TOM de uma musica e escalas desenhadas

    Autor Mensagem
    DuDub
    Veterano
    # abr/07


    Ae galera sou novo aqui no forum e tambem toco violao a pouco tempo aprendendo pela internet, com os amigos e na dedicaçao.

    minhas duvidas sao duas. Outro dia eu fui toca com uma mulher que toca gaita dai ela pergunto qual o TOM da musica, pois ela tinha uma gaita pra cada tom(CDEFGAB). os acordes da musica sao C#m7, G#m7, F#m7, B e depois de ela experimenttar todas as gaitas a que melhor se encaixou no tom da musica foi a gaita em Mi. Agora eu pergunto, pq em Mi sendo q nao tem mi na musica???? me ajudem pelo ammor de deus

    a outra duvida é se alguem pode me passar escalas em forma de tablatura tipo eu num entendo muito, mais eu consegui uma de Am que é assim:

    e|---------------------------5-8--------8-5--------------------------- ---
    B|----------------------5-8------------------8-5---------------------- ---
    G|-----------------5-7----------------------------7-5----------------- ---
    D|------------5-7---------------------------------------7-5----------- ---
    A|-------5-7--------------------------------------------------7-5----- ---
    E|--5-8-------------------------------------------------------------8- 5--

    bom eu sei soh ateh ai se alguem puder me ajudar eu ficaria muito grato

    vlw galera SAUDE

    Mega
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Bem, no fórum de guitarra tem um tópico somente sobre escalas e suas formações ele tá com sticky (exclamação do lado dele)

    Quanto à mulher que toca gaita:
    E A B
    C#m F#m G#m

    no estudo de progressões, vc vai ver uma coisa chamada progressão harmônica, que são acordes que tem afinidades naturais (chamados vizinhos). Quando ela disse o tom, acertou, porque vc começa a música com Acordes relativos menores do tom de Mi. Só pra completar: uma progressão harmônica é composta da Tônica, o quarto grau, e o quinto grau e seus relativos menores, que são a sexta de cada um.

    E só mais uma coisa: Esse desenho de escala que vc colocou é uma pentatônica menor de Lá, não é a escala menor natural.

    Vá lá no tópico de escalas, leia a primeira página, e qualquer dúvida, pergunte lá, tem mais pessoas pra te auxiliar. ;P

    _FrEd_
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Estranho essa parada de ter uma gaita pra cada tom ein.. As gaitas n tem todas as notas? Deve dar um gasto legal ein..

    Mega
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    deve ser uma gaita de acordes...

    juniorfeiobass
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Mega
    Cara, eu manjo um pouco de progressão de acordes, um pouco, entao da pra explicar mais detalhadamente esse lançe de tom.
    Pq essa musica ta em tom de Mi?

    Grato!

    Minow
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: Minow
    · votar


    juniorfeiobass
    Manja de campo harmônico?

    E7+ F#m7 G#m7 A7+ B7 C#m7 D#m7(b5), E7+ , correto?

    C#m é o relativo menor de E, e G#m é o rm de B, entendeu?

    Minow
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Sobre a escala, como o Mega falou, é uma pentatônica. A menor natural de lá tem as mesmas notas que a maior de C, por ser relativa, então é fácil, você já sabe as notas, é só montar os desenhos =)

    Mega
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: Mega
    · votar


    juniorfeiobass

    Progressões harmônicas em um tom, como eu falei alí, é composta pela tônica, quarto grau, quinto grau e relativos menores. O que posso detalhar a respeito disso é o seguinte:

    Usando como exemplo o Tom de Ré para que vc possa fazer analogia ao tom de Mi.

