Arranjo Solo Para Tom Jobim

    Autor Mensagem
    douglas de oliveira e silva
    Veterano
    # nov/07


    Essa música ficou conhecida por ser tema de novela.Fiz o chord melody por conta própria.E a gravação que fiz foi encurtada para não se tornar monótona.


    http://www.youtube.com/watch?v=OxCPIpPzjWc

    kiki
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    não gostei muito.

    a harmonia desapareceu muito durante os solos, perdeu muito da tensão. o andamento ficou muito simplificado, perdeu o gingado da música. a introdução (a passagem que se repete varias vezes) ficou tá muito quadrdada.
    se a repetição da música fica monotona, o arranjo deve evitar isso, criando variações na repetição.

    eu sei, é dificil fazer esse tipo de arranjo. eu critico, mas não faço melhor.

    douglas de oliveira e silva
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Obrigado pelas críticas,farei algo melhor da próxima vez.
    Essa foi a primeira tentativa para bossa nova.
    abraço e som na alma

    Didi...
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: Didi...
    · votar


    Douglas.

    Cara muito bom, claro que poderia ficar melhor no aspecto da Harmonia, concordo com o kiki.

    Tente fazer o seguinte:
    Em partes da musica tente passar de um acorde para outro sem fazer nenhum tipo de melodia, so nas batidas mesmo.

    Você pode começar fazendo uma parte mais grave, e depois transferir os acordes e a melodia pra parte mais aguda do violao, para nao ficar repetitivo.

    Mas mesmo assim muito bacana cara.

    Abraço pra ti.

    Pardal
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    douglas de oliveira e silva

    Eu lembro do meu tempo de iniciante ao violão, fazendo horríveis arranjos para Tom Jobim... Dica: aprenda muito antes de fazer os próprios arranjos, tipo, pegue bastante música de repertório próprio para violão pra você adquirir uns "clichês" e depois, desconstruí-los em seus arranjos. É uma dica... Pega choro que choro é ótimo pra vizualizar como que o violão funciona.

    douglas de oliveira e silva
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Muito obrigado pelas dicas Didi, realmente poderia ter oitavado as repetições,não havia pensado nisso. Eu procurei soar o mais musical possível e não coloquei acordes demais,pra não ficar parecendo outra música.
    abraço e som na alma

    douglas de oliveira e silva
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: douglas de oliveira e silva
    · votar


    Olá Pardal
    Eu tocando lembrou seus tempos de iniciante?
    Se for isso que entendi, você sabia muita coisa quando começou,hoje em dia deve mandar muito.
    Gosto de pegar música além de peças específicas de violão para justamente fugir desses clichês.
    O choro é uma "escola" muito boa é tanto que desde o início deste semestre estudo na Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello aqui em Brasília.Mas como funciona o violão?
    Acho que tem muita coisa que pode servir de base, o choro é UMA delas.
    O choro está servindo para mim de aplicação para as outras influências que eu tenho.
    mas mesmo assim obrigado pelas dicas.ainda sou novo na bossa.
    abraço

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Você pode começar fazendo uma parte mais grave, e depois transferir os acordes e a melodia pra parte mais aguda do violao, para nao ficar repetitivo.

    cara, parabens continue pesquisando e estudando, essa dica que nosso amigo deu é fundamental, uma coisa que eu escutei foi que voce nao da fluxo ao tema, isso é de fundamental importancia, vou te mostrar como pode funcionar o inicio do tema só para te dar um caminho e seguir teus estudos http://www.badongo.com/file/5077879

    agora voce pode colocar a melodia onde voce quiser, tanto no grave, medio ou agudo!! iso vai depender do teu arranjo e técnica de como vai soar!! bons estudos para voce

    douglas de oliveira e silva
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Olá Jabijirous
    Eu ainda não sei baixar arquivos neste site (badongo).Mas vou pedir a ajuda de um amigo e ver sua dica.
    Fico grato pelas críticas bem embasadas,pois de maneira sincera já estão me ajudando em outras canções.
    Obrigado pela atenção.
    Abraço e som na alma

    douglas de oliveira e silva
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Olá Jabijirous
    Eu ainda não sei baixar arquivos neste site (badongo).Mas vou pedir a ajuda de um amigo e ver sua dica.
    Fico grato pelas críticas bem embasadas,pois de maneira sincera já estão me ajudando em outras canções.
    Obrigado pela atenção.
    Abraço e som na alma

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    douglas de oliveira e silva

