Cutaway nylon pra presente

Autor Mensagem
gtrlv
Veterano
# mar/08


Bem, pessoal, enquanto tento juntar uma grana pra comprar um violão pra mim (conforme outro tópico que abri), quero dar um violão de presente a uma sobrinha de 20 anos, que tá aprendendo a tocar.

Pois bem, o valor tem que ser, no máximo, 400 contos! Fui em algumas lojas (praticamente todas daqui) e o que mais gostei, juntando sonoridade e acabamento, foi o Yamaha C70. Entretanto, sei que ela não vai gostar muito, por conta do estilo clássico.

Então, resolvi procurar um cutaway (também pode ser folk), eletro-acústico de nylon, de preferência preto, azul ou sunburst ou outro mais "incrementado". Só que não quero abrir mão da qualidade de acabamento e de sonoridade.

Já li um bocado de coisa sobre alguns modelos que me chamaram a atenção, aqui no fórum. Mas gostaria de uma opinião mais específica de vocês.

Gostaria que me falassem do Tagima Vegas, dos Strimberg AW-53C BK (ou outro) e dos Eagle, por exemplo (nos 2 primeiros, teria que comprar via internet, já que não os encontrei por aqui - e, aí, quero saber se vale a pena, o risco!).

Por outro lado, como sempre costumo dar preferência à qualidade sobre a beleza, pode ser um natural (tipo Digiorgio Talent I), desde que realmente justifique a escolha (nesse caso, poderia pensar em esticar um pouquinho o valor até uns 480 - mas só em último caso).

Mais uma vez, conto com o apoio de vocês!

P.S.: eis o porquê dos detalhes escolhidos por mim:

Cores: a aniversariante vai preferir;
Cutaway: tem aparência mais "moderna", que é o estilo dela;
Eletro-acústico: apesar de ainda ser aprendiz, logo ela vai querer tocar numa banda;
Nylon: creio que seja o mais indicado pra uma iniciante.

Obrigado!

gtrlv
Veterano
# mar/08
· votar


Bem, pessoal, estive conversando com umas pessoas aqui, e chegamos à conclusão de que poderia ser um acústico, também, uma vez que a garota gosta de estar em roda de amigos.

O restante das características permanecem as mesmas. Apenas uma dúvida quanto às cordas de nylon: ela gosta muito de levar as músicas na batida. Nesse caso, não seria melhor um com cordas de aço?

Valeu!

gtrlv
Veterano
# mar/08
· votar


Ninguém?

kiki
Moderador
# mar/08 · Editado por: kiki
· votar


gtrlv
olha cara, não sei opinar sobre os modelos... nessa faixa de preço, eu nunca comprei.

essas marcas que voce citou são todas conhecidas, não acho nenhuma desrecomendavel. talvez a yamaha seja a mais renomada ai no meio, mas nao posso afirmar.

so vou dar sugestoes pra um detalhe:
Eletro-acústico: apesar de ainda ser aprendiz, logo ela vai querer tocar numa banda;
Nylon: creio que seja o mais indicado pra uma iniciante.

nylon eu acho melhor pra iniciante sim. mas nao quer dizer que nao de pra começar no aço, da sim.

porem, nessa faixa de preço, acho que voce não consegue um eletroacustico tao bom pra nylon.

o aço é um pouco mais "eletrificavel", pois o timbre do aço é mais "magro", tende a perder menos.

acho que depende mais do tipo de som que ela curte. se for mais musica brasileira, tipo mpb bossa sambinha etc, nylon. se for mais rock/pop, aço tranquilamente.

e se for tocar com banda entao, acho o aço mais a ver...

enfim, minhas opiniões.

Pardal
Veterano
# mar/08
· votar


gtrlv

Bem-vindo ao FCC!

ela gosta muito de levar as músicas na batida. Nesse caso, não seria melhor um com cordas de aço?

como disse o kiki, pode ser melhor começar em aço dpeendendo das músicas que ela gosta. Mas dificilmente por 400 reais você consegue um violão com cordas de aço que seja macio como o nylon (e olha que o nylon já arrebenta com a mão de qualquer um quee steje começando).

Eu recomendo nylon, mas ela pode não gostar... Bem, ela tem 20 anos, precisa ser presente surpresa? Você pode levá-la à loja pra dar uma olhada nos violões...

