Como fazer uma pestana perfeita ? INICIANTE

Autor Mensagem
Zak
# dez/02


Kras eu sou novo aki eu queria saber como é que se faz uma pestana perfeita, ou mais ou menos, sou iniciante mas toco várias muicas mas me embolo na pestana !!! ME AJUDEM !!!

naticobain@aol.com
# dez/02


hi vcs ta no mesmo caso que eu praticamente ou seja eu toco ja mais as minha pestanas caraca eu sofro mais sai legal ..sei la fica treinando mudando de uma corde com epstana pra outro sei la inventa...rsssss to brincando sei la como eh mais tipo com um tmepo vc pega o jeito....valeu

Hang
# dez/02


Olha Zak quando comecei também era assim a pestana não saia de jeito nenhum o negócio é treinar, na música mesmo fica mudando de um acorde para a pestana, e tenta por o indicador meio de lado, não ponha ele de chapa, retão porque aí complica e vai fazendo execício para vc ter mais mobilidade no dedo. No começo é assim o négocio é não desistir, no começo o som fica esquesito mas deixa ficar até vc pegar a manha. E treina sem parar cara.

Ps1c0
# dez/02


faça a pestana em todas as musicas!!Naum importa q o som fique porco!!pode fazer vai fazendo!!qdo vc perceber ja vai estar com a pestana perfeita!!

Rafael Librenz
# dez/02


Psss... Pra iniciante é assim mesmo, pestana é foda, mas não dá nada. Eu demorei um ano tocando violão (viciado, tokando TODOS os dias) pra conseguir fazer pestana perfeita com naturalidade e agilidade. Lá pelos 6 meses eu já fazia umas mais ou menos, mas era sofrido... Pestana o cara pega com o tempo, como já falaram...

Ah, mas tem uma coisa: Muita gente que quando tá aprendendo a fazer pestana faz que nem o professor. E o professor tem muito mais intimidade com o instrumento, quando ele faz uma pestana na 1ª casa, "Bb" por exemplo, ele faz 113331, e o normal seria X13331, ou seja, ele consegue fazer uma pestana pressionando todas as cordas, o que o iniciante não consegue. Ele vai tentar fazer que nem o professor e tocar o Fá da 6ª corda também, e o som vai acabar saindo assim, em 90% dos casos: 1X3331, ou seja o Bordão do "Bb", que seria a nota mais importante do acorde não tá soando. Tem que cuidar com isso, não que seja errado tocar o Fá da 6ª corda junto com o acorde "Bb", isso é perfeitamente correto, até pelo fato de ter um Fá na 1ª corda, mas é mais difícil fazer... Iniciante, cuide com isso: Faça do jeito que você achar melhor.

Eu, particularmente, quando faço o "Bb" com pestana na 1ª casa não toco a sexta corda, e isso nunca me atrapalhou em nada...

HeHeHeHe... Eu sempre pensei isso à respeito das pestanas, mas quase nunca falo isso, porque é técnico demais, resolvi falar aqui, veio bem à calhar...

Falou...

Rafael Librenz
(rafael@profissom.com.br)
http://www.librenzcifras.cjb.net/

derek
# dez/02


bom cara naum sei se a minha juda vai ser util....mas quando eu tava comecando tb tinha o mesmo problema....axu q todos tem neh?!...mas o namorado da minha irma eh fodaum em guitarra e violaum e ele me ensinou a colocar o dedo da pestana mais de lado...meio torto, como se ele ficasse meio de lado na pestana...e isso pra mim deu certo....espero q te ajude ma procura tb fazer dedilhado na pestana q tb ajuda a ver onde q tah o teu ponto fraco da pestan.....valew...t+

Anônimo
# dez/02


Bb n se toca a sexta corda...

