Troca de cordas

    Autor Mensagem
    dlima
    Veterano
    # out/07


    e aí pessoal do cifraclub, eu sou bem novato no violão, 4 semanas apenas, mais eu estou lendo bastante aqui o fórum, e vendo algumas coisas, uma destas, é a questão dos violões e etc...quando fui comprar o meu cai na "labia" do vendedor e aí ele acobou me "empurrando" um Memphis Ac39-nylon o violão é tão ruim caras que quando eu termino de afinar ele com aqueles afinadores eletronicos, as outras cordas ja estão desafinadas, e eu tenho perdido muito tempo de estudo com isso, ele não está empenado e então acabei por achar que trocar as cordas seria uma boa para pelo menos amenizar, pois bem, quais cordas de nylon eu compro e a pergunta fundamental; como eu troco as cordas de maneira certa, ainda não vi nem um tutorial sobre isso e o material que eu tenho não tem nada sobre?
    alguém poderia me ajudar com um tutorial ou coisa parecida ou me indicar o tópico?...obrigado

    brigado

    Diogo

    Luis Paulo Tonini
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Véio, eu troco as cordas uma por uma... tiro o mizão e coloco o otro, afino e roco a proxima e vo indo... E vai com calma, as cordas demoram uns 5, 6 dias pra fica legais...

    luiz_sjrp
    Veterano
    # out/07
    · votar


    dlima

    As cordas de nylon são muito elásticas, levam algum tempo para se ajustar tanto no nó da ponte (cavalete) quanto nas tarraxas. Mas isso no geral não passa de uma semana ou 3 dias bem usados.
    Não troque as cordas agora, pode ser outro problema, como as tarraxas frouxas.
    Faça o seguinte:
    - Puxe bem as cordas com a mão para frente, como você estivesse esticando-as, e vai afinando, a cada puxada a corda irá desafinar e você torna afina-la. Mas tome cuidado com as cordas 1 (Mizinha) e 2 (Si), não puxe muito. Isso fará com que as cordas se acomodem nos nós.
    - Verifique se as tarraxas não estão frouxas, aqueles parafusos que ficam no meio de umas engrenagens, veja se não há folga nas tarraxas.
    - Verifique os nós da ponte, veja se eles estão bem feitos e firmes.
    - Se isso não der resultado aí será melhor trocar as cordas, mas eu te indico que isso se faça por um bom profissional, pois os nós de naylon são meio que "melindrosos".
    Quanto as cordas eu não saberia te indicar pois faz muito tempo que eu não uso naylon, um dia desses eu até comprei um jogo de naylon para um amigo meu, mas eu não lembro o nome, se eu lembrar eu posto aqui novamente pois achei que o som ficou bom.
    Abraço.

    Jokerman
    Veterano
    # out/07
    · votar


    As cordas de nylon são muito elásticas, levam algum tempo para se ajustar tanto no nó da ponte (cavalete) quanto nas tarraxas. Mas isso no geral não passa de uma semana ou 3 dias bem usados.

    Exatamente!

    luiz_sjrp
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Acho que o encordoamento que eu comprei era "SOLEZ".

    dlima
    Veterano
    # out/07
    · votar


    po, brigadão ai galera, vou dar uma verificada p ver se os problemas continuam...vlew aí pelas dicas, mto legal mesmo...ate++ caras!!

    kinsler
    Veterano
    # out/07
    · votar


    luiz_sjrp
    Valeu cara!
    Somente queria completar sua nota com o seguinte: lembrar que esta 'puxada' nas cordas diminui bastante o tempo de acomodação das mesmas - muitas vezes, se você puxar e afinar, puxar e afinar, três, quetro vezes no 1o dia, talvez em dois ou três dias elas se acomodem legal!!! Só tomar cuidado para não estourar elas... hehe
    ((((o))))
    kinsler

    Guilherme J.
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Outra dica que às vezes eu uso é a seguinte... Troco as cordas cerca de uma hora antes de dormir, daí tento manter a afinação delas em 1/2 tom acima do normal e vou dormir... De manhã, afrouxo as cordas para uma afinação normal e a afinação não cai tanto.

    kiki
    Moderador
    # out/07
    · votar


    dlima
    depois conte pra gente aqui o que deu. eu acho muito provavel de ser isso das cordas acomodando mesmo.

    eu ja toquei um memphis, e não era ruim nao, segurava bem a afinação. cuidado antes de culpar o violão.

    kinsler
    eu faço isso tambem, de puxar as cordas. ate hoje nao estourei nenhuma, e geralmente tenho afinação estavel no mesmo dia... mas requer alguma pratica.

    dlima
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Kiki
    eu fiz o lance da puxada, verifiquei as tarraxas, e ele segura a afinação por uns dois dias, agora eu acho que o meu jeito de tocar, só que como eu tenho muuuuiiiittooo pouco tempo e faço basicamente exercícios de velocidade martelando e pouco de mão direita e só, não sei se seria bem o meu jeito de tocar já q eu n toco ainda heheeheh...mais, deu certo, e logo depois q postei vi q n devia ter falado do meu menphis n...ehehehe...

    mias gente aproveitando aqui, alguém poderia me passar aí uns 500 exercícios para a mão esquerda, direita, coordenação motora e o mindinho q deita??? eu já peguei todos os possíveis na net, e queria mais alguns...
    se n quiser postar aqui, manda p meu e-mail d.arrudalima@gmail.com.


    brigadooo t+++

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Troca de cordas