Encordamento para violão 12 cordas

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # set/07


    Já vi por aí que a afinação de um 12 cordas é: E (1 oitava de diferença), A (1 oitava de diferença), D (1 oitava de diferença), G (1 oitava de diferença), B (uníssono), e (uníssono).

    Vejam se estou certo quanto às cordas a colocar: E,D(afinado em E)-A,G(afinado em A)-D,B(afinado em D)-G,E(afinado em G)-BB-ee

    A referência que eu faço às cordas é com relação à grossura das mesmas (uso uma E e uma D do violão tradicional para afinar em uma oitva diferente)

    erico.ascencao
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Aproveitando, mais uma pergunta: existem encordamentos específicos para 12 cordas à venda?

    Ant--
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Claro que tem cordas específicas para violão de 12. É é somente essas que vc deve usar. Jamais fazer como descreveu acima, senão vai colocar uma tensão enorme no seu instrumento.
    Aliás, a prima do sol (chamada de "solzinho") é um fio de cabelo e arrebenta com muita facilidade.

    erico.ascencao
    Veterano
    # set/07
    · votar


    valeu!

    smmr
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Ant--


    poderia me explicar melhor essa parada de prima, sobrinha...
    sério...
    tenho um violao desse mas nao entendo muito (nada..)

    mazellan
    Veterano
    # set/07
    · votar


    smmr
    primas são as cordas mais fininhas..mais agudas...
    as unicas cordas q afinam iguais no violão de 12 são a mizinha e a si....o resto eh tudo oitavado..logo a oitava do sol eh bem fininha msm...

    TioAle
    Veterano
    # set/07
    · votar


    o "solzinho" num jogo de cordas 12 cordas, tensão 0.10 é uma corda 0.08, pra se ter idéia do quão fina ela é!

    para se encaixar cordas como erico.ascencao fez, seria necessário vc comprar um jogo de cordas, 0.08 outro 0.0.9, um 0.10, um 0.11 e um 0.12 e um 0.13 para se ter as tensões corretas....

    portanto compre um jogo de encordamento para 12 cordas!!!.

    conselho meu...d'addario, giannini

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Encordamento para violão 12 cordas