o que é tritono

Autor Mensagem
NEGUITA
Veterano
# jul/07


QUERIA SABER MAIS SOBRE TRITONO
POIS TENHO LIVROS QUE FALA SOBRE ESSE ASSUNTO E EU NAO CONSIGO INTENDER

Minow
Veterano
# jul/07
· votar


O trítono é o intervalo de quinta diminuta ou quarta aumentada, ele tem um som bem 'tenso', que normalmente pede uma resolução.

Midgard
Veterano
# jul/07
· votar


intervalo do capeta \m/

Minow
Veterano
# jul/07
· votar


Santo Google, Santa Wikipedia.

kiki
Moderador
# jul/07
· votar


diabolus in musica

NEGUITA
Veterano
# jul/07 · Editado por: NEGUITA
· votar


O TRÍTONO NO ACORDE V7 OCORRE ENTER A TERÇAS E A SETIMA DO ACORDE ? PORQUE

kiki
Moderador
# jul/07
· votar


um tritono não é um acorde, é um intervalo. é uma distancia de quarta aumentada (3 tons).
existem varios acordes que tem trítonos. por exemplo os diminutos, os menores com sétima, com quinta bemol...
basta procurar por este intervalo dentro dos acordes.

NEGUITA
Veterano
# jul/07
· votar


O TRITONO DO ACORDE G7(V7) É O MESMO DO B°(VII°)?

Minow
Veterano
# jul/07
· votar


NEGUITA
O que você entende por intervalo? Acho que está confundindo as coisas.

NEGUITA
Veterano
# jul/07
· votar


O TRITONO DO ACORDE G7(V7) É O MESMO DO B°(VII°),LOGO, SE ACRESCENTAMOS UMA NOTA TERÇA MAIOR ABAIXO DA FUNDAMENTAL DO B° E MANTEMOS A MESMA ESTRUTURA,OBTEM-SE UM G7(b9).SENDO ASSIM O B°(VII°) E G7(b9) [V7(b9)] SE EQUIVALEM NE ISSO?

Eduardo.Santos
Veterano
# jul/07
· votar


Complementando: Dentro de uma tonalidade existem duas sensíveis, a sensível tonal(define o tom) e a sensível modal(define o modo)

Em Dó maior: si = sensível tonal, resolve na tônica Dó

Fá = sensível modal, resolve na terça que define o modo (maior ou menor)

Entre o si e o fá existe este intervalo de trítono que era proibido no canto gregoriano pois dava a sensação de um som diabólico

Este intervalo está principalmente entre a 3ª e a 7ª do acorde do 5º grau que tem função de dominante na teoria da harmonia funcional.

Eduardo.Santos
Veterano
# jul/07
· votar


Complementando 2: a tríade sobre o 7º grau possue o tritono entre a tonica do acorde e a quinta porém, se adicionarmos uma terça abaixo teremos o acorde do 5º grau por isso a triade do 7º grau é chamada de dominante sem a fundamental

warmlock
Veterano
# jul/07
· votar


Não existe um meio mais prático não??

jr sound
Veterano
# jul/07
· votar


Chamamos de Trítono um intervalo entre alturas de duas notas musicais que possua exatamente três tons inteiros. O efeito denominado tritono consiste uma das mais complexas dissonâncias possiveis na música ocidental.

Quando ocorre em acordes, caracteriza-se por 4ª aumentada ou 5ª diminuta. Todos os acordes diminutos possuem em sua formação o tritono, sendo a distância intervalar da tônica do acorde para a quinta do mesmo, o que se repete em acordes de 7ª menor, onde a relação intervalar da 3ª para a 7ª é de um tritono.

kiki
Moderador
# jul/07
· votar


jr sound
há! agora que eu saquei o nome!
trítono = três tons!

LeandroP
Moderador
# jul/07 · Editado por: LeandroP
· votar


NEGUITA

Trítono é um intervalo de 3 tons. Este intervalo divide a escala ao meio. Sabendo que partindo de uma nota até a sua repetição, você obtem 6 tons, logo o trítono divide ao meio.


O TRÍTONO NO ACORDE V7 OCORRE ENTER A TERÇAS E A SETIMA DO ACORDE ? PORQUE

Porque se você medir a distância da 3a até a 7a de um acorde V7 você encontrará 3 tons.

Por exemplo: acorde G7 (que é o V7 de C - quinto grau de C)

O G7 é formado por T, 3, 5 e 7 = G, B, D e F

Ao medir a distância entre a 3a e a 7a (notas B e F), você terá 3 tons.

B pra C = 0,5 tom
C pra D = 1,0 tom
D pra E = 1,0 tom
E pra F = 0,5 tom

total: 3 tons

Se você inverter os intervalos, e considerar o F como sendo uma 3a maior, você encontra o acorde Db. O acorde Db7 é formado pelas notas: Db, F, Ab, Cb (=B). Observe que o trítono continua existindo entre as notas B (Cb) e F. A diferença é que este intervalo está invertido, mas preservou a distância de 3 tons, que caracteriza o trítono.

