É Possivel deixar o Violão Fretless(sem trastes)? De Modo caseiro?

    Autor Mensagem
    B.Frusciante
    Veterano
    # mai/07


    E Ae o/
    Eu tenho um violão da michael, ele é até legalzinho, mas tem 4 anos e está meio acabado.
    Será que se eu tirar os trastes(com alguma pinça/ferramenta) e colocar algo pra cubrí-los e depois passar tinta/verniz, será que ficaria bom?
    Existe alguma outra maneira de fazer isso?
    Sem gastar muito dinheiro, como esse violão não deve valer mais que 100 reais no estado que está, prefiro arriscar do que pagar quase e preço do que ele vale em luthier.
    Valeu!

    B.Frusciante
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Ah, o violão é de cordas nylon.

    Vinicius de Abreu
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Isso não funciona em violão, mesmo.

    Vinicius de Abreu
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Isso não funciona em violão, mesmo.

    kiki
    Moderador
    # mai/07
    · votar


    possível é, provavelmente voce vai arranhar a escala pra tirar os trastes, e se não entender um pouco de marcenaria o acabamento provavelmente vai ficar tosco. escalas de madeira escura não se enverniza.

    agora, qual a utilidade de um violão fretless?

    Soulface
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    B.Frusciante
    Perfeitamente possível de se fazer, e pode até ficar interessante.
    Mas é um trabalho bastante complicado pra se fazer sem uma certa experiência e conhecimento.
    Se o violão não vale nada e dá pra arriscar, vá em frente.
    Vc vai precisar de algumas ferramentas adequadas, material para tapar as fendas q ficarão na escala, paciência e prática para regular a escala novamente...
    Sem contar q vc terá q trocar ou ajustar o nut. É outro trabalho bastante chato.
    E como foi falado, escala escura não se enverniza.

    Soulface
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: Soulface
    · votar


    kiki
    agora, qual a utilidade de um violão fretless?
    A mesma de um violão comum.
    Ele só será diferente.

    kiki
    Moderador
    # mai/07
    · votar


    Soulface
    nunca vi ninguem usar... só vi uma guitarra fretless, que eu e meus amigos fizemos numa guitarra muito tosca. meu amigo arrancou na chave de fenda! ficou uma porcaria pra tocar depois...

    Soulface
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    kiki
    Eu tb nunca vi, mas deve ser interessante.
    Não vejo pq não tentar.
    Padrões existem para serem quebrados! hehehehehe

    kiki
    Moderador
    # mai/07
    · votar


    e se o violao é tosquinho mesmo... se bem que 4 anos não é um instrumento velho.. apesar que michael ja deve vir velho de fabrica!

    só não consigo imaginar o som de um violão fretless... pra solar é legal, pode virar tipo um slide. mas pra acorde deve ficar uma porcaria, pois não tem precisão nenhuma, vai ficar tudo semitonado.

    Soulface
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    kiki
    O violão não é meu mesmo... aheuhauehuaheauaea

    kiki
    Moderador
    # mai/07
    · votar


    Soulface
    huauhauhauhauhauhaua

    voce podia fazer sua propaganda aqui tambem, mostrando o baixo fretless, pra ele sentir o drama. e bota contato e preço, pra te banirem de vez!

    Soulface
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    kiki
    hauehuaheuhaeuhuaheuhaeuhauheuaeuhaeae!!!
    O Torresmo tá louco pra ver se pega alguma brecha. Mas eu naõ comercializo nada aqui! hehehehehe

    Qnto ao baixo, a parte de deixar a escalra fretless é a mais fácil.
    Agora o cara decidiu transformar o baixo completamente.
    Vamos colocar um top de quilted maple e fazer uma acabamento foda.
    Se tudo orrer bem, vai ficar muito lindo! A única coisa q não vou mexer, é no "Ibanez" do headstock.

    kiki
    Moderador
    # mai/07
    · votar


    Soulface
    mas pra fazer o fretless tem que preencher os cortinhos, nao é? como voce faz? cola com pó de madeira? ou seladora com pó?
    e usa o pó da própria madeira, pra ficar igual, nao é?

    Soulface
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    kiki
    Dá pra usar até massa... seladora com pó eu nunca usei.
    Mas pra ficar legal mesmo, eu recomendo uma lâmina de madeira mesmo. Cortada no tamanho exato da fenda e colada ali dentro. Sai um pouquinho mais caro, mas eu prefiro fazer assim.
    Nesse baixo por exemplo, a escala é em rosewood. Eu vou preencher os cortes com lâminas de maple. O baixo vai ficar fretless, mas com as divisões das casas bem visíveis para o cara não se perder.

    Vinicius de Abreu
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Já temos que nos preocupar com muitas coisas.

    Se formos ter que ajustar micrometricamente a posição dos dedos da mão esquerda para afinar, ninguém consegue mais tocar. Os instrumentos de corda de arco, pelo fato de serem melódicos, podem se dar a esse luxo, e ganham em expressão. Mas a pessoa demora anos pra aprender a tocar afinado.

    No violão, com cordas pinçadas, não teriamos ganho significativo de expressão, o som sairia abafado, e muitos acordes com grandes aberturas se tornariam impossiveis de afinar. Em comparação a outros instrumentos, o violão tem o som baixo, e abafar mais ainda o seu som seria suicidio.

    yachid
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Bem você vai precisar de:

    Esparadrapos
    Lixa dágua
    Uma tesoura (Sem Pontas)

    E lembre-se faça tudo com a supervisão de um adulto!!!

    Mas num funfa não cara, tipo logico que vc vai conseguir um som com isso, mas não creio que conpense!!!

    Bentess
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Cara, você é muito corajoso, eu já vi isso funcionar em contra baixo, e o resultado fica excelente se a pessoa que fiser o trabalho for realmente profissional, mas se você quer arriscar, pode ser uma inovação no meio musical,
    violão freless!!!???

    luquinhas12
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Bentess

    hj ele ja tem uma coleção de violoes fretless

    e com certeza,ele está bem mais corajoso pra fazer isto depois de 3 anos huahuahu

    caxx
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Boa iniciativa essa sua.Também tenho 2 violões que faço algumas experiencias ,algumas dão certo outras não...Depois grava e posta alguma coisa

    BaNdAiD
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Já que reviveram o tópico, vai 2 vídeos de violão fretless pra galera ver! Pra mim, o timbre é fantástico!

    http://www.youtube.com/watch?v=TbPVG6FRTGY&feature=player_embedded#!

    http://www.youtube.com/watch?v=IxqVrdxDP5A&feature=related

    Abraços!

    mvrasseli
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Estranho niguém ter falado até agora na opção de trocar os trastes...

    caxx
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    As possibilidades do violão são infinitas... por isso que é um instrumento apaixonante!
    Acho que tem gente aqui que duvidava até que existia tal possibidade...
    Minha sugestão é que vc troque os trastes atuais (metal) por trastes de madeira mais baixos não sei se funciona, mais já que é para experimentar...
    O timbre me parerce muito bacana!!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a É Possivel deixar o Violão Fretless(sem trastes)? De Modo caseiro?