boka
# dez/02


c vc toka ro fah da sexta comrda vira Bb/F
nao Bb

Sversut
# dez/02


Normalmente se faz pestana de Bb, B, C, etc, com todas as cordas, mas deve observar o baixo nessas duas notas, ESPECIALMENTE em dedilhado, que aparece destacado o som. Já em batidas até não aparece tanto, mas se puder kasquerar no bordão correto, melhor.
Outro skema, como já dissera, é deixar o indicardor meio em forma de arco de modo a prender com a lateral do dedo, que é mais dura, pois a polpa é mole de tende prender menos a corda.
Mas pestana é atalho. É para simplificar e não pra complicar. Ela substitui ummonte de dos que não tenho
Falowwww
Sversut

Yeah
# dez/02


Aí cara, além de tudo q os caras falaram aí, o mais importante é o tempo...só com treino e tempo vc vai conseguir a pestana perfeita...não adianta querer afzer de primeira

Guitarsolo
# dez/02


PEstana e manha com 2 meses eu ja fazia pestana sem problema! e so treinar um pouco

Anônimo
# dez/02


vai fazendo msm q saia um som tosco mas faz
e n se preocupa q parece impossivel no inicio mas depois de um tempo fica como qualquer outro acorde

Fred Smear
# dez/02


DETALHE IMPORTANTE QUE NINGUÉM FALOU:

Em que violão vc está tocando? 90% dos iniciantes tem um DiGiorgio (eu acredito). Esse modelo de violão tem um p*ta braço largo, beeeeem maior q braços de guitarra e violão eletrico... Portanto, não se toca acordes com pestana nesse tipo de violão!!!!! Ao invés, se toca tríades ou acordes parciais... tentar fazer pestano num braço taum largo, eh dolorido e eh no minimo burrice tentar faze-lo!!!


Obs: Naum se usa a Sexta Corda (E) em acorde com pestana com a tônica na 5ª corda!!!!!!!!

Anônimo
# dez/02


eu tenho um di giorgio eu faço pestanas sem problemas....

Anônimo
# dez/02


estudante 18? bahhhhhh
mas tambem... na falta de algo melhor e + adequado.....

Fezinhoo
# dez/02


Bem aproveitando o topico pra iniciantes eu tb sou muito leigo em pestanas começei a tocar faz uns dois meses eu acho q com o tempo eu devo melhorar mais mesmo assim c v6 puderem me dar algumas dicas eu agradeço...valew

Sversut
# dez/02


Tem esse lance aí do Fred.
Braço muito largo complica, mas tem gente que tem uns dedos de 15 cm. Dedo peque tem de por só metade
Depende do Dedo...
T+

Leandro
# dez/02


Tenta isso: põe o dedo meio de lado, como se vc tivesse colocado ele em cima do traste e escorregado um pouco pra trás, inclinando ele (faça isso algumas vezes pra pegar a posição direitinho)... e tb não afasta muito o dedo do traste no qual as cordas vão encostar, se ficar muito longe é bem mais difícil apertar as cordas.
Mas treino é o fundamental pra qualquer técnica em qualquer instrumento, portanto, treine o máximo q puder.

Ps1c0
# dez/02


Fred Smear
eu tenho um Di'Giorgio Classico nº38!!!
faço pestanas sem problema algum!!

Walker,aço Quebrado
# dez/02


Essa pra min é nova...vilão específico pra fazer pestana????? vc tá falando sério??? acho qure isso é falta de abilidade sua. Num violão elétrico, ou guitarra é bem mais fácil fazer pestana, por que as cordas são mais próximas do braço, agora vc vem dizer que NÃO se faz pestana em vilão clássico... nunca ouvi falar isso não...

Digao
# dez/02


Fred: Ate a minha irma faz pestana no meu DiGiorgio.... (ela toca um pouquinho, capital, legiao, essas coisas)...

Anônimo
# dez/02


Esse Fred Smear q nao consegue nem faze pestana e quer vim aki ficar dando uma de sabe-tudo

MaxKnopfler
# dez/02


poe o dedo indicador pra faze a pestana e poe o medio em cima e depois vc vai treinando ate tirar esse medio dai..

