Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

Tópico sobre como comprar o primeiro violão

Autor Mensagem
Pardal
Veterano
# ago/07


Galera

Criei este tópico para que possamos orientar as pessoas a comprar violão antes de começar a aprender. Vejo que há uma grande necessidade nisso. Descobri quão perigoso é comprar um instrumento antes de começar a aprender com dois exemplos meus mesmo.

No primeiro exemplo, um aluno meu comprou um Memphis, muito barato e novo (R$160), mas que é uma porcaria, por 48 a mais ele levava da mesma loja um violão muito melhor (por mais que ainda não fosse uma brastemp).

No segundo exemplo, sou eu mesmo, que comprei uma flauta transversal nova, por menos de R$400, a mais barata que achei. Dei sorte de depois ter levado a um professor da faculdade onde estudo e ele olhou e disse que ela estava muito bem regulada mas, não poderia deixar de ser, apresentava as notas agudas como um desafio, o que é incomum e sinônimo de falta de qualidade.

Tendo apresentado estes dois exemplos, de minha experiência pessoal, gostaria de convidar os já membros do fórum de violão a orientar os novatos na compra de seus instrumentos neste tópico, já que muitos tópicos surgem com mesma dúvida: qual violão comprar?

Antes de mais nada, antes de comprar um violão, arranje um professor e combine de encontrar com ele em alguma loja pra ele te orientar a comprar o violão. Segundo, não aceite receber aulas de ninguém que não esteja capacitado, isto é, peça para o pretendente a professor dar uma palinha pra você do que ele é capaz de fazer. Se você achar que o cara serve, ótimo. Se não...

Achou o professor (pode ser professora também, viu?)? Só agora você vai comprar o violão. Ele vai te orientar à melhor escolha. Muito melhor do que comprar o instrumento mais barato que houver, já que isto dificultará seu aprendizado e, além do mais, quanto melhor o instrumento, maior a estima que você terá por ele, então um instrumento melhor naturalmente te levará a um maior crescimento.

Só para reforçar, antes de comprar um violão, arranje um professor para te ajudar na escolha. Outras dicas poderão ser postadas aqui, bem como dúvidas e etc.

Se você não tem dinheiro para um professor e "herdou"um violão, não tenho como lhe dar um bom conselho agora. Talvez o melhor seja procurar material na internet mesmo, ou em uma loja de música comprar, sobre orientação de um amigo ou do vendedor (faça sempre do vendedor da loja de música seu amigo!!), uma apostila, um método, e ir adiante sozinho, sempre à vontade para vir ao fórum de violão tirar suas dúvidas.

Espero que tenha sido útil e que este tópico seja um referencial para os que desejam iniciar no violão com um bom instrumento no que tange a relação custo/benefício.

al_morgado
Veterano
# ago/07
· votar


além do mais, quanto melhor o instrumento, maior a estima que você terá por ele, então um instrumento melhor naturalmente te levará a um maior crescimento.
Isso é uma ralidade imensa, esse mito de que quando se é bom o instrumento pode se qualquer um não é verdade...
Um bom instrumento é fundamental para um bom aprendizado, um vioão de má qualidade vai dificultar no aprendizado das notas inclusive na percepção auditiva do que está sendo tocado. Até para se afinar um violão de má qualidade é ruin, já que na maioria das vezes as notas mentem.
O indicado seri pesquisar muito bem (aki no forum mesmo) sobre o violão que está em vista, ouvir os Prós e os contras e só depois ir testá-los com ajuda de alguém que entenda do assunto.
Pardal esse é um ótimo tópico!!!

Pardal
Veterano
# ago/07
· votar


al_morgado

Pardal esse é um ótimo tópico!!!

Grato!! Dei duas bolas dentro esta semana, tô super-feliz... É a idade chegando...

Também eu faço muito pouco tópico, os que eu faço tem de compensar!!

Pardal
Veterano
# ago/07
· votar


21 tópicos em mais de dois anos, é menos de um tópico por mês!!

luiz_sjrp
Veterano
# ago/07
· votar


Antes de comprar um violão a pessoa tem de estar convicta de que quer realmente estudar. Não é fácil os primeiros meses de estudo, é muita dificuldade e pouca coisa a ser mostrada. Mas isso é normal, é dificil e somos cobrados sempre a tocar alguma música pelos que não entendem.

Vou citar duas marcas que são razoaveis:
Giannini e Di Giorgio.

Algumas marcas que eu não recomendo:
Kashima, Tonante e Malaga.

Parabéns Pardal, moderador já!

Pardal
Veterano
# ago/07
· votar


luiz_sjrp

Antes de comprar um violão a pessoa tem de estar convicta de que quer realmente estudar.Não é fácil os primeiros meses de estudo, é muita dificuldade e pouca coisa a ser mostrada.

