como comprar um violão

    Autor Mensagem
    Fredsalviato
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: Fredsalviato


    Este tópico está sendo aberto para ajudar a esclarecer algumas dúvidas das pessoas que querem comprar um instrumento, principalmente dos iniciantes, acréscimos serão bem-vindos.

    1. Antes de comprar pense qual é o estilo que você gosta, existem instrumentos adequados a todos os estilos. Esclareça suas dúvidas sobre modelos no tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/97022/p1.

    2. Depois de definido o estilo e o modelo que melhor se enquadra na sua música, você deve definir o valor que será investido neste instrumento, para poder escolher o melhor instrumento de acordo com o valor que você tem, basicamente o valor do violão é diretamente proporcional à sua qualidade, instrumentos novos de valor baixo geralmente são feitos totalmente de madeira compensada, em um valor intermediário, (acima de 800,00) já é possível encontrar bons instrumentos com o tampo maciço, principalmente os modelos clássicos acústicos.

    3. Não é necessário comprar um violão de nylon para aprender a tocar, muitas pessoas começaram a tocar diretamente em um violão de cordas de aço (ou mesmo guitarra) simplesmente instale um jogo de cordas de leve tensão, até seu dedo calejar.

    4. Com o valor definido, e diante de algumas opções, você deve decidir se comprará um violão novo ou usado, o violão usado é uma ótima opção, porque se paga menos por um instrumento que novo custa bem mais caro, além de se comprar um instrumento que já está com a madeira “madura”.

    5. Ao comprar um instrumento usado sempre verifique a escala (se não está empenada), se há sinais de reformas, se ele está trastejando, a parte elétrica (se houver), as tarrachas, e se possível leve a um luthier de confiança, ou leve um amigo (musico) para avaliar o instrumento, isto pode evitar inclusive que se compre violão falsificado, coisa comum infelizmente...

    6. Para definir qual instrumento comprar o melhor a fazer é testar todos os modelos que estão na faixa de preço e avalia-lo. Uma dica, toque o violão mais caro que houver na loja, a seguir procure o instrumento no valor que você quer com o som mais próximo daquele que foi testado, isto te dará uma referência muito boa.

    7. Ao testar o violão elétrico dê preferência a um amplificador semelhante ao que você usa em casa, se você testar com um amplificador valvulado de 100Watts, não espere em casa o mesmo som do seu de 15 Watts transistorizado...

    8. Ao comprar um instrumento novo (feito em fabrica) sempre teste no mínimo 3 violões do mesmo modelo, se sentir que o som não está bom, simplesmente não leve, procure outra loja, tenha paciência ao comprar um instrumento, pois você estará comprando algo que te acompanhará muitos anos, se possível gaste um pouco mais e compre um modelo melhor, pois você terá um instrumento que te acompanhará durante mais tempo.

    9. A marca é muito importante no mundo dos instrumentos musicais, ao comprar uma marca boa você terá facilidade ao negociar seu instrumento futuramente, portanto cuidado com marcas desconhecidas, pois pode ser sinal de um longo casamento...

    10. Os instrumentos feitos à mão por um bom luthier sempre são melhores do que os violões de série, pois o tratamento dado ao instrumento é artesanal e isto influi diretamente no som e na qualidade dele, se você quer se dedicar seriamente à música clássica, a compra de um instrumento deste tipo é muito recomendado.


    Abraços.

    Fredsalviato
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Moderador por favor edite o titulo, que eu não consigo...

    abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como comprar um violão