Violão = Palheta ????

Autor Mensagem
NeGrEsCo
Veterano
# out/03


Pow galera ...
eu sempre vejo aki no Fórum tem uma galera q toca violão e guitarra ... e vcs usam palheta no violão ???
Pow de boa , essa eh minha opinião , mas pra mim palheta eh um atentado ao violão pow , palheta parece meio q som mecânico sei la ... pra mim violão tem q ser com os dedos ... pow postem ai como vcs tocam e oq vcs axam disso

Johnny
Veterano
# out/03
· votar


Isso depende do gosto e da técnica que o instrumentista quer aplicar. Eu toco guitarra com palhetada e com os dedos também, pois tenho muita influência do violão erudito. No violão uso só as unhas mesmo!

Gallo
Veterano
# out/03
· votar


eu toco com palhetas no violão... eu acho q tem umas músicas q não dá pra tocar sem elas.. e eu só uso os dedos pra dedilhar mesmo...

Syl
Veterano
# out/03
· votar


Eu num uso mt palheta no violão, mas depende da música tb, tipo, vai tocar Brasileirinho, uma música rápida, num tem como não usar a palheta.

MrPostman
Veterano
# out/03
· votar


Syl
Dá pra tocar qualquer música rápida com os dedos sim. Existem várias técnicas

Johnny
Veterano
# out/03
· votar


Trêmulos por exemplo! Escute Recuerdos de Alhambra! É o mais básico!

snd
Veterano
# out/03
· votar


eu alterno entre os dois ... mas acho muito legal algumas coisas como fazer harmonico artificial com os dedos :]

Syl
Veterano
# out/03
· votar


MrPostman
Várias técnicas? Quais por exemplo? Usar a unha?
É q eu num tenho mtas noçoes de técnicas... :)) vai na palheta mesmo

aratohendrix
Veterano
# out/03
· votar


Eu toco com palheta, naum toco coisa mto classica mesmo.



falwz

claptongod
Veterano
# out/03
· votar


bom,eu toco violão e guitarra com dedo e palheta,mas no violão se a corda for de nylon depois de um tempo ela vai começar a desfiar,com a palheta

snd
Veterano
# out/03
· votar


Syl
tem um tipo de abafada q eh muito legal q soh fica bom quando feita com os dedos ou unhas, com a palheta + dedos fica ruim .. o nome eu nao sei, mas um exemplo eh a musica More Than Words q eh inteirinha assim... ou coisa legal tbm eh chicken pick (q nem akeles caras de musica country tocam banjo)

Syl
Veterano
# out/03
· votar


snd
conheço essa abafada... mas tipo a questão é : como tocar com os dedos uma música solada rápida? (sem usar a palheta)

Rato
Veterano
# out/03
· votar


palheta no violão ??? só brasileirinho e quando vc está começando a aprender...
depois vc pega tanta agilidade nos dedos que toca brasileirinho só com um dedo

Rustu Pai
Veterano
# out/03
· votar


Eu geralmente uso palheta pra solo no
violão.
Bra base e dedilhado é dedo mesmo.

Problema de eu solar
com dedo é que peguei costume
de usar apenas dedão.

Isso é ruim.

O geito certo é formando dipo uma concha.
E tocando igual baixo.
Indicador e medio.

kava
Veterano
# out/03
· votar


eu toco com palheta... o som sai mais aberto, com os dedos o som sai baixo e abafado

CaioBass
Veterano
# out/03
· votar


Eu acho que violão com cordas de Nylon deve ser tocado com os dedos mas violão com cordas de aço deve ser tocado com palheta sem duvidas¡¡¡¡¡¡

BlindmaN
Veterano
# out/03
· votar


eu toco ateh guitarra sih com as unhas, mania... eh que
eu perco as palhetas...

Gallo
Veterano
# out/03
· votar


kava
CaioBass

concordo com vcs 2... o som com palheta é outra coisa, principalmente no violão de corda de aço...
mas tb tem músicas q num dão pra toca com palheta... tipo, nothing else matters (metallica), more than words...

NeGrEsCo
Veterano
# out/03
· votar


kava
Violão num eh pra fazer barulho igual guitarra ( na Minha singela Opinião )

Marcelão
Veterano
# out/03
· votar


depende muito da técnica do instrumentista, do estilo de música q vc vai tocar, e do tipo de violão.
eu toco violão erudito tem quatro anos, violão erudita só na unha mesmo, violão com cordas de nylon só na unha, mas quando toco com minha banda, violão com cordas de aço, é com paleta, corda de aço no dedo fica horrivel, sem contar q ferra os dedo tudo

Cassio
Veterano
# out/03
· votar


Basicamente é isso aí.
Nylon> dedo
Aço>Palheta
Rock/Pop>Palheta ou dedos> Opcional
MPB> Se dedilhado, dedo
Bossa> Dedo
Okei??

