dúvida em partitura clássica

    Autor Mensagem
    révimetaleiro
    Veterano
    # out/07


    Bom dia pessoal,

    sou novo no fórum e venho aqui pedir auxílio aos veteranos. Eu costumo ver nas partituras clássicas, duas notas sobrepostas. Por exemplo, um Sol semínima com haste pra baixo, e um Sol colcheia com haste pra cima. Significa que preciso tocar a corda Ré na 5a casa e a Sol solta? Ou é somente pra deixar a partitura mais bonita?

    makumbator
    Moderador
    # out/07
    · votar


    révimetaleiro

    São duas vozes tocadas ao mesmo tempo. Nesse caso vc vai ter linhas diferentes no mesmo pentagrama(por exemplo, linha de baixo e solo, linha de baixo, acordes e solo).

    kiki
    Moderador
    # out/07
    · votar


    sim, é o que o makumbator disse.
    no caso do violão, usa-se pra escrever sobreposição de notas soando.

    por exemplo, neste caso que voce descreveu, o ré é seminima, então dura mais que o sol colcheia.
    se eles tocam ao mesmo tempo, provavelmente voce toca alguma coisa por cima do sol, mas o ré continua soando.

    révimetaleiro
    Veterano
    # out/07
    · votar


    makumbator, kiki,
    é um pouco mais complicado do que eu tinha pensado,
    por exemplo, nesse extrato de partitura:

    exemplo

    eu teria que tocar Sol# na 6a casa da corda Ré e também na 1a casa da corda Sol#, mas acho que ninguém tem a mão tão grande assim 8(

    deve ser então, como o kiki disse, um recurso para mostrar que o Sol# deve ser mantido pressionado enquanto as notas seguintes são tocadas.

    Mega
    Veterano
    # out/07
    · votar


    révimetaleiro
    Nesse exemplo, vc toca o Sol# da casa 6 da quarta corda, e o Ré# vc toca na casa 4 da corda Si, e a última nota é uma corda solta (corda Si), já que alí tem um "0". Isso aí tem segunda voz sim, já que a indicação dá dois sinais distintos para a mesma nota (notas sobrepostas, como queira), portanto a sua observação quanto a segurar a nota Sol nessa execução está correta, mas você não precisa tocá-la duas vezes em locais diferentes do braço. E segurar o dedo na casa 6 da corda Ré não deverá ser problema pra vc enquanto executa as outras duas notas. Qualquer dúvida, pronuncie-se. ;P

    révimetaleiro
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Mega,

    agora entendi!

    obrigado a todos.

    segui os links aqui do fórum e já encontrei um monte de apostilas, agora só falta estudar (ou tempo pra estudar), hehe.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a dúvida em partitura clássica