Captação piezo com ruído na gravação

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/08


    E aí povo!

    Recentemente coloquei um captador piezo da Crafter no meu violão, um Lauren. Me arrependi demais, pois coloquei o captador pra fazer gravações em linha, mas o desgraçado gerou u ruído imenso, no mínimo -40dB (numa escala de -100 a 0, acredite, é bastante).

    Algumas perguntas:
    1) O problema é deste captador especificamente ou é um problema comum dos piezos?
    2) Caso o problema não seja dos captadores piezo em geral, quais violões com captação piezo são recomendados para este tipo de finalidade? Hofma e Tagima Dallas estão na lista?
    3) Caso o problema seja dos captadores piezo em geral, quais existem violões de aço com captação mista (piezo e microfone interno) no mercado? O meu Talent I (nylon) tem captação mista, e responde muito bem à gravação.

    Por favor, tirem essas minhas dúvidas!

    kiki
    Moderador
    # mar/08
    · votar


    erico.ascencao
    olha, não entendo muito disso, mas vou tentar ajudar...

    1) O problema é deste captador especificamente ou é um problema comum dos piezos?
    olha, eu acho que não é do tipo de captador nao.

    eu tenho um piezo de rastilho Sound, da malagoli. nacional, baratinho (uns 25 reais). o som não é grandes coisas, mas é incrivelmente limpo o som.
    eu ja gravei com ele, fica com pouquissimo ruido (menos de 10, na escala ate 100, se bem que 100dB é inaudivel).
    o defeito dele acho que é ter um som muito "magro", meio vazio.

    2) Caso o problema não seja dos captadores piezo em geral, quais violões com captação piezo são recomendados para este tipo de finalidade? Hofma e Tagima Dallas estão na lista?
    nao sei.

    3) Caso o problema seja dos captadores piezo em geral, quais existem violões de aço com captação mista (piezo e microfone interno) no mercado? O meu Talent I (nylon) tem captação mista, e responde muito bem à gravação.
    não sei, mas sei que fica bem melhor quando tem mic.

    pra gravar, recomendo mil vezes mais usar microfone.
    só que tem que ter um mic bom, cabos e equipamentos bons, e um abiente sem ruidos. se nao entra muito mais ruido que o piezo.

    Bog
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    erico.ascencao

    1) O problema é deste captador especificamente ou é um problema comum dos piezos?

    Não é um problema geral de captadores piezo. Talvez seja o modelo do teu, talvez tenha sido a instalação, talvez seja algum outro fator qualquer.

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # mar/08
    · votar


    erico.ascencao


    como foi essa instalacao?
    ta com cara de gambiarra!

    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Bog
    japaubatuba
    O captador é um Crafter AR-300. É um modelo utilizado em alguns violões da própria Crafter. Comprei e mandei instalar num luthier de confiança.

    Me parece que o problema é de blindagem.

    Me deu uma raiva tão grande que passei a querer trocar não só o captador como também o violão. Mas esse meu violão foi um achado, gosto muito dele, mesmo ele tendo um acabamento ruinzinho...

    Bog
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    erico.ascencao

    Hmmmm... bom, eu só posso dizer que muita gente não gosta do som de captador piezo em linha, porque soa como "pato". Eu mesmo não acho muito natural, e quando usava o meu outro violão, precisava fazer uns truques para ele soar bem em gravações (eu uso uma pedaleira Zoom A2).

    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Um ADI-21 seria uma boa pedida também. Mas ele sozinho não consertaria a cagada do meu captador.

    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Quanto ao violão propriamente dito, pensei em fazer uma reforma. Lixar ele todinho pra tirar a pintura rudícula que ele tem (o corpo é vinho na parte traseira, o braço é preto...).

    mozartgomes
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Quanto a lixar e repintar eu não recomendo, porque o verniz e tinta apesar de estar seca ela fica com uma pequena quantidade de humidade que abafa o som do violão, e demora bastante tempo pra secar, assim como a humidade que existe dentro da madeira que por mais seca que esteja sempre demora alguns meses, e anos para que o som fique melhor.
    Vc pode perceber o som dos violões recém feitos e/ou pintados que teem o som mais abafado e com o passar dos meses vai "abrindo o som" como é o termo que alguns músicos usam.

    1) O problema é deste captador especificamente ou é um problema comum dos piezos?
    Os piezos tem algum nível de ruído sim, é que o sinal deles é muito fraco então pra poder ouvi-lo tem que ter uma amplificação grande o que acaba amplificando o ruído junto, mas esse nível que vc falou tá muito alto, mas não deve ser o captador em si, mas sim a instalação, porque os captadores são meio que todos igual um cristal piezo-elétrico só muda o formato.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    mozartgomes
    O tópico já vai fazer quase um ano! Já vendi este violão, comprei outro, entre muitas outras coisas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Captação piezo com ruído na gravação