Afinações diferentes, quem curte?

    Autor Mensagem
    Smithóvski
    Veterano
    # out/07


    Ae galera, alguém aí curte tocar usando afinações fora da padrão?

    Afinei meu violão em DADGAD e to curtindo muito, dá viajar lega nos dedilhados com corda solta. a Open G também é legal pra tocar uns blues.

    Jokerman
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Smithóvski
    Cara... eu nem arrisco muito pois não entendo nada de teoria e tal.
    Mas recentemente comprei um capo-traste, e agora viciei em tocar com ele. E tenho aprendido algumas músicas com afinação diferente também.

    jimmy vandrake
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Smithóvski

    Ok toque Kahmir do Led nessa afinação aí.

    Jokerman
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Open G
    Isso significa afinar todas as cordas um tom abaixo, né?

    billy ramone
    Veterano
    # out/07
    · votar


    É ate legal usar outras afinaçoes mas o problema é justamente afinar, alem do mais, parece que a corda vai arrebentar se diminuir o tom

    Smithóvski
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Jokerman

    Não.

    Open G é quando você afina as cordas em DGDGBD, ou seja, as notas do acorde Sol. Quando você bate as cordas soltas, soam como um Sol.

    Jokerman
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Smithóvski
    ahh, saquei. Valeu!

    alexandrememphis
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Qual o desenho mais simples para fazer acordes menores em open G? Todos que eu consegui montar ficaram meio complicados de fazer.

    kiki
    Moderador
    # out/07
    · votar


    eu gosto de usar a clássica 6a corda em ré. pra violão cai bem. desde que aprendi sons de carrilhoes, comecei a fazer uns testes de dedilhado de musicas em ré ou sol.

    essas afinações abertas são legais pra fazer slide.
    alexandrememphis
    eu usei muito pouco essas, e tambem não consegui usar menores satisfatoriamente. é legal pra coisas tipo blues, ou meio country ate. dá pra fazer coisas só com maior, e no máximo uma sétima. tem até um esquemas , não sei como chama, de usar maiores onde deveria ser menor (tipo no hey joe, do hendrix).
    e um slide cai bem nessas também.

    e também dá pra fazer uma coisa meio viola caipira, que tem afinação aberta em ré, se não me engano.

    Pardal
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Smithóvski

    Eu uso muito afinação 6º em ré. Tem um arranjomeu de uma música de natal com a 4º em dó (o resto todo igual, muito bom para tocar em fá), uma música minha com a 4° em dó sustenido (o resto todo igual denovo, muito bom para tocar em lá). Mas é no violão de sete que a coisa anda: tico-tico no fubá sai com a 5º em sol e a 7º em lá. Como a sétima é mais indeterminada, é comum mudar a afinação dela, mas em geral deixo em dó mesmo.

    Jabijirous
    Veterano
    # out/07
    · votar


    eu faço muitas experimentações a afinação que eu to usando agora é

    E G# C# F# B D

    se voce perceber tem 2 triades

    C#m e Bm

    LuizJu88
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Gosto bastante de experimentar novas afinações...
    Uma coisa q tenho feito agora e obtive uns resultados interessantes é colocar o capotraste na segunda casa pegando apenas as 4 cordas superiores...me deu uma boa variedade de acordes...hehe

    Fora as afinações abertas para usar o Slide!

    Smithóvski
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Jabijirous

    Vo tentar essa aqui. Eu curto mais afinações diferentes do que a padrão rpa ficar viajando...a padrão você fica preso a acordes.

    busterchair
    Veterano
    # out/07
    · votar


    F-C-G-D-G-D

    é a q eu mais gosto de usar
    porém cuidado ao afinar a 4ºcorda

    Jabijirous
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Smithóvski


    minha idéia é trabalhar com 2 acordes diferentes juntos, e ainda usar acordes de harmonicos !! do jeito tradicional nao rola!!

    AcousticGuitarBoy
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Alguém sabe que afinação é usada nessa música?


    Frozza
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Ja afinei em open G, mas trastejou um pouco. Aconteceu com mais alguém?

    Ismah
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Frozza

    Cordas muito soltas tentem a trastejar. Pra compensar isso aumente o calibre da corda.

    MCCC
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: MCCC
    · votar


    Frozza

    Ao mudar a afinação do seu violão, você altera as tensões aplicadas no braço, e trastejamento é um dos efeitos que podem acontecer. O ideal é evitar ficar mudando isto e levar a um luthier para regulagem. Você mesmo fazer, mas... o barato pode sair bem caro.
    Procure no fórum outros tópicos a respeito, tem bastante coisa.
    Aceno de longe.

    Matté.92
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    AcousticGuitarBoy Cara eu acho que a afinação que ele usa nessa musica é a padrão mesmo.

    Louco loucão
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    eu curto, gosto de meio tom abaixo ... e bom a afinação da musica iris do goo goo dolls que é D A D D D B, mas só funciona pra esa musica, se vc for tocar outra musica nessa afinação vai sair um lixo...as musicas do nirvana quase todas são ,eio tom abaixo tmb...e bom sair do padrão...fiz uma musica com 1 tom abaixo

    LeandroP
    Moderador
    # mar/15
    · votar


    Acho legal a afinação:

    D - G - C - G - C - D
    [do grave pro agudo]

    lgomes
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    eu curto, gosto de meio tom abaixo ... e bom a afinação da musica iris do goo goo dolls que é D A D D D B, mas só funciona pra esa musica, se vc for tocar outra musica nessa afinação vai sair um lixo...as musicas do nirvana quase todas são ,eio tom abaixo tmb...e bom sair do padrão...fiz uma musica com 1 tom abaixo

    No caso de guitarra estar afinada 1/2 tom abaixo, como ficam os demais instrumentos da banda?

    qew
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    galera, estou com uma música simples, basicamente três acordes: E, A, D

    Coisa bem simples mesmo, tudo com nona. Qual a melhor afinação que vcs acham, para priorizar as cordas soltas?

    Estou usando o shape de A9, acho que é o que mais dá um ar "solto" na sonoridade, por prender somente duas notas

    Pensei em afinar

    E
    ?
    E
    ?
    E

    ou

    E
    E
    ?
    ?
    E
    E

    Manter o E por ser comum na formação das tres triades

    Enfim, dicas?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Afinações diferentes, quem curte?