
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Acho que é o assunto mais polêmico do violão. E provavelmente, o que faz a maioria das pessoas desistirem de tocar violão antes de começar. Cada um aqui coloca as suas experiência etc e tal. Mas, as opiniões que não consigo entender e também NÃO CONCORDO, é de que pestana é somente uma questão de jeito.
    Não é verdade! Se para fazer uma nota simples, ou seja, um SOL por exemplo, temos que colocar o dedo próximo do traste e pressionar a corda com uma certa força. Se não, o som sai abafado, ou não sai nada. Ou estou mentindo?
    Na verdade, a dificuldade se encontra em fazer o tal "grampo" com o dedo polegar e o indicador. Que, no início, é muito difícil, pois é um movimento que não fazemos todos os dias, ou melhor, nunca fazemos. Ninguém segura uma sacola de super mercado, por exemplo, pressionando o dedo indicador lateralmente contra o polegar. Ninguém segura a escova de dentes, fazendo um grampo com a mãe esquerda. E ainda tem isso, é a mão esquerda nossa! É como se fosse a nossa perna esquerda, a cega!!!
    Os músculos necessários para fazer esta pressão nas cordas não estão "acostumados" a este tipo de movimento. Ora, caros amigos, se vc faz uma força de X newtons para pressionar uma única corda, não é de se admirar que tenhamos que fazer uma força de 6 vezes X newtons para se pressionar as 6 cordas ao mesmo tempo. Talvez, com o tempo, aprendendo o tal jeitinho esta força seja mais moderada.
    Essa história de que é só jeito, é no mínimo presunçosa. Pois depende de vários fatores, como se o violão é de cordas de aço ou nylon, do braço do violão, da qualidade do violão, da altura das cordas, da madeira do violão etc e tal. Todas essas características podem abreviar ou dificultar a execução da pestana.
    Uma coisa é certa, no início, pra se pegar o tal JEITINHO tem que ser fazer força sim. E o atalho que eu indico é façam exercícios de musculação com a mão e o ante braço esquerdos. Assim foi comigo, em menos de 2 semanas, já estava fazendo a tal pestana, é lógico sem velocidade, mas com qualidade.
    Todos falam do tal jeitinho, o problema é explicar o tal jeitinho. Estou dando uma solução, desenvolvam os músculos da mão e do ante braço esquerdos, fazendo musculação ou comprando aqueles equipamentos específicos para este exercício em lojas esportivas. E depois voltem aqui pra dizer o que aconteceu. Já postei um tópico aqui, e não me deram muita atenção.

    M.Batalha
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Descobri qual é nome do equipamento é um tal de HAND GRIP. Tem vários tipos e são bem baratinhos de 15 a 30 pila os mais caros. Encontrei uns neste site aqui

    http://www.fisiomed.com.br/exercitadores,dept,40.aspx?gclid=CODyj-ium6 ECFQEf7godojCzyA

    Pedro-violão
    Membro Novato
    # dez/16
    · votar


    Bom dia! Usado o tópico,gostaria de saber se alguém sabe a medida externa total da Pestana e a medida entre a 1ª corda e a 6ª corda sobre a Pestana do violão elétrico Vogga VCE300 BK Clássico Cutaway (cordas de aço)? Preciso saber pois estou querendo comprar um, e minha mão é grande, oque dificulta tocar em violões com cordas próximas uma da outra. Ou se souberem dizer um modelo de violão com cordas de aço que tenha a medida da distância entre a 1ª corda e a 6ª com mais ou menos 42 ou 43mm (medida sobre a Pestana)..
    Se alguém puder ajudar, Obrigado

    Sapopemba
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    42 mm é mais comum em violão de cordas de nylon, acho que não se encontra no mercado nacional um violão de cordas de aço com essa medida.

    No seu caso, eu pensaria em comprar um violão de 7 cordas e usar apenas 6, trocando a pestana (nut) por um de 6 cordas feito sob medida por um luthier.

    Kenai
    Membro Novato
    # abr/17
    · votar


    Olá, toco a alguns meses, até hoje ando praticando bastante em meu antigo violão preto kkk, quando começei a parte de ter que fazer pestanas eu tive bastante dificuldade no início, sei que isso é completamente normal, porem em um belo dia quando eu fui na casa de meu tio tocar o seu Tagima dallas, tentei fazer uma pestana, e acreditem ela saiu perfeita!!!, no mesmo dia já toquei umas 3 músicas que envolviam pestanas(ja conhecia a montagem dos acordes, só não conseguia executa-los com meu violão).

    Quando cheguei em casa, foi tudo diferente, minha pestana sai horrivel(no máximo até 4 cordas sai de boa).

    Alguem me diz o que diabos pode ser isso? é algum problema em meu violão? ou é so frescura minha? kkkkkkkkkkkk
    obs: ambos os 2 violões são de aço e corda 0.10

    strinbergshredder
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Kenai
    Seu violao provavelmente está precisando de uma boa regulagem num luthier. Se o braço estiver com o tensor mal regulado, ele fica concavo e as cordas ficam altas, o violão fica "duro", dificultando a realização de pestanas...

    Abraços!

    Jube
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Kenai

    O strinbergshredder disse tudo, pode ser até uma simples necessidade de diminuir a ação das cordas e seu violão vai ficar mágico, vale a pena.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # abr/17
    · votar


    /\
    ||

    É isso aí.

    Kenai
    Membro Novato
    # abr/17 · Editado por: Kenai
    · votar


    Obrigado a todos, irei fazer isso! :)strinbergshredder
    Jube
    acabaramosnicks

    basstreble
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    É meio complicado mesmo!!Mas já tô me acostumando a fazer pestana, sempre que vou tocar fico tentando!!Os dedos cansam mas, graças a Deus, estou começando a gostar!!Você se acostuma também, sei que tu tem capacidade!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre pestana