Violão com Problemas

    Autor Mensagem
    Du Bass
    Veterano
    # nov/07


    Ola pessoal. Tenho um Di Giorgio Signorina No. 16 de 1981.

    Acontece que ele esta com varios problemas,que preciso da avialiação de voces para me ajudarem.

    1 - A parte da frente,descolou em baixo.
    2 - O Verniz da frente esta meio riscado e "trincado".
    3 - O Braço parece mt empenado.
    4 - Gostaria de saber se ficaria legal transforma-lo em elétrico.
    5 - Ele parece um pouco abaulado atraz.

    Eu gostaria de saber quanto ficaria mais ou menos para cola-lo.
    Se teria jeito de restaurar o verniz dele e se isso ficaria muito caro.
    Quanto ficaria mais ou menos o trabalho de um luthie para desempenar,ou se tem algo que eu poderia fazer para desempena-lo sozinho. E tb gostaria de saber se nun ficaria um som mt ruim se eu transforma-se o em elétrico. E tb gostaria de saber quanto ficaria para tirar o abaulado dele.

    Eu sei que teoricamente seria melhor comprar um violão novo. Mas esse é um violão de gerações,e que quero restaurar. Então,por favor,se puderem me ajudar. Obrigado.

    eduardoviquinha
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Seria interessante você procurar um luthie bem experiente que possa fazer uma avaliação do estado do violão, pegar o orçamento por escrito do mesmo e nos consultar, para ter uma idéia do preço, se compensa e etc. Apó isso, faça mais uns 02 orçamentos para comparar, antes de tomar a decisão de restaurá-lo.

    eduardoviquinha
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Seria interessante você procurar um luthie bem experiente que possa fazer uma avaliação do estado do violão, pegar o orçamento por escrito do mesmo e nos consultar, para ter uma idéia do preço, se compensa e etc. Apó isso, faça mais uns 02 orçamentos para comparar, antes de tomar a decisão de restaurá-lo.

    kiki
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    Du Bass
    acredito que esse violão seja confortavel de usar, e de qualidade boa. entendo sua vontade de reforma-lo. mas tem muita coisa pra pensar:

    1 - A parte da frente,descolou em baixo.
    dá pra colarnão é um serviço tão caro, eu creio. mas tem que ver o estado do violão como um todo. não adianta colar agora, e abrir outro lugar depois.
    3 - O Braço parece mt empenado.
    não sei se é possivel desempenar braço sem tensor. só perguntando prum luthier.
    5 - Ele parece um pouco abaulado atraz.
    também não sei se há o que fazer.

    por todas estas caracteristicas que voce diz, o violão está bastante danificado.
    eu levei um violão bem danificado a alguns luthieres. tava mais quebrado que o seu, mas problemas semelhantes. um violão de pior qualidade e bem mais velho. eles preferiram não reformar, por que diziam que não valia a pena.

    2 - O Verniz da frente esta meio riscado e "trincado".
    se for refazer o acabamento deve ser um serviço caro, e sensivel.

    4 - Gostaria de saber se ficaria legal transforma-lo em elétrico.
    olha, minha opinião: se seu violão está nestas condições, acho melhor não fazer isso.
    primeiro por que voce não tem certeza de como ficarão as condições dele, mas ele está empenado e com o tampo descolado, então não vai ser um violão muito bom.
    segundo, furar o violão pode deixar ele mais sensivel ainda.

    se voce quer um violão só pra brincar talvez valha a pena, mas se for pra usar mesmo não vale.

    é isso. espero ter ajudado.

    Du Bass
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: Du Bass
    · votar


    kiki e eduardoviquinha
    Foi de grande ajuda voces. Infelizmente tenho pioras,o violão tb esta descolando o tampo atraz na parte de baixo,e esta descolando aquela ligadura entre as duas folhas de madeira. O Verniz esta realmente muito feio e o braço esta mt empenado tb. Vou postar uma foto dele aqui:

    http://www.4shared.com/file/29641334/3324cbe0/Untitled_1.html
    (Cliquem sobre a foto para ve-la ampliada ou cliquem em Download original size)

    Eu acho que só valeria a pena se eu mesmo reformase-o grosseiramente. Se eu lixar o verniz dele e passar um por cima? colar as coisas com cola de madeira? e deixar um peso mt grande no braço dele todo dia até desempenar?