    Tônica = D
    Quarta Justa (2 tons e meio acima) = G
    Quinta justa (3 tons e meio acima) = A

    Com isso vc encontra as afinidades naturais do tom, que são os tons vizinhos.. No caso do exemplo, como eu estou seguindo um tom maior e os vizinhos são maiores, são chamados de Vizinhos Diretos.
    Os vizinhos indiretos são justamente os relativos menores de cada um, e o truque pra vc encontrar um relativo menor caso não saiba e queira percorrer o caminho mais curto do raciocínio é pegar o acorde maior e descer 1 tom e meio. Neste caso, voltando ao exemplo:

    Relativo menor de D = Bm (já que B semitom C Tom D)
    Relativo menor de G = Em
    Relativo menor de A = F#m

    Progressão harmônica é bem simples, e quanto à explicação do Minow, ele fez um CH considerando as tétrades, ou seja, ele pôs uma dissonância nos acordes. Mas o raciocínio da progressão harmônica continua funcionando mesmo em casos dissonantes. ;P

    Minow
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Progressão harmônica é bem simples, e quanto à explicação do Minow, ele fez um CH considerando as tétrades, ou seja, ele pôs uma dissonância nos acordes.

    É, na verdade pode ignorar e entender como tríade mesmo que é a mesma coisa.

    Preste mais atenção na explicação dele, a minha foi porca e escrita rapidamente =p

    Rodrigo_Iron
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Cara, o que aconteceu foi que a musica não está em Mi Maior, e sim em Dó sustenido menor.
    A gaita acabou soando bem em Mi maior pois as escalas de mi maior e de dó sustenido menor são relativas, ou seja, possuem as mesmas notas(são iguais) porém uma começa no Mi e outra no Dó sust.

    Escala de Mi Maior:

    Mi - Fa# - Sol# - La - Si - Dó# - Re#

    e------------------------------------------------------
    B------------------------------------------------------
    G------------------------------------------------------
    D--------------0-2-0--------------------------------------
    A--------0-2-4-------4-2-0---------------------------------
    E--0-2-4-------------------4-2-0--------------------------


    Escala de Dó sustenido menor:

    Dó# -Ré# - Mi - Fa# - Sol# - La - SI - Dó#


    e------------------------------------------------------
    B------------------------------------------------------
    G---------------4-6-4-------------------------------------
    D---------4-6-7-------7-6-4-------------------------------
    A---4-6-7-------------------7-6-4-------------------------
    E------------------------------------------------------


    Agora para você descobrir a escala você precisa fazer aquilo que já falaram ai em cima, precisa saber Campo Harmônico(C.H.).

    E7+ F#m7 G#m7 A7+ B7 C#m7 D#m7(b5), E7+

    Se você soubesse que esse é o C.H. de Mi maior você percebiria que os acordes usados na música estão ai no meio, logo ela deve estar em Mi maior.

    Mas como você mesmo disse, não aparece Mi maior então não deve estar nessa escala, e sim na relatia menor, que é o Dó sust.

    Bruh_figura
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Bom so fazendo o campo harmonico posso tentar depois...mais qnt a gaita em mi pode ser pq na realidade qnd tocamos gaita em uma musica em mi nao tocamos com gaita na tonalidade mi e sim em La...Entao provavelmente pela minha experiencia(eu toco gaita tbm)a musica taria em Si e podria estar tbm em Fa sustenido ou La bemol(sol sustenido) ou ate mesmo em mi mais é mais provavel que esta em Si..de noite faço o campo harmonico pra vc...entendeu o que eu quis dizer??

    Rafbss
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    AEE galera da uma ajuda ae... entrem nesse topico e mi ajudem queru um violao de 300 pau pra baioxo com cutway cordas de aço e eletroacustico ajuda ae =p

    Violoes Menphis by Tagima (menphis?) o que significa.

    juniorfeiobass
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Minow
    Mega
    Vlw ae, deu pra clarear!

    Minow
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Cara, o que aconteceu foi que a musica não está em Mi Maior, e sim em Dó sustenido menor.
    A gaita acabou soando bem em Mi maior pois as escalas de mi maior e de dó sustenido menor são relativas, ou seja, possuem as mesmas notas(são iguais) porém uma começa no Mi e outra no Dó sust.


    Ué, não quer dizer nada a nota que começa. Se a enfase da melodia for no mi, o tom vai ser E.

    Rafbss
    Usa a busca que tem bastante coisa sobre isso cara =)

    Rodrigo_Iron
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Minow
    Ué, não quer dizer nada a nota que começa. Se a enfase da melodia for no mi, o tom vai ser E.

    Sim sim, depende de todo o contexto da musica :P

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a TOM de uma musica e escalas desenhadas