Em geral, violão de aço começa a ficar com com Crafter acima de 900 reais. Nylon, um C70 realmente resolve. Você citou o Di Giorgio Talent, é uma boa opção também.

Quanto a comprar pela internet, você deve combinar com quem vai vender como se dará o pagamento. Preferencialmente, compre de anúncios de loja e peça pra alguém (de preferência que more na cidade da loja) vá conferir e pegar o instrumento pra você.

Outra recomendação: compre hardcase. Em qualquer caso, proteje o violão muito bem, inclusive durante as viajens dos correios.

gtrlv
Veterano
# mar/08
· votar


kiki

nessa faixa de preço, acho que voce não consegue um eletroacustico tao bom pra nylon.

Encontrei o Tagima Vegas por R$ 347,00. O que você acha? Será que o som dele não é legal, principalmente unplugged?

Eis o link: http://www.madeinbrazil.com.br/dept.aspx?page=1&idDept=7&sort=1&idProd uctBrand=673

Pardal

Bem-vindo ao FCC!

Muito obrigado!

Bem, ela tem 20 anos, precisa ser presente surpresa?

Sim, quero fazer surpresa!

Já andei sondando, mostrando uns modelos (dizendo que é pra mim) e cheguei a duas conclusões: 1) não precisa, necessariamente, ser eletro-acústico - pra ela importa mais a sonoridade; 2) de preferência, que seja preto.

Se não fosse esse último detalhe, eu compraria de cara o Yamaha C70. Encontrei esse Suzuki SSG3, mas não achei nenhuma referência dele na internet, a não ser o site do fabricante. Nem mesmo aqui no FCC: http://www.playtech.com.br/marca.asp?catID=2&subCatID=95&marca=SUZUKI

Já o Yamaha FOLK F 370, é um pouco mais caro mas imagino que seja bom. No entanto, não será muito grande pra uma menina (ela não é alta, não tem braços compridos)? ://www.playtech.com.br/marca.asp?catID=2&subCatID=95&marca=YAMAHA

Por fim, estou bem balançado por este Tagima (link mais acima).
Gostaria de saber mais detalhes quanto à tocabilidade e sonoredade dele.

Outra recomendação: compre hardcase.

Boa idéia. Porém, vai ficar bem mais caro!

Tenho que comprar nos próximos 15 dias! Agradeço qualquer ajuda.

gtrlv
Veterano
# mar/08 · Editado por: gtrlv
· votar


Ah! Esqueci de mencionar o Eagle DH69. Será que é muito fraquinho? Meu medo é comprar um violão de som "apagado".

http://www.music-center.art.br/loja/

Editado: putz! Errei o endereço de novo! Aí está: http://www.playtech.com.br/marca.asp?catID=2&subCatID=95&marca=YAMAHA

kiki
Moderador
# mar/08
· votar


gtrlv
violao tagima eu nunca toquei, nao sei dizer...

se for pra escolher sem testar, eu iria de yamaha, que é mais garantido. mas nao tenho certeza.

o lance de ser folk acho que nao tem muito a ver nao. o folk é mais quadradao, mas não é tão maior que um classico... e o braço costuma ser mais fino, mais facil de tocar.

kiki
Moderador
# mar/08 · Editado por: kiki
· votar


gtrlv
Ah! Esqueci de mencionar o Eagle DH69
eu tenho um desse. eu gosto, recomendo. acho que tem um som bom.

mas nao é eletrico.
ah, e nem cutaway

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# mar/08
· votar


gtrlv


ha ha ha
q loko!!!

eu comprei um yamaha fs720s por 3 motivos
primeiro pq gostei dele da cor dele!
segundo pq tava em promocao
terceiro pq eh bom!

jah o Yamaha FOLK F 370 quese comprei ele por dois motivos primeiro eh q soh tinha preto
segundo pq eu vi o fs720s

Pardal
Veterano
# mar/08
· votar


gtrlv

2) de preferência, que seja preto.

A tinta, ou mesmo pigmentação sobre o corpo do violão, forma uma camada sobre a madeira, diminuindo sua vibração e resultando em diminuição do volume e piora considerável da qualidade do som.