Muito verdade o que você disse. As pesoas acham que é fácil mas exige muito esforço. As pessoas em geral querem tocar músicas no instrumento, e não o instrumento em si. Tipo, ao invés de quererem tocar o que der vontade, querem repertório. Aí é difícil...

Vou citar duas marcas que são razoaveis:
Giannini e Di Giorgio.


São marcas bem tradicionais, mas a Gianninni está decepcionando, pelo menos nos modelos mais baratos. Hoje eu recomendo Rozini, por incrível que pareça.

Algumas marcas que eu não recomendo:
Kashima, Tonante e Malaga.


Com certeza, não produzem violão, produzem vilão... Ou lenha cara, como preferir.

Parabéns Pardal, moderador já!

De modo algum!! Eu entro muito pouco na net, e não me acho maduro o suficiente. Para ser moderador precisa-se ser bem mais controlado!!!

Eu também até hoje não contribuí com nada nas cifras (rsrsrsrsrs) nem nas partituras, tabs... Só dei duas dentro essa semana, foi só. Essa crise de maturidade vai passar, eu vou voltar ao normal e pá....

MANFREDINI
Veterano
# ago/07
· votar


eu recomendoo digiorgio estudante 18 pra iniciante, é ótimo, o tanto que vendedor me empurrou eagle, falando que digiorgio não vale o preço, aonde, ele tem o braço fino e confortavel, não é um pedaço tosco de pau que dificulta tocar, o meu nunca empenou braço, segura afinação tranquilamente (e olha que eu uso dadario tensão alta) muito bom, sempre que meus colegas pegam no meu violão ficam maravilhados achando o maximo, e realmente é! se eu tivesse comprado o eagle estaria insatisfeito pra cacete...

Pardal
Veterano
# ago/07
· votar


MANFREDINI

Pois é... é pensar que eu conheço muito violonista erudito que só comprou Estudante 18 e mandou trocar a pestana e rastilho por peças de osso e já dá de boa!

lula_molusco
Veterano
# ago/07
· votar


o que conciliar preço, conforto e som na opinião do comprador.

MANFREDINI
Veterano
# ago/07
· votar


Pardal
e os mais novos estão vindo com o braço bem confortavel, acho que de 2005 pra ca se não me engano...
ótimos trastes, não tenho do que reclamar, só faltava o violão pegar encordamento de aço, ai seria perfeito...

MANFREDINI
Veterano
# ago/07
· votar


e a madeira dele dá uma acustica violenta, nem precisa fazer muita força pra soar alto

kiki
Moderador
# ago/07
· votar


MANFREDINI
eu acho as recomendações de giannini e di giorgio boas.

mas não fale mal do eagle! eu tenho um DH69 (agora acho que só existe o DH68, que é igual mas com tensor), e acho um bom violão. é chines, ao contrario dos outros dois acima, nacionais. mas eu acho que ele dá mais som , e é tã oconfortável quanto.

atualmente é um pouco mais caro, mas na época que eu comprei (bons tempos do dolar 1 pra 1), foi o mesmo preço de um di giorgio. isso também foi antes de 1005, pode ser que tenha mudado como voce diz, aí já não sei dizer.

Algumas marcas que eu não recomendo:
Kashima, Tonante e Malaga.

acrescentando a esta lista: michael. já experimentei nas lojas, e não gostei.

um que eu toquei que me deixou em cima do muro foi o memphis (by tagima, 2a linha). gostoso de tocar, mas as cabecinhas das tarrachas foram quebrando com uns meses de uso. teve que fazer umas gambiarras .

Pardal
Veterano
# ago/07
· votar


kiki

isso também foi antes de 1005

=O

Nossa então quer dizer que você e a Dercy foram colegas de sala?

acrescentando a esta lista: michael. já experimentei nas lojas, e não gostei.(2)

Na minha faculdade, só tem Di Giorgio e Michael pra emprestar pros alunos que não fazem bacharelado... Os Di Giorgio são os menos ruins...

um que eu toquei que me deixou em cima do muro foi o memphis (by tagima, 2a linha). gostoso de tocar, mas as cabecinhas das tarrachas foram quebrando com uns meses de uso. teve que fazer umas gambiarras .

Memphis eu acho regular. Não é ruim, mas não é a melhor opção.