Coringa
# dez/02


Quanto mais perto do traste (ferrinho) vc colocar o dedo, mais limpo sai o som.... tipo, se vc quer fazer um apestana na 3ª casa tenta por o dedo perto do traste da direita ( o mais perto da boca do violão )o som sai mais limpo já se vc coloca o dedo no meio da casa ( no caso 3ª) o som fica mais sujo ...
o dedo mais perto do traste não significa em cima do traste !!!

Scaraphagio
# dez/02


Uma outra dica é pegar as notas de pestana, e fazer exercícios repetidos delas.... Toco o Fá uma vez. Tire os dedos e coloque-os outra vez. Observe como sairá o som, se haverá diferença....
Quando conseguir fazer as pestanas com maior rapidez, faça algumas vezes mais porém vagarosamente, e observe como sai o som. Daí é só tentar fazer o som ficar cada vez mais próximo do primeiro som que vc tirou..
Falou Galera!!!!

Sversut
# dez/02


Aê, Coringa
Boa dica essa. Mas próximo ao trate prende mais, só tomar cuidado pra no colocar sobre, senão começa mascar na casa seguinte.
Treine intercando pestana com acorde sem pestana...Põe e tira

Digão> Ã largura exagerada do braço do Giorgio não incomoda??
Já me falaram sobre isso, mas deve ser questão de costume
]T+
Sversut

triguim99
Veterano
# out/06
· votar


ta osso fazer essa merda de pestana..
sei la, axu q meu dedo tem alguma deficiencia kkkkkkkkkkk
nao eh possivel, a segunda corda nunk sai u som....
qndu nao eh a segunda eh a terceira..
ehauehauea....t+ galeraaaa

Releed
Veterano
# out/06
· votar


todas as pessoas que comentaram aqui possivelmente ja estao mortas

Bog
Veterano
# out/06
· votar


Releed

Ele só está reativando o tópico para comentar sobre a sua própria experiência. Ele não está respondendo a ninguém específico.

triguim99

Pois é, é complicado mesmo. Mas vai tentando que uma hora sai. A minha dica é: tente deixar o teu braço horizontalmente bem perpendicular ao braço do violão. Ou seja, tente não torcer o pulso para o lado. Para isso, é só afastar o cotovelo do teu corpo.

amon
Veterano
# out/06
· votar


O que eu posso dizer é que vc conheça bem a sua mão. Se o violão estiver bem regulado uma pequena (mínima) pressão nas cordas é suficiente para se extrair um som limpo. Por isso dê uma olhada com cuidado na parte do dedo que encosta na corda. As mãos de duas pessoas possuem muitas diferenças anatômicas, então veja se não está usando uma parte "macia" demais do dedo para esse trabalho, lembre-se, o simples "encostar" do dedo, com uma parte "boa", "firme" do mesmo, é suficiente.
Tem uma coisa muito importante sobre pestanas que quase sempre não é dito. Estudar pestana é prejudicial pois aumenta a tensão da mão...
Estranho? mas é verdade.
Faça com muito critério, alterne esse treino com outros exercícios que use os outros dedos ou exercícios que use a mão direita pra aliviar a tensão sobre o dedo "1".
O posicionamento da pestana varia com o objetivo desejado. Varia dependendo do número de cordas que se quer apertar, e varia se quisermos usar outros dedos ao mesmo tempo. treine todas essas variantes e seja feliz.
ah..pra quem não conhece ainda os princípios básicos do violão, é preciso lembrar : A GENTE NUNCA "PINÇA" O BRAÇO DO VIOLÃO COM O POLEGAR E O INDICADOR, A GENTE ENCOSTA O DEDO NA CORDA E PUXA O "BRAÇO" PRA TRÁS, COMO SE TIVESSE SEGURANDO AQUELE FERRO DO ÔNIBUS LOTADO...A GENTE SÓ ENGATA A MÃO LÁ NÃO É PRECISO APERTAR.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como fazer uma pestana perfeita ? INICIANTE