    Abraço.

    kiki
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    Du Bass
    Eu acho que só valeria a pena se eu mesmo reformase-o grosseiramente. Se eu lixar o verniz dele e passar um por cima?
    olha, se voce não tiver alguma experiencia com madeira e acabamentos, melhor não fazer isso. pode piorar a situação. violão é muito sensivel, se lixar mal pode estragar ele.

    colar as coisas com cola de madeira?
    isso é mais tranquilo. é só usar cola branca e dar um jeito de ficar bem pressionado por um dia no minimo.
    mas alguns pontos são mais dificeis de colar.

    e deixar um peso mt grande no braço dele todo dia até desempenar?
    não sei. queria saber isso tambem, mas acho arriscado fazer isso...

    das fotos:
    -a ponte, dá pra trocar só o rastilho, peça branca onde vais as cordas.
    -rachado na escala: acho que não há o que fazer. mas tambem não compromete muito.
    -o verniz ta gasto, mas não é uma questão estrutural.
    -aquela madeira dentro quebrada, se estiver solta vai ficar vibrando, faz um chiado. se der pra colar ela é melhor, mas é complicado, eu não sei com se faz.

    bom, é isso. o melhor mesmo é levar em alguns luthieres, pra fazer avaliação. e mesmo pra perguntar o que eles fariam, o que é possivel fazer.

    kiki
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    ah, só mais uma coisa:

    pra que voce quer esse violão?
    se for só pra brincar em casa, e tocar com os amigos, festas, praia, etc, o melhor é fazer uma reforma minima (colar ele), voce mesmo, pra não ter garndes gastos.
    se voce quer algum uso um pouco mais serio (estudar, ou apresentar) vale levar num luthier e ver o orçamento, e comparar com o preço de uns novos.

    Du Bass
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    kiki
    Obrigado pela atenção.

    Acontece que aqui onde eu moro só temos apenas um luthier,e por conta disso ele cobra meio caro.
    Apesar de eu gostar do violão e ter um valo para mim,eu acho que não compensaria mesmo reforma-lo. Ficaria mt caro talvez. Eu estou pondo meu amplificador de 200 watts em cima do braço dele,talvez de certo. Eu vou passar uma cola nele tb. Quanto ao verniz,acho que vai ter que ficar desse jeito mesmo.

    Vou ver aqui o que da pra fazer,qualquer coisa eu posto aqui.
    Quanto a violões de nylon,bom e intermediarios,quais vc recomendaria e quais o preço? mesmo que novo ou semi novo.

    Fiquem com Deus.

    Du Bass
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    A vi seu outra resposta agora.

    Bom,eu queria só pra tocar em casa,tocar com familia,estudar coisas minimas em cima dele. Só por distração.

    kiki
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    Du Bass
    Eu estou pondo meu amplificador de 200 watts em cima do braço dele,talvez de certo.
    vixe!
    tire uma foto disso, pra posteridade!
    e depois conte se funcionou!

    Quanto a violões de nylon,bom e intermediarios,quais vc recomendaria e quais o preço? mesmo que novo ou semi novo.
    bom eu nunca comprei. intermediario-iniciante eu tenho um eagle nylon DH68, acho bom. esse inclusive tem tensor, dá pra acertar empenamento.
    olha tambem lá nos topicos stickados, tem um sobre compra de violão, tem boas dicas.

    Bom,eu queria só pra tocar em casa,tocar com familia,estudar coisas minimas em cima dele. Só por distração.
    imaginei. por isso acho que não vale refazer o acabamento. é muito trabalho, e de dificil execução. pode dar muito problema.

    Jokerman
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Di Giorgio Signorina No. 16

    tenho um desse de 1993

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão com Problemas