Como são as batidas do forró atual?

    Autor Mensagem
    danilobamboo
    Veterano
    # mar/07


    gostaria de saber como são as batidas do forro atual (tipo: forro sacode, avioes do forro, solteiroes e saia rodada [que eh diferente dakele forro pe de serra q saum o bordão + IMA] ) "batidas que eu eu falo eh tipo... v^vv^^v " (soh dizer: tantas pra cima...pra baixo e etc)
    -->Já domino a maioria dos acordes, pestanas e tudo... mais estou encontrando dificuldades com alguns ritmos...
    agradeço desde já...
    quem quiser me ajudar e me add no msn: danilo-ramalho@hotmail.com
    [FlWs]

    has4
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/6667/

    alegrosso
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    valeu pelo link da dica

    matheux
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Algumas bandas estaum colocando levada de Axé nos forrós...

    thmenezes_RJ
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: thmenezes_RJ
    · votar


    Não sou especialista em forró, mas atualmente estou tocando na noite em uma banda de forró no Rio de Janeiro. Aprendi bastante sobre o estilo, pois pra entrar na banda precisei aprender várias bases. Como não achei nenhuma explicação muito satisfatória sobre o assunto aqui no fórum, resolvi contribuir.

    Esse é um arquivo que eu gravei, bem tosquinho aqui em casa rapidinho, 9 demos em 180 BPM, sendo 6 de batidas e 3 de licks muito utilizados em cada gênero de forró.

    http://rapidshare.com/files/50398826/Guitarra_Forr_.zip

    Não me preocupei com a execução, e sim com os ritmos. Vou dar uma breve explicação sobre cada um pra ajudar, mas já aviso que nessa parte eu sou ruim...

    1 – Tengo-Tengo (n sei se escreve assim): Esse é tipo a "batida universal" do forró, e é a que sempre é utilizada no Pé-de-serra. Encaixa em qualquer ritmo, é só variar a velocidade. O macete pra executar certinho é dar o primeiro ataque de cima pra baixo *V* abafando e fazer o movimento da batida AVA. Pus os abafados entre (**). Seqüência: *V*-AVA-*V*-AVA-*V*-AVA... Muitos guitarristas tocam todas as músicas com essa batida, mas na minha opinião, é bem chato ficar tocando só isso...

    2 – Vanerão: Esse é o ritmo a que o autor do tópico se refere, de Aviões do Forró, Solteirões, Balancear, etc. Lembra Axé. Assim como a outra, começa com ataque pra baixo abafado. Seqüência: *V*-A-*V*-A-*VA*-V-*AVA*-V-*AVA*-V-*A*...

    3 – Vanerão acelerado: Se o tempo da música for muito acelerado, fazer a batida acima pode ficar confuso, pois as notas ficam em cima umas das outras, perdendo o swing. Nesse caso em geral se faz essa batida. Seqüência: *VAV*-A-*VA*-VA... gravei em 180 pra galera ver o som, mas é em geral bem mais rápido que isso.

    4 – Três Pedal: Mais usada em forró romântico, tipo Anjo Azul, Desejo de Menina, etc. A base é bem bonita e na minha opinião a mais legal de executar. Seqüência:
    *VA*-V-*AV*-A-*VA*-V-*AV*-A-*VA*-V-*A*...

    5 – Três Pedal B: Essa tem bastante swing. Encaixa legal também nos outros estilos, e fica boa com wah. É legal usar variar um pouco a batida. É a única que tem uma descontinuidade no movimento VAVA... da mão. Seqüência: V-*V*-A-*VAVA*...

    6 – Sertanejo: Parece muito com reggae, mas não é. Usada por bandas tipo Bonde do Forró, Bonde Sertanejo, etc. Seqüência: *VA*-VA-*VA*-V-*A*...

    Em resumo é isso. Os outros 3 são solinhos típicos de cada ritmo, todos bem fáceis. Sertanejo e Três Pedal às vezes tem uns solos mais elaborados com distorção, e refrões com distorção também.

    Pra quem for tocar e não estiver acostumado com as batidas, cuidado na hora de tirar as batidas dos CDs de estúdio, porque na maioria das vezes tem duas guitarras gravadas e uma delas é sempre o tengo-tengo. Depois que as bases estiverem automáticas, é legal dar umas variadas, uma swingadas diferetes, a galera faz muito isso, mas sem jamais sair do padrão da base, por isso é bom pegar os ritmos legal antes de sair inventando.

