CORDAS: Dicas de como trocá-las corretamente

    Autor Mensagem
    albertoellobo
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: albertoellobo


    Trocar as cordas de seu violão você mesmo não é nenhum bicho de sete cabeças assim. Observando os diversos tópicos criados aqui neste fórum contendo as mesmas dúvidas, e somando-se aos e-mails, scraps, cartas, etc que recebo pedindo auxílio sobre como colocar cordas novas no violão, resolvi escrever este artigo, na tentativa de desmistificar o que muitos músicos e estudantes têm como verdadeiro filme de terror: a hora de trocar as cordas de seu violão por outras, novas.

    Apesar de ser algo relativamente fácil, a troca do encordamento de um violão precisa ser feita da maneira que garanta às cordas durabilidade, boa resposta sonora, tensionamento bem-distribuído e permita segurança adequada na afinação, Uma corda mal-instalada pode se partir com pouquíssimas horas de uso, danificar o cavalete, as tarraxas e a até mesmo comprometer a estrutura do violão. Existem diversas técnicas consideradas “corretas” para se instalar encordamento - tanto aço quanto nylon, em violões. A seguir explicarei três das técnicas mais fáceis, versáteis, e comuns (quase todos os tipos de encordamento possibilitam esta forma de instalação).


    Instalando encordamento em violão de Aço

    Esta técnica é para violões de pino no cavelete e tarraxas de guitarra no headstock (mão). Violões que possuem estas características facilitam bastante a troca de cordas. Será necessário usar encordamento com bolinhas, pois os grampos do cavalete só aceitarão esse tipo de fixação.
    VEJA O ARTIGO COMPLETO, E AS ILUSTRAÇÕES COM PASSO-A-PASSO DE COMO FAZER, NO MEU BLOG:: http://albertoellobo.blogspot.com


    Instalando cordas em violão Nylon/Clássico (headstock Entalhado)

    Muito mais complicado do que nos violões aço com acondicionamento profissional, instalar bem o encordamento em um violão Clássico é uma verdadeira arte e requer boa dose de paciência, mas também não é nenhuma coisa do outro mundo. Porém, a boa sonoridade, afinação, timbre e durabilidade das cordas estarão diretamente ligados à forma como estas serão instaladas e tensionadas nas tarraxas e no cavalete do violão. Diferentemente das steel acoustic guitars, nos violões clássicos, o ideal é que se remova todo o encordamento velho antes de colocar o novo.
    VEJA MAIS DETALHES E ILUSTRAÇÃO, AQUI: http://albertoellobo.blogspot.com


    Cordas de Aço em violão Clássico (Headstock Entalhado)

    Um tipo muito comum nos violões aço não-profissionais, os direcionados para iniciantes - ou nos que foram adaptados de nylon para aço, é o com headstock (mão) entalhada - um formato que permite cordas de aço em tarraxas do tipo usadas em violões clássicos. Para esses violões geralmente as cordas possuem um “anel” na ponta que vai ser fixada no cavalete ao invés de bolinhas facilitando bastante sua instalação.
    VEJA AQUI COMO FAZER (COM ILUSTRAÇÕES): http://albertoellobo.blogspot.com


    Espero, com este artigo, ter ajudado nas dúvidas e que nunca mais você entre em pânico toda vez que precisar trocar as cordas do seu violão.


    Abraços a todos!

    ALBERTO ELLOBO
    (Fale comigo: albertoellobo@msn.com.br)
    Meu Blog: http://albertoellobo.blogspot.com

    Guilherme.
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Boa! É desse tipo de tópico que o fórum precisa.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a CORDAS: Dicas de como trocá-las corretamente