Criança aprendendo a tocar.

    Autor Mensagem
    Jokerman
    Veterano
    # jul/07


    Queria ensinar minha sobrinha a tocar violão. Ela vai fazer 4 anos.
    Fiz uma busca e vi em um tópico que é necessário um violão menor pra ela aprender... alguém sabe especificamente que violão seria?

    E como começar a ensiná-la? Quais são os primeiros passos?

    Patys
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    OI

    =)

    E como começar a ensiná-la? Quais são os primeiros passos?

    Bom eu acredito que os critérios para ensinamento seja o mesmo, uqe um adulto..... a diferença acho que é só a paciencia....

    bom... tbem sempre tive essa duvida...

    *aproveitando e respondendo um comentario seu em um dos meus tópicos*

    não ligo pr blz, e tbem nao tenho pressa de mandar foto pr fotolog nao, quanto mais velha eu estiver acho melhor pr yo.hehe

    bjokas

    Jokerman
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Patys
    Bom eu acredito que os critérios para ensinamento seja o mesmo, uqe um adulto..... a diferença acho que é só a paciencia....

    Mas o negócio é que ela ainda vai fazer 4 anos... ela não tem a mínima idéia do que seja uma nota ou qualquer coisa do tipo. Não sei como começo a familiarizar ela com o instrumento... ou com a música.


    Quanto ao outro tópico, foi só brincadeira.. ;)

    pacificpoker
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Jokerman
    eu acho que tem que esperar mais umpouco... 3 anos é mto pouco na minha opinião , no minimo uns 5

    CarloPiccolo
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Jokerman

    Apesar dessa idade ser a melhor idade para se aprender na pois estamos em formação.
    Para violão sera melhor esperar que ela estivesse com pelo menos 7 ou 8 anos, para não ter problemas de tendinite ou até na coluna, pois ela é muito nova e com certeza não adotar a postura correta. Afinal teria que ter um violão do tamanho de um cavaquinho para ela.

    kiki
    Moderador
    # jul/07
    · votar


    Jokerman
    acho um pouco cedo tambem. pra violão, não pra música.

    o violão requer um tamanho, se não as duas mãos não chegam nas duas extremidades. meu irmão menor tem 7 anos, e ta ocmeçando a conseguir fazer acordes agora, num violão "senhora" d'o rei dos violões (um modelo velho, que foi da minha mãe, e é um pouco menor).
    existem modelos pequenos, mas acho que não pra 4 anos. e tambem não sei se vale, por que perde logo (igual roupa).

    mas acredito que algum tipo de educação musical é possivel. mais importante que aprender música, é gostar de música. dê música para ela ouvir (recomendo arca de noé, saltimbancos, grupo rumo).
    eu só comecei a tocar por que gostava. conheço gente que comprou guitarra, fez aula, mas não curtia, e largou tudo.

    enfim, é isso. espero ter ajudado.

    Jokerman
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    kiki
    Pois é... ela gosta de música. Ouve bastante, e canta também...
    Acho que vou botar ela pra aprender flauta por enquanto.

    kiki
    Moderador
    # jul/07
    · votar


    Jokerman
    flauta é mais viavel, pelo tamanho e pelo preço...
    outra boa é teclado. acho a divisão de teclas pretas e brancas muito didatica, mais que violão.
    eu lembro de ter tido um primeiro contato com teclado por volta dos 4 anos de idade. e consegui entender o que era um dó, e etc. dava pra tocar do re mi fa, cai cai balao, essas coisas.
    da uma procurada em teclados baratos, as vezes ate um desse pequenos de brinquedo. e pode ser menos irritante que uma flauta de plastico, que costuma ser meio estridente... sua familia agradece!

    Jokerman
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    kiki
    pode ser menos irritante que uma flauta de plastico, que costuma ser meio estridente... sua familia agradece!

    hahahahahahahaha

    Minha irmã toca flauta, tem umas flautas doces... não chegam a ser estridentes.
    Teclado pode ser uma boa também... Eu tenho um aqui mais velho que eu, mas acho que dá pro gasto.

    Patys
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Mas o negócio é que ela ainda vai fazer 4 anos... ela não tem a mínima idéia do que seja uma nota ou qualquer coisa do tipo. Não sei como começo a familiarizar ela com o instrumento... ou com a música.


    é Ela é bem novinha.... acho que o mais interessante e vc mostrar pr ela, tocar pr ela, pr ela ir pegando gosto, se ela quiser deixa ela brincar com o seu violao, acho que isso é um incentivo a mais..hehe

    Quanto ao outro tópico, foi só brincadeira.. ;)

    Eu sei =)

    Acho que vou botar ela pra aprender flauta por enquanto.

    é legal tbem...heheh

    kiki
    Moderador
    # jul/07
    · votar


    Jokerman
    seguindo o conselho da Patys, acho que voce aprender musicas pra ela é uma boa, pra estimular. se ela curtir, mais pra frente vai querer saber como funciona esse negocio.
    olha no cifra club tem um pouquinho de saltimbancos e arca de noé. (metade fui eu quem pus)

    e pelo visto voces tem algum equipamento musical disponivel. deixe à mão, criança sempre tem curiosidade.

    outra coisa que a gente (eu e meus irmão) fazemos pra crianças é percursão. meu irmao comprou pandeiro, agogô, reco-reco, triangulo, bongo.
    e a gente fez varios chocalhinhos de pote de filme fotografico com arroz. pega dois potinhos (vai numa casa de foto e pede, eles costumavam ter), poe um punhado de arroz e cola os dois com durex largo, aqueles de fechar caixa de papelao. a criançada se esbalda com isso.

