lista de tópicos para dar aula p/ iniciantes

    Autor Mensagem
    joaoluisgm
    Veterano
    # abr/07


    Olá,
    Primeiramente, depois de cerca de 2 anos afastado do fórum estou voltando, acabei saindo pois muitos do pessoal bom, os que realmente ajudavam, acabou saindo por causa da intolerância e da grosseria de muitos dos usuários, espero que esteja diferente e sei que aqui sempre tem caras que entendem muito e dispostos a ajudar.

    Vamos ao tópico...

    Irei começar a dar aula para um grupo de crianças e adolescentes, todos iniciantes (sem fins $) e pensei em uma lista dos tópicos a serem passados primeiramente, preciso ver o ritmo das aulas para definir como andarão as aulas, mas já da pra ter uma boa idéia. Estão em ordem, ou mais ou menos: =)

    1- Partes do violão
    2- Cordas (ex. 1ª=mi)
    3- Dedos e como ver acordes
    4- Notas e acidentes
    5- Afinação
    6- Braço do violão (nota em cada casa)
    7- Intervalos e escala maior
    8- Formação de acordes (M, m, 7, 7+)


    Irei dando esses assuntos intercalando com músicas durante as aulas, até porque pegar o gosto pelo instrumento penso que seja o mais importante agora. O que pensam sobre os assuntos e sobre a ordem que estão, que mudanças e adições devem ser feitas? E sobre músicas para se pegar no princípio vocês tem algumas sugestôes?

    Fredsalviato
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Seja bem vindo ao forum e bom retorno.
    Parabéns pela iniciativa, eu já dei aulas para crianças e é muito gratificante, o que poderia sugerir é que as aulas tivessem um cunho bem prático, porque torna as aulas mais interessantes.
    Procure ensinar teoria no inicio da aula, terminando sempre com a pratica no instrumento.
    Quanto às musicas, eu sempre inicio com musicas folcloricas e populares, com as cifras simplificadas é claro.
    Quanto aos itens, é bom no começo ensinar como ler cifras musicais, ensine também como conservar o instrumento, uma pequena apostila ajudaria muito.

    Abraços.

    kiki
    Moderador
    # abr/07
    · votar


    queria saber o tempo que voce imagina em cada item desses...
    um por aula, ou todos em uma aula. de mais ou menos o ritmo que voce imagina.

    acho que poderia ter um pouco de audição, tipo distinguir sons agudos de graves, harmonia e melodia, tipos de instrumentos (cordas, sopro, etc).
    como é para jovens, acho que um basicão de musica cairia bem.
    acho que isso ajuda também pra sacar o que significa acorde, por que tem a nota dó e o acorde dó. isso me confundia no começo, e geralmente confunde as pessoas que estão aprendendo.

    musicas, pras crianças, sugiro infantis. "a casa" da arca de noé, "minha canção" do saltimbancos, coisas desse naipe. pra adolescentes, acho que o legal é ver o que eles ouvem, por que elas se identificam com as musicas (apesar que as crianças hoje querem ser adolescentes logo). e ver se do que eles ouvem, há umas musicas mais tocaveis. tipo skank, cpm, ou sei la o que os jovens ouvem hoje.

    bom, essas são minhas sugestões. espero que ajude.
    e conte para nós o andamento das aulas!

    Mega
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    1- Partes do violão
    2- Cordas (ex. 1ª=mi)
    3- Dedos e como ver acordes
    4- Notas e acidentes


    Eu ficaria 1 mês só ensinando isso.
    Inicialmente a abordagem tem que ser quase que totalmente prática. Teoria musical só começa a ser bem aceita depois de certo patamar prático inicial.. Mas é claro que junto a isso eu faria exercícios para soltar os dedos e mostraria alguma música bem simples feitas em progressões harmônicas, e também tem a questão da pestana, eu focaria nisso também, já que demora um tempinho até se ter força pra pestana...

    joaoluisgm
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Fredsalviato
    kiki
    Mega

    Obrigado pela ajuda dos 3, esses forúns são realmente muito importantes para crescermos e nos ajudarmos mutuamente.
    Bem, as aulas começam amanhã. Sobre o ritmo que irá levar cada tópico ainda não sei, pois além da falta de experiência minha, tenho que conhecer os alunos e ver como eles se comportam também.
    Irei considerar as dicas de vocês, principalmente sobre a pratica nas aulas, o uso de teoria no inicio, noções de música e outros instrumentos, entre outros.
    Posto depois dizendo como estão sendo as aulas.

    Abraço.

    Ludilan Marzano
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Tenho uma pequena apostila sobre partes do violão e conservação do instrumento que concerteza ira te auxiliar em algumas aulas. Da uma olhada, não tem virus, eu uso o Spyware Terminator + NOD32...

    http://www.geocities.com/ludilan/violao.doc

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a lista de tópicos para dar aula p/ iniciantes