Como sei se esta empenado?

    Autor Mensagem
    kenji.inc
    Veterano
    # out/07


    Galera ja li muitos topicos sobre isso aqui no FCC mas nao achei a resposta que queria com clareza.
    Meu primo tem um Strinberg JS 02(jumbo) aqui e a distancia entre a 6ª corda(mizao) e a 12ª casa é de 4mm quase 5mm, se eu regulo o tensor a distancia diminui mas trasteja um pouco em certas musicas que exigem mais força...
    Queria saber como sei se o violao esta ou nao empenado, se corre risco, etc...

    kenji.inc
    Veterano
    # out/07
    · votar


    PS: Cordas velhas podem causar trastejamento?

    T-head
    Veterano
    # out/07
    · votar


    kenji.inc

    distancia entre a 6ª corda(mizao) e a 12ª casa é de 4mm
    hein?? não entendi nada

    faz o seguinte: pressione a 1ª casa e a 15ª casa, veja a distância da corda e do topo do traste 7 ou 8 (mais ou menos), se essa essa distância for muito pequena (quase encostando no traste), leve num luthier, se essa distância for muito grande, leve num luhier tmb

    kenji.inc
    Veterano
    # out/07
    · votar


    T-head
    qual seria o ideal entao? cerca de 1mm de distancia?

    B4cK5p4c3
    Veterano
    # out/07
    · votar


    T-head
    distancia entre a 6ª corda(mizao) e a 12ª casa é de 4mm
    hein?? não entendi nada

    Acho que ele quis dizer que na mizão, tem 4 mm entre a corda e a escala na 12ª casa.

    faz o seguinte: pressione a 1ª casa e a 15ª casa, veja a distância da corda e do topo do traste 7 ou 8 (mais ou menos), se essa essa distância for muito pequena (quase encostando no traste), leve num luthier, se essa distância for muito grande, leve num luhier tmb
    No meu deu um espacinho sim. O normal é ficar junto?


    kenji.inc
    A minha tá por aí mesmo e eu acho horrível.

    kiki
    Moderador
    # out/07
    · votar


    kenji.inc
    B4cK5p4c3
    que eu saiba, geralmente empena pra frente. ou seja, a corda fica alta.

    mas empenamento é quando o braço ta curvo, por isso tem que fazer esse teste de segurar na 1a e na ultima casas do braço.
    o ideal, eu acho, é a corda ficar rente, mas sem encostar nos trastes. consulte topicos sobre empenamento, aqui e no forum de guitarra, que alguem mais entendido ja deve ter dito isso.
    se ficar um espaço grande no meio do braço, é por que ta empenado.
    se ficar encostado nos trastes, mas pressionando a corda mesmo, tá empenado pra tras.
    diferente do que o nosso amigo T-head disse, eu acho (acho, não tenho certeza) que a corda tem que estar rente aos trastes pra estar certo.

    medir a distancia da mizona ate a casa 12 sem pressionar as casas, como voces fizeram, serve pra medir a "ação das cordas", que é a altura delas em relação ao braço. não tem a ver com empenamento, pode ser só regulagem. só que braço empenado fica com ação maior.

    se quiserem baixar a ação, levem num luthier, que ele regula o rastilho, a pestana, os trastes e ate o braço se tiver tensor.

    T-head
    Veterano
    # out/07
    · votar


    kiki
    eu acho (acho, não tenho certeza) que a corda tem que estar rente aos trastes pra estar certo

    eu considero a distância entre a corda e o topo do traste entre 1 e 1,5 (pra guitarra) e perto 0,5 mm (pra violão), isso no "zoiômetro" é claro (huahuahuahuahu)
    se ficar muito rente é mais fácil de trastejar no começo da escala

    kenji.inc
    mas nem é bom ficar fuçando no tensor, pode dar alguma cagada, o melhor é luthier msm

    jeanmendes
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: jeanmendes
    · votar


    kenji.inc
    poe uma regua deitada + ou - ali pela 4 ou 5 casa se o meio da regua nao estiver encostando nos trastes sinal q esta empenado!
    mas cuidado com a distancia as vezes é so uma besteirinha!
    observer primeiramente o esforço da sua mao se estiver botando muita força é sinal que aquela "besteirinha " esta causando este esforço é o caso do empenado!
    mas cuidado vc q é iniciante! os iniciantes costuma botar força d+ p tocar o problema pode estar em vc analise bem, teste bem, antes que faça alguma besteira comprando, consertado... e fim cuidado este detalhe custa muito caro!!

    MMJr
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: MMJr
    · votar


    Vamos la entao....

    Violoes com cordas de aco que possuem tensor para regular a curvatura do braco.
    O ideal nao e um braco perfeitamente reto e sim com uma pequena curvatura...
    Para verificar se o braco esta com uma curvatura aceitavel faca o seguinte:
    Precione a sexta corda na primeira casa e na casa em que o braco se junta ao corpo do vilao ao mesmo tempo..Verifique a distancia da corda e relacao ao topo do setimo traste...O ideal e ter um espaco de 0.5 a 0.3 milimetros ( meio milimetro ou um pouquinho menos)....Se a corda estiver encostand no traste pode ser que o braco esteje perfeitamente reto ou esta curvado para "baixo"... o que nao seria o ideal... A curvatura do braco deve ser regulada ajustando o tensor....

    Depois de regulado o braco verifique a acao das cordas....
    E valido dizer que a acao (altura das cordas) e uma questao pessoal e nao tem uma medida certa... Porem uma medida em que a maioria ficaria satisfeita e a seguinte:
    Afine o violao e verifique a distancia da Sexta corda em relacao ao "topo" do decimo segundo traste com a parte debaixo da corda... essa distancia devera ser de 3 milimetros.. A primeira corda deveria estar a 2 milimetros de distancia do topo do decimo segundo traste....

    Resumindo...

    Curvatura do braco :
    Com a sexta corda precionada na primeira e na decima quarta casas a distancia da parte debaixo da corda em relacao ao topo do setimo traste deve estar entre 0.5 a 0.3 milimetros...

    Acao (altura das cordas) :
    Sem precionar as cordas a altura deve ser de 3 milimetros para a sexta corda e de 2 milimetros para a primeira corda em relacao ao topo do decimo segundo traste....


    http://www.fretnotguitarrepair.com/images/checkingrelief.jpg

    http://www.fretnotguitarrepair.com/images/DCP_4116.jpg

    Valeu....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como sei se esta empenado?