Quanto a violões elétricos, eu não conheço muito bem, todos os meus violões são acústicos... E seguram. É melhor você gastar num acústico legal agora e depois, em outro aniversário, dar um microfone com pedestal, e depois de natal um amplificador, depois uma mesa pequena, e de repente o violão dela está sendo captado com excelente equipamento, muito melhor que ter um violão ruim (em geral, violão barato é feito "nas coxas", afina mal, tem péssimas madeiras e acabamento deixando a desejar), mesmo que seja elétrico.

kiki
Moderador
# mar/08
· votar


Pardal
É melhor você gastar num acústico legal agora e depois, em outro aniversário, dar um microfone com pedestal, e depois de natal um amplificador,
isso pra musicas eruditas, ou onde o violão seja destaque.

acontece que pra violão popular, principalmente pop/rock, o microfone não ajuda muito. pelo contrario, atrapalha...
outros instrumentos entram pelo microfone, dando muito ruido, e aumentando a chance de microfonias... e no conjunto da obra as sutilezas todas do instrumento se perdem, de modo que não justifica o uso de um microfone. um violao eletrico cumpre muito bem a função, ligado em linha, com menos ruido.

passei por isso esses dias, tava na esperança do microfone, mas tive que ficar com minha captaçãozinha sound-malagoli mesmo, que foi muito mais pratico.

gaara_21
Veterano
# mar/08
· votar


gtrlv

Se vc puder de uma olhada nos "Hofma" eles são tipo uma segunda linha da eagle, mas o seu custo beneficio é muito bom...

E no casso como vc disse que sua sobrinha está começando a tocar agora, eu acho que ele servirá muito bem para ela...

gtrlv
Veterano
# mar/08
· votar


japaubatuba

Onde você comprou esse FS320S. Não o encontro em nenhum site.

Ele é muito melhor que o F370?

ha ha ha
q loko!!!


O quê?

Pardal

Já ouvi falar que a tinta diminui a sonoridade do violão. Mas, será tão perceptível assim?

todos os meus violões são acústicos...

Quais são eles? Qual você recomendaria?

É melhor você gastar num acústico legal agora e depois, em outro aniversário, dar um microfone com pedestal...

Quero muito incentivá-la a tocar, mas não tenho tanta grana assim. Ainda nem comprei o meu, que tanto quero! rsrs

kiki

...tive que ficar com minha captaçãozinha sound-malagoli mesmo, que foi muito mais pratico.

Você usa essa captação no DH69?

Pode me falar mais sobre esse violão, tipo, o som é 'cheio', tem um bom timbre, ou não tem muito volume, é "bem-acabado"?

gaara_21

Se vc puder de uma olhada nos "Hofma" eles são tipo uma segunda linha da eagle

Se eles são uma 'segunda linha' da Eagle, então não seria melhor comprar o DH69, que é da 'primeira'?

Nos sites em que os encontrei, não havia foto.

Todos

Diante das opiniões aqui do FCC e também do que tenho pesquisado na net, já estou restringindo minha lista a três opções (caso alguém não indique algo melhor):

1) Eagle DH69. É preto, tem boas madeiras e, pelo que dizem, o acabamento é bom e custa "só" R$ 255,00 (o que me deixa com a "pulga atrás da orelha"). Gostaria de saber mais detalhes quanto à sonoridade; eis o link: http://www.casavitale.com.br/detalhes_instrumentos.asp?shw_ukey=392121 0262534OQG0O

2) Yamaha C70. Tudo bem, não é preto. Isso conta um ponto negativo em termos de agradar à aniversariante. Entretanto, foi o único, até agora, que tive em minhas mãos. O acabamento é de primeira e a sonoridade (não entendo muito, também sou aprendiz) me pareceu bem melhor do que uns Michael que peguei e Groovin, também.

3) Tagima Vegas (eletro-acústico): tem boas madeiras, beleza, além da cor que ela prefere (não sei quanto ao acabamento). No entanto, fiquei meio desanimado quando li que o braço é muito estreito pra cordas de nylon. Gostaria que me dessem mais detalhes dele.

Por fim, gostaria de saber se alguém já comprou violão pela internet. Se já não chegou algum quebrado ou danificado. A idéia que o Pardal deu é muito boa, mas encarece muito.

