quinta: menor maior ou menor?

    Autor Mensagem
    alby
    Veterano
    # mai/07


    Olá galera minha duvida é a seguinte:
    na esacala menor usa-se a 5ª menor mas na maioria da musicas usa-se a 5ª maior.
    EX: escala de Cm
    teoria = Cm Gm Cm
    Prática = Cm G Cm
    Bem se aparece sol maior como 5ª de dó menor teoricamente como se explicaria

    Minow
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: Minow
    · votar


    Acho que ele tava falando de campo harmônico, e não de intervalos. Abstraiam.

    Rodrigo_Iron
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Quando você diz que a 5ª é menor na escala de Dó menor, é somente na MENOR NATURAL.Temos mais tipos de escalas menores, uma delas é a harmônica que eleva em meio tom o sétimo grau:

    Veja na teoria:
    Dó menor natural:
    I II III IV V VI VII
    Cm D7(5b) Eb Fm Gm Ab Bb Cm

    Dó menor harmônica:
    I II III IV V VI VII
    Cm D7(5b) Eb Fm G Ab B Cm

    Ou seja, na menor harmônica, nós temos a quinta maior pois a sua terça(ou sétimo grau da escala) foi elevado em meio tom.

    Mas porquê isso?
    Porque a 5º (chamada de Dominante) tem uma característica que é "chamar" a tônica, ou seja se você toca a 5º e depois a tônica da uma sesanção de final(é uma cadência).E com uma 5º menor isso não ocorre.

    Faça no violão essa cadência:

    F Gm C

    Agora faça:

    F G C

    Aqui na segunda você tem aquela sensação de fim ao cair no Dó que é a tônica.

    Penta_Blues
    Moderador
    # mai/07 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Boa noite!!!

    Rodrigo_Iron
    nós temos a quinta maior
    Cara, eu concordo com o Minow. Não existe Quinta Maior ou Menor...
    Quando se fala em Escala, a Quinta é Justa. Se vc abaixar um Semi-tom vc terá uma quinta Diminuta e se aumentar um Semi-tom vc terá uma quinta aumentada.
    Agora, se o caso é Campo Harmônico, o VII Grau é Diminuto para as tríades e Meio-Diminuto para as tétrades. No caso da sequência acima, estes acordes podem estar no Campo Harmônico de Dó Menor Harmônico, daí estaria correta a sequência Cm-G-Cm. Quanto a outra (Cm-Gm-Cm) na minha opinião também está correta se considera-la no CH de Dó Menor Natural.
    Tentando responder ao nosso camarada alby porque na prática se usa a sequência Cm-G-Cm, na minha opinião é porque um acorde Vm não cria tensão suficiente para ter a função dominante daí se usar o acorde G do CH Menor Harmônico.
    Valeu!!!

    Rodrigo_Iron
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: Rodrigo_Iron
    · votar


    Penta_Blues

    Ele quis dizer que no campo harmônico da escala de Dó menor o quinto grau é menor...Eu sei que quinta é justa quando flamos de intervalos, mas pra q complicar se entendemos a duvida dele?
    Simplesmente flei do modo que ele flou pq assim ele vai me entender

    Minow
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Intervalos são uma coisa muito interessante, e importante de saber... eu acho que vale mais estudar bastante os intervalos antes de partir pra campo harmônico, você vai entender melhor...
    Entender quais são os intervalos básicos é o primeiro passo, depois vai entender porque uma quinta é diminuta ou aumentada, o que é uma sétima diminuta, um trítono/quinta diminuta/quarta aumentada, etc. Depois vai ser mais simples aplicar isso na formação de acordes (campo harmônico, pensando em tétrades é fundamental).

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Realmente, não precisa complicar, é só ensinar o correto, como o Penta e o Minow fizeram

    Alias, qualquer quadro de intervalos diz qual o nome/intervalos disponiveis numa escala cromatica.

    Quinta é justa, diminuta ou aumentada.

    Pra simplificar a duvida do camarada, não existe menor ou maior, e não há a menor possibilidade de interpretar a duvida dele tomando como verdade isto (nem que seja pra entender a duvida e explicar)

    heheheheh

    Desculpem se fui chato, mas isso é regra, e é basica. Minha intenção, assim como de todos aqui foi só ajudar.

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Hummm... reli todos os posts e abstrai (com o edit do minow)

    saquei, pode ser que a duvida dele não estava vinculada a intervalos

    Minow
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    JoeCruzGuitar
    Hahaha
    Realmente ficou meio confuso, acho que ele tava falando do quinto grau do campo harmônico, e não do intervalo...

    alby
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Rodrigo_Iron
    Rapaz valeu mesmo era isso que eu queria saber acho que tirei minha duvida, agora a historia de intervalo ou campo harmonico isso me deixou com uma pulga atrás da orelha (coçando a cabeça) eu sempre pensei que fosse a mesma coisa,

    Valeu mesmo a galera desse forum é muito atenciosa, sem desmerecer os outros claro

    alby
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Penta_Blues
    Valeu entendi tua explicação

    Minow
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    alby
    eu sempre pensei que fosse a mesma coisa,

    Então você deve ter entendido errado o que o Rodrigo_Iron disse!
    Use a busca e pesquise sobre os intervalos, e entenda como eles funcionam, isso é necessário pra a compreensão do campo harmônico!!!

    LeandroP
    Moderador
    # mai/07 · Editado por: LeandroP
    · votar


    --- edited por escreved bosted ---

    Rodrigo_Iron
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    alby
    É cara, como flaram ai em cima, antes de partir pra Campo Harmônico da uma pesquisada na busca por "intervalos" que é o básico pra quase tudo.

    froggy
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    LeandroPanucci
    heheheheh

    Eduardo.Santos
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    O quinto grau de uma escala tem a função de dominante e a dominante deve ser maior por causa do trítono.

    Ocorre que em uma tonalidade menor, o acorde sobre o quinto grau é menor, por isso inventaram a escala menor harmônica na qual se eleva o sétimo grau.
    Isto produz um acorde maior no quinto grau e relolve o problema.

    Eduardo.Santos
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    A propósito, o trítono ocorre entre a 3ª e a 7ª do acorde que está no 5º grau da escala e é este tr´tono que provoca a atração do quinto grau para o primeiro grau. Observem que entre a 3ª e a 7ª do acorde de 5º grau tem um intervalo de três tons, ou "diábulus" como era conhecido e pro´bido no canto gregoriano.

    CarloPiccolo
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    alby

    4ª e 5ª são sempre justas.
    podem ser diminutas ou aumentas. mas não maior ou mjenor OK!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a quinta: menor maior ou menor?