MANFREDINI
Veterano
# ago/07
· votar


mas não fale mal do eagle
não falei mal, só que o digiorgio é melhor, a acustica é melhor e os braços de uns 2 ou 3 anos pra cá estão bem mais confortaveis, vou postar umas fotos do meu

obs: as cordas estão meio velhas, depois vou trocar

MANFREDINI
Veterano
# ago/07
· votar


o braço e os trastes:

http://img245.imageshack.us/img245/4629/S2010154.jpg
http://img245.imageshack.us/img245/8048/S2010155.jpg
http://img245.imageshack.us/img245/9439/S2010176.jpg

o ponto negativo dele é a falta de acabamento, que o Eagle da de 10 a 0 no Di Giorgio, mas como o Di Giorgio leva pouco verniz, a acústica melhora, e sai mais brilhante, nesse ponto o Di Giorgio é campeão:

http://img245.imageshack.us/img245/4961/S2010159.jpg
http://img245.imageshack.us/img245/9666/S2010161.jpg
http://img245.imageshack.us/img245/2919/S2010157.jpg
http://img245.imageshack.us/img245/8190/S2010156.jpg

o papel pregado dizendo o modelo:

http://img245.imageshack.us/img245/7733/S2010181.jpg

e eu lixei aquela pessa branca (na parte de baixo) pras cordas ficarem um pouco mais baixas, deixei um pouco alto ainda, mas talvez lixe mais um pouco depois, fico assim é que pra depois fazer slide é um se vira nos 30...
ele é ano 2005, mas eu comprei no final de 2006 na loja, foi uns 300 pila ou 350, não me lembro, com um BAG fodasso, gostei muito, ótimos trastes, braço e acústica, recomendo.

a, e alguém sabe alguma coisa que deixa o verniz mais claro? eu queria, pois já está começando a escurecer...

kiki
Moderador
# ago/07
· votar


Pardal
isso também foi antes de 1005
=O
Nossa então quer dizer que você e a Dercy foram colegas de sala?

huhuhuhuhu

é a pressa.

MANFREDINI
na época que eu comprei, eu achei o som do eagle melhor que o digiorgio. tudo bem que eu não entendia quase nada de violão na época. mas eu lembro que na época eles custavam menos de 150 reais. atualmente um eagle custa cerca de 250 reais, não tenho certeza.

duas hipoteses:
-ou realmente o di giorgio melhorou de 2005 pra cá (e não de 1005)
-ou voce esta falando de um modelo acima do que eu vi. isso explicaria muita coisa.

enfim, de qualquer forma considero ambos bons violões para iniciantes. pensando que há quem comece com kashima ou tonante...

Ant--
Veterano
# ago/07
· votar


O primeiro violão, caso a pessoa nunca tenha tocado e não tenha certeza se vá gostar mesmo da coisa, deve ser EMPRESTADO. Conheço muita gente que investiu caro num instrumento de primeira, e depois enfiou num armário. Empolgou nos primeiros dias, mas aí viu que música (arte em geral) não basta querer aprender da noite para o dia. Então, para poupar uns trocados, o ideal é pegar um instrumento emprestado, que seja razoável, sempre tem alguém na família que possui um Di Giorgio Estudante ou similar, que não tem muito ciúmes, ou mesmo que caiu na armadilha acima citada e já nem usa o violão mais. Esse é o violão ideal. O definitivo, caso a música entre nas veias, é melhor deixar para o próximo Natal ;)

TioAle
Veterano
# ago/07
· votar


Gianinni..

li que alguns criticaram gianinni, o problema da marca é que ela quer agradar a todos, tendo violões de 300 à 3.000. Portanto existe a coisa boa e a ruim da giannini.

comprei uma craviola 12 cordas esse mês, independente de ser uma craviola é marca registrada da giannini, o instrumento em si, acabamento, peças, sonoridade, madeira escolhida, um ótimo instrumento, de qualidade gringa.!!!

abraços
paz

al_morgado
Veterano
# ago/07
· votar


Ant--
Cara. pegar emprestado é complicado eu não emprestaria o meu.. rs
Violão não se empresta de jeito algum!!!
Os violões que ja peguei emprestado a maioria era pra trocar os encordoamentos e limpar a escala e os trastes. Fora isso...

Ant--
Veterano
# ago/07
· votar


"Ant--
Cara. pegar emprestado é complicado eu não emprestaria o meu.. rs
Violão não se empresta de jeito algum!!!
Os violões que ja peguei emprestado a maioria era pra trocar os encordoamentos e limpar a escala e os trastes. Fora isso..."


É, mas sempre tem alguém da família, ou amigo próximo, que possui um violão meia-boca, abandonado. Esses aí os caras emprestam :)
Daí, se a música entrar nas veias do novato, parte pra um violão melhor, pede de Natal, ou dia dos pais, qualquer coisa ;)
Ou então vai juntando algum $$ pra comprar. Ir comprando de cara é que não pe recomendado.