    Bom espero que ajude aos interessados.
    Abs

    israelcardoso
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    COM NOSSO AMIGO THMENEZES FALOU, EU TBM NÃO SU MUITO ESPECIALISTA EM FORRÓ, MAS O QUE DA PARA PERCEBER NESSAS BANDAS NOVAS DE FORRÓ QUE ESTÃO SENDO CRIADAS É A UNIÃO DE VARIOS RITMOS DENTRO DO RITMO DE FORRÓ, OQUE TORNA MEIO COMPLICADO UM POUCO PARA QUEM NÃO ESTA MUITO SEGURO NESSES RITMOS. MAS TEM UMA BATIDA MTO INTERESSANTE TBM, QUE ELE NÃO CITOU NA EXPLICAÇÃO DELE QUE É O SEGUINTE VVA-VVA-VVA, E VAI ASSIM TODA A MUSICA, SENDO UM DETALHE IMPORTANTE QUANDO ESTIVER FAZENDO ESTA BATIDA SOZINHO, SEM O ACOMPANHAMENSTO DA BANDA, TENTE IMAGINAR UMA BATERIA TOCANDO ESSE XOTE CONTIGO, ONDE (V) VAI ACOMPANHAR O BUMBO E (A) A CAIXA DA BATERIA.

    TENHA UM BOM ESTUDO, VOU PROCURAR ME INFORMAR DE MAIS BATIDAS, ESCUTAR MAIS ESSAS BANDAS PARA VER SE EU PESCO MAIS INFORMAÇÕES A RESPEITO DO ASSUNTO.

    SE QUISER MEU TELEFONE É (022)99858706 E MEU E-MAIL É ISRAELGUITAR_RJ@HOTMAIL.COM, SERA UM PRAZER ATENDE-LOS.

    thmenezes_RJ
    Veterano
    # set/07
    · votar


    heheh só pra constar, a primeira batida que eu pus chamei de tengo tengo, mas o nome correto é telengo tengo (oh, quanta diferença) auhau

    Roger lopes
    Melhor arranjo
    Prêmio FCC violão 2008
    # set/07
    · votar


    Bom tenho um pequeno vídeoonde estou tocando uma batida de acho que é pagode de viola no violão acho que não vai ser tão útil ,mas vou ver se pego a filmadora e faço outras gravações desses estilos.

    mas se quiser conferir !


    http://br.youtube.com/watch?v=y9DF0v5Tl4A

    AMELO
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    http://forro.mobi/avioes-do-forro.html

    Renan Winchester
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Alguém tem video-aula da musica: Tentativas em vão da Garota safada?

    thmenezes_RJ
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Renan Winchester

    haha eu toco essa aí. Até que não é das piores. Video aula eu não tenho, mas o que vc quer saber, as notas ?

    patudodi
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    me sinto meio idiota, mas como fazer abafado pra cima em todas as cordas?(com palheta e sem palheta)
    Estou tendo dificuldade em acertar o swing desses ritmos, sai tudo atropelado, dicas?

    marcos tr
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    thmenezes_RJ
    com esses ritmos que vc passou finalmente consigo tocar os mais variados ritmos de forró vlw mesmo , se puderes enviar mais dicas.

    thmenezes_RJ
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    marcos tr
    Rapaz, não sei como mais posso ajudar, só se fizesse um vídeo, mas cara não tenho tempo nem pra tocar imagine gravar... sei lá, poste alguma dúvida aí ou mande por recado que se puder eu ajudo...

    marcos tr
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Oi , tipo , gostaria de saber se tens mais batidas de forró , do tipo do calcinha preta que é meio q diferente de todas essa batidas q vc postou , só isso mesmo se vc possui mais batidas.

    nando_abreu5
    Membro Novato
    # out/18
    · votar


    Fala meus Guitars , tenho um canal no YouTube voltado para "FORRO NA GUITARRA" Sempre trago Bases atualizadas e tudo sobre os Timbres do Forró!
    YouTube : Nando Abreu
    Link :
    https://www.youtube.com/channel/UCSpAZuva7Wz5XSlBR-W0ocg

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como são as batidas do forró atual?