    Patys
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    kiki
    outra coisa que a gente (eu e meus irmão) fazemos pra crianças é percursão. meu irmao comprou pandeiro, agogô, reco-reco, triangulo, bongo.
    e a gente fez varios chocalhinhos de pote de filme fotografico com arroz. pega dois potinhos (vai numa casa de foto e pede, eles costumavam ter), poe um punhado de arroz e cola os dois com durex largo, aqueles de fechar caixa de papelao. a criançada se esbalda com isso.



    muito criativo vc e seu irmao heim.=)

    parabens =)

    kiki
    Moderador
    # jul/07
    · votar


    Patys
    obrigado :)

    mas acho que não foi a gente que inventou isso. me lembro de alguem ter feito isso com potes de yakult. ficava um formato interessante. mas a gente tinha mais potes de filme que de yakult em casa.

    o som do arroz fica muito gostoso.

    no mais, percursão é sempre improvisável. batuca um garrafão de agua vazio, uma lata de neston, etc.

    Patys
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    kiki
    obrigado :)

    =D

    mas acho que não foi a gente que inventou isso. me lembro de alguem ter feito isso com potes de yakult. ficava um formato interessante. mas a gente tinha mais potes de filme que de yakult em casa.

    hahahaahah mesma assim teve uma certa criatividade de vcs....
    o som do arroz fica muito gostoso.

    no geral é gostoso memso.hehe
    no mais, percursão é sempre improvisável. batuca um garrafão de agua vazio, uma lata de neston, etc.

    e criatividade.heheheeh

    Toalhinha
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Jokerman
    tem uns violões bem pequenos. ele vai medir uns quatro palmos ou menos. aqui em casa tem um, era do meu irmão, mas começou a perder a afinação, e ele é ótimo pra quem tá aprendendo.


    por ele ter o braço menor, não dói ou dói pouco na hora de aprender, e isso é importante \o/


    e nem joga fora não, agente usava esse violão até uns anos antes, mas ele morreu, o coitado :cry: ahahaha


    e três anos, tá bom pra começar sim!
    ensina uns poucos acordes e passa uma musiquinhas das que ela gosta @_@ se vc não a criou ouvindo pink floyd, pega coisas do jardim da infancia, em uns dias, ela tá levando o violão pra aula, já pensou?

    ( fizemos isso com meu irmão e deu certo, ahahaha )

    DaNaDo
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Cara, dê musica de qualidade pra ela ouvir ( perceba uma que ela dance, e se divirta com aquilo )... Te garanto, nada melhor! deixe ela criar o amor pela musica e a musica por ela

    Você poderia também incentivar ela à frequentar aulas de dança ( Jazz ), isso seria um bom começo... Me lembro quando eu tinha uns 9 anos, meu pai tentou me ensinar a tocar violão ( kkk ) ele me deu um Giannini 89 que ganhou em um festival, seilá não rolou não gostava de estudar ( gostava sim de musica, cresci vendo ele tocar ) e sem contar que não prestava muita atenção... Anos depois veio aquela mosquinha e me picou, comecei a estudar Contra-Baixo :P

    HugoRez
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Jokerman
    cara eu tenhu um violão pequeno q era da minha mãe q foi pro meu irmão e agora eh meu a marca eh Giannini modelo n sei nem ngm aki sabe e por ele ser pequeno fika bem mais confortaveltoca se vc fou uma criança.
    comecei a toca com 7 anos fiz 6 meses e parei ai agora a um tempo atraz comecei de novo e agora to levando mto a serio por isso digo q talvez ela desista logo no começo ou n cada um eh um. Meu primo 8 anos teve uma epoca q ele praticamente paro d toca bateria mas agora axo q ele ta resistindo mas se ve ele tocando se persebe q ele n gosta de toca... se ele ve uma bateria e duas baquetas dando sopa ele n vai lah toca nela ja eu e com certeza mto d vcs vemos um violão baixo ou guitarra depende do q a pessoa toca vmos lah tocar aproveitar experimentar um modelo diferente do nosso.

    Guilherme J.
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Flauta é muito boa para ela ganhar alguma noção. Principalmente pra se familiarizar com partituras, quando tiver mais maturidade.

    carolzinhah
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Jokerman
    axo que da mesma maneira como se ensina um adulto....
    maix ai tem q ter mais paciencia neh???
    comece ensinando as notas,depois acordes...
    quando ela ja souber...ai vc pega uma musik facil..e ensina ela a tocar

    Mega
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    O bom de aprender cedo é que, segundo a neurologia, a infância é o que se chama "momento crítico", onde há uma boa probabilidade de se desenvolver ouvido absoluto. Ou seja, pode ser que você dê origem a um mega gênio da música... uhaeiuaehiauehiuea

    YpiOkA
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Vish kra... Paciencia viu...
    Eu ensinei meu irmão qdo ele tinha uns 7 anos e foi osso.. O mlk geralmente não consegue se concentrar, qq coisa tira a atenção dele... É tenso...

    Qto ao violão, a michael e a giannini tem umas linhas meio q infantis (Foi com um michael que eu ensinei meu irmão)... Com o corpo menor... Entra no site destas e dá uma pesquisada...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Criança aprendendo a tocar.