El_Cabong
Veterano
# ago/07 · Editado por: El_Cabong
· votar


Vou citar duas marcas que são razoaveis:
Giannini e Di Giorgio.
Algumas marcas que eu não recomendo:
Kashima, Tonante e Malaga.


Eu tenho um Giannini de nylon e o meu avô tem um Di Giorgio. Dois violões muito bons.
* Tenho também um FOX Rio V3 de aço que é uma maravilha !!!!

Antes de comprar este FOX eu cai na asneira de comprar nas lojas Colombo um Kashima. Não dava afinação, tampo empenando com o tempo, encordoamento alto, braço ruim de pegada, etc., ainda bem que eu retornei na loja e troquei-o por um aquecedor que está sendo muito útil no inverno. He He.

kiki
Moderador
# ago/07 · Editado por: kiki
· votar


Ant--
al_morgado
eu tenho uma teoria de que em toda casa existe um violão. naquelas onde voce não ve, eles estão escondidos. dentro do armario, num canto, etc. é só procurar bem.
eu acredito nessa historia de pegar emprestado, pois se o violão tá encostado, não tá servindo pra nada. ele tem que cumprir sua função social.
eu comecei assim.

al_morgado
Veterano
# ago/07
· votar


kiki
Cara eu queria muito que na minha fosse assim antes de eu comprar um...
Graças a Deus meu filho um dia terá um em casa rrsrs

Ant--
Bem quanto a violões encostados eu concordo com vc... até pq até mês passado eu tava com dois encostados ,emprestados aki em minha casa.

Um grande abraço!!!

Kirino
Veterano
# set/07
· votar


Galera, tô precisando de ajuda pra comprar um violão novo!
Toco violão há uns 4 anos e quando comprei, foi um Malaga bem ruimzinho, de nylon tal.
Agora to com vontade investir em um de aço e queria a opinião de vocês: o que devo comprar com um preço na média de R$ 700,00 ???

Embora tenha experiência com música, não me sinto confiante pra chegar na loja e escolher sozinho, então, como devo proceder na hora de escolher um bom violão ???

Abraço pra galera do forum ae!

al_morgado
Veterano
# set/07
· votar


Kirino
Pelo preço talvez encontro alguma coisa boa da Crafter.. da uma pesqueisada no site... www.crafterguitars.com.br
abraço

Kirino
Veterano
# set/07
· votar


Obrigado pela resposta al_morgado.
Alguém me recomenda alguma outra marca boa??? Violões da Strimberg (acho que é assim) são bons? vi um numa loja aqui por R$ 600,00 e gostei, eletrico, com afinador embutido tals... o que me dizem?

kiki
Moderador
# set/07
· votar


Kirino
dá uma olhada aqui no forum de violão, tem um tópico sobre os violões strimberg, lá tem gente que tem, deve ajudar. eu nunca vi um, não sei dizer.

e dá uma busca em tópicos de compra. esses dias uma menina abriu um de violões até 600. sempre tem tópicos como esse, de uma lida.

al_morgado
Veterano
# set/07
· votar


Kirino
Ja toquei nesse Strimberg o som dele é bom, o q eu toquei tinha um som bem limpinho... mas o braço é muito fino pra mim... se te agradar, por ser um instrumento mais barato vc não deve contar muito com a qualidade e durabilidade, entretando é uma boa opção dentro dessa faixa de preço.
Ja pesquisou sobre violões Grovin? Por ser uma marca nova os violões estão bem baratos, uns que eu toquei eram ótimos e estavam com o preço mais baixo do que os concorrentes, da uma olhada. talvez te agrade.

alexiasinger
Veterano
# set/07
· votar


Ola pessoal!!!
Sou nova aqui no forum....
O meu conselho pra quem vai comprar o primeiro violao e experimentar antes... parece obvio mas alem de perguntar sobre o material de que e feito o violao (madeiras, atc...) isso e fundamental. E claro que a informacao que temos a respeito da marca ajuda muito, mas cada violao e diferente, podem ter 2 violoes do mesmo modelo identicos e um ser otimo e o outro nao... se ainda nao conseguimos tocar nada e melhor levar alguem que saiba... Se estas a fim de uma marca ou model em especial, experimente pelo menos 2 iguais... sempre sao diferentes.
Bom, e isso.... abracos a todos

Billy The Kid
Veterano
# set/07
· votar


Eu to fazendo aula de violão, e eu tenho um violão que é marca ROOS é meio vagabundinho mais quebra o galho tranqüilo,pois eu vou aprender a tocar violão e partir pra guitar :)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
 

Tópicos relacionados a Tópico sobre como comprar o primeiro violão

289.277 tópicos 7.547.842 posts
Fórum Cifra Club © 2001-2014 Studio Sol Comunicação Digital