Violão de R$ 700,00: flat? cutway? Talent? Takamine? Moulder?

    Autor Mensagem
    Panse
    Veterano
    # dez/06


    Ajudem-me a comprar meu violão. Sou iniciante e pretendo comprar um violão com cordas de nylon. Encantei-me com três: Di Giorgio Talent 1 (R$ 570,00), Takamine G116B (R$ 723) e Moulder, não anotei o modelo, com captador Sadow (R$ 670,00). O Talent 1 tem melhor som acústico do que o Moulder, mas este parece ter melhor resposta plugado, embora o Talent plugado não fique muito para trás. O Takamine parece ser bom dos dois jeitos. O Talent é flat, cutway e seu braço tem 12 trastes até o limite com a caixa ou corpo. O Takamine não é flat nem cutway e o braço tem 12 trastes até o limite com a caixa ou corpo. O Moulder parece bem acabado. É cutway, não flat e tem 14 trastes até o limite com a caixa. Por isto, seus trastes são menores e tive dificuldades em encaixar os dedos 2, 3 e 4 em acordes com pestana nas casas mais próximas do corpo (mais agudas). Gostei bastante do Talent, que parece ser um ótimo violão, mas examinando este fórum vejo muita controvérsia. Expliquem-me: 1) qual a vantagem do violão flat para o comum ou vice-versa? 2) É fácil acostumar com o braço mais estreito e com distância entre trastes menor? 3) A falta de tensor no braço (no caso do Talent 1) significa alguma diferença? 4) qual desses três violões vocês me recomendam? Obrigado.

    Tamuriano
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Panse

    1) Depende do seu gosto musical, mas o flat sem estar plugado é bem mais baixo que o comum.
    2) Isso vai de pessoa para pessoa, como vc está no começo acho que consegue se acostumar.
    3) O tensor é realmente importante pq evita que o braço fique empenado em certas circunstâncias sugiro que vc compre um com o tensor.
    4) Cara vc tem que testar cada um e verificar os seguintes critérios:
    - Deve ser confortável para vc tocar.
    - O som deve ser agradável aos seus ouvidos.
    - A acessibilidade financeira (que parece não se aplicar nesse caso)
    Bem, o violão deve ser bom para você já que está começendo agora e não vai fazer nenhum show por aí. Os caras que ficam colocando defeito a torto e a direita no seu instrumento estão é com inveja...
    Só pra informar o meu primeiro (e atual) violão é um Hofma YE 202 (tensor,cutway, tampo largo, elétrico, 19 trastes) muito bom desplugado e plugado... Foi R$ 350,00 valeu cada centavo!
    Espero ter ajudado!
    Té mais irmão!

    Panse
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Tamuriano
    Agradeço sua orientação. Bastante esclarecedora. Um abraço!

    Carlos Sesti
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Eu tenho um Moulder MDX5NT. Eu adoro ele, muito bem construído, muito bonito e muito parecido com os Yamahas da mesma linha. Tem tarraxas Groover, perfeitas, mas a única coisa que me desagrada nele é justamente o captador Shadow (LC4) que vc citou, sei la, apesar de ser shadow não tem a qualidade de um top, ele é muito médio, nada que uma boa equalização em uma mesa não resolva depois, mas msm assim fica com aquela "cara" meio media.
    Mas show de bola, paguei 690 nele e valeu muito a pena, antes tinha um Crafter de Nylon, dei como parte de pagamento. Sobre os outros modelos que citou não posso opinar pois nunca toquei.

    maggie
    Veterana
    # dez/06
    · votar


    O Tamuriano disse quase tudo: onde e como tu pretende tocar? E que tipo de música? Tudo isso influencia no tipo de violão certo pra ti.
    :)

    Tamuriano
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    maggie
    Panse

    É vero!

    Panse
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    maggie
    onde e como tu pretende tocar?
    Musica popular em roda de amigos, desplugado. Por isso tem que ter boa acústica. Mas também na igreja, em cultos, de vez em quando, plugado na mesa e amplificador do ambiente, em pé ou sentado (daí a questão do flat). O Moulder é muito lindo, como o Carlos Sesti disse, mas tem menos som desplugado do que o Di Giorgio Talent. Este é muito leve e portátil, mas pareces mais frágil. Os comentários aqui no fórum é que são "legais". Uns dizem: "é maravilhoso, um baita violão" e outros: "não presta, é meia-boca". Cê fica mais perdido que cachorro que cai da mudança. Bom conselho esse do Tamuriano: o violão deve ser bom para você

    Tamuriano
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Panse
    É o seguinte mano se vai tocar na roda(acústica) e na igreja (plugado) é melhor que vc não compre um flat pq vai ficar a desejar na roda... Nylon é uma boa pq acústicamente falando tem um som lindo e plugado é um som tocante e virtuoso!
    Bem um folk aço tb não é má escolha bom nos dois casos...
    Se vc toca na igreja pra Deus meu amigo vc pode até tocar um triângulo que tá valendo pq Ele te dá unção!

    Makotton
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Depois de testar até Crafter, Epiphone e Yamaha, fiquei inclinado a comprar um Walden ou um Moulder. Na faixa entre 700 e 1300 reais, foram os melhores violões que eu testei nas lojas.

    O Moulder TG74CE ficou por 900 reais (o preço original era 1150, mas o bicho tava surrado por estar no mostruário da loja há meses).

    Apesar de eu não ter gostado muito do preço, achei o mesmo modelo na internet (loja graves e agudos) por 1105 reais.

    Toquei com ele e não me arrependi. Fala muito mais alto do que qualquer Crafter aí, tem um acabamento bonito, além do captador ser fiel ao som desplugado. O som desplugado tem uma harmonia muito boa entre os graves e os agudos, apesar de, com corda 0.12, o grave ser absurdamente pronunciado.

    O problema é essa marca não ser conhecida, então a revenda não será fácil (ainda quero ter um Taylor...)

    Maurício M
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Na minha opiniõa, e talvez muitos não concordem. Eu prefiro o di giorgio. e te aconselharia a juntar dinheiro pra comprar o talent 2 ... ou até o três, invés do I.
    Mas, é a MINHA opinião.

    Meneirin
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Tenho um Fender CD - 60 acústico. Na caixa.
    Qq coisa é só dar um alô.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão de R$ 700,00: flat? cutway? Talent? Takamine? Moulder?