Com isso, você pode concluir que pra preparar pra um acorde C, você pode substituir o G7 pelo Db7. Aí é você que determina qual usar.

froggy
Veterano
# jul/07
· votar


LeandroPanucci
e aê panucci,blz?^^

NEGUITA
é isso aí q o pessoal falou,faça uma relação,trítono=3 tons

trí=3
tono=ton(acho q é em italiano,ñ tenho certeza)

The Blue Special Guitar
Veterano
# jul/07
· votar


Na idade média os trítonos eram proibidos.

kiki
Moderador
# jul/07
· votar


The Blue Special Guitar
pois é, diabolus in musica... |m|,

james_the_bronson
Veterano
# jul/07
· votar


Eduardo.Santos
Fá = sensível modal, resolve na terça que define o modo (maior ou menor)

Dado interessante. Eu desconhecia a nomenclatura "sensível modal". Aproveita aí e me explica a diferença entre cadência perfeita, imperfeita, plagal, e quaisquer outras que existam, por favor \o/ !!!

NEGUITA
Veterano
# jul/07
· votar


valeu obrigado

kiki
Moderador
# jul/07
· votar


james_the_bronson
http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/76666/
nesse topico tem essa explicação e outras.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/41601/
e nesse

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


LeandroP
Se você inverter os intervalos, e considerar o F como sendo uma 3a maior, você encontra o acorde Db

Eu não entendi essa inversão. Poderia explicar?

LeandroP
Moderador
# set/17
· votar


Ismah

O trítono é a diferença de 3 tons entre uma nota e outra, certo?
Como 3 tons é exatamente a metade da escala, se você inverter continuará com 3 tons e não deixará de ser trítono, ok?!

Pois bem, dissemos que o trítono está entre a 3a maior e a 7a menor do acorde dominante. Vamos pegar como exemplo o acorde G7, que tem o trínono entre as notas B (3a maior) e F (7a menor).

Se você mudar apenas o ponto de vista, mas preservando as notas, podemos pensar que a nota F é a terça maior e a nota B é a 7a menor. Afinal de contas, como disse acima, a inversão do trítono continua sendo um trítono. Resta saber qual acorde teria como 3a maior a nota Fá e 7a menor a nota Si.
Sem muito esforço dá pra afirmar que o acorde é o Db7. Onde a 3a maior do Db7 é a nota Fá, e 7a menor do Db7 é a nota Dó bemol (por enarmonia, a nota Si).

Podemos afirmar aqui que os acordes G7 e Db7 possuem o mesmo trítono. Algumas pessoas chamam de "trítonos gêmeos". E por terem o mesmo trítono, um acorde poderia substituir o outro numa harmonia.

Exemplo de uma cadência em C maior:

Dm7 - G7 - C7M

substituindo o G7 por um acorde com o mesmo trítono:

Dm7 - Db7 - C7M

Tá entendo até aqui?

Filippo14
Veterano
# set/17
· votar


LeandroP

Complementando, esse acorde Db7 é o famoso subV, então podemos sempre trocar uma cadência que tenha o V pelo subV, sendo essa que você colocou a mais famosa de todas

II-V-I
II-subV-I

Abração

LeandroP
Moderador
# set/17 · Editado por: LeandroP
· votar


Perfeito, Filippo14.
Abração!

Filippo14
Veterano
# set/17
· votar


LeandroP


Agora, uma dúvida:

Se podemos substituir um V pelo subV partindo da premissa que ambos precisam ter o mesmo trítono, porque um Dm6 não pode ser usado como substituição de um V. Porque não é dominante?

LeandroP
Moderador
# set/17 · Editado por: LeandroP
· votar


Filippo14

Pois é... Eu tomo um imenso cuidado quando toco um Dm6 pra ele não se confundir com o G7 (dependendo da tonalidade). Na verdade, quando tem um Dm6, as vezes eu arpejo o G7 e omito a nota Sol.

Porque não é dominante?

Não é dominante por causa da posição na harmonia. Função dominante é apenas o Vº e o VIIº graus, e o SubV7.
É isso mesmo?

Filippo14
Veterano
# set/17
· votar


LeandroP

Claro, acho qe ficou estranho o "Porque não é dominante?". Quis perguntar se o Dm6 não era usado como substituto do V pq nao é dominante

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


LeandroP
Tá entendo até aqui?

Sim, entendi sim. Não havia entendido como tu chegou no Db7, agora fez sentido.

Dm7 - Db7 - C7M

Pô eu tenho uma passagem cromática nas tríades!
Mas me soou bastante enarmônico, na hora que coloquei pra funcionar essa progressão. A ideia é justamente essa?

Usei como um acorde de passagem (1 tempo) para preparar a resolução em

Dm7 - G7 - C7M, Db7

E ficou legal pra caramba...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a o que é tritono