Luthieria - Tópico Oficial

    Autor Mensagem
    edlorena
    Veterano
    # abr/07


    Tópico direcionado aos interessados em Luthieria e dicas sobre tal

    bom, vou dar o chute inicial

    gostaria de saber o porquê de algumas escalas de violões terem uma pintura superior

    abraços!

    Alex Navarro
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Olá..

    Tbm quero participar deste tópico... mas oque eu quero saber é como anda a procura, preços, materiais, etc, utilizados pelos luthiers.

    Noto que em contrabaixo onde participo mais, a falta de conhecimentos de bons instrumentos é enorme e há muitas comparações entre (ex) Condor x Cort que na verdade é o mesmo que Lixo x Porcaria.

    Não há assuntos com base profissional, conhecimento, etc e creio que em violões deva ser diferente e ainda mais com um tópico como esse.

    Violões eu conheço do Lineu Bravo, Pepineli, Carlos Novaz, desse nipe!

    Se o assunto do tópico girar em torno de instrumentos bons, violões de qualidade e não os tantos pau de cordas que encontramos nas lojas eu tô dentro!

    Tive contato com fabricação de violões na Alemanha e tenho um convite para ir à Espanha ano que vem passar duas semanas num fabricante de Formentera.

    Faço contrabaixos eletricos na horas vagas e captadores principalmente ( www.nbspickups.com/alexbasses.htm ).

    Agora sobre a pergunta de edlorena só não entendi uma coisa...

    Vc diz pitar o braço ou a escala ??

    Alex Navarro
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    ops: www.nbspickups.com/alexbasses.html

    edlorena
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    a escala

    digo isso pq vi alguns violões inclusive o meu com essa pintura

    Henrique S.
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Não seria um verniz?

    edlorena
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    e pelo que percebi não é nenhum padrão pois tenho outro violão sem esse "verniz"

    Alex Navarro
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    edlorena

    Nunca ví um bom violão com a escala pintada
    Ao meu ver escalas devem ser o mais natual possível e de madeiras duras como Ébano, Pau Ferro, Jacarandá, etc.

    Em violões mais baratos com escala pintada que eu já ví eram para dar a impressão de tratarem destas mencionadas ou por usar uma madeira mais porosa e assim evitaria que o suor, pó, etc sujassem e manchassem com o tempo.

    Mas se o seu trata de um bom violão não vejo razão para isso. Quem sabe algum luthier com experiência poste aqui uma explicação para nós. Pode até haver alguma razão interessante para isso.

    Soulface
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Bom, eu sou luthier mas tenho trabalhado muito pouco com violões. Então, não sie se vou poder ajudar muito. Mas se houver alguma dúvida q eu possa responder, estou por aqui...

    edlorena
    gostaria de saber o porquê de algumas escalas de violões terem uma pintura superior
    Olha... na verdade eu tb não entendi direito.
    Geralmente a madeira utilizada nas escalas de violões são as já citadas jacarandá, ébano, rosewood, etc...
    São madeiras escuras e geralmente não necessitam de verniz no seu acabamento.
    Vc poderia postar uma foto da escala do seu violão pra eu dar uma olhada. Talvez eu possa te ajudar, ou entã serei mais um curioso aqui! hehehehehe

    manin
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    olá, geralmente o instrumento c/ a escala pintada são os mais baratos , chineses, pois é para esconder a má qualidade da madeira, tenho um colega que comprou um e quebrou o braço, e observei que era de comprenssado, é mole?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Luthieria - Tópico Oficial