Bem, desculpem pelo texto enorme (como sempre!). É que sou "verborrágico"! :D

kiki
Moderador
# mar/08
· votar


gtrlv
Você usa essa captação no DH69?
sim, pus um sound malagoli piezo de rastilho. mas acho bem fraquinho, da um timbre magro, nao capta a acustica, só o som das cordas. só pra situações emergenciais. é daqueles bem baratos, de 20 reais.
nylon é complicado pra por captador, mesmo os bons não são tudo isso.

Pode me falar mais sobre esse violão, tipo, o som é 'cheio', tem um bom timbre, ou não tem muito volume, é "bem-acabado"?
eu gosto do som dele, dá bem mais volume que os giannini e di giorgio da mesma faixa de preço. e é muito confortavel pra tocar, a meu ver, bem acabado.
mas tambem nunca toquei em violões muito mais caros que esse, meu parametro é um pouco baixo.
ah, o meu é madeira natural, que eu prefiro. mas aí vai de gosto. aquela questão da tinta que o pardal citou é especialmente importante na musica erudita, mas na popular nem tanto, ainda mais tratando-se de violões baratos.

1) Eagle DH69. É preto, tem boas madeiras e, pelo que dizem, o acabamento é bom e custa "só" R$ 255,00
por esse preço eu acho que ta bom... eu paguei 240 nele há 5 anos atras. esse ano vi ele na loja por 350 acho.

Yamaha C70. T
me pareceu bem melhor do que uns Michael que peguei e Groovin,
com certeza melhor que essas marcas é.

Tagima Vegas (eletro-acústico)
bom, esse é aço, os outros dois são nylon, portanto são categorias diferentes.
se for levar desse, é pra usar aço, com braço mais fino mesmo. como ja disse, pra pop/rock cai bem, e pra plugar, e futuramente tocar com banda, tambem.

enfim, é isso

gtrlv
Veterano
# mar/08
· votar


kiki

Cara, valeu pelas explicações!

É quase uma tortura chegar a uma conclusão. Estou mesmo entre o Eagle DH69 e o Yamaha C70. Na página da Foxtrot tem várias opiniões de compradores dos dois modelos:

Yamaha C70: http://www.foxtrot.com.br/opiniao.asp?L=&cid=15&idp=32

Eagle DH69: http://www.foxtrot.com.br/opiniao.asp?L=&cid=15&idp=41

Todos falam muito bem dos dois. Estou começando a me inclinar pro lado do Yamaha (mesmo não sendo preto), pois parece que o som dele é mais alto.

Quanto ao Tagima Vegas, ele é nylon. O Dallas é que é aço.

Valeu!

kiki
Moderador
# mar/08
· votar


gtrlv
É quase uma tortura chegar a uma conclusão.
eu entendo, eu tambem sou enrolado pra decidir...

Estou mesmo entre o Eagle DH69 e o Yamaha C70. Na página da Foxtrot tem várias opiniões de compradores dos dois modelos:
é, não sei... já tá fora do meu alcance.

Quanto ao Tagima Vegas, ele é nylon. O Dallas é que é aço.
entendi!

Cara, valeu pelas explicações!
de nada. tamos ae.

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# mar/08
· votar


gtrlv
Onde você comprou esse FS320S. Não o encontro em nenhum site.

Ele é muito melhor que o F370?


comprei em prudente ele estava na secao de usados! pelo q percebi ele so eh vendido no japao!

qt a ele ser melhor acho q se eu tocasse nos dois de olhos vendados nao saberia qual eh qual!

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# mar/08
· votar


esqueci o q loko e pq eu tb tinha me interessado por esse violao !

gtrlv
Veterano
# mar/08
· votar


kiki

Obrigado!

japaubatuba

qt a ele ser melhor acho q se eu tocasse nos dois de olhos vendados nao saberia qual eh qual!

Então, você já tocou num Yamaha F370? Pode me dar mais detalhes sobre ele (qualidade de acabamento e de som)?

