deixar o violao afinado

    Autor Mensagem
    claude2008
    Veterano
    # mar/08


    e ai galera gostaria de saber se guardar o violao afinado pode prejudicar o instrumento vlw....

    Daninh0
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    pq prejudicaria???
    ¬¬'

    claude2008
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    e o seguinte me falaram que pode prejudicar o braço do violao, isso e lenda?

    kiki
    Moderador
    # mar/08
    · votar


    claude2008
    lenda.
    influencia mais a maneira como se guarda. por exemplo, evite deixar de pé apoiado na parede pela mão.

    Ant--
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    A tensão das cordas aplica uma força ao braço do violão. O braço tem que resistir a essa força até chegar a um meio-termo, um balanço (seja com ajuda do tensor ou não). No momento desse balanço é que o violão está ideal para ser ajustado/regulado e... tocado. Se vc desafinar o violão para guardar, vai estar comprometendo esse balanço, porque a tensão das cordas não vai estar presente. Como o instrumento demora um tempo para encontrar o balanço/equilíbrio, não adianta afinar o violão somente no momento de tocar, porque este vai estar sempre mascarado, ou o que é pior, vai estar mudando enquanto vc toca.
    Resumindo: guarde o violão sempre afinado. Se o braço dele não aguentar a tensão, é porque não vale a pena.

    Ant

    PS: existem uns pequenos truques para poupar o instrumento no momento de guardar, principalmente se for por um período maior que o normal. Alguns baixam meio tom nas duas cordas centrais (D e G), outros chegam a baixar meio tom em todas. A explicação é que, como o instrumento passa mais tempo guardado do que em uso, fica mais sujeito a alterações de temperatura e umidade sem monitoração, portanto mais vulnerável a deformações.

    brunoandrad
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Se vc utilizar cordas de aço em um violão pra nylon
    o braço empena, pois ele não foi feito pra suportar a tensão de corda de aço
    o q vc pode fazer nesse caso, é comprar um cavalete(cordal).

    Bog
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    brunoandrad

    A tua resposta não tem qualquer relação com a pergunta do tópico, hehehe...

    billy ramone
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    claude2008

    Resposta meio off, mas eh verdade!
    Influencia na afinação o lugar onde vc guarda ele
    Outro dia, deixei meu violão no sofá aqui em casa, meu tio chegou e eu nem tava em casa, quando cheguei e fui tocar (CLÍMAX), que decepção, nada do que fazia parecia estar certo, pensei: "Meu Deus, esqueci como se toca violão?". Mas ai me dei conta que meu tio havia mexido nas tarraxas do meu precioso podendo, inclusive, tê-lo danificado. Sorte que agora não tenho dificuldade para afinar, mas se fosse há um tempo atrás... sorte tambem que não houve estragos maiores.

    Que drama!!
    Mas tomem cuidado com lugar onde deixam seu violão, talvez vcs tenham tios malas como eu!

    gostaria de saber se guardar o violao afinado pode prejudicar o instrumento vlw....
    Falando sério, acho que isso eh lenda tambem

    billy ramone
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Ant--
    Boa!

    Bog
    hahahha

    brunoandrad
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Bog, se ele guardar um violão para corda nylon com corda de aço afinado, a tensão vai empenar o braço. ou não? :|

    kiki
    Moderador
    # abr/08
    · votar


    brunoandrad
    um violão para corda nylon com corda de aço
    isso vai dar problema de qualquer maneira, seja guardado, seja tocando, seja afinado, seja desafinado.

    violão de nylon é pra nylon, violão de aço é pra aço.

    qualque troca pode comprometer o instrumento.

    billy ramone
    Influencia na afinação o lugar onde vc guarda ele
    bom, aí já é outra história.
    mas o violão desafina sozinho também, mesmo que ninguem mexa nele. principalmente pela varização de temperatura. se voce afina de dia, de noite já desafinou.

    toda vez que voce pega ele pra tocar tem que conferir a afinação. por isso é importantíssimo saber afinar de ouvido.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    claude2008

    Só tive a mesma duvida quanto as cordas do baixo à pouco tempo por serem mais grossas e apresentarem tensão maior, mas mesmo ai o melhor a se fazer é deixar as cordas afinadas, na guitarra e no violão sempre deixei porque sempre achei que a tensão das cordas desses instrumentos não fariam mal algum ao braço...

    Na verdade o que pode comprometer o instrumento é o local e como voce armazena o instrumento, isso sim pode trazer varios problemas se não tiver seus devidos cuidados...

    Tenho um violão aqui que me acompanha à uns 18 anos e sempre fica afinado e nunca deu problema, em compensação meu irmão que comprou uma viola dessas caipiras pra aprender (só ficou na intenção mesmo) há uns 8 anos, de tanto deixar encostada e submetida a um local insignificantemente umido teve como resultado um cavalete descolado do instrumento... e olha que é uma otima viola fiquei até com dó...

    kiki
    Moderador
    # abr/08
    · votar


    I.Nosferatu
    em compensação meu irmão que comprou uma viola dessas caipiras pra aprender (só ficou na intenção mesmo) há uns 8 anos, de tanto deixar encostada e submetida a um local insignificantemente umido teve como resultado um cavalete descolado do instrumento... e olha que é uma otima viola fiquei até com dó...

    caramba, mas aí já é judiação...
    se for boa mesmo, vale levar num luthier pra colar de novo.

    eu já vi um violão que ficava no quintal tomando chuva...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a deixar o violao afinado