Posição das notas no violão

    Autor Mensagem
    egoncalves
    Veterano
    # abr/07


    Olá Pessoal,

    Sou novo na área e também na arte da música. Quero aprender tocar violão e estou estudando teoria musical. Estou estudando em casa, sozinho, e de vez em quando me surgem dúvidas como está que vou postar aqui. Vou procurar ser o mais claro possível. Espero a colaboração de vocês. Também quero, a medida que for aprendendo..rs, passar meu conhecimento. OK! Vamos lá.

    Estou vendo a parte dos acordes maiores. Conforme a minha apostila, os acordes maiores são constituídos pela nota base ou 1ª + sua 3ª + sua 5ª. Vamos tomar como exemplo a acorde de SOL. Sua base será SOL, sua 3ª será SI e sua 5ª será RÉ. Até aí, tudo bem. Entendi a lógica.

    O problema está quando, na apostila, ele enfatiza que pelo fato do acorde de SOL ser constituído por SOL + SI + RÉ, pode-se dizer então que SOL = 320003.

    No início não entendi estes números, mas depois compreendi que se tratava do posionamento dos dedos nas casas e cordas do violão. Ex.:

    -SOL---------------
    | | | |
    -------- SI---------
    | | | |
    ---------------------
    | | | |
    ---------------------
    | | | |
    ---------------------
    | | | |
    --RÉ----------------

    A minha dúvida é a seguinte: Como se chegou neste número: 320003? Como compreender quais são as cordas e em que casas devemos tocar para formar tal acorde. Este número é obtido através de algum cálculo?

    Espero ter sido claro.
    Desde já agradeço a colaboração de todos.

    Até mais :-)

    egoncalves

    Soulface
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: Soulface
    · votar


    egoncalves
    Antes de mais nada, vc precisa saber q as cordas soltas do violão são respectivamente "mi, si, sol, ré, lá, mi" (de baixo para cima).
    À partir disso, sabendo q cada casa corresponde à 1 semitom, vc vai procurando as notas correspondentes para formar os acordes.
    Lembre-se q vc pode repetir as mesmas notas em diferentes cordas qndo toca um acorde. É o caso da 3ª casa da 6ª corda e a 3ª corda solta.

    Raven_Heart
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Quanto ao número...aí não tem cálculo, nada disso...são apenas as casas em que vc deve por o dedo, começando pela sexta corda...assim:

    3 - sexta corda, casa 3
    2 - quinta corda, casa 2
    0 - quarta corda, solta
    0 - terceira corda, solta
    0 - segunda corda, solta
    3 - primeira corda, casa 3

    Entendeu? Se fosse um acorde de MI, por exemplo, seria 022100, ou seja:

    sexta corda solta (0)
    quinta corda casa 2
    quarta, casa 2
    terceira, casa 1
    segunda, solta (0)
    primeira, solta (0)

    Raven_Heart
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Lendo melhor o post, acho que vc já tinha entendido isso que eu expliquei...a resposta que vc queria é a que o Soulface deu...conseguiu entender?

    egoncalves
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Pessoal,

    Consegui entender. Mas vcs concordam comigo, que posso fazer um SOL no violão, de outra forma, ou seja, com outras combinações de cordas e casas? E se isso for verdade, no final, tem que fechar cada corda sendo um nota do acorde, como acontece no exemplo do SOL?

    será que fui claro? qualquer coisa me questionem.

    Soulface
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    egoncalves
    Desde q vc respeite a combinação de notas, vc pode fazer o acorde de qualquer jeito. (mantendo o sol como tônica, é claro)

    Mega
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    com a tríade fica até fácil, geralmente cada acorde fica com umas 3, 4 ou até 5 posições no braço, com tétrades fica um tanto mais complicado, e se for intervalo composto... mais ainda. O que não quer dizer que não seja possível um acorde ter mais de uma posição, claro =p

    Soulface
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Mega
    com a tríade fica até fácil, geralmente cada acorde fica com umas 3, 4 ou até 5 posições no braço
    São 5... O famoso CAGED.

    Mega
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Soulface
    Acho mais interessante simplesmente saber e dominar bem a formação de acordes, com isso o cara conhece o braço, saca de escala, intervalos e campo harmônico. Porque eu sinceramente não vejo a mínima utilidade/necessidade para o Sistema 5 ;P

    Soulface
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Mega
    Q seja... Mas é q vc falou da quantidade de posições existente para acordes em tríades. hehehehehehehe
    Eu tb acho o CAGED pouco útil na prática. Mas se vc reparar bem nele, dá pra estudar as pentas legalzinho.

    Mega
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    É que eu não tava com isso em mente quando escrevi o texto

    Soulface
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Mega
    É o de menos tb...
    Começar a falar de CAGED agora pro cara tb só vai confundir a cabeça do rapaz! haeuhauehauehuaheuhaehuaea

    egoncalves
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Pessoal,

    Muito obrigado pelas respostas. Consegui entender as explicações. Com isso, já posso dar continuidade ao estudo. Mais uma vez, obrigado pela ajuda.

    Abraço a todos :-)

    egoncalves

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Posição das notas no violão