Todos

Achei o Yamaha F370 muito bonito (apesar só tê-lo visto pela internet). Alguém teria mais detalhes sobre ele? Sei que tem cordas de aço e que é mais caro também, mas, se a qualidade for realmente muito boa, melhor do que os que já citei anteriormente, estou disposto a comprá-lo. Se bem que já li um comentário sobre o F310 (primo mais barato), dizendo que ele é decepcionante!

xande89
Veterano
# mar/08
· votar


Cara, tem vaga pra sobrinho ai? To querendo uma guitarra rsrsrs

Brincadeira

Olha eu tenho um Talent I, violãozinho show! Pra quem tá começando é como se fosse um Crafter! rsrsr

e está no limite do seu orçamento

abraço

gtrlv
Veterano
# mar/08
· votar


xande89

Pô, cara! A cota pra sobrinho esgotou! rsrsrsrsrs

Já ouvi falar no Talent I, mas não pesquisei sobre ele porque leio muito que Di Giorgio e Giannini são boas marcas, mas os violões variam muito de qualidade, mesmo em modelos iguais. Como vou comprar (muito provavalmente) pela internet, não quis arriscar.

Mas vou dar uma olhada nele.

Valeu!

kiki
Moderador
# mar/08
· votar


gtrlv
mas os violões variam muito de qualidade, mesmo em modelos iguais. Como vou comprar (muito provavalmente) pela internet, não quis arriscar.

bom criterio

Mas vou dar uma olhada nele.
um cara escreveu um review sobre ele hoje:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/176774/

gtrlv
Veterano
# mar/08
· votar


kiki / xande89

Legal, o review! Muito esclarecedor.

Mas é o que eu suspeitava. O Talent I é flat e tem o som mais pros agudos.

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# mar/08
· votar


gtrlv
toquei nele muito pouco (algo em torno de trinta minutos!) o q posso te falar do f 370 eh q ele tem um acabamento bem simples (porem muito bem feito) talvez pelo fato da yamaha querer produzir algo mais barato sem perder o padrao de qualidade(eu acho q eh isso)
qt a tocabilidade ele me impressionou bastante pelo braco (otimo pra quem tem mao de muieh), ele nao eh tao grosso como os de outros violoes

e o timbre?

igual ao do meu pelo menos foi o q achei na hora q comprei o meu!


tai um video pra vc conferir o timbre do meu fs720 q acho parecido com o f 370




gtrlv
Veterano
# mar/08
· votar


japaubatuba

Gostei do som! :)

O vioão está plugado?

Valeu pelas dicas!

Mas, pensando bem, acho arriscado comprar um de aço, pois ela pode não se adaptar.

Seguindo a sugestão do gaara_21, mais acima, pesquisei uns Hofma. Achei bastante interessantes, principalmente os YE 202 e YE 230 que são de nylon (não sei qual a diferença entre os dois). Mas fico um tanto quanto receioso por ser uma marca de "segunda linha" da Eagle e talvez não tenha muita qualidade de som e acabamento (e durabilidade).

Se alguém souber mais detalhes sobre esses Hofma, por favor poste aqui (principalmente quanto ao som dele desplugado). Sei que as madeiras da caixa são 'filetadas' e isso deve prejudicar a sonoridade.

gtrlv
Veterano
# mar/08
· votar


Tenho que comprar o violão, no máximo, até o próximo fim-de-semana.

Estou praticamente decidido pelo Yamaha C70 (apesar de fugir completamente das características que eu queria, lá no começo do post).

Os Hofma estão mais de acordo com o que eu pretendia, de início. Mas preciso ter mais detales sobre eles, pra não me arrepender depois.

Aguardo mais opiniões.

Obrigado.

gtrlv
Veterano
# mar/08
· votar


Pessoal!

Achei esse Hofma lindo!

Exatamente o que eu estava procurando. Agora, só falta saber se vale a pena. Se desplugado o som dele é bom. Além do acabamento, claro!

Será que não é daqueles que desafinam da noite pro dia?

Ajudae!

gtrlv
Veterano
# mar/08
· votar


Esqueci de postar o link:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-67704452-violao-hofma-by-eagle- cutway-nylon-ye230-capt-5-bandas-1vo-_JM

gtrlv
Veterano
# mar/08
· votar


Outra coisa! hehehe

Desisti do Tagima Vegas porque li que o braço é fino pra nylon. Será que o do Hofma YE 230 também é?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Cutaway nylon pra presente