rastilho curvado em violaõ novo ajuda!

    Autor Mensagem
    Zé Floripa
    Veterano
    # mai/07


    Olá pessoal até que enfim consegui comprar meu eagle ch70f, tô bastante satisfeito só to apanhando pois sempre tive violão de nylon e esse de aço acaba com os dedos. Bom minha duvida é sobre o rastilho ele veio curvado, ou seja as cordas E são mais baixas que as D e G por exemplo entenderam + ou _ gostaria de saber se é assim mesmo meu violão antigo era reto to pensando em por osso vcale a pena se por ponho curvado tbem??? to com um pquinho de dificuldade pra tocar com essa curvatura não sei...ABRAÇOS

    Vinicius de Abreu
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    A area do rastilho que descansa os bordões é mais alta mesmo.
    Indepentente disso, aconselho a trocar o rastilho e a pestana por peças de osso, você vai ganhar uma boa qualidade em timbre e qualidade sonora.

    kiki
    Moderador
    # mai/07
    · votar


    mas a escala é curva?

    Fox_scc
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    O rastilho é curvo para acompanhar a curvatura da escala do violão, semelhante as guitarras.

    kiki
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    Fox_scc
    essa é a minha duvia. violão nylon classico tem escala plana, e o rastilho tambem.
    o dele é de aço, não sei se a escala é curva. se for, igual de guitarra, o rastilho tem que ser curvo.

    Spike good
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Minha teoria é a seguinte, as cordas do violão Nylon possuem espessuras bem próximas, enquanto que no violão aço a mizinha é bem fina em comparação com a espessura do mizão.....a diferença é gritante, por isso o rastilho compensa com a diferença de altura no caso do aço.....se for notar o nut também apresenta essa diferença.
    Hipoteticamente se a altura do mizão fosse a mesma do mizinho, acredito que ocorreria o trastejamento dos bordões, já que violões aço possuem cordas bem próximas da escala.
    Quando faço rastilho ou nut para violão aço levo em cosideração tudo isso, para que não haja erro.
    Ah! Tenho esse mesmo modelo o 70F e a escala possui uma curvatura bem mas bem sutil...não chega a ser igual a da guitarra.
    Ae o que voces acham? Falou!

    kiki
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    Spike good
    essa diferença da espessura da corda de aço, acho que no violão é é regulada mais pelo nut que pelo rastilho. a peça do rastilho, de osso ou plastico, não é tão preciso como uma ponte de guitarra, por exemplo, e não sei se é possivel compensar tão bem essas espessuras como voce disse.

    se o braço é curvado, mesmo que pouco, o rastilho deve ser curvado, igual. nos violões nylon, a escala é plana, e o rastilho tambem.
    às vezes tendendo a ser um pouco (mas muito pouco) mais alto nas cordas graves. acho que pra compensar um pouco a espessura, ou mesmo por que a vibração delas é maior, mais risco de trastejamento.

    enfim, não sou luthier, posso estar falando besteira. mas vejo desta maneira.

    Spike good
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    kiki
    Certamente, estamos aqui para isso...trocamos idéias e aumentamos nossos conhecimentos também, cada um possui uma visão diferente que pode ser de grande ajuda...expus a minha e se alguém tiver uma outra idéia beleza.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a rastilho curvado em violaõ novo ajuda!