Posição das notas no violão

    Autor Mensagem
    egoncalves
    Veterano
    # abr/07


    Olá Pessoal,

    Sou novo na área e também na arte da música. Quero aprender tocar violão e estou estudando teoria musical. Estou estudando em casa, sozinho, e de vez em quando me surgem dúvidas como está que vou postar aqui. Vou procurar ser o mais claro possível. Espero a colaboração de vocês. Também quero, a medida que for aprendendo..rs, passar meu conhecimento. OK! Vamos lá.

    Estou vendo a parte dos acordes maiores. Conforme a minha apostila, os acordes maiores são constituídos pela nota base ou 1ª + sua 3ª + sua 5ª. Vamos tomar como exemplo a acorde de SOL. Sua base será SOL, sua 3ª será SI e sua 5ª será RÉ. Até aí, tudo bem. Entendi a lógica.

    O problema está quando, na apostila, ele enfatiza que pelo fato do acorde de SOL ser constituído por SOL + SI + RÉ, pode-se dizer então que SOL = 320003.

    No início não entendi estes números, mas depois compreendi que se tratava do posionamento dos dedos nas casas e cordas do violão. Ex.:

    -SOL---------------
    | | | |
    -------- SI---------
    | | | |
    ---------------------
    | | | |
    ---------------------
    | | | |
    ---------------------
    | | | |
    --RÉ----------------

    A minha dúvida é a seguinte: Como se chegou neste número: 320003? Como compreender quais são as cordas e em que casas devemos tocar para formar tal acorde. Este número é obtido através de algum cálculo?

    Espero ter sido claro.
    Desde já agradeço a colaboração de todos.

    Até mais :-)

    egoncalves

    Soulface
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: Soulface
    · votar


    egoncalves
    Antes de mais nada, vc precisa saber q as cordas soltas do violão são respectivamente "mi, si, sol, ré, lá, mi" (de baixo para cima).
    À partir disso, sabendo q cada casa corresponde à 1 semitom, vc vai procurando as notas correspondentes para formar os acordes.