    é igual ao rapidshare,vai aparecer um codigo e voce digita, caso nao comece ali o download ele vai pedir pra tu esperar mais um pouco e vai ter o link pra tu baixar!!

    abraço

    douglas de oliveira e silva
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Olá Jabijirous
    Gostei muito do timbre de sua guitarra.Estou até pesquisando algumas semi acústicas.
    Realmente seu tema teve mais harmonia mesmo.
    Mas senti a ausência dos baixos.
    Mas muito lindo o som.Grava ela toda com esse timbre e me manda.
    abraço e som na alma

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    douglas de oliveira e silva


    ehauehiau cara esse timbre é de uma washburn no captador do braço, nao é semi acustica mas eu deixo ela com um timbre bem fechado para ficar parecendo uma hehehe e cordas bem graves, 0.11, o captador é de fabrica!!! essa musica tem baixo, a nota mais grave sempre vai ser o baixo, nao precisa tocar baixo o tempo todo, lembre-se que voce tem apenas 4 dedos para tocar a harmonia + melodia!!

    escute joe pass, helio delmiro, romero lubambo, guinga, esses caras são bons nessa areao nelson faria tb tem algo legal, olhe isso

    douglas de oliveira e silva
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    hahahahaha.

    Jabijirous

    Muito bom o vídeo,mas o que acho bacana com a música é que você pode "impressionar" tanto com muitas notas,quanto com poucas.Mas esse arranjo está cem por cento,mas Nelson Faria é outra coisa.Colocar meu vídeo diante deste é como comparar a ferrari do Ronaldinho com o meu Gurgel BR800.
    No fim a gente chega no mesmo lugar que é tirar um som!
    Muito obrigado pelas dicas!
    abraço

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    douglas de oliveira e silva


    ehaueiauheiuahea a intenção aqui é pra voce escutar arranjos entende??? pra ver como o cara criou o arranjo, voce pode ver que ta bem simples, nao tem nada de complicado!!! minha dica é crie melodias e tenta harmonizar de varias formas diferentes(isso com a mesma harmonia) depois de ter feito isso, reharmonize e harmonize a melodia com sua nova harmonia!! tem uma video aula do joe pass que tu acha facil na internet em que ele usa a progressão C7M Em7 Am7 Dm7 G7, na video aula ele consegue transformar todos esses acordes em dominantes e no final das contas ele tem milhões de acordes dominantes andando cromaticamente!! é bem pensando!! quando eu vi fiquei impressionado,depois fui estudar era realmente MUITO simples!! é só ter paciencia e estudar, se tiver com duvidas fale com seu professor :P ou fala aqui no forum hehehe

    kochh
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Acabei de fazer uma gravação dessa musica tambem, dêem uma ouvida na minha gravação tambem...
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/14/174529/

    douglas de oliveira e silva
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Ficou legal mesmo,mas como o Jabijirous comentou,faltou mais swing no tema.
    abraço

    Carina K
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Olá douglas de oliveira e silva
    Estou upando todos os tópicos que poderão participar do prêmio fcc de violão 2008, se inscreva! Qualquer usuário poderá participar com suas gravações postadas no fórum de violão e divulgue suas músicas. Visite este tópico:
    :::Oficial: Prêmio FCC Violão 2008 - Mandem suas inscrições!:::
    As confirmações das inscrições serão feitas por email

    O prazo de inscrição é até 10/12/2008, porém vale lembrar que a música precisa ter sido postada no fórum até o dia 05/12/2008.

    aldec
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Ola galera!!! Muito bom o papo aqui, além do mais, muito culto....Gostaria de uma ajuda, eu to querendo fazer um repertório com as mais populares da bossa nova pra estudar, to procurando uns arranjos bem elaborados, ricos no baixo junto com a harmonia e melodia, no mesmo estilo que o Nelson faria ta tocando no video...Não consigo encontrar partituras bem elaboradas, muitas quase nem tem baixo e quando tem é dividida pra dois ou três violões, cada um fazendo uma parte (não vira pra mim)...Procuro algo pra um violão como no video que ja citei. Se souberem um link pra mim obter as musicas do tipo wave, samba de uma nota só, samba do avião, garota de ipanema, etc...Ficaria grato se alguém pudesse me dar uma força por favor. To entrando no mundo da bossa nova agora mas já toco violão a algum tempo e não tenho problemas com partituras. Se alguém se dispor em algumas dicas eu aceito gente, conhecimento sempre é bem vindo....vlw

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Arranjo Solo Para Tom Jobim