Violão de R$ 700,00: flat? cutway? Talent? Takamine? Moulder?

    Autor Mensagem
    Panse
    Veterano
    # dez/06


    Ajudem-me a comprar meu violão. Sou iniciante e pretendo comprar um violão com cordas de nylon. Encantei-me com três: Di Giorgio Talent 1 (R$ 570,00), Takamine G116B (R$ 723) e Moulder, não anotei o modelo, com captador Sadow (R$ 670,00). O Talent 1 tem melhor som acústico do que o Moulder, mas este parece ter melhor resposta plugado, embora o Talent plugado não fique muito para trás. O Takamine parece ser bom dos dois jeitos. O Talent é flat, cutway e seu braço tem 12 trastes até o limite com a caixa ou corpo. O Takamine não é flat nem cutway e o braço tem 12 trastes até o limite com a caixa ou corpo. O Moulder parece bem acabado. É cutway, não flat e tem 14 trastes até o limite com a caixa. Por isto, seus trastes são menores e tive dificuldades em encaixar os dedos 2, 3 e 4 em acordes com pestana nas casas mais próximas do corpo (mais agudas). Gostei bastante do Talent, que parece ser um ótimo violão, mas examinando este fórum vejo muita controvérsia. Expliquem-me: 1) qual a vantagem do violão flat para o comum ou vice-versa? 2) É fácil acostumar com o braço mais estreito e com distância entre trastes menor? 3) A falta de tensor no braço (no caso do Talent 1) significa alguma diferença? 4) qual desses três violões vocês me recomendam? Obrigado.

    Tamuriano
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Panse

    1) Depende do seu gosto musical, mas o flat sem estar plugado é bem mais baixo que o comum.
    2) Isso vai de pessoa para pessoa, como vc está no começo acho que consegue se acostumar.
    3) O tensor é realmente importante pq evita que o braço fique empenado em certas circunstâncias sugiro que vc compre um com o tensor.
    4) Cara vc tem que testar cada um e verificar os seguintes critérios:
    - Deve ser confortável para vc tocar.
    - O som deve ser agradável aos seus ouvidos.