Cassio
Veterano
# out/03
· votar


""3.4.3.) Tocando com a palheta ("picking")
A palheta (pick) é um assessório obrigatório para a maioria dos guitarristas, baixistas e até violonistas modernos. Seu som é característico, claro, e seu uso com técnica apurada fornece velocidade e precisão indiscutíveis. São poucos os grandes guitarristas se utilizam somente dos dedos para tocar e solar (Mark Knopfler, do Dire Straits é um grande exemplo).
As palhetas são encontradas em diversos formatos, tamanhos e espessuras. Para começar, escolha uma palheta de formato regular (quase triangular, com os cantos arredondados), de espessura média. Após acostumar-se com seu movimento, vc. pode experimentar outras espessuras e tamanhos.
O posicionamento da MD para tocar com a palheta é o seguinte: ela deve ser segurada entre a polpa do dedo polegar e o nó da última articulação do dedo indicador, com a ponta voltada para as cordas do instrumento. Os outros dedos da MD devem ficar curvados para dentro da palma. NÃO se deve apoiar qualquer dedo no instrumento, NEM a mão sobre a ponte ou cavalete. Estes maus-hábitos devem ser cortados desde o início, pois são dificílimos de abandonar após instalados.
(imagine vc. acostumar com o apoio na ponte e precisar, um dia, tocar com uma guitarra equipada com Floyd Rose.... vai ser engraçado - senão trágico...)
A área de contato entre palheta/corda é de, no máximo, 1mm. A superfície da palheta deverá ficar paralela à corda, e não transversal. Embora alguns espertos acreditem que esta técnica dá mais velocidade, o som obtido não é claro. Existem músicos que utilizam a técnica da palhetada inclinada para obter um timbre difierente em uma ou outra música, mas não é um padrão a se seguir. Vc. deverá buscar precisão e velocidade com a técnica correta. A palheta deve ser segura de maneira firme: não com força, mas suficientemente segura para não cair durante seu uso.
O movimento da palheta é obtido de duas maneiras: com o movimento dos dedos ou com o movimento do pulso.
O movimento de dedos é conseguido pelo movimento do polegar para frente e para trás ou para cima e para baixo, sobre a palheta, como se fosse uma gangorra, usando o dedo indicador como suporte. O curso da palheta deverá ser mínimo, para que se consiga um movimento uniforme e rápido.
O movimento da palheta através do pulso é obtido ou com a rotação do pulso ou com o deslocamento do pulso para os lados. Vamos exagerar: para perceber a rotação, segure a palheta do modo correto. Agora, vire sua palma da mão para cima, e depois para baixo. Isto é rotação do pulso. É claro que este movimento deverá ser mínimo, quase imperceptível. Vamos ao deslocamento lateral. Segure a palheta do modo correto. SEM MEXER O BRAÇO direito, posicione a palheta na direção da 6a. corda, depois, na direção da 1a. Notou como sua mão desloca-se lateralmente em relação ao pulso?
Vc. viu que, na verdade, as 2 maneiras podem ser efetuadas de 4 jeitos. Tente todas, para ver qual se adapta melhor a vc. Uma dica: NÃO faça o movimento vir do cotovelo. Além de descontrolado, este movimento ocasiona cansaço e dores, além de problemos ortopédicos futuros, pela tensão exagerada que é utilizada.
Faça o seguinte: se o movimento através dos dedos é difícil para vc., faça os movimentos vindos do pulso, MAS CONCENTRE-SE NOS DEDOS. Parece ridículo, mas o esforço direcionado para os dedos para no pulso, e evita o movimento do cotovelo.
Existem diversos estilos de palhetada, mas vamos começar com 3:
sweep up, sweep down, alternate
= só pra cima, só pra baixo, alternado
Acho que os nomes se auto-esplicam... treine os 3 no início, para acostumar-se com o posicionamento, pulos entre as cordas, movimento. Procure obter sempre o MENOR movimento possível da MD. Isto proporciona um costume que lhe levará a dominar as palhetadas, obter clareza, técnica e velocidade com o tempo.
Hora de levar para a prática tudo o que vimos desde o começo: """

rscviolao
Veterano
# out/03
· votar


olha, toco mpb, rock, erudito, choro (tb o brasileirinho) e sempre com as unhas, a velocidade e agilidade é só uma questão de bunda e relógio (ou seja) horas e horas sentado estudando hehehe não gosto de palheta pois perco 2 dedos para segurá-la que podem ser melhor utilizados!!!

maggie
Veterana
# out/03
· votar


Dedão na veia. hehe

Johnny
Veterano
# out/03
· votar


Exatamente rscviolão!
A palheta não colabora com a versatilidade! E em termos de volume e velocidade com toda certeza é questão de bunda e relógio! Hehehehehe...... Escutar Pepe Romero tocando Introdução e Fandango de Luigi Boccherini já demonstra o quão mais rápido é possível tocar sem uma palheta!

mic_louco
Veterano
# out/03
· votar


Eu sou mais toca com palheita, mas acho que certas músicas devem ser tocadas com dedo e outras com palhetas, ve o jeito que vc achar melhor e o estilo que curte tocar.

Grewman
Veterano
# out/03
· votar


Eu toco com os dedos, e acho que o som com a palheta não sai legal. Eu toco com os dedos porque não me acostumei com a palheta.

Grewman
Veterano
# out/03
· votar


E pra fazer sólinho, eu só consigo com os dedos tb.

Vic Wolk
Veterano
# out/03
· votar


Existe uma diferenca filha da puta entre a velocidade horizontal e vertical.

Pra dedilhado, obvio q ninguem vai sair fazendo chicken pickin atoa, e pra correr no violao sem palheta na horizontal, eh beeeeem foda de passar duma semi colcheia.

maggie
Veterana
# out/03
· votar


Vic Wolk
Pra dedilhado, obvio q ninguem vai sair fazendo chicken pickin atoa, e pra correr no violao sem palheta na horizontal, eh beeeeem foda de passar duma semi colcheia.
É verdade, mas daí é como já foi dito. Técnicas pra palheta e dedilhado existem. Questão de gosto e facilidade de aprendizado.

Além disso tem a influência do músico. Eu por exemplo sou muito mais o violão do que a guitarra, então toco no dedilhado mesmo. O contrário acho que é verdadeiro também